Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Jerónimo disse desconfiar que “o objetivo” é prejudicar o PCP
Política

“Como é que Portugal continua a ter um partido como o PCP”: questão faz reagir partido comunista

A afirmação foi feita pelo presidente da associação Refugiados Ucranianos. O PCP já exigiu o posicionamento dos órgãos de soberania devido a posições contra o partido.

21:10 3 Maio, 2022 21:10 3 Maio, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O PCP defendeu esta terça-feira que as declarações do presidente da associação Refugiados Ucranianos contra o partido são “reveladoras da natureza antidemocrática” do Governo da Ucrânia e exige um “posicionamento inequívoco dos órgãos de soberania” portugueses.

No sábado, o presidente da associação Refugiados Ucranianos, Maksym Tarkivskyy, disse à agência Lusa não perceber “como é que Portugal, um país democrático, continua a ter um partido como o PCP”: “É um partido que está, basicamente, neste momento, a apoiar a guerra.”

Em comunicado, o PCP defendeu que as declarações contra o partido têm um “nítido e intolerável caráter censório e persecutório que visa todos os democratas e que exige um posicionamento inequívoco dos órgãos de soberania”.

“As declarações de ódio fascizante proferidas por um responsável de uma associação de refugiados ucranianos contra a existência do PCP, na linha de reiteradas manifestações de ingerência da embaixadora da Ucrânia e de afirmações do ministro os Negócios Estrangeiros da Ucrânia igualmente dirigidas contra o PCP, tal como esbirros da PIDE atacavam os antifascistas, são relevadoras da natureza antidemocrática do Governo de Kiev”, sustentou o partido.

O PCP considerou que estas manifestações contra o partido “constituem uma intolerável afronta ao regime democrático em Portugal”, mas não podem, “de modo nenhum, ser confundidas com o todo da comunidade imigrante e dos refugiados ucranianos que há anos encontram refúgio” no país, com os quais os comunistas assumem estar solidários.

“Para os que alimentam dúvidas sobre o total desrespeito pela democracia e a liberdade que há muito se instalou na Ucrânia, estas declarações, feitas em Portugal, alertam para o que este poder constitui na Ucrânia contra o seu próprio povo e tornam patente o seu caráter reacionário e fascizante”, completaram os comunistas.

Últimas

  • Juvenis femininas do Atlético Clube de Albufeira sagram-se campeãs regionais do Algarve e sobem ao campeonato nacional
    Juvenis femininas do Atlético Clube de Albufeira sagram-se campeãs regionais do Algarve e sobem ao campeonato nacional
  • Zoomarine lança campos de férias para a Páscoa
    Zoomarine lança campos de férias para a Páscoa
  • Faro vai passar a gerir áreas de praia e cais da ilha Deserta e Farol
    Faro vai passar a gerir áreas de praia e cais da ilha Deserta e Farol
  • Exposição dedicada a “Carlos Brito – Vida e Obra” vai ser inaugurada em Alcoutim
    Exposição dedicada a “Carlos Brito – Vida e Obra” vai ser inaugurada em Alcoutim
  • Detido por caça ilegal no decorrer de montaria aos javalis no concelho de Fronteira
    Detido por caça ilegal no decorrer de montaria aos javalis no concelho de Fronteira

Opinião

  • O essencial sobre a azia e a doença do refluxo gastroesofágico | Por Mário Beja Santos
    O essencial sobre a azia e a doença do refluxo gastroesofágico | Por Mário Beja Santos
  • Leitura da Semana: Perder o Paraíso, de Lucy Jones | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: Perder o Paraíso, de Lucy Jones | Por Paulo Serra
  • Ninguém vai para a política de forma forçada. Ao fazê-lo, existem incómodos e exposições dolorosas da vida privada e deve aceitá-las | Por Mendes Bota
    Ninguém vai para a política de forma forçada. Ao fazê-lo, existem incómodos e exposições dolorosas da vida privada e deve aceitá-las | Por Mendes Bota
  • A Vinha, o Vinho e o Turismo | Por Elidérico Viegas
    A Vinha, o Vinho e o Turismo | Por Elidérico Viegas

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve