Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Política

Coligação Portugal à Frente apresenta manifesto regional

Segurança, estabilidade e credibilidade. Foi com este mote que os candidatos da Coligação Portugal à Frente (PàF) apresentaram o Manifesto Regional para as eleições legislativas que se vão realizar no próximo dia 4 de Outubro. “O tempo continua a exigir-nos mais ponderação do que promessas. Mas sabemos que o país esta agora numa fase […]

17:30 17 Setembro, 2015 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
José Carlos Barros, cabeça-de-lista pela coligação Portugal à Frente, que une PSD e CDS-PP na corrida às legislativas

Segurança, estabilidade e credibilidade. Foi com este mote que os candidatos da Coligação Portugal à Frente (PàF) apresentaram o Manifesto Regional para as eleições legislativas que se vão realizar no próximo dia 4 de Outubro.

“O tempo continua a exigir-nos mais ponderação do que promessas. Mas sabemos que o país esta agora numa fase de recuperação e de construção de oportunidades”, afirmou José Carlos Barros, cabeça de lista do Algarve da PàF.

Cristóvão Norte, o número 2 da coligação PàF no Algarve fez uma apresentação sucinta do Manifesto Regional salientando o que foi conquistado ao longo deste quatro anos.

De acordo com o deputado eleito nas últimas eleições pelo PSD através do Circulo do Algarve, “a economia do Algarve é a que mais cresce no País, fomos a região em que o desemprego mais desceu, estando actualmente abaixo da média registada na zona euro. Estes dois indicadores são fundamentais pois mostram de forma clara a recuperação que a região está neste momento a viver”, afirmou o candidato.

“O Algarve está muito dependente das contas públicas estarem equilibradas. Esse é o grande desafio e não podemos colocar para trás todo o esforço que tivemos nos últimos quatro anos. É necessário seguir o desígnio das contas equilibradas”, disse.

Percorrendo os vários momentos de governação, Cristóvão Norte não esqueceu os momentos mais complicados em que era difícil acreditar na recuperação do País, mas seguiu salientando que “num quadro adverso foi possível multiplicar por cinco o número de jovens agricultores, tendo sido investidos mais de 260 Milhões de euros que geraram mais de três mil postos de trabalho directos”.

Ainda no sector primário o parlamentar referiu que “o PROMAR, programa de apoio à economia do mar, teve taxas de execução nulas e foi possível realizar quase um milhar de projectos, com um investimento de mais de 100 milhões de euros”.

Nesta análise do caminho seguido, o deputado foi taxativo ao concluir que hoje o Algarve pode mais e isso deve-se ao grande esforço dos Algarvios.

Plano Regional para a Economia do Mar e criticas à proposta da TSU do PS

Cristóvão Norte foi cáustico ao criticar a proposta da Taxa Social Única (TSU) do PS. “O Partido Socialista apresenta-se aos Algarvios com uma proposta que vai aumentar o desemprego na região.

“O aumento da TSU para empresas com maior rotatividade de trabalhadores é uma machadada no tecido económico regional. Relembre-se que 70% da actividade económica da região está neste sector”, refere a coligação.

“Aumentar os impostos das empresas que, por força da sazonalidade, se vêm obrigado a aumentar o número de trabalhadores no verão é dramático. É criar um imposto sobre o bom tempo”, diz Cristóvão Norte.

Ainda sobre esta matéria o candidato referiu que “o PS anda ao sabor do vento. Ora diz que quer baixar o preço das portagens ora diz que vai usar o dinheiro das portagens para financiar a Segurança Social. Ora se há coisa que todos sabemos é que não pode haver sol na eira e chuva no nabal ao mesmo tempo.”

Fazendo uma apresentação dos principais pontos do manifesto regional da Coligação Portugal à Frente, o candidato referiu que a criação de um Plano Regional para a Economia do Mar procura exactamente ser um auxílio na criação de emprego na região. “O nosso mar tem características únicas no País e devemos saber tirar o melhor partido dele, respeitando a necessidade da sua preservação. Queremos criar escala e mecanismos de apoio que visem acima de tudo criar mais emprego. É um plano inovador e acreditamos que terá um forte impacto regional.”

Teresa Caeiro é o primeiro nome do CDS-PP na lista da coligação pelo Algarve

Teresa Caeiro afirma que o Algarve tem muitas potencialidades

A candidata Teresa Caeiro, primeiro nome do CDS-PP na lista de candidatos da coligação pelo Algarve, fez notar a “enorme potencialidade que o Algarve tem e que só pode ser devidamente aproveitada se o País se mantiver no rumo certo. Necessitamos de olhar para a frente e ter esperança é o que hoje o principal partido da oposição nos apresenta é mais do mesmo, mais da mesma fórmula que no passado nos levou a estarmos à beira da bancarrota.”

José Carlos Barros defende a necessidade de criar valor que fique no Algarve

O cabeça de lista da coligação Portugal à Frente terminou a conferência de imprensa que teve lugar simbolicamente no Museu Municipal de Faro, reafirmando a sua convicção que é necessário criar riqueza no Algarve que fique no Algarve.

“O turismo deve ser apoiado com medidas de promoção do destino e com a aposta na qualificação. Outras medidas, como é o caso desta TSU para empresas de turismo que o PS apresenta, só vão penalizar a rota de crescimento que a região está a ter. Necessitamos estimular o crescimento, não podemos criar muros fiscais que levam ao aumento do desemprego”.

Referindo-se especialmente à necessidade de termos em conta a nossa identidade na construção do nosso presente e futuro, o candidato sublinhou a importância do sector primário em complemento ao turismo, referindo que “a agricultura e o mar são exemplos de áreas onde devemos concentrar a nossa acção. Queremos um Algarve, obviamente, mobilizado pelo turismo, mas que não se conforma com a forte quebra, que se verifica há décadas, do comércio tradicional, da agricultura, das pescas ou da indústria. Um Algarve orgulhoso da sua História e da sua identidade e que caminha no sentido da correcção dos seus desequilíbrios estruturais e territoriais. Um Algarve que, a par da defesa da Paisagem e do Património, privilegia a tecnologia, o conhecimento e a inovação. Um Algarve, enfim, que se organiza e se mobiliza e que é capaz de, a cada momento, dar exemplos do seu dinamismo e da sua vontade e capacidade empreendedora.”

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Jarro em barro.
Algarve Cultura

“Não sei como tivemos a ousadia de começar”: irlandês mudou-se para esta vila no Algarve e ajudou a fundar a olaria hoje gerida pelas filhas

18:10 19 Setembro, 2026 13:23 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Patrick Swift e Lima de Freitas criaram, em Porches, a olaria que recuperou uma tradição algarvia quando o ofício perdia espaço na região

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Algarve Nacional Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve Cultura Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Bancos portugueses alertam: se tem um destes códigos PIN, deve alterá-lo

15:30 19 Setembro, 2026 13:45 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas combinações usadas no PIN do cartão são demasiado previsíveis e podem facilitar o acesso indevido à conta bancária

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Europa

Javi deixou o emprego após 23 anos e agora ganha 1.500€ num dia como independente: “A chefes só chegam os graxistas”

20:30 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de trabalhar 23 anos por conta de outrem, o espanhol Javi decidiu mudar de vida e dedicar-se ao setor audiovisual

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Condução
Auto Nacional

Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações

21:00 19 Setembro, 2026 19:20 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Luz interior do carro não é proibida durante a marcha, mas os atos que possam prejudicar a condução em segurança podem dar origem a uma coima

Rolhas dentro de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas

23:00 19 Setembro, 2026 22:52 19 Setembro, 2026 | Luís Santos

As rolhas podem ter uma utilidade inesperada dentro do carro, sobretudo em dias marcados por maior humidade

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Jarro em barro.
Algarve, Cultura

“Não sei como tivemos a ousadia de começar”: irlandês mudou-se para esta vila no Algarve e ajudou a fundar a olaria hoje gerida pelas filhas

18:10 19 Setembro, 2026 13:23 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Patrick Swift e Lima de Freitas criaram, em Porches, a olaria que recuperou uma tradição algarvia quando o ofício perdia espaço na região

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Tech

Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

19:20 19 Setembro, 2026 18:22 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Existem várias razões pelas quais a porta do forno nunca deve ficar aberta após este ser utilizado, de acordo com marcas fabricantes como a Bosch

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia, Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Os Jogos do Mediterrâneo de Praia Portimão-Lagoa 2027 decorrem entre 18 e 25 de setembro. Crédito: JMP
Algarve, Cultura, Desporto

Portimão e Lagoa recebem Jogos do Mediterrâneo de Praia em setembro de 2027

10:30 19 Setembro, 2026 02:45 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Três praias do Algarve acolhem os Jogos de 18 a 25 de setembro de 2027. Organização quer aproveitar as condições locais para fazer a melhor edição de sempre

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Idosa a levantar dinheiro de noite. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Bancos portugueses alertam: se tem um destes códigos PIN, deve alterá-lo

15:30 19 Setembro, 2026 13:45 19 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas combinações usadas no PIN do cartão são demasiado previsíveis e podem facilitar o acesso indevido à conta bancária

Monchique.
Algarve

“Foi como voltar atrás no tempo”: britânica trocou o Reino Unido por esta vila algarvia nos anos 80 e comprou a quinta onde ainda hoje vive

11:50 18 Setembro, 2026 21:01 13 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A mesma propriedade onde Kay e Pete chegaram de caravana, no início dos anos 80, continua a marcar a vida da britânica, agora com 78 anos

Europa

Javi deixou o emprego após 23 anos e agora ganha 1.500€ num dia como independente: “A chefes só chegam os graxistas”

20:30 18 Setembro, 2026 16:06 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de trabalhar 23 anos por conta de outrem, o espanhol Javi decidiu mudar de vida e dedicar-se ao setor audiovisual

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Condução
Auto, Nacional

Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações

21:00 19 Setembro, 2026 19:20 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Luz interior do carro não é proibida durante a marcha, mas os atos que possam prejudicar a condução em segurança podem dar origem a uma coima

Rolhas dentro de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas

23:00 19 Setembro, 2026 22:52 19 Setembro, 2026 | Luís Santos

As rolhas podem ter uma utilidade inesperada dentro do carro, sobretudo em dias marcados por maior humidade

Últimas Notícias

  • Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas
    Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas
  • Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações
    Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações
  • Andrea, camionista, começou a conduzir aos 21 anos e fala sobre as dificuldades da profissão: “O salário devia ser melhor e 15 horas de serviço são muito exigentes”
    Andrea, camionista, começou a conduzir aos 21 anos e fala sobre as dificuldades da profissão: “O salário devia ser melhor e 15 horas de serviço são muito exigentes”
  • Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado
    Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado
  • Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo
    Bosch, fabricante de equipamentos, faz aviso: nunca deixe a porta do forno aberta após utilizá-lo

Opinião

  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
  •  A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos
     A reforma escolar dos trinta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
    Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento