Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Política

E o Nobel da Paz 2021 vai para a Liberdade de Expressão e Informação: Maria Ressa e Dimitri Muratov

“Não existe democracia sem liberdade de expressão”, disse Berit Reiss-Andersen, quando anunciou que os dois distinguidos com o Nobel da Paz 2021 são os jornalistas e ativistas Maria Ressa, das Filipinas, e Dmitry Muratov da Rússia, dois países em que este direito democrático não está garantido

12:05 8 Outubro, 2021
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O Nobel da Paz 2021 vai para a liberdade de expressão e informação

Os jornalistas Maria Ressa das Filipinas e Dmitri Muratov da Rússia são os dois galardoados com o prémio Nobel da Paz 2021, anunciado esta sexta-feira, pontualmente, às 11h em Oslo (uma hora menos em Portugal).

Ressa e Muratov são dois profissionais que lutam pela “defesa da liberdade da expressão”, de acordo com o comité Nobel.

O dois laureados vão receber o prémio de dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros), um diploma e uma medalha do Nobel.

“O jornalismo independente e baseado em factos serve para [nos] proteger do abuso de poder, das mentiras e da propaganda de guerra. Sem liberdade de expressão e de imprensa, será difícil promover com sucesso a fraternidade entre as nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor para ter sucesso em nosso tempo”, disse Berit Reiss-Andersen do Comité Nobel quando anunciou o nome dos dois jornalistas distinguidos com o Nobel da Paz 2021.

QUEM É O JORNALISTA PORTUGUÊS QUE FOI PROPOSTO PARA NOBEL DA PAZ?

Recorde-se que os nomes dos candidatos – excepto a candidatura laureada – e dos respetivos proponentes permanecem em segredo durante 50 anos, de acordo com as regras do Comité Nobel. Entre 1901 e 1967 foram apresentadas 4425 candidaturas ao Nobel da Paz, segundo informação da Fundação Nobel.

Ao longo destes 66 anos de candidaturas apresentadas ao Nobel da Paz que podem ser consultadas no arquivo online da Fundação Nobel, surge um único nome português: Sebastião Magalhães Lima, escritor, jornalista, co-fundador do matutino “O Século” de que foi o primeiro diretor, foi indigitado para o Nobel da Paz em 1909 pelo deputado Feio Terenas que tinha sido eleito como parlamentar das Cortes em 1908 [o nome ainda era este porque a implantação da I República em 1910].

Resultados das eleições para o primeiro Presidente da República

Resultados das eleições para o primeiro Presidente da República


Os distinguidos em 1909 foram Auguste Marie François Beernaert e Paul Henri Benjamin Balluet d’Estournelles de Constant, pela seu papel “proeminente no movimento internacional” para o estabelecimento da paz.

Com a implantação da I República a 5 de Outubro de 1910, Sebastião de Magalhães Lima é um dos candidatos ao cargo de (primeiro) Presidente da República eleito em Portugal. Nesse tempo o PR era eleito por voto indireto. A 24 de agosto de 1911 o resultado foi conhecido, Manuel de Arriaga eleito por 121 votos e Magalhães Lima (um dos quatro candidatos) teve um voto.

Dois anos antes do nome de Magalhães Lima ser proposto para Nobel da Paz, em 1907, o Comité Nobel distinguiu o italiano Ernesto Teodoro Moneta, pelo seu trabalho em prol da paz. Moneta era também jornalista e, nessa época, os limites entre a atividade de informar e militar no terreno eram muito mais ténues. Louis Renault foi o outro co-galardoado com o Nobel da Paz nesse ano.

Em 2021, o Comité Nobel Norueguês recebeu 329 candidaturas ao Prémio Nobel da Paz, sendo que 234 são de personalidades individuais e 95 de organizações.

O número de candidaturas que deram entrada em 2021 é o terceiro mais alto de sempre, o recorde foi registado em 2016, anos em que o Comité Nobel recebeu 376 candidaturas ao galardão que tem como objetivo – definido por Alfredo Nobel – distinguir quem contribui para “a aproximação dos povos e a eliminação ou redução dos armamentos, bem como a formação ou promoção de congressos de paz”.

As candidaturas ao Nobel da Paz são válidas desde que apresentadas por cidadãos ou entidades que cumpram as regras definidas pelo prémio, como é o caso de pessoas ou organizações (já) galardoadas com o Nobel da Paz, professores universitários, parlamentares ou governantes de Estados reconhecidos pelo Direito Internacional. Os critérios definidos pela Fundação Nobel pode ser lidos AQUI.

O nome do cidadão ou organização laureada com o Nobel da Paz é quase sempre uma surpresa e 2021 não foi exceção, tal como tinha acontecido em 2020. Recorde-se que há um ano, os três grandes favoritos (cujo nome foi repetido amiúde pela imprensa internacional) eram a ativista ambiental Greta Thunberg, o opositor russo Alekséi Navalny, e o secretário-geral da OMS, Tedros Adhanom. No final, o prémio foi entregue ao Programa Alimentar Mundial pelo “seu esforço no combate à fome, pela seu contributo para criar condições de paz nas zonas afetadas por conflitos, tentando (assim) evitar que a fome seja usada como uma arma de guerra” como tantas vezes acontece.

OS GRANDES FAVORITOS DE 2021

Alterações climáticas, direitos humanos, saúde e vacinação eram os temas que mais consenso reuniam para 2021, bem como os protagonistas que atuam em sua defesa.

Até às 11h desta sexta-feira (em Oslo) ninguém sabia se o Nobel da Paz seria novamente entregue a uma organização ou a uma ou mais personalidades, mantendo assim a prática de não galardoar organizações dois anos seguidos.

De acordo com a revista Time, alguns dos nomes tidos como favoritos são os mesmo de há um ano, como é o caso da Organização Mundial de Saúde pelo papel desempenhado no programa COVAX de vacinação contra a covid-19 que, desde fevereiro último, assegurou a distribuição de 311 milhões de vacinas em 143 países.

A nível coletivo, a publicação americana refere ainda a organização Repórteres Sem Fronteiras. Recorde-se que a situação que está a ser vivida pelos jornalistas afegãos pode pesar na escolha de uma organização que luta pela liberdade de informação e de expressão, direito que não está totalmente garantido em mais de cem países.

O oposicionista russo Alexei Navalny, que já foi considerado pela Amnistia Internacional como prisioneiro político [prisioneiro de consciência], a oposicionista bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya, que se candidatou às eleições do seu país em vez do marido, Sergei Tikhanovskaya, que tinha sido preso pelo regime do fiel aliado de Putin, Alexander Lukashenko, e a ambientalista Greta Thunberg são os três nomes de personalidades individuais que parecem mais consensuais.

O anúncio foi uma surpresa para (quase) não fugir à regra. A agência France Presse define a jornalista filipina Maria Ressa, 58 anos, como “um símbolo da luta pela liberdade de imprensa”

Em 2012, Maria Ressa foi uma das fundadoras do site de notícias Rappler, uma plataforma que reúne reportagens multimédia e artigos que oferecem um olhar não oficioso sobre a governação do Presidente Rodrigo Duterte.

Ressa e o site Rappler enfrentaram várias acusações criminais depois de publicarem trabalhos sobre Duterte. Recorde-se que Maria Ressa já tinha sido nomeada “Person of the Year” pela revista Time, em 2018, pelo “seu trabalho sobre liberdade de imprensa”, escreve a France Presse. As sucessivas detenções de que foi alvo chamaram a atenção do mundo para o seu caso e a falta de liberdade de expressão nas Filipinas.

Notícia exclusiva do parceiro do jornal Postal do Algarve: Expresso

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve

Prisão preventiva para dois suspeitos detidos com 3,7 toneladas de cocaína ao largo de Faro

12:51 14 Outubro, 2026 12:51 14 Outubro, 2026

Operação conjunta ao largo de Faro terminou com 3.700 quilos de cocaína apreendidos, dois detidos e a morte de um terceiro suspeito

Algarve Desporto

Fuzeta regressa ao atletismo com vitórias e pódios nas primeiras provas da época

09:31 14 Outubro, 2026 09:32 14 Outubro, 2026

Núcleo KlubeSol assinala o regresso do atletismo à Fuzeta com vitórias em Faro e Castro Marim e um 9.º lugar coletivo no Cross

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Papa Leão XIV.
Mundo Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Algarve

Prisão preventiva para dois suspeitos detidos com 3,7 toneladas de cocaína ao largo de Faro

12:51 14 Outubro, 2026 12:51 14 Outubro, 2026

Operação conjunta ao largo de Faro terminou com 3.700 quilos de cocaína apreendidos, dois detidos e a morte de um terceiro suspeito

Algarve, Desporto

Fuzeta regressa ao atletismo com vitórias e pódios nas primeiras provas da época

09:31 14 Outubro, 2026 09:32 14 Outubro, 2026

Núcleo KlubeSol assinala o regresso do atletismo à Fuzeta com vitórias em Faro e Castro Marim e um 9.º lugar coletivo no Cross

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Opinião

Loulé e os resíduos: entre o discurso ambiental e a realidade | Por Bruno Castelão Santos

15:40 13 Outubro, 2026 17:23 13 Outubro, 2026

"Não basta exigir civismo aos munícipes. É preciso garantir que sabem o que fazer e que dispõem de alternativas acessíveis e eficazes"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Opinião, Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Papa Leão XIV.
Mundo, Saúde

Papa Leão XIV já foi internado e vai remover um nódulo pulmonar ainda esta tarde

15:00 13 Outubro, 2026 14:54 13 Outubro, 2026

Leão XIV já chegou ao Hospital Gemelli, em Roma, onde será operado esta terça-feira a um nódulo pulmonar detetado numa fase inicial

Últimas Notícias

  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
  • Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
    Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
  • Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
    Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
  • Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves
    Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

Opinião

  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
  • Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
    Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal