Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | DR
Política

Deputado algarvio Rui Cristina deixa PSD e termina legislatura como não inscrito

Rui Cristina é o segundo parlamentar do PSD a deixar o partido nas últimas semanas, depois de António Maló de Abreu, que já foi confirmado como candidato do Chega

11:53 22 Janeiro, 2024 14:31 22 Janeiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O parlamentar do PSD Rui Cristina vai deixar o partido e passar a deputado não inscrito até final da legislatura, alegando que a liderança de Luís Montenegro só está preocupada com “ajustes de contas internos”.

“Fica patente existir na atual liderança do PSD uma maior preocupação com ajustes de contas internos, imposição de egos que na essência não assumem compromissos sérios com o partido, interessados unicamente numa permanente querela pelo ‘poder’”, refere a carta enviada por Rui Cristina ao secretário-geral do PSD a que a Lusa teve hoje acesso.

Rui Cristina foi anunciado como o quinto candidato na lista do PSD pelo distrito de Faro às legislativas antecipadas de 10 de março, encabeçada pelo vice-presidente social-democrata Miguel Pinto Luz, depois de ter sido o número dois nas eleições de 2022.

Questionado pela Lusa sobre a possibilidade de integrar as listas de candidatos pelo Chega, o ainda deputado do PSD, com mais de 20 anos de militância no partido, respondeu que “o futuro exige ponderação e reflexão”.

Rui Cristina é o segundo parlamentar do PSD a deixar o partido nas últimas semanas, depois de António Maló de Abreu, que foi confirmado este fim de semana como candidato do Chega pelo círculo fora da Europa, após anteriormente ter recusado essa possibilidade.

Numa mensagem de correio eletrónico enviada aos deputados sociais-democratas, Rui Cristina informou ainda que pretende concluir a atual legislatura como deputado não inscrito, alegando que não estarem reunidas condições políticas para continuar a integrar e a trabalhar no grupo parlamentar.

Na carta enviada a Hugo Soares a dar conhecimento da sua desfiliação, Rui Cristina, que assumia funções de coordenador do grupo parlamentar na Comissão de Saúde, salientou que se trata de uma decisão pessoal em conformidade com os seus “princípios individuais, morais, ideológicos e partidários”.

“Após uma reflexão profunda e amadurecida pela dor e sofrimento das consequências da mesma, não encontro alternativa que não seja uma rotura para com as decisões tomadas pela direção do partido, que violam a minha integridade de princípios”, alegou.

O texto refere ser do conhecimento geral a “fratura interna que nos últimos tempos tem assolado o Partido Social-Democrata e que hoje manifesta uma diferença inconciliável na estrutura interna do partido, um entrave à necessária estabilidade e prossecução do seu exercício político”.

“Diferenças inconciliáveis devido a uma banalizada instrumentalização do partido em benefício de interesses de pequenos grupos que se revezam, obstaculizando todo e qualquer horizonte de exercício político que se pretenda eficaz”, crítica Rui Cristina.

O deputado aponta também a posição das concelhias do Algarve, que “demonstraram a necessária unidade e defesa dos interesses do partido, em contraponto com os órgãos dirigentes que, pela autoridade, impuseram escolhas incompreensíveis em que ressaltam os interesses de grupos”.

Segundo refere, as propostas de solução governamental são “constantemente indexadas à querela interna, sem substância percetível seja para militantes ou, ainda mais grave, para os portugueses”, que estão “órfãos de uma liderança que se perfile como alternativa num horizonte de credibilidade exequível”.

“Torna-se assim impossível a minha permanência e anuência com este estado de coisas, que poderia resumir no famoso aforismo de Mandeville: `Vícios privados, benefícios públicos, escreve Rui Cristina.

Leia também: Deputado Rui Cristina garante que não desiste até que o “Algarve tenha um novo hospital”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura, Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Cultura

Daft Funk Live estreia-se no Algarve com espetáculo no Praia Dourada Beach Club

10:15 9 Julho, 2026 09:52 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto revisita êxitos como “One More Time”, “Around the World”, “Harder, Better, Faster, Stronger” e “Get Lucky”

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Onda de calor em terra e no mar: temperatura do mar ao largo de Faro atingiu os 26,1 graus
    Onda de calor em terra e no mar: temperatura do mar ao largo de Faro atingiu os 26,1 graus
  • “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
    “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
  • Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde
    Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde
  • Voto de Louvor reconhece percurso académico e cultural do são-brasense José d’Encarnação
    Voto de Louvor reconhece percurso académico e cultural do são-brasense José d’Encarnação
  • Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha
    Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal