Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Política

Como encaixam as peças do puzzle de Montenegro: Moedas no Conselho Nacional, Pedro Duarte no Movimento Acreditar

Carlos Moedas está a caminho do Porto e, como o Expresso noticiou, vai encabeçar lista de Montenegro ao Conselho Nacional em sinal de unidade. Novo líder faz convites durante o congresso, que vai morno, e Hugo Soares, futuro secretário-geral, não larga o telefone.

17:13 2 Julho, 2022 18:03 2 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Luís Montenegro quer fazer as coisas à moda “do velho PPD” e isso passa, também, por fechar os convites para a sua direção em pleno congresso. As peças do puzzle têm de ser conjugadas e o puzzle poderá ainda não estar todo fechado, mas ao que o Expresso apurou, algumas peças já não deverão mudar de sítio. As listas para os vários órgãos do partido podem ser entregues até às 20h.

Carlos Moedas será mesmo cabeça de lista ao Conselho Nacional, na lista oficial da direção que terá uma votação mais do que maioritária. Tal como o Expresso escreveu na edição de 17 de junho, a escolha de Moedas para este lugar simbólico é um trunfo que Montenegro tem na manga para dar uma prova de unidade, e serve a Carlos Moedas que se tem tornado num nome incontornável no PSD desde que ganhou a câmara da capital a Fernando Medina. Em entrevista recente ao Expresso, Moedas disse que está disponivel para “ajudar o PSD”, mas não em cargos executivos

O autarca de Lisboa está a caminho do Pavilhão Rosa Mota e vai discursar esta tarde, naquele que é talvez o momento mais esperado da longa tarde de discursos do segundo dia de trabalho. A ideia de unidade tem sido sublinhada por Montenegro e, depois de Jorge Moreira da Silva ter recusado o papel, ninguém melhor do que aquele que é apontado como possível sucessor na liderança do PSD para ocupar o cargo mais simbólico e menos executivo de entre os cargos de escolha do líder. O Conselho Nacional é o parlamento do partido e, desta vez, ao contrário do que aconteceu sempre no mandato de Rui Rio, não haverá listas de oposição com força suficiente para fazer moça.

Pedro Duarte, ex-líder da JSD e ex-secretário de Estado da Juventude de Santana Lopes, é apontado como a pessoa escolhida para liderar o Movimento Acreditar – que vai agregar tanto o Conselho de Estratégia Nacional como o gabinete de estudos e o Instituto Sá Carneiro, naquilo que Montenegro tem descrito como uma espécie de Estados Gerais do PSD. Devido ao cargo que tem na Microsoft, Pedro Duarte não poderá assumir nenhuma função executiva no partido, mas, sendo um dos rostos que tem estado ao lado de Montenegro nos últimos anos (escreveu a sua moção estratégica em 2020 e ajudou Miranda Sarmento na moção deste ano), deverá ficar como o responsável pelo organismo de onde vão sair as propostas concretas de um eventual programa eleitoral do PSD. Ao Expresso, o ex-líder da JSD, não confirma o convite como fechado, mas várias fontes colocam-no naquele posto.

Em situação semelhante está Margarida Balseiro Lopes, que tem sido apontada como futura vice-presidente do partido, mas que está atualmente na consultora Delloite e, como tal, não poderá ocupar nenhum cargo executivo por alegada incompatibilidade. Balseiro Lopes excluiu-se da lista de deputados feita por Rui Rio e tornou-se bastante crítica do anterior líder do partido, ao mesmo tempo que foi dos principais rostos na linha da frente de apoio a Montenegro. A falta de mulheres em lugares de topo é, de resto um problema que o núcleo duro do novo líder estará a resolver. Assunção Esteves, anterior presidente da AR no tempo de Passos Coelho, chegou a estar no lançamento da candidatura de Luís Montenegro, na sede do PSD, e poderá voltar a aparecer neste novo ciclo do partido.

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, que terá eleições para o ano, foi o mandatário nacional da campanha de Montenegro e vai ser o próximo presidente da Mesa do Congresso (atualmente é vice). Carlos Carreiras chegou a ser apontado para o lugar, mas a escolha parece já estar fechada e torno do madeirense.

Ovação a Passos Coelho no Congresso do PSD. Algarvio Cristóvão Norte deixa um lamento e um elogio

Carlos Coelho, ex-eurodeputado que foi diretor de campanha, também estará entre os lugares da frente. Ao que o Expresso apurou, poderá vir a ser o líder da nova Academia de formação de quadros que Luís Montenegro ontem disse que quer vir a constituir. Carlos Coelho, de resto, tem sido o ‘reitor’ da Universidade de Verão do PSD, que vai voltar este ano, e é conhecido entre os sociais-democratas como o ‘formador’.

Além de Joaquim Miranda Sarmento, que vai ser o novo líder parlamentar e, como tal, terá assento na comissão permanente do PSD, o órgão de direção mais restrito terá também Paulo Cunha, líder da distrital de Braga e ex-presidente da câmara de Famalicão que foi um dos principais arquitetos da vitória expressiva de Montenegro nas últimas diretas. Também António Leitão Amaro poderá estar na equipa como vice, e Hugo Soares, como o Expresso escreveu, é certo que será o próximo secretário-geral do partido.

40.º Congresso do PSD: Dirigente do Algarve pede a Montenegro que faça “tudo ao contrário” de Rio
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
40.º Congresso do PSD: Montenegro destaca “período de grande unidade e coesão” no partido

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Neves a festejar o golo.
Desporto Mundo Nacional

Portugal qualifica-se ‘no sofá’ para os 16 avos do Mundial 2026: resultados da madrugada deram ajuda à Seleção Nacional

09:20 27 Junho, 2026 09:01 27 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Seleção Nacional já está apurada para os 16 avos de final do Mundial 2026, antes mesmo de disputar o último jogo do grupo K frente à Colômbia. A equipa portuguesa ainda vai lutar pelo primeiro lugar do grupo, mas a qualificação para a...

Algarve Cultura

Concertos de Jazz e Bossa Nova animam o verão no topo do AP Eva Senses em Faro

09:00 27 Junho, 2026 20:09 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O ciclo de verão no AP Eva Senses combina música ao vivo, cocktails e uma vista privilegiada sobre a Marina de Faro e Ria Formosa

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Imagem compara pensão baixa de português com subsídio alto de imigrante. Mas será mesmo assim?

08:45 27 Junho, 2026 08:45 27 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Circula nas redes sociais uma imagem que compara dois vales de correio alegadamente emitidos pela Segurança Social. A publicação sugere que um cidadão português recebeu uma pensão baixa, enquanto uma pessoa apresentada como imigrante terá recebido um apoio social muito mais elevado. A conclusão,...

Algarve Desporto

Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas

08:00 27 Junho, 2026 20:00 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas decorrem até 17 de julho e destinam-se a profissionais de exercício físico, natação, pilates e psicomotricidade

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Ciência Opinião Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Desporto Opinião Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

João Neves a festejar o golo.
Desporto, Mundo, Nacional

Portugal qualifica-se ‘no sofá’ para os 16 avos do Mundial 2026: resultados da madrugada deram ajuda à Seleção Nacional

09:20 27 Junho, 2026 09:01 27 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest A Seleção Nacional já está apurada para os 16 avos de final do Mundial 2026, antes mesmo de disputar o último jogo do grupo K frente à Colômbia. A equipa portuguesa ainda vai lutar pelo primeiro lugar do grupo, mas a qualificação para a...

Algarve, Cultura

Concertos de Jazz e Bossa Nova animam o verão no topo do AP Eva Senses em Faro

09:00 27 Junho, 2026 20:09 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O ciclo de verão no AP Eva Senses combina música ao vivo, cocktails e uma vista privilegiada sobre a Marina de Faro e Ria Formosa

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma massa de ar tropical para Portugal e máximas poderão chegar aos 42 ºC: saiba quando chega a ‘onda de calor’

06:00 27 Junho, 2026 15:53 26 Junho, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para dias de calor intenso, com uma massa de ar tropical a caminho e máximas que podem tocar nos 42 ºC

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Imagem compara pensão baixa de português com subsídio alto de imigrante. Mas será mesmo assim?

08:45 27 Junho, 2026 08:45 27 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Circula nas redes sociais uma imagem que compara dois vales de correio alegadamente emitidos pela Segurança Social. A publicação sugere que um cidadão português recebeu uma pensão baixa, enquanto uma pessoa apresentada como imigrante terá recebido um apoio social muito mais elevado. A conclusão,...

Algarve, Desporto

Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas

08:00 27 Junho, 2026 20:00 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas decorrem até 17 de julho e destinam-se a profissionais de exercício físico, natação, pilates e psicomotricidade

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Ciência, Opinião, Saúde

Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal

07:30 27 Junho, 2026 19:30 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A discriminação baseada em sequelas de doenças é uma realidade documentada e subnotificada em Portugal. Se já viveu ou testemunhou uma situação semelhante, partilhe. A visibilidade é o primeiro passo para a mudança"

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Desporto, Opinião, Saúde

Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

16:50 26 Junho, 2026 16:50 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O país que deixamos aos nossos filhos depende menos dos golos que celebramos e mais das causas que abraçamos. E isso exige que deixemos de ser espectadores da nossa própria vida coletiva"

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por ambulância mobilizada para o socorrer: “Não havia nada a fazer”

14:36 26 Junho, 2026 14:36 26 Junho, 2026 | João Luís

O homem de 31 anos morreu atropelado na A1, na Mealhada, por uma ambulância mobilizada para o socorrer após um despiste

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Últimas Notícias

  • Ainda não entregou o IRS? O prazo está quase a acabar e pode haver coimas
    Ainda não entregou o IRS? O prazo está quase a acabar e pode haver coimas
  • Portugal qualifica-se ‘no sofá’ para os 16 avos do Mundial 2026: resultados da madrugada deram ajuda à Seleção Nacional
    Portugal qualifica-se ‘no sofá’ para os 16 avos do Mundial 2026: resultados da madrugada deram ajuda à Seleção Nacional
  • Concertos de Jazz e Bossa Nova animam o verão no topo do AP Eva Senses em Faro
    Concertos de Jazz e Bossa Nova animam o verão no topo do AP Eva Senses em Faro
  • Imagem compara pensão baixa de português com subsídio alto de imigrante. Mas será mesmo assim?
    Imagem compara pensão baixa de português com subsídio alto de imigrante. Mas será mesmo assim?
  • Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas
    Portimão recruta técnicos para dinamizar atividades físicas e desportivas

Opinião

  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
  • Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão
    Portugal vibra por um golo, mas cala-se perante o futuro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
  • Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
    Candidaturas ao Prémio dos Fundos Europeus decorrem até 17 de julho
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal