Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lusa
Política

Chega é o primeiro partido no distrito de Faro com 27,19% dos votos

Chega elege três deputados no distrito de Faro e lidera na região. O PS e a AD elegem igualmente três deputados cada

22:41 10 Março, 2024 23:03 10 Março, 2024
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista, diretor e fundador do jornal Postal do Algarve
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Chega venceu as eleições legislativas deste domingo no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, e elegeu três dos nove deputados, sendo o primeiro distrito que o partido ganha.

Em 2022, o Chega tinha alcançado 12,30% dos votos e um deputado em Faro, ficando como terceira força, atrás do PS e do PSD.

Nas eleições deste domingo, o PS passou para o segundo lugar, com 25% dos votos e a coligação PSD/CDS/PPM ficou em terceiro, elegendo cada um três deputados naquele distrito.

O PS, que tinha conseguido eleger cinco deputados em Faro nas últimas legislativas, perdeu dois deputados para o Chega, tendo o PSD mantido os três mandatos conseguidos em 2022.

Os resultados oficiais provisórios foram divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna após o apuramento das 67 freguesias.

Em 2022, o PS foi a força mais votada, com cinco mandatos, seguido do PSD (a concorrer sozinho), com três, e do Chegam com um.

Era o seguinte o quadro completo dos resultados às 22:22, em comparação com os dados correspondentes às mesmas freguesias na eleição de 2022:

Fontes: Lusa e Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral (SGMAI-AE)

As mesas de voto para as eleições legislativas abriram hoje às 08:00 em Portugal Continental e na Madeira e encerraram às 19:00. Nos Açores, fecham uma hora mais tarde (20:00 em Portugal continental)

Segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), estavam inscritos para votar 10.819.122 eleitores.

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais – 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa.

Concorreram a estas legislativas antecipadas 18 forças políticas, menos três do que nas eleições de 2019 e 2022.

O Chega mais que duplicou o número de deputados eleitos nas legislativas deste domingo, somando 26 mandatos, quando estavam apurados os resultados provisórios em 2.986 das 3.092 freguesias.

Com 96,41% dos votos apurados, é nos distritos do Porto, com quatro deputados eleitos, e Santarém, Faro e Braga, com três deputados, que o partido conquista o maior número de mandatos.

Nas eleições legislativas de 2022, o Chega elegeu 12 deputados para a Assembleia da República.

Chega celebra “grande resultado” e “vitória da direita”

Palmas e gritos de “Chega, Chega” foram ouvidos este domingo entre os apoiantes que acompanham a noite eleitoral do partido, com o líder parlamentar a salientar que as projeções indicam um “grande resultado” e uma “vitória da direita”.

“Estamos perante uma noite histórica. As primeiras projeções indicam isso mesmo, indicam que em Portugal vai haver uma viragem, vai haver uma vitória da direita, e vai haver um grande resultado do Chega”, afirmou Pedro Pinto.

Na sala do hotel em Lisboa que o Chega escolheu para acompanhar a noite eleitoral estão maioritariamente jornalistas e algumas dezenas de apoiantes, que se concentraram às 20:00 junto aos dois televisores para acompanhar as primeiras projeções, que dão a vitória à Aliança Democrática (coligação PSD/CDS-PP/PPM).

Pedro Pinto disse que “o Chega vai no mínimo dobrar a sua votação”, mas mostrou-se convicto de que “será certamente muito mais do que isso”.

“O Chega é quem mais sobre, o Chega tem um grande, grande resultado”, salientou, agradecendo aos militantes e simpatizantes que estiveram na campanha e também aos membros das mesas de voto.

O líder parlamentar e membro da direção do partido salientou também que “a esquerda não ganha”.

“Os portugueses deram um grito de revolta”, defendeu Pedro Pinto, afirmando que o Chega vai eleger “um grande grupo parlamentar” que vai “trabalhar e fazer o melhor pelos portugueses”.

Quando foram apresentados os dados relativos ao Chega, que apontam um crescimento do partido, os apoiantes bateram palmas e gritaram “Chega, Chega, Chega” e “Portugal, Portugal, Portugal”, fazendo o “V” de vitória com os dedos.

Ouviram-se também comentários como “é o Chega que faz a diferença” ou “sem o Chega não há maioria de direita”.

Leia também: Chega ganha em Boliqueime, freguesia do ex-Presidente Cavaco Silva

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem

17:10 9 Outubro, 2026 14:09 9 Outubro, 2026

O portal do Governo atualizou, a 8 de outubro, as informações sobre a carta de condução, documentos obrigatórios e outras regras que todos os automobilistas devem conhecer

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Igreja Matriz de Martim Longo.
Algarve Cultura

Já entrou na igreja desta aldeia algarvia? Foram os moradores que pagaram o templo do próprio bolso

12:50 9 Outubro, 2026 11:38 9 Outubro, 2026

Em Martim Longo, uma igreja com mais de cinco séculos guarda uma história pouco habitual sobre quem suportou os custos da sua construção

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Compras no supermercado.
Nacional

Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar

21:20 9 Outubro, 2026 14:45 9 Outubro, 2026

O valor apresentado na caixa nem sempre coincide com aquele que estava indicado junto do produto

Algarve

Tavira está de luto pela morte de Jorge Faleiro

09:31 9 Outubro, 2026 09:33 9 Outubro, 2026

Manifestações de pesar multiplicaram-se após a morte de Jorge Faleiro, figura ligada à cultura, ao associativismo e à vida pública tavirense

Bolachas Maria.
Gastronomia

Come bolachas Maria? Há uma razão para terem aqueles furos e não é apenas decoração

16:40 9 Outubro, 2026 12:11 9 Outubro, 2026

Os pequenos orifícios das bolachas Maria cumprem uma função durante a cozedura e ajudam a explicar a textura e o formato que apresentam

Economia Opinião

A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos

17:24 9 Outubro, 2026 17:28 9 Outubro, 2026

"Para o Estado, o erro pode ser uma linha corrigida numa folha de cálculo. Para quem vive da pensão, pode ser o orçamento de um mês inteiro"

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia

Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido

18:20 9 Outubro, 2026 14:20 9 Outubro, 2026

Se uma transferência bancária não for executada e o dinheiro não chegar ao destino, há regras para a devolução do montante

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Christa Pike. Crédito: DR
Mundo

Mulher condenada à morte sobrevive a duas doses de injeção letal e já está consciente: recuperação é considerada “sem precedentes”

11:45 7 Outubro, 2026 11:55 7 Outubro, 2026

Deveria ter sido executada , mas sobreviveu após receber duas doses de pentobarbital. Agora está consciente e consegue falar

Quarto de hotel.
Vida & Lazer

Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração

15:50 8 Outubro, 2026 13:48 8 Outubro, 2026

A faixa que aparece aos pés de muitas camas de hotel pode ajudar a proteger a roupa de cama do contacto com objetos e calçado

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor está de volta: termómetros podem ultrapassar os 30 ºC em Portugal a partir desta data

16:10 7 Outubro, 2026 16:25 7 Outubro, 2026

Portugal prepara-se para uma nova subida das temperaturas, com os termómetros a poderem superar os 30 ºC já na próxima semana

Moedas de prata. Crédito. Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal lança nova moeda de 7,50 euros: há apenas 30 mil exemplares

21:00 9 Outubro, 2026 11:07 8 Outubro, 2026

Uma nova moeda portuguesa de coleção entra em circulação este mês. Tem o valor facial de 7,50 euros homenageia o Aqueduto das Águas Livres

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem

17:10 9 Outubro, 2026 14:09 9 Outubro, 2026

O portal do Governo atualizou, a 8 de outubro, as informações sobre a carta de condução, documentos obrigatórios e outras regras que todos os automobilistas devem conhecer

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve, Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Igreja Matriz de Martim Longo.
Algarve, Cultura

Já entrou na igreja desta aldeia algarvia? Foram os moradores que pagaram o templo do próprio bolso

12:50 9 Outubro, 2026 11:38 9 Outubro, 2026

Em Martim Longo, uma igreja com mais de cinco séculos guarda uma história pouco habitual sobre quem suportou os custos da sua construção

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Compras no supermercado.
Nacional

Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar

21:20 9 Outubro, 2026 14:45 9 Outubro, 2026

O valor apresentado na caixa nem sempre coincide com aquele que estava indicado junto do produto

Algarve

Tavira está de luto pela morte de Jorge Faleiro

09:31 9 Outubro, 2026 09:33 9 Outubro, 2026

Manifestações de pesar multiplicaram-se após a morte de Jorge Faleiro, figura ligada à cultura, ao associativismo e à vida pública tavirense

Bolachas Maria.
Gastronomia

Come bolachas Maria? Há uma razão para terem aqueles furos e não é apenas decoração

16:40 9 Outubro, 2026 12:11 9 Outubro, 2026

Os pequenos orifícios das bolachas Maria cumprem uma função durante a cozedura e ajudam a explicar a textura e o formato que apresentam

Economia, Opinião

A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos

17:24 9 Outubro, 2026 17:28 9 Outubro, 2026

"Para o Estado, o erro pode ser uma linha corrigida numa folha de cálculo. Para quem vive da pensão, pode ser o orçamento de um mês inteiro"

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia

Fez uma transferência imediata mas o dinheiro não chegou? Banco de Portugal esclarece quando o valor deve ser devolvido

18:20 9 Outubro, 2026 14:20 9 Outubro, 2026

Se uma transferência bancária não for executada e o dinheiro não chegar ao destino, há regras para a devolução do montante

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Christa Pike. Crédito: DR
Mundo

Mulher condenada à morte sobrevive a duas doses de injeção letal e já está consciente: recuperação é considerada “sem precedentes”

11:45 7 Outubro, 2026 11:55 7 Outubro, 2026

Deveria ter sido executada , mas sobreviveu após receber duas doses de pentobarbital. Agora está consciente e consegue falar

Quarto de hotel.
Vida & Lazer

Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração

15:50 8 Outubro, 2026 13:48 8 Outubro, 2026

A faixa que aparece aos pés de muitas camas de hotel pode ajudar a proteger a roupa de cama do contacto com objetos e calçado

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor está de volta: termómetros podem ultrapassar os 30 ºC em Portugal a partir desta data

16:10 7 Outubro, 2026 16:25 7 Outubro, 2026

Portugal prepara-se para uma nova subida das temperaturas, com os termómetros a poderem superar os 30 ºC já na próxima semana

Moedas de prata. Crédito. Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal lança nova moeda de 7,50 euros: há apenas 30 mil exemplares

21:00 9 Outubro, 2026 11:07 8 Outubro, 2026

Uma nova moeda portuguesa de coleção entra em circulação este mês. Tem o valor facial de 7,50 euros homenageia o Aqueduto das Águas Livres

Últimas Notícias

  • Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar
    Produto passou mais caro na caixa do que estava na prateleira? Saiba qual é o preço que deve pagar
  • Banco de Portugal lança nova moeda de 7,50 euros: há apenas 30 mil exemplares
    Banco de Portugal lança nova moeda de 7,50 euros: há apenas 30 mil exemplares
  • Comprou um produto e a loja não resolve o problema? Governo explica como pode reclamar sem ir a tribunal
    Comprou um produto e a loja não resolve o problema? Governo explica como pode reclamar sem ir a tribunal
  • É do signo Balança? Está a chegar a Lua Nova em Libra e pede coragem para os próximos dias
    É do signo Balança? Está a chegar a Lua Nova em Libra e pede coragem para os próximos dias
  • Rituais do Sul regressam a Olhão com artesanato, música e solidariedade
    Rituais do Sul regressam a Olhão com artesanato, música e solidariedade

Opinião

  • A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos
    A ternura dos quarenta (anos de descontos) | Por José Figueiredo Santos
  • Jornalismo independente | Por Luís Ganhão
    Jornalismo independente | Por Luís Ganhão
  • Quarteira não pode limitar-se a crescer. Tem de evoluir | Por Rui Pinto
    Quarteira não pode limitar-se a crescer. Tem de evoluir | Por Rui Pinto

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
    Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
  • Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
    Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal