Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Dossier Autárquicas 2017, Política

CDU luta por Lagoa e promete criar pontes para garantir o desenvolvimento

A coligação de esquerda CDU, que abarca o partido comunista e o partido Os Verdes propõe ao eleitorado de Lagoa um nome para chegar à presidência da Câmara local, António Flamino. Com diversas propostas plasmadas nas respostas que deu ao POSTAL o candidato promete defender causas e fazer pontes. As respostas do candidato às […]

11:59 27 Setembro, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
António Flamino é o cabeça-de-lista da CDU à Câmara lagoense
A coligação de esquerda CDU, que abarca o partido comunista e o partido Os Verdes propõe ao eleitorado de Lagoa um nome para chegar à presidência da Câmara local, António Flamino.

Com diversas propostas plasmadas nas respostas que deu ao POSTAL o candidato promete defender causas e fazer pontes.

As respostas do candidato às perguntas do POSTAL

POSTAL (P): Quais as razões determinantes para que se candidate á Presidência da Câmara?
António Flamino (AF): Candidato-me à Câmara Municipal de Lagoa, porque sou um defensor de causas sociais, ambientais, defendendo a água pública e a proteção do património e as pessoas estão sempre em primeiro lugar, logo a minha candidatura deve-se e prende-se com o desenvolvimento económico, criação de emprego, afirmação do concelho de Lagoa como destino turístico, promoção da marca Lagoa e as suas praias, estas são as linhas gerais do programa. Além de uma pessoa de causas, a minha postura enquanto autarca sempre foi ‘fazer pontes’.

Fui autarca da CDU, em executivos participando no trabalho autárquico com outros eleitos de outras cores políticas e, se for eleito, sê-lo-ei para trabalhar e para participar. Vejo a política como participação cívica das pessoas e isso não quer dizer que tenhamos de ser adversários ou inimigos.

P: Na sua Opinião quais são os problemas fundamentais do concelho?
AF: A afirmação do concelho de Lagoa como destino turístico nacional e internacional, promoção e consolidação da marca Lagoa, assim como todas as suas maravilhosas praias.

Desenvolvimento económico e criação de emprego.

Melhoria da eficiência energética do concelho, o uso sustentável da água e a gestão adequada de resíduos, serão grandes desafios que teremos nas próximas décadas. Assumimos estes compromissos da CDU para este mandato.

Pautaremos a nossa intervenção na exigência da prestação de cuidados de saúde de qualidade, exigindo da Administração Central que o concelho seja dotado de uma rede de infraestruturas de saúde, recursos humanos e materiais.

Iremos, também, exigir do Governo Central a rápida requalificação da EN125 e o fim das portagens na A22.

A CDU assume desde já o compromisso de criar condições para a redução da fiscalidade municipal, nomeadamente o IMI, tendo presente não só o agregado familiar, mas também os idosos com fracos recursos económicos.

Criaremos um gabinete de apoio ao empresário, pois sabemos das dificuldades que existem nos despachos dos processos. Estas dificuldades têm como consequência uma demora muito longa e prejudicial aos mesmos. A nossa ideia é centralizar tudo num só gabinete, o que facilitaria o agilizar dos processos. Criava-se riqueza e postos de trabalho no concelho.

O rosto do homem forte da CDU para o dia 1 de Outubro em Lagoa

P: A sua candidatura é a melhor opção para dirigir os destinos da Câmara porquê?
AF: A segurança e tranquilidade é um direito das populações, e uma obrigação das autarquias é garantir que esse direito seja exercido em liberdade. Se for eleito, como espero, a CDU vai pedir mais e melhores meios para a GNR, no reforço dos meios humanos e materiais indispensáveis ao exercício da prevenção e no combate à criminalidade.

A promoção da tranquilidade e bem-estar da população do nosso concelho passa pela dinamização do Conselho Municipal de Segurança, pelo envolvimento de todos os agentes económicos e sociais e pela prática de políticas de integração.

A marginalidade e as causas que lhe dão origem, designadamente o desemprego, a exclusão social, as raízes da toxicodependência, o racismo e a xenofobia, combatem-se tornando as nossas Freguesias em locais onde valha a pena e onde dê gosto viver.

A CDU considera que as autarquias locais devem assumir especiais responsabilidades na promoção e reabilitação dos espaços urbanos, na melhoria da iluminação publica e na criação de equipamentos indispensáveis à vida das comunidades. Que sejam espaços de lazer e de ocupação de tempos livres, com valências na cultura e no desporto.

Ainda no que se refere à segurança passiva e à Protecção Civil, a CDU propõe-se elaborar um estudo e consequente cadastro dos edifícios municipais e não municipais no âmbito de colaboração autárquica, incluindo os equipamentos educativos na sua esfera de competência, com planos de evacuação e segurança, bem como a criação de um programa de controlo de áreas em risco geológico.

P: Quais as grandes propostas diferenciadoras da sua candidatura face ás dos restantes candidatos?
AF: A diferença é muita de ter uma Câmara CDU, pois nós auscultamos as populações e fazemos as coisas com o coração. Comprometida com o projecto autárquico na defesa dos interesses do concelho e do poder local democrático.

Tendo como objectivo o desenvolvimento económico e criação de emprego, bem como a afirmação de lagoa como destino turístico nacional e internacional de qualidade, vamos desenvolver e implementar políticas para a qualificação de activos na área do turismo, com programas de formação e de criação de novas competências vocacionais para este sector.

Pretendemos também, promover uma prática de relação e consulta permanece com os agentes económicos, designadamente os que invistam e criem riqueza e emprego no concelho, assumindo com estes uma postura de parceria.

Na mesma linha de pensamento vamos promover e consolidar a marca “Lagoa e Suas Praias”.

A CDU propõe a formalização de parcerias com as Freguesias e associações de munícipes de ordem diversa, comerciantes, condóminos e proprietários, no sentido de promover e executar obras de conservação ao edificado existente, com a intervenção nas fachadas, coberturas e infraestruturas, nos termos de regulamentação apropriada.

Com a CDU na Câmara Municipal, será implementado um plano devidamente estruturado de revisão das condições de acessibilidade aos equipamentos e espaços públicos a pessoas com mobilidade reduzida, com garantia de qualidade de utilização e em segurança.

Será considerada a possibilidade de se construir parques ou silos de estacionamento automóvel em áreas onde nos períodos de verão a circulação automóvel é mais intensa e nos centros urbanos em freguesias com maior densidade populacional. 

P: As duas primeiras medidas estruturantes a avançar caso vença as eleições, quais serão?
AF: Assumimos desde já o compromisso de criarmos condições para a redução da fiscalidade municipal, nomeadamente do IMI, tendo presente as necessidades do município e as reais possibilidades da população e dos trabalhadores

Exigiremos o adequado financiamento das competências transferidas da Administração Central para o concelho de Lagoa, da mesma maneira que os acordos com as Freguesias, nesta como noutras matérias, terão a dignidade devida e a transparência necessária.

A CDU na Câmara Municipal de Lagoa irá criar condições de facilidade de instalação particular ou em parceria com os agentes económicos que invistam e criem riqueza e emprego no concelho.

O município conta com trabalhadores de grande qualidade e valor, capazes de contribuir de forma determinante para o progresso do concelho, pelo que se torna fundamental a defesa, dignificação e manutenção dos postos de trabalho.

Propomo-nos concentrar o processo de licenciamento dos loteamentos e edificações num único serviço da câmara dedicado a este sector, dotado dos meios necessários.

Os próximos anos terão como grandes desafios a melhoria da eficiência energética dos municípios, o uso sustentável da água e a afirmação permanente de que este é um bem público inalienável, bem como a gestão adequada de resíduos. Estes serão os compromissos da CDU para este mandato, sempre sob o lema – Trabalho, Honestidade e Competência – cujo Programa de Candidatura a CDU vai apresentar ao eleitorado, e onde as propostas terão uma forma mais desenvolvida.

Lagoa e Suas Praias– Marca promocional do Município a ser criada de imediato pela Câmara Municipal de Lagoa.

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem carta de condução? Esta data pode não ser a que pensa e conduzir com o documento caducado dá multa

08:50 9 Agosto, 2026 20:23 8 Agosto, 2026 | João Luís

Ano em que tirou a carta de condução pode fazer diferença e deixar passar a data de renovação pode trazer consequências que vão além da coima

Algarve Economia Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Cardiologista. Crédito: DR
Saúde

Aviso de cardiologista: este ingrediente “destrói silenciosamente o coração” e está presente em muitos alimentos

08:20 9 Agosto, 2026 15:43 7 Agosto, 2026 | João Luís

Este ingrediente mau para o coração está presente em vários produtos consumidos diariamente, muitas vezes sem que se repare na quantidade

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idoso a olhar para uma folha.
Nacional

Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão

18:00 9 Agosto, 2026 17:51 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por exercer funções no setor público enquanto recebia pensão, este notário reformado foi condenado a devolver mais de 59.000€ à Segurança Social espanhola

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem carta de condução? Esta data pode não ser a que pensa e conduzir com o documento caducado dá multa

08:50 9 Agosto, 2026 20:23 8 Agosto, 2026 | João Luís

Ano em que tirou a carta de condução pode fazer diferença e deixar passar a data de renovação pode trazer consequências que vão além da coima

Algarve, Economia, Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa

18:30 9 Agosto, 2026 16:53 9 Agosto, 2026 | João Luís

Pode estar a perder dinheiro sem se aperceber. Descubra qual é o valor que define o acesso aos apoios do Estado e veja se está incluído

Cardiologista. Crédito: DR
Saúde

Aviso de cardiologista: este ingrediente “destrói silenciosamente o coração” e está presente em muitos alimentos

08:20 9 Agosto, 2026 15:43 7 Agosto, 2026 | João Luís

Este ingrediente mau para o coração está presente em vários produtos consumidos diariamente, muitas vezes sem que se repare na quantidade

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Linhas verdes na estrada. Crédito: Foto IA
Auto, Europa

Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

16:30 9 Agosto, 2026 12:19 8 Agosto, 2026 | Luís Santos

Se for a Madrid, encontrar uma linha verde na estrada pode gerar dúvidas, mas conhecer o seu significado é essencial para evitar multas

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Idoso a olhar para uma folha.
Nacional

Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão

18:00 9 Agosto, 2026 17:51 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por exercer funções no setor público enquanto recebia pensão, este notário reformado foi condenado a devolver mais de 59.000€ à Segurança Social espanhola

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Últimas Notícias

  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
  • Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa
    Recebe abaixo deste limite? Pode pedir mais dinheiro ao Estado e estes são os apoios em causa
  • Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão
    Reformado condenado a pagar 59.161€ à Segurança Social por receber pensão de velhice enquanto exercia funções: tribunal ‘validou’ decisão
  • “Trabalhei desde os 14 anos e com 48 anos de descontos tiraram‑me 28% da pensão”: homem despedido foi obrigado a reformar-se aos 61 anos
    “Trabalhei desde os 14 anos e com 48 anos de descontos tiraram‑me 28% da pensão”: homem despedido foi obrigado a reformar-se aos 61 anos
  • Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas
    Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
  • Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
    Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento