Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dossier Autárquicas 2017, Política

CDU quer sector produtivo mais forte em Alcoutim

A coligação que une o PCP e o PEV quer ter lugar na Câmara alcouteneja nestas eleições de Outubro e para tanto avança com o cabeça-de-lista à autarquia Mário Nunes. Aos 65 anos o candidato aposta na dinamização do sector produtivo, sem a qual, diz: “o concelho definha e morre”. As respostas do candidato […]

07:36 27 Setembro, 2017 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Para o candidato da coligação de esquerda a palavra de ordem é dinamizar o sector produtivo local

A coligação que une o PCP e o PEV quer ter lugar na Câmara alcouteneja nestas eleições de Outubro e para tanto avança com o cabeça-de-lista à autarquia Mário Nunes.

Aos 65 anos o candidato aposta na dinamização do sector produtivo, sem a qual, diz: “o concelho definha e morre”.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL

 

POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate à Presidência da Câmara?
Mário Nunes (MN): Candidato-me porque sinto profundamente o meu concelho e os graves problemas económicos e sociais que o enfermam e prejudicam as suas populações, principalmente as mais desfavorecidas e frágeis socialmente. Nessa perspectiva sinto poder ajudar, em conjunto com os demais candidatos da CDU Alcoutim, a resolver esses problemas do concelho e das populações.

A CDU Alcoutim tem no seu programa um conjunto de propostas de grande alcance e se forem implementadas elas vão ao encontro das necessidades e das soluções para reverter o acelerado processo de desertificação dos campos e o despovoamento das aldeias e montes e essa enorme preocupação, que sinto e vivo no concelho, foi determinante para ter aceitado este desafio político, que a CDU me endereçou.

O candidato numa acção de campanha

P: Na sua opinião quais são os problemas fundamentais do concelho são?
MN: O acesso aos cuidados de saúde, em caso de doenças súbitas ou nas consultas de rotina; A desertificação dos campos; o êxodo dos jovens, quando terminam os seus estudos, devido às dificuldades em entrar no mercado de trabalho no seu concelho; Um défice significativo em infra-estruturas de saneamento básico; Falta de água de qualidade, para consumo humano, em muitas povoações; A falta de água no verão para explorações hortifrutícolas e pecuárias;
A conclusão do IC27 até Beja; A ponte rodoviária Alcoutim / San Lúcar; Uma cobertura do concelho em banda larga para internet, sinal de rede telemóveis e TDT, capazes de satisfazer as necessidades das populações; A dinamização e segurança do Parque Empresarial de Balurcos, para atrair investidores. Satisfeitas estas necessidades, ou uma parte significativa delas, estão encontrados os caminhos que nos conduzirão ao crescimento económico e à fixação das populações.

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê?
MN: A CDU leva muito a sério a defesa dos direitos dos cidadãos e nesse sentido entregar-se-á de “corpo e alma” para a resolução dos graves problemas que enfermam o concelho de Alcoutim e a qualidade de vida das suas populações, as quais se confrontam, por vezes, com algum abandono por parte do poder Central e Autárquico.

A CDU Alcoutim não quer, de forma alguma, repetir a “receita” até agora posta em prática, a qual já demonstrou não ser capaz de resolver os problemas de Alcoutim e suas populações e nesse sentido a CDU não se poupará a todos os esforços para que os jovens se sintam apoiados quando precisam, levando a que se fixem no concelho e vivam próximos de seus familiares e amigos. A CDU considera que se forem satisfeitas essas exigências sociais, mais facilmente o desenvolvimento económico será concretizado e revertido o processo de desertificação e despovoamento em curso.

Um momento de Mário Nunes na campanha que decorre até sexta-feira

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face às dos restantes candidatos?
MN: Não conhecendo ainda as propostas dos outros dois candidatos, apenas posso dizer que as propostas da CDU Alcoutim vão no sentido da dinamização da economia real do concelho e a melhoria das condições de vida das suas populações, concretamente com o apoio aos jovens empreendedores e que queiram viver no concelho, apoio esse que deve satisfazer as suas necessidades técnicas, jurídicas e outras e que se traduzam na valorização dos seus conhecimentos e do seu trabalho.

A CDU Alcoutim não pode deixar de regozijar-se pela existência de um conjunto de infra-estruturas, as quais permitem actividades na área do desporto, lazer e convívio e nesse sentido a CDU apoia incondicionalmente a sua continuidade e a melhoria dessas condições, sem contudo deixar de realçar, como fundamental, a dinamização do sector produtivo, nas mais diversas áreas de actividade, porque sem produção e sem a criação de empregos e riquezas, o concelho de Alcoutim definha-se e “morre”.

P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
MN: A implementação de uma incubadora de empresas, a qual permitia também a dinamização do Parque Empresarial de Balurcos e a Orçamentação de um Concurso Ideias Inovadoras, onde anualmente sejam seleccionados seis projectos, como forma de incentivar os Alcoutenejos a criarem o seu próprio emprego, sendo um dos requisitos para as avaliações dos projectos, feitas por um painel de júris de reconhecida idoneidade, uma interação efectiva com as empresas já instaladas ou a produzir no concelho, dando como ex. a Charcutaria “Feito no Zambujal”; a Dandlen & Vasques (óleos essenciais); a Naturficus (pomar de figo-da-índia), entre outras.

Os estímulos dados aos projectos inovadores, com enfoque nos sectores produtivos, transformação e serviços, dariam uma maior confiança aos empresários já instalados e aos que certamente iriam querer investir no concelho, permitindo assim criar a desejável cadeia de valores e a tão necessária dinâmica empresarial, no concelho de Alcoutim.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Algarve Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Mundo Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Algarve

Todas as freguesias de Vila Real de Santo António passam a dispor de Espaço Cidadão

15:40 15 Julho, 2026 15:43 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novos balcões permitem tratar dezenas de serviços públicos em todas as freguesias, evitando deslocações à sede do concelho

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Economia Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé

10:25 15 Julho, 2026 10:37 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessões gratuitas realizam-se a 23 de julho, em Albufeira e Loulé, para apresentar apoios ao investimento empresarial no Algarve

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Pode levar multa por colocar o chapéu de sol em frente à concessão na praia no Algarve? Advogada responde

14:30 13 Julho, 2026 14:01 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um chapéu de sol junto a uma concessão na praia pode gerar conflitos, mas nem sempre dá direito a multa

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Mundo

Trump abandona cobrança sobre navios e troca taxa milionária por investimentos dos países do Golfo

19:40 14 Julho, 2026 18:40 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conversações com líderes do Médio Oriente, Donald Trump trocou a polémica cobrança por promessas de novos investimentos e acordos com os países do Golfo

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Algarve, Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Mundo, Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Algarve

Todas as freguesias de Vila Real de Santo António passam a dispor de Espaço Cidadão

15:40 15 Julho, 2026 15:43 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Novos balcões permitem tratar dezenas de serviços públicos em todas as freguesias, evitando deslocações à sede do concelho

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé

10:25 15 Julho, 2026 10:37 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Sessões gratuitas realizam-se a 23 de julho, em Albufeira e Loulé, para apresentar apoios ao investimento empresarial no Algarve

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Pode levar multa por colocar o chapéu de sol em frente à concessão na praia no Algarve? Advogada responde

14:30 13 Julho, 2026 14:01 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um chapéu de sol junto a uma concessão na praia pode gerar conflitos, mas nem sempre dá direito a multa

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor intenso está de regresso a Portugal a partir desta data e termómetros podem superar os 40 ºC

17:50 13 Julho, 2026 14:54 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor intenso deverá regressar a Portugal a partir de 19 de julho, com uma subida gradual das temperaturas e máximas que poderão ultrapassar os 40 ºC

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente atlântica aproxima-se de Portugal: estas regiões podem contar com chuva a partir deste dia

06:00 11 Julho, 2026 12:21 11 Julho, 2026 | João Luís

Uma frente atlântica deverá chegar a Portugal continental este fim-de-semana, trazendo chuva a estas regiões

Mundo

Trump abandona cobrança sobre navios e troca taxa milionária por investimentos dos países do Golfo

19:40 14 Julho, 2026 18:40 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conversações com líderes do Médio Oriente, Donald Trump trocou a polémica cobrança por promessas de novos investimentos e acordos com os países do Golfo

Gibraltar.
Europe Direct Algarve

“Vivo bem”: Elisabete mudou-se do Algarve para Gibraltar há 50 anos e destaca as boas condições para reformados residentes

15:10 14 Julho, 2026 13:32 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Saiu do Algarve na década de 70 à procura de trabalho e Elisabete continua em Gibraltar quase meio século depois

Últimas Notícias

  • Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
    Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
  • Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas
    Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal