Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Política

Conheça algumas medidas que podem ficar suspensas com a queda do Governo

Projetos na Justiça, Educação e Saúde podem ficar congelados após a queda do Governo, afetando reformas e medidas urgentes

10:08 12 Março, 2025 10:11 12 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O “chumbo” da moção de confiança ao Governo esta terça-feira, pela Assembleia da República, deixa o executivo PSD/CDS-PP em gestão, pelo que alguns diplomas do Governo podem ficar em suspenso.

Eis algumas iniciativas dos ministérios da Justiça, Educação e Saúde que podem ficar em “banho maria” após o chumbo da moção de confiança.

JUSTIÇA:

Distribuição de processos

A proposta de lei do Governo para que a distribuição de processos a juízes volte a ser um ato de secretaria, sem a presença obrigatória de um magistrado judicial e outro do Ministério Público, deu entrada no parlamento em 17 de fevereiro e não chegou a ser discutida.

Lanchas rápidas

Aprovado em dezembro em Conselho de Ministros, o regime que regula, com a definição de sanções, o uso de embarcações de alta velocidade – vulgarmente conhecidas por lanchas rápidas e associadas ao tráfico de droga – chegou ao parlamento em 03 de fevereiro e ainda não foi discutida.

Estatuto dos magistrados

O diploma que altera os Estatutos dos Magistrados Judiciais e do Ministério Público para adaptar o exercício da profissão às novas regras de ingresso no Centro de Estudos Judiciários, já em vigor, e permitir o rejuvenescimento dos quadros do Supremo Tribunal de Justiça e a colocação de assessores nos tribunais superiores deu entrada no parlamento em 25 de fevereiro e aguardava pareceres externos para ser discutido.

Perda alargada de bens

Considerada a medida mais emblemática da Agenda Anticorrupção apresentada pelo Governo em junho de 2024, a reformulação do mecanismo da perda alargada de bens não chegou a ser aprovada em Conselho de Ministros e teria sempre de ser validada pela Assembleia da República.

Mecanismo Nacional Anticorrupção

Embora o Governo tenha aprovado no último Conselho de Ministros antes da moção de confiança o decreto-lei que institui em definitivo a reestruturação do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), fica por esclarecer se a nomeação do seu Conselho de Administração se inclui nos atos permitidos a um executivo em gestão.

EDUCAÇÃO:

Estatuto da Carreira Docente

A revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD), apontada como um dos instrumentos para atrair mais professores para as escolas, ficará suspensa. As negociações entre ministério e sindicatos começaram no final do ano passado e o calendário da tutela apontava para ter o novo diploma em vigor no ano letivo de 2026/2027.

Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior

A revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) também volta a ficar suspensa. Esta é a segunda vez que a queda do Governo fez parar a revisão de um diploma essencial para o funcionamento das instituições. Em fevereiro, o Governo aprovou em Conselho de Ministros uma proposta de lei que ainda será discutida esta quarta-feira no parlamento. No plenário, os deputados irão também discutir outros cinco projetos de lei do PS, PCP, IL, Livre e Chega.

Ação social e bolsas no superior 

Também continuarão, para já, desconhecidos os efeitos dos estudos pedidos pelo ministério para rever o atual sistema de ação social e de atribuição de bolsas no ensino superior, que deveria entrar em vigor no próximo ano letivo.

Disciplina de cidadania

Um dos assuntos mais mediáticos da atual equipa ministerial prendeu-se com a avaliação dos currículos das disciplinas do ensino básico e secundário, que também poderá ficar parado. O ministro da Educação tinha prometido para breve a divulgação dos resultados do processo de avaliação das disciplinas. O primeiro-ministro tornou a iniciativa polémica ao apontar como prioridade a revisão da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, prometendo retirar do currículo as “amarras a projetos ideológicos”.

No mês passado, o parlamento aprovou uma resolução do CDS-PP, com os votos favoráveis do PSD, defendendo que fosse revisto e “retirado o conteúdo ideológico” da disciplina. Mas o ministro tem garantido que a continuidade da disciplina não está em causa e que qualquer mudança estará dependente dos resultados da equipa de peritos, que deveria ser conhecido nos finais de abril o maio.

SAÚDE:

‘Refundação’ do INEM

A ministra da Saúde, que assumiu a competência direta do INEM, tem defendido uma refundação do instituto que coordena o Sistema Integrado de Emergência Médica, na sequência da falta de recursos humanos e de alegadas falhas no socorro à população.

Ana Paula Martins avançou que esta refundação terá de passar por uma nova lei orgânica que confira mais autonomia ao INEM, no sentido de passar a dispor das suas receitas próprias, assim como pelo reforço do conselho diretivo atualmente composto apenas por dois elementos.

A situação de impasse no INEM abrange também a sua liderança, que está interinamente a cargo de Sérgio Janeiro.

Na sequência do concurso aberto em janeiro, o Governo já recebeu os relatórios da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) sobre os três candidatos para a presidência do Conselho Diretivo do INEM.

PPP para cinco hospitais do SNS

Na última sexta-feira, o Conselho de Ministros aprovou o lançamento de cinco parcerias público-privadas (PPP) para os hospitais de Braga, de Vila Franca de Xira, de Loures, Amadora-Sintra e o Garcia de Orta (Almada-Seixal), um processo que é interrompido com a “queda” do executivo.

Na prática, o diploma aprovado permitia ao Governo estudar os benefícios desta gestão privada, através do mecanismo do Comparador do Setor Público, e arrancar com a preparação do caderno de encargos dos concursos públicos internacionais para a celebração desses contratos de PPP para a gestão clínica dos cinco hospitais em causa.

Plano de Emergência e Transformação da Saúde

Menos de um ano após ter sido aprovado, a execução do Plano de Emergência e Transformação da Saúde é interrompida, numa altura em que, de acordo com os dados do ministério, 59% das 54 medidas estão concluídas, 39% estão em curso e 2% estão ainda por iniciar.

A criação de centros de saúde geridos pelos setores social e privado – as Unidades de Saúde Familiar modelo C – é uma das medidas consideradas prioritárias e que estava em curso, apesar do atraso relativamente ao calendário previsto no plano do Ministério da Saúde.

O Governo previa que em julho de 2024 seriam colocadas as primeiras 20 USF-C a concurso – 10 em Lisboa e Vale do Tejo, cinco em Leiria e cinco no Algarve – com o objetivo de “início de funções antes do final do ano”, o que não aconteceu.

Já foram aprovados o decreto-lei que criou os centros de saúde e foi publicada a portaria que regulamentou as candidaturas. Apesar das mais de 40 manifestações de interesse, estes novos centros de saúde ainda não abriram as portas para receber utentes que não têm médico de família.

Leia também: Adeus Cartão de Cidadão: União Europeia vai implementar uma nova forma de identificação

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

João Neves a festejar o golo.
Algarve Desporto

“Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe

15:28 18 Junho, 2026 15:28 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarvio João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026 e dedicou o momento à mãe através de um gesto emotivo

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Nacional

Tertúlia Insurgente regressa a Silves para debater neoliberalismo

14:32 18 Junho, 2026 14:36 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Desigualdades, crises económicas, alterações climáticas e ascensão da extrema-direita estarão em debate em Silves

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Mulher com produtos de limpeza. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Limpa a casa todas as semanas? Estes são os locais que acabam mais vezes esquecidos e que acumulam mais sujidade

11:00 16 Junho, 2026 09:53 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Toca nelas todos os dias e quase nunca as limpa. Há 12 sítios em casa que podem estar muito mais sujos do que imagina

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

João Neves a festejar o golo.
Algarve, Desporto

“Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe

15:28 18 Junho, 2026 15:28 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarvio João Neves marcou o primeiro golo de Portugal no Mundial 2026 e dedicou o momento à mãe através de um gesto emotivo

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Nacional

Tertúlia Insurgente regressa a Silves para debater neoliberalismo

14:32 18 Junho, 2026 14:36 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Desigualdades, crises económicas, alterações climáticas e ascensão da extrema-direita estarão em debate em Silves

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vem aí calor extremo: especialista avisa para anomalia muito acima do normal em Portugal e estas vão ser as regiões mais afetadas

17:00 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os próximos dias deverão trazer uma nova fase de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 ºC em várias zonas do interior

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Mulher com produtos de limpeza. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Limpa a casa todas as semanas? Estes são os locais que acabam mais vezes esquecidos e que acumulam mais sujidade

11:00 16 Junho, 2026 09:53 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Toca nelas todos os dias e quase nunca as limpa. Há 12 sítios em casa que podem estar muito mais sujos do que imagina

Últimas Notícias

  • Castelo de Alcoutim transforma-se em galeria viva dedicada à sustentabilidade
    Castelo de Alcoutim transforma-se em galeria viva dedicada à sustentabilidade
  • “Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe
    “Foi por isso que apontei para o céu”: algarvio João Neves marca o primeiro golo de Portugal no Mundial e dedica-o à mãe
  • Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira
    Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira
  • Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta
    Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta
  • Tertúlia Insurgente regressa a Silves para debater neoliberalismo
    Tertúlia Insurgente regressa a Silves para debater neoliberalismo

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal