Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Luís Forra | Lusa
Política

Costa: Segurança Social está boa e recomenda-se por uma razão: emprego, emprego, emprego

“Pois a segurança social não faliu. A segurança social tem vindo, ano após ano, a aumentar as prestações sociais e repôs todas as pensões”

00:10 15 Outubro, 2023 00:10 15 Outubro, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu este sábado que a Segurança Social está “boa e recomenda-se”, ao contrário do que a direita vaticinava, que iria à falência e que a “peste grisalha” ameaçava as novas gerações.

“A Segurança Social está hoje boa e recomenda-se e está hoje boa e recomenda-se por uma razão fundamental: emprego, emprego, emprego. Porque mais emprego e melhores salários são mais receitas na segurança social”, sublinhou António Costa no âmbito da iniciativa PS Presta Contas, dedicada à apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2024.

Numa sessão do Fórum Europa, organizado pela Juventude Socialista (JS) num hotel no Alvor, concelho de Portimão, o chefe do executivo disse que quando chegou ao Governo, em 2015, “a direita tinha pré anunciado a falência da segurança social”.

“Pois a segurança social não faliu. A segurança social tem vindo, ano após ano, a aumentar as prestações sociais e repôs todas as pensões”, afirmou o primeiro-ministro, acrescentando que o seu executivo “aumentou extraordinariamente várias das pensões”, tendo o mecanismo aguentado.

Numa plateia constituída por cerca de duas centenas de jovens socialistas, Costa reforçou que esta questão “é muito importante” para as novas gerações e insistiu que a direita os tinha andado a querer convencer que os mais velhos “iam gastar todo o dinheiro que havia na segurança social e que nada sobraria” para os mais jovens.

Segundo o primeiro-ministro, a direita teria mesmo utilizado a expressão “peste grisalha que ameaçava as novas gerações”.

“Os nossos avós e os nossos pais não são umas ameaças para nós. Os nossos avós e os nossos pais são aqueles que nos criaram, nos formaram, que nos acompanham e que nos continuarão a acompanhar e que nós continuaremos a acompanhar porque a solidariedade das gerações é isso mesmo”, afirmou António Costa.

O responsável governamental defendeu que a proposta orçamental para 2024 reforça os investimentos, os rendimentos e o investimento, concluindo que “protege o futuro de várias maneiras”.

O primeiro-ministro tinha começado por afirmar que hoje o país é muito diferente do que existia em 1995, quando o também socialista António Guterres fez uma aposta, na altura, na educação.

“Esta paixão de António Guterres deu frutos”, assegurou António Costa, referindo que a taxa de abandono escolar desceu de 44% para os atuais 6%.

O primeiro-ministro também defendeu que “o setor turístico é importante”, mas que, ao contrário do que a direita afirma, não é à custa deste setor que o país vive.

“O modelo da direita é sempre o mesmo”, baseado em “salários baixos”, disse.

O Governo apresentou na quarta-feira a proposta de OE2024, que revê em alta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, de 1,8% para 2,2%, e em baixa de 2,0% para 1,5% no próximo ano.

A proposta de lei prevê, igualmente, o melhor saldo orçamental em democracia, apontando-se 0,8% do PIB em 2023 e 0,2% em 2024.

A proposta do OE2024 é discutida na generalidade nos dias 30 e 31 de outubro.

A segunda sessão de um total de 14 da iniciativa PS Presta Contas vai contar com a participação de Mariana Vieira da Silva, no Auditório Municipal do Crato, no domingo.

Na segunda-feira, Pedro Adão e Silva apresenta o OE2024 no Centro Recreativo de Entradas, em Castro Verde, e no dia seguinte Marina Gonçalves estará no Centro de Estudos Camiliano – Seide, em Famalicão.

Leia também: OE2024: Costa abre em Portimão série de 19 sessões plenárias do PS

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Algarve Cultura

Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão

14:38 29 Julho, 2026 14:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos ao pôr do sol e noites junto à frente ribeirinha marcam uma edição que espera receber milhares de pessoas em Portimão

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Economia Europe Direct Algarve

AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia

18:20 29 Julho, 2026 18:16 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Associação defende que os citrinos importados devem cumprir os mesmos padrões alimentares, laborais e fitossanitários exigidos na União Europeia

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Europe Direct Algarve

UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas

18:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores de carros elétricos vão encontrar carregadores rápidos a cada 60 quilómetros nas principais estradas da União Europeia

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Algarve Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre

15:38 29 Julho, 2026 15:46 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Resgatamos roupas brancas de tecidos naturais que estavam destinadas ao lixo e ao desperdício, transformando-as em telas vivas"

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Cultura Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Apoio à renda pode chegar aos 200€: saiba quem recebe sem ter de fazer pedido

13:30 29 Julho, 2026 11:08 29 Julho, 2026 | João Luís

Famílias com maior peso da renda no orçamento podem receber o apoio extraordinário de forma automática, desde que cumpram várias condições

Algarve, Cultura

Música urbana e ritmos brasileiros marcam edição de 2026 do Mar Me Quer em Portimão

14:38 29 Julho, 2026 14:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos ao pôr do sol e noites junto à frente ribeirinha marcam uma edição que espera receber milhares de pessoas em Portimão

Bandeira roxa na praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Bandeira roxa na praia? Conheça o significado do aviso que muitos banhistas ainda não conhecem

15:30 29 Julho, 2026 14:13 29 Julho, 2026 | João Luís

Entre os sinais usados nas zonas balneares, há alertas menos comuns, como é o caso da bandeira roxa: aprenda o seu significado

Quarto em dia de inverno. Crédito: Freepik AI
Saúde

Oncologistas alertam: este objeto que tem no quarto pode aumentar o risco de cancro

17:20 29 Julho, 2026 15:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Especialistas alertam que alguns colchões podem conter substâncias químicas associadas a um maior risco de cancro

Algarve, Saúde

Cuidados a estrangeiros deixam dívida superior a 1,2 milhões na ULS do Algarve

17:40 29 Julho, 2026 17:50 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Auditoria da IGAS revela que a ULS do Algarve tem 1.234.358 euros por cobrar por serviços prestados a estrangeiros não residentes

Robert De Niro e Nobu Matsuhisa. Crétido: Nobu
Algarve, Economia

Hotel de luxo ligado a Robert De Niro vai nascer no Algarve: já tem data prevista para inaugurar no Sotavento

12:45 29 Julho, 2026 12:52 29 Julho, 2026 | João Luís

Marca internacional Nobu prepara um novo projeto no Algarve, com hotel, restaurante, residências e infraestruturas de lazer

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor

20:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas peças de roupa podem ficar deformadas, desbotadas ou sem elasticidade quando são lavadas a temperaturas elevadas

Economia, Europe Direct Algarve

AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia

18:20 29 Julho, 2026 18:16 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Associação defende que os citrinos importados devem cumprir os mesmos padrões alimentares, laborais e fitossanitários exigidos na União Europeia

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Europe Direct Algarve

UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas

18:10 29 Julho, 2026 16:30 29 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Condutores de carros elétricos vão encontrar carregadores rápidos a cada 60 quilómetros nas principais estradas da União Europeia

Casal de reformados. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reforma antecipada: veja quantos anos de descontos precisa para pedir a pensão mais cedo

10:50 29 Julho, 2026 10:45 29 Julho, 2026 | João Luís

Pensão de velhice antecipada pode ser pedida em várias situações, mas há regras de idade, carreira contributiva e possíveis penalizações a ter em conta

Algarve, Cultura

Summer Weekender leva dois dias de música eletrónica à beira-mar em Faro

18:25 28 Julho, 2026 18:27 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Talento local do Algarve partilha o cartaz com artistas internacionais em dois dias de música eletrónica junto à Ria Formosa

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas de 70 km/h: esta vai ser a região afetada

17:30 28 Julho, 2026 15:08 28 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depressão atlântica traz chuva intensa, trovoada e vento forte aos Açores, com sete ilhas sob aviso amarelo até quinta-feira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre

15:38 29 Julho, 2026 15:46 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Resgatamos roupas brancas de tecidos naturais que estavam destinadas ao lixo e ao desperdício, transformando-as em telas vivas"

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão participaram numa mobilidade do Erasmus+ na Croácia

15:00 29 Julho, 2026 15:02 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Experiência Erasmus+ contribuiu para renovar práticas pedagógicas e fortalecer a dimensão europeia da educação no agrupamento de Olhão

Opinião

A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão

11:29 29 Julho, 2026 11:38 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nenhuma sociedade prospera quando o 'eu' deixa de reconhecer que só existe plenamente através do 'nós'"

Cultura, Opinião

Quando um dia tu chegares | Por Henrique Dias Freire

07:30 29 Julho, 2026 13:31 28 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Henrique Dias Freire escreve sobre a coragem de amar sem máscaras, acolher as imperfeições e escolher ficar, mesmo depois de ver todas as sombras

Últimas Notícias

  • “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
    “Sempre que soa o apito final, o que as espera pode ser uma agressão”: violência contra mulheres aumentou nos dias de jogo do Mundial
  • Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
    Estas peças de roupa nunca devem ser lavadas com água quente: podem encolher e perder a cor
  • Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
    Esta estação do Metro de Lisboa vai fechar durante quase três semanas em agosto
  • Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
    Despejos mais rápidos avançam no plano do Governo para a habitação
  • Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade
    Treinador de Etson Barros coloca saúde do atleta como prioridade

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Haute Nature – O Manifesto da Terra na Moda Urbana – Rural | Por Manoli Ortiz de la Torre
  • A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
    A moda do “eu” e o esquecimento do “nós” | Por Luís Ganhão
  • Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos
    Maior pressão nos serviços públicos e infraestruturas: população aumentou mais de 20% em 18 municípios em apenas 6 anos

Europe Direct Algarve

  • AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
    AlgarOrange alerta para dificuldades no escoamento da laranja algarvia
  • UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
    UE quer carregadores elétricos a cada 60 quilómetros: estas são as novas regras nas estradas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento