O Chega ganhou em Boliqueime, nas eleições legislativas deste domingo, freguesia do ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, no concelho de Loulé, com 30,19% e 763 votos.
Na terra do antigo líder do PSD, a Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM) obteve 26,95%, correspondente a 681 votos, seguindo-se o PS com 20,66% e 522 votos.
Em quarto ficou a Iniciativa liberal (4,16%, 105 votos), seguida do Bloco de Esquerda (3,96%, 100 votos), ADN (2,85%, 72 votos), PAN (2,41%, 61 votos), Livre (2,41%, 61 votos) e CDU (PCP e PEV) (1,58%, 40 votos).
Aníbal Cavaco Silva nasceu a 15 de julho de 1939 em Boliqueime, concelho de Loulé, terra de residência da sua família, ali tendo passado a infância e grande parte da juventude, de onde saiu aos 17 anos, para seguir os seus estudos superiores em Lisboa.
Ventura assinala “resultado histórico” do Chega e fim do bipartidarismo
O presidente do Chega, André Ventura, considerou este domingo que as projeções de resultados apontam para um “resultado histórico” e o fim do bipartidarismo, defendendo que a direita deve ser responsável e “dar um Governo estável a Portugal”.
“O Chega pode atingir esta noite mais de 20% dos votos, é um resultado absolutamente histórico”, afirmou, em declarações aos jornalistas, à chegada ao hotel onde o Chega montou o “quartel-general” para esta noite.
André Ventura chegou cerca das 20:20 ao hotel que o partido escolheu para acompanhar a noite eleitoral, acompanhado da mulher.
O presidente do Chega considerou também que, “a confirmarem-se as projeções” dos resultados, hoje “é o dia que assinala o fim do bipartidarismo em Portugal”.
André Ventura defendeu também que, “segundo tudo indica, haverá uma maioria forte à direita para governar” e isso “significa que a partir desta noite temos de começar a trabalhar para que haja um governo estável em Portugal”.
“Agora temos uma maioria nas mãos, os portugueses deram-nos uma maioria, seremos totalmente irresponsáveis se não a concretizarmos com um Governo que espero que amanhã possa ser feito”, salientou.
Leia também: Conheça as previsões do tempo para a semana da Páscoa