Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Política, Saúde

Cristóvão Norte entrega 10.000 assinaturas no Parlamento a exigir Hospital Central do Algarve

Cristóvão Norte recorda que “sem novo hospital o curso de medicina no Algarve corre riscos e que esta infraestrutura foi definida como a segunda prioridade a nível nacional e entretanto outros hospitais já avançaram e o Algarve não”

16:50 27 Setembro, 2023 17:05 27 Setembro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cristóvão Norte, ex-deputado à Assembleia da República entre 2011 e 2022, é o autor e primeiro subscritor da petição “Novo Hospital Central do Algarve já”, a qual reune perto de 10.000 assinaturas.

O documento será formalmente entregue amanhã na Assembleia da República em audiência concedida pelo Presidente da Assembleia da República aos peticionários, na qual a segunda figura do Estado será representado pelo vice-presidente Adão e Silva.

Segundo Cristóvão Norte, também presidente da Assembleia Municipal de Faro, “a concretização de um novo Hospital Central do Algarve constitui uma incontroversa necessidade para a região. Incontroversa porque, desde 2003, todos os governos, sem exceção, partidos, deputados, autarcas, ordens, sindicatos, entre outros, sublinharam que se trata de uma infraestrutura fundamental”.

“Necessidade, porque o Algarve carece de uma infraestrutura hospitalar moderna que providencie maior diferenciação dos cuidados médicos e que promova a fixação de recursos humanos na região. Trata-se não apenas de um imperativo social, como também económico, o qual se enquadra em qualquer pensamento fundamentado sobre o futuro da região“, afirma o presidente do PSD Algarve.

Norte adverte, “depois de muito empenhamento está nomeado um grupo para preparar estudar e preparar as bases para o lançamento da infraestrutura. Esse é um primeiro passo que não pode voltar atrás. Todos nos recordamos que já houve lançamentos de primeira pedra e depois tudo voltou atrás. Esta petição é a voz da região que não aceita que o processo não avance.”

Norte recorda que sem novo hospital o curso de medicina no Algarve corre riscos e que esta infraestrutura foi definida como a segunda prioridade a nível nacional e entretanto outros hospitais já avançaram e o Algarve não.

“O acesso à saúde é péssimo no Algarve. Um novo hospital é um passo necessário e vital, mas não suficiente. Há outros aspetos cruciais para dotar a região de cuidados de saúde adequados, como a articulação com os cuidados primários e com as instituições privadas e particulares“.

Texto da petição:

PETIÇÃO “NOVO HOSPITAL CENTRAL DO ALGARVE JÁ” 

Ao abrigo do direito de petição previsto na Constituição da República Portuguesa e na Lei n.º 43/90, de 10 de agosto, os abaixo-assinados submetem a presente petição, intitulada “Novo Hospital Central do Algarve Já”, à Assembleia da República e ao Governo. 

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, 

Exmo. Senhor Primeiro-Ministro, 

A concretização de um novo Hospital Central do Algarve constitui uma incontroversa necessidade para a região. Incontroversa porque, desde 2003, todos os governos, sem exceção, partidos, deputados, autarcas, ordens, sindicatos, entre outros, sublinharam que se trata de uma infraestrutura fundamental. Necessidade, porque o Algarve carece de uma infraestrutura hospitalar moderna que providencie maior diferenciação dos cuidados médicos e que promova a fixação de recursos humanos na região. Trata-se não apenas de um imperativo social, como também económico, o qual se enquadra em qualquer pensamento fundamentado sobre o futuro da região. 

Inclusivamente, em 2005, o Governo em funções encomendou um estudo à Escola de Gestão do Porto, liderado pelo Prof. Doutor Daniel Bessa, para proceder ao ordenamento das prioridades da construção de novas unidades hospitalares. Desse estudo, o qual ponderava um vasto leque de parâmetros, os quais compreendiam custos, acessibilidades, qualidade da oferta, entre outros, o Hospital Central do Algarve ficou classificado em 2.º lugar, tendo essa lista sido homologada pelo Despacho 12891/2006. Já antes, em 2003, tinha sido celebrado um acordo estratégico que propunha uma localização para a futura unidade. 

Após este compromisso, foi aprovado, em 2007, o perfil assistencial e a dimensão do novo Hospital do Algarve, tendo-se registado no ano seguinte a abertura dos procedimentos concursais e a apresentação pública, a qual contou com a presença do então primeiro – Ministro, José Sócrates. 

Foram ainda abertas negociações com consórcios qualificados, mas o processo não conheceu avanços. 

Em 2011, o Governo suspendeu os hospitais previstos, em observância da regra constante no Memorando de Entendimento de Assistência Financeira, no qual o Estado estava obrigado a reavaliar todas as grandes obras públicas. 

No Orçamento de Estado de 2017, o Governo previu lançar uma nova geração de hospitais: Hospital de Todos os Santos (Lisboa), Seixal e Évora. Estes hospitais estavam classificados em 1º, 3º e 4º lugares, respetivamente, no estudo técnico de 2006. Apenas o novo Hospital Central do Algarve – o qual estava classificado em 2.º lugar – não avançou, tendo o Sr. Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes à época, proferido declarações no sentido de remeter a sua realização para data posterior a 2019, não obstante não ter dado qualquer justificação para a decisão de excluir o novo Hospital do Algarve da lista de prioridades. Embora conste do programa de Governo e até já ter estado incluído em orçamentos de Estado nos últimos anos, o facto é que a infraestrutura ainda não avançou, não se conhecendo qualquer procedimento decisório para que o mesmo se torne uma realidade. 

Este adiamento é altamente lesivo dos interesses da região e dos algarvios, mas também do país, porque: 

• Desconsidera a importância de um novo hospital para atrair e fixar recursos humanos, em particular médicos de especialidades de que a região padece de modo crónico; 

• Ignora a importância de responder a um acelerado crescimento demográfico e a uma notória evolução turística, a qual pondera cada vez mais fatores como a segurança e os cuidados de saúde disponíveis; 

• Desvaloriza a obrigação de oferecer uma maior diferenciação dos serviços clínicos prestados e, por isso, coloca a região perante uma maior dependência de outros hospitais, designadamente situados em Lisboa. Os doentes devem poder ser tratados na região; 

• Contraria a aposta do ensino de medicina na Universidade do Algarve, o qual carece de um centro académico de excelência que fortaleça as condições do ensino e desenvolvimento da investigação. Não deixa, por isso, de ser paradoxal postular a ideias de centros de investigação e não se apostar nas infraestruturas capazes de o realizar; 

• O Hospital Central do Algarve é um pressuposto para o reforço da dinâmica económica e social da região, a qual o encara como elemento inultrapassável para a realização das suas opções presentes e futuras. 

Constitui, por outro lado, uma decisão incompreensível, pois: 

• Não se distingue fundamento técnico, pois não há qualquer estudo que aponte em sentido contrário ao de 2006. As decisões políticas devem estar alicerçadas em avaliações técnicas, o que não é o caso; 

• Conflitua com a assunção de que a região seria uma prioridade de intervenção no domínio hospitalar, pois tem-se comprovado que o Algarve sofre de estrangulamentos estruturais longe de estarem ultrapassados; 

• Os parâmetros de medição dos cuidados de saúde nos hospitais da região têm-se vindo a ressentir ano após ano. 

Pelo exposto, os abaixo-assinados reclamam que, com a maior brevidade possível e com o sentido de urgência que a matéria convoca, se tome a decisão de avançar com o novo hospital central do Algarve. 

1.º Subscritor – Cristóvão Duarte Nunes Guerreiro Norte 

Leia também: Cristóvão Norte lança petição a exigir novo Hospital Central do Algarve. Foram recolhidas 1.000 assinaturas na Festa do Pontal

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Praia Verde, Algarve.
Algarve

“Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças

14:30 13 Agosto, 2026 10:35 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regresso a uma famosa praia do Sotavento algarvio, depois uma década de pausa, deixou um banhista desapontado com as mudanças no areal

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e trovoadas a caminho de Portugal a partir deste dia e vão afetar estas regiões

16:00 13 Agosto, 2026 16:34 13 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fim-de-semana em Portugal continental vai trazer agravamento do estado do tempo com chuva localmente forte e trovoadas com risco de incêndio

Algarve Cultura Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Carteira com dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí o fim do pagamento do 14.º mês aos reformados? Ministro da Educação pediu “corte definitivo”

18:20 13 Agosto, 2026 19:14 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Atual ministro da Educação, Fernando Alexandre, defendeu, em 2011, o corte definitivo do 14.º mês para algumas reformas

Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 18:06 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Algarve Saúde

Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes

14:40 13 Agosto, 2026 14:27 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O STEPH volta a criticar as mudanças no INEM e alerta para os efeitos da redução de ambulâncias com capacidade de transporte no Algarve

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Multibanco e Euronet. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Precisa de levantar dinheiro nas férias? Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite comissões desnecessárias

21:30 13 Agosto, 2026 18:51 13 Agosto, 2026 | João Luís

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Durante as férias, é comum precisar de dinheiro e recorrer à primeira caixa automática que aparece junto à praia, numa zona turística ou perto do hotel. À primeira vista, a operação parece sempre igual: inserir o cartão, escolher o montante e retirar as notas....

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Tem um carro destes? Pode ficar isento de IUC e inspeção e poupar dinheiro todos os anos

20:30 13 Agosto, 2026 17:47 13 Agosto, 2026 | João Luís

Ter um carro deste tipo pode dar acesso a vantagens que muitos proprietários desconhecem: fique a par das condições

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Praia Verde, Algarve.
Algarve

“Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças

14:30 13 Agosto, 2026 10:35 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regresso a uma famosa praia do Sotavento algarvio, depois uma década de pausa, deixou um banhista desapontado com as mudanças no areal

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e trovoadas a caminho de Portugal a partir deste dia e vão afetar estas regiões

16:00 13 Agosto, 2026 16:34 13 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fim-de-semana em Portugal continental vai trazer agravamento do estado do tempo com chuva localmente forte e trovoadas com risco de incêndio

Algarve, Cultura, Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Carteira com dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí o fim do pagamento do 14.º mês aos reformados? Ministro da Educação pediu “corte definitivo”

18:20 13 Agosto, 2026 19:14 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Atual ministro da Educação, Fernando Alexandre, defendeu, em 2011, o corte definitivo do 14.º mês para algumas reformas

Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 18:06 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Algarve, Saúde

Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes

14:40 13 Agosto, 2026 14:27 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O STEPH volta a criticar as mudanças no INEM e alerta para os efeitos da redução de ambulâncias com capacidade de transporte no Algarve

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Multibanco e Euronet. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Precisa de levantar dinheiro nas férias? Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite comissões desnecessárias

21:30 13 Agosto, 2026 18:51 13 Agosto, 2026 | João Luís

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Durante as férias, é comum precisar de dinheiro e recorrer à primeira caixa automática que aparece junto à praia, numa zona turística ou perto do hotel. À primeira vista, a operação parece sempre igual: inserir o cartão, escolher o montante e retirar as notas....

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Tem um carro destes? Pode ficar isento de IUC e inspeção e poupar dinheiro todos os anos

20:30 13 Agosto, 2026 17:47 13 Agosto, 2026 | João Luís

Ter um carro deste tipo pode dar acesso a vantagens que muitos proprietários desconhecem: fique a par das condições

Últimas Notícias

  • Precisa de levantar dinheiro nas férias? Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite comissões desnecessárias
    Precisa de levantar dinheiro nas férias? Saiba as diferenças entre ATM, Multibanco e Euronet e evite comissões desnecessárias
  • Tem um carro destes? Pode ficar isento de IUC e inspeção e poupar dinheiro todos os anos
    Tem um carro destes? Pode ficar isento de IUC e inspeção e poupar dinheiro todos os anos
  • Adeus MB WAY? Existe outra forma de enviar dinheiro de forma imediata em Portugal sem pagar comissões
    Adeus MB WAY? Existe outra forma de enviar dinheiro de forma imediata em Portugal sem pagar comissões
  • Adeus pensões? Há mudanças na Segurança Social e estes portugueses serão afetados
    Adeus pensões? Há mudanças na Segurança Social e estes portugueses serão afetados
  • Trabalhadores que não queiram esperar pela idade da reforma podem evitar penalizações na pensão se cumprirem este requisito
    Trabalhadores que não queiram esperar pela idade da reforma podem evitar penalizações na pensão se cumprirem este requisito

Opinião

  • Ontem aconteceu uma coisa extraordinária | Por Ana Alexandra Resende
    Ontem aconteceu uma coisa extraordinária | Por Ana Alexandra Resende
  • Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
    Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor
    Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor
  • Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
    Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento