O Projecto de Resolução do PCP, “Pela melhoria do transporte ferroviário no Algarve”, foi aprovado em sessão plenária da Assembleia da República no passado dia 29 de Março.
A proposta contempla várias medidas de diversificação e modernização da linha ferroviária algarvia, cujo desempenho está muito aquém das necessidades regionais de transporte, segundo o partido comunista.
“Ao longo de grande parte da sua existência, a Linha do Algarve não beneficiou de imprescindíveis obras de modernização, tendo-se afastado cada vez mais das necessidades regionais de transporte de passageiros e de carga, perdendo importância relativamente a outros modos de transporte, nomeadamente o rodoviário”, refere o Projecto de Resolução.
O projecto propõe: “concluir o processo de electrificação da Linha do Algarve nos troços Lagos-Tunes e Faro-Vila Real de Santo António, a equação da criação de uma linha ferroviária entre e o Algarve e a Andaluzia, a contratação de pessoal operacional para a Linha do Algarve, a criação de ligações directas entre Lagos e Vila Real de Santo António, a realização de obras de reabilitação e beneficiação das estações e apeadeiros da linha algarvia e criação de novos apeadeiros”, entre outras medidas.
O projecto será benéfico para a melhoria do serviço agora prestado aos utentes e contribuirá “de forma inegável para a melhoria do serviço prestado aos utentes, tornando a região “mais atrativa para os residentes e visitantes da região”, segundo o comunicado do partido à imprensa.