Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Como encaixam as peças do puzzle de Montenegro: Moedas no Conselho Nacional, Pedro Duarte no Movimento Acreditar

Carlos Moedas está a caminho do Porto e, como o Expresso noticiou, vai encabeçar lista de Montenegro ao Conselho Nacional em sinal de unidade. Novo líder faz convites durante o congresso, que vai morno, e Hugo Soares, futuro secretário-geral, não larga o telefone.

17:13 2 Julho, 2022 18:03 2 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Luís Montenegro quer fazer as coisas à moda “do velho PPD” e isso passa, também, por fechar os convites para a sua direção em pleno congresso. As peças do puzzle têm de ser conjugadas e o puzzle poderá ainda não estar todo fechado, mas ao que o Expresso apurou, algumas peças já não deverão mudar de sítio. As listas para os vários órgãos do partido podem ser entregues até às 20h.

Carlos Moedas será mesmo cabeça de lista ao Conselho Nacional, na lista oficial da direção que terá uma votação mais do que maioritária. Tal como o Expresso escreveu na edição de 17 de junho, a escolha de Moedas para este lugar simbólico é um trunfo que Montenegro tem na manga para dar uma prova de unidade, e serve a Carlos Moedas que se tem tornado num nome incontornável no PSD desde que ganhou a câmara da capital a Fernando Medina. Em entrevista recente ao Expresso, Moedas disse que está disponivel para “ajudar o PSD”, mas não em cargos executivos

O autarca de Lisboa está a caminho do Pavilhão Rosa Mota e vai discursar esta tarde, naquele que é talvez o momento mais esperado da longa tarde de discursos do segundo dia de trabalho. A ideia de unidade tem sido sublinhada por Montenegro e, depois de Jorge Moreira da Silva ter recusado o papel, ninguém melhor do que aquele que é apontado como possível sucessor na liderança do PSD para ocupar o cargo mais simbólico e menos executivo de entre os cargos de escolha do líder. O Conselho Nacional é o parlamento do partido e, desta vez, ao contrário do que aconteceu sempre no mandato de Rui Rio, não haverá listas de oposição com força suficiente para fazer moça.

Pedro Duarte, ex-líder da JSD e ex-secretário de Estado da Juventude de Santana Lopes, é apontado como a pessoa escolhida para liderar o Movimento Acreditar – que vai agregar tanto o Conselho de Estratégia Nacional como o gabinete de estudos e o Instituto Sá Carneiro, naquilo que Montenegro tem descrito como uma espécie de Estados Gerais do PSD. Devido ao cargo que tem na Microsoft, Pedro Duarte não poderá assumir nenhuma função executiva no partido, mas, sendo um dos rostos que tem estado ao lado de Montenegro nos últimos anos (escreveu a sua moção estratégica em 2020 e ajudou Miranda Sarmento na moção deste ano), deverá ficar como o responsável pelo organismo de onde vão sair as propostas concretas de um eventual programa eleitoral do PSD. Ao Expresso, o ex-líder da JSD, não confirma o convite como fechado, mas várias fontes colocam-no naquele posto.

Em situação semelhante está Margarida Balseiro Lopes, que tem sido apontada como futura vice-presidente do partido, mas que está atualmente na consultora Delloite e, como tal, não poderá ocupar nenhum cargo executivo por alegada incompatibilidade. Balseiro Lopes excluiu-se da lista de deputados feita por Rui Rio e tornou-se bastante crítica do anterior líder do partido, ao mesmo tempo que foi dos principais rostos na linha da frente de apoio a Montenegro. A falta de mulheres em lugares de topo é, de resto um problema que o núcleo duro do novo líder estará a resolver. Assunção Esteves, anterior presidente da AR no tempo de Passos Coelho, chegou a estar no lançamento da candidatura de Luís Montenegro, na sede do PSD, e poderá voltar a aparecer neste novo ciclo do partido.

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, que terá eleições para o ano, foi o mandatário nacional da campanha de Montenegro e vai ser o próximo presidente da Mesa do Congresso (atualmente é vice). Carlos Carreiras chegou a ser apontado para o lugar, mas a escolha parece já estar fechada e torno do madeirense.

Ovação a Passos Coelho no Congresso do PSD. Algarvio Cristóvão Norte deixa um lamento e um elogio

Carlos Coelho, ex-eurodeputado que foi diretor de campanha, também estará entre os lugares da frente. Ao que o Expresso apurou, poderá vir a ser o líder da nova Academia de formação de quadros que Luís Montenegro ontem disse que quer vir a constituir. Carlos Coelho, de resto, tem sido o ‘reitor’ da Universidade de Verão do PSD, que vai voltar este ano, e é conhecido entre os sociais-democratas como o ‘formador’.

Além de Joaquim Miranda Sarmento, que vai ser o novo líder parlamentar e, como tal, terá assento na comissão permanente do PSD, o órgão de direção mais restrito terá também Paulo Cunha, líder da distrital de Braga e ex-presidente da câmara de Famalicão que foi um dos principais arquitetos da vitória expressiva de Montenegro nas últimas diretas. Também António Leitão Amaro poderá estar na equipa como vice, e Hugo Soares, como o Expresso escreveu, é certo que será o próximo secretário-geral do partido.

40.º Congresso do PSD: Dirigente do Algarve pede a Montenegro que faça “tudo ao contrário” de Rio
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL
40.º Congresso do PSD: Montenegro destaca “período de grande unidade e coesão” no partido

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Opinião

Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

15:10 17 Agosto, 2026 14:57 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se há alguma coisa que estes dias nos podem ensinar, não é que devemos ter medo do céu ou da Terra. É que talvez devêssemos cuidar um pouco melhor daquilo que existe entre ambos"

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Controlo de segurança no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa

Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite

15:00 17 Agosto, 2026 14:35 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regra dos 100 ml mudou em alguns aeroportos europeus, onde novos scanners permitem transportar recipientes maiores na bagagem de mão

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Algarve, Cultura

Obra de João Cutileiro ‘Ao Pescador’ junto à ria de Alvor está a ser restaurada

10:20 17 Agosto, 2026 10:32 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Os primeiros trabalhos realizados na escultura 'Ao Pescador' já permitiram reduzir de forma significativa as marcas existentes na pedra

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Opinião

Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

15:10 17 Agosto, 2026 14:57 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se há alguma coisa que estes dias nos podem ensinar, não é que devemos ter medo do céu ou da Terra. É que talvez devêssemos cuidar um pouco melhor daquilo que existe entre ambos"

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Casal preocupado com orçamento. Crédito: Freepik
Economia

Tem casa em seu nome? Há um prazo importante a terminar este mês e ignorá-lo pode sair muito caro

10:30 17 Agosto, 2026 09:55 17 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há um pagamento que muitos proprietários ainda têm por fazer antes do final de agosto. Quem falhar o prazo arrisca-se a custos adicionais

Controlo de segurança no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa

Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite

15:00 17 Agosto, 2026 14:35 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regra dos 100 ml mudou em alguns aeroportos europeus, onde novos scanners permitem transportar recipientes maiores na bagagem de mão

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Últimas Notícias

  • Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação
    Rui Cristina recebe acusação “com tranquilidade” e mantém posição sobre habitação
  • Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite
    Estes aeroportos europeus já deixam levar bem mais de 100 ml de líquidos na bagagem de mão: conheça o novo limite
  • Falhas nos tempos de espera das urgências no Algarve foram causadas por problemas informáticos
    Falhas nos tempos de espera das urgências no Algarve foram causadas por problemas informáticos
  • Vai marcar férias? Há erros discretos na reserva do hotel que podem custar dinheiro e conforto
    Vai marcar férias? Há erros discretos na reserva do hotel que podem custar dinheiro e conforto
  • Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve
    Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

Opinião

  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento