Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto de arquivo | DR
Nacional, Opinião

Tavira em festa e “justiça popular” na rua | Por Michael Hagedorn

Artigo de opinião de Michael Hagedorn: “Dois homens saem de duas lojas locais e sentem-se no direito de fazer justiça pelas suas próprias mãos em público, com o argumento de que o indivíduo precisa de uma lição e que a polícia nada faz ou é impotente”

09:02 11 Setembro, 2023 08:48 12 Setembro, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Sexta-feira à noite, Tavira celebra a Feira da Dieta Mediterrânica, as ruas estão cheias de gente, o ambiente é de festa. Também nós damos um passeio pela cidade. Na Rua 5 de Outubro, passa por nós, como tantas vezes, um pedinte e ladrão que em Tavira toda a gente conhece e do qual se diz que sofre de alguma perturbação mental. O homem, já frequentemente condenado por furto e outras tantas vezes libertado, segue, em agitação doentia como sempre, mas desta vez sem pedir esmola ou importunar ninguém. Já quase ao pé da ponte romana, de repente, dois indivíduos saem precipitadamente das suas lojas e um deles atira o mendigo ao chão e desfere-lhe um violentíssimo murro nas costas. Perante isto, nós e um outro passante intervimos, gritando e impedindo o agressor de continuar a pancadaria. Enquanto gritávamos para que parassem de bater ao homem, este escapuliu-se rua abaixo. Gerou-se então uma discussão em alta voz, na qual o agressor e o seu cúmplice justificavam a agressão com o facto de se tratar de um ladrão, pelo que tinha de ser castigado. Respondemos que o que havia a fazer era chamar a polícia, pois vivemos num estado de direito onde há leis claras e que ninguém tem o direito de fazer justiça pelas suas próprias mãos. Em inglês e com grande agressividade, um deles gritava: “a polícia não faz nada”, “vão-se embora que não têm nada a ver com isto”, “não se metam nisto, eu tenho aqui o meu negócio”!

MICHAEL HAGEDORN
Tavira

As muitas pessoas que ali se encontravam assistiam ao “espectáculo” interessadas e curiosas, sem nada dizer ou fazer. Às tantas, uma senhora veio ter connosco explicando que o homem rouba e que essa seria a razão do castigo. Mais uma vez, dissemos que sabíamos disso, mas que num Estado de direito a justiça é feita pelo Estado.

Completamente chocados, avançámos pela ponte romana e deparamos com dois polícias, a quem ainda exaltados, contámos o incidente.

Enquanto um deles se afastou imediatamente, o outro ouviu-nos e explicou que não podia fazer nada e que se quiséssemos, podíamos ir à esquadra apresentar queixa. Acrescentou ainda que a polícia já actuou várias vezes, entregando o ladrão à justiça, mas que de cada vez ele volta a ser libertado, não sendo, por isso, de estranhar que, se nem os tribunais nem a autarquia intervêm, as pessoas se queiram proteger.

Sem palavras e já sem qualquer vontade de continuar o passeio, apenas argumentámos que se nada se pode fazer, estamos entregues a uma impunidade inaceitável num estado de direito e voltamos à barbárie.

Vejamos, o que nos diz este incidente?

Em Tavira, durante a feira da Dieta Mediterrânica, em plena rua e na presença de inúmeros espectadores, uma pessoa que (nessa altura) apenas caminhava na rua, é brutalmente atacada. Dois homens saem de duas lojas locais e sentem-se no direito de fazer justiça pelas suas próprias mãos em público, com o argumento de que o indivíduo precisa de uma lição e que a polícia nada faz ou é impotente.

Como cidadãos, perguntamo-nos: como é possível que este conhecido larápio, que foi filmado por câmaras de vigilância durante vários roubos a lojas e que, segundo a polícia, foi várias vezes condenado, continue em liberdade, entregue a si próprio e à situação em que rouba e assedia os transeuntes? Claro que a revolta dos habitantes e proprietários das lojas é muito compreensível.

Mas é igualmente verdade que, num estado de direito, a justiça é feita pelo Estado, ninguém tem o direito de fazer justiça pelas suas próprias mãos.

O que nos diz este incidente sobre a confiança das pessoas quanto à capacidade do Estado português de garantir o estado de direito, o que nos diz sobre a confiança nos seus órgãos, na polícia, no poder judicial e na autarquia? São todos impotentes para garantir a lei, a ordem social e a justiça?

É de todo incompreensível e perigoso que os decisores políticos continuem a ignorar esta realidade. Os graffitis de “erva power” e a venda de droga em vários locais da cidade são também indicadores de que, sob a fachada da “Tavira Linda” e dos constantes festivais e feiras, se escondem problemas brutais, que urge resolver.

É mais do que tempo de o governo local e nacional encararem este fracasso do Estado de direito e actuem com medidas urgentes. É a própria democracia que está em grande perigo.

Leia também: Prepotência policial impede educação das crianças de Tavira para mobilidade sustentável? | Por Michael Hagedorn

Homem com dinheiro na mão.
Economia Nacional

Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite

21:40 10 Outubro, 2026 16:20 10 Outubro, 2026

A proposta do Orçamento do Estado aumenta o mínimo de existência e atualiza em 3,88% os limites dos nove escalões de IRS

Algarve Cultura

Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com ciclo sobre livro antigo

08:00 11 Outubro, 2026 19:01 9 Outubro, 2026

Dois dias de programação aproximam o público do livro antigo e dos critérios usados para determinar a sua raridade e valor

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia

06:00 11 Outubro, 2026 13:21 10 Outubro, 2026

Portugal deverá continuar com temperaturas acima da média nos próximos dias, mas os modelos já sinalizam uma mudança com o regresso da chuva

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Algarve

“Caminharam sempre lado a lado”: Casal de 90 e 94 anos morre com um dia de diferença no Algarve

09:30 10 Outubro, 2026 22:57 9 Outubro, 2026

Depois de uma vida inteira lado a lado e da perda de quatro filhos, o casal faleceu com poucas horas de diferença em São Bartolomeu de Messines

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve Nacional Opinião Política

Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire

13:50 10 Outubro, 2026 13:42 10 Outubro, 2026

"É necessário exigir a governos e autarquias objetivos verificáveis, prazos, explicações para os atrasos e avaliação dos resultados", relembra Henrique Dias Freire

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS muda em 2027: estes são os novos escalões e o limite que pode fazer diferença no que paga

13:40 10 Outubro, 2026 13:00 10 Outubro, 2026

Escalões de IRS deverão subir 3,88% em 2027 e o mínimo de existência também será atualizado. Veja os novos limites previstos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem

17:10 9 Outubro, 2026 13:56 10 Outubro, 2026

O portal do Governo atualizou, a 8 de outubro, as informações sobre a carta de condução, documentos obrigatórios e outras regras que todos os automobilistas devem conhecer

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

O seu carro pode estar a partilhar dados sem perceber: estudo revela o que está a ser enviado a terceiros

12:30 10 Outubro, 2026 12:58 9 Outubro, 2026

Um estudo analisou 21 automóveis e 30 aplicações associadas e encontrou ligações a empresas externas de publicidade e análise

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Homem com dinheiro na mão.
Economia, Nacional

Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite

21:40 10 Outubro, 2026 16:20 10 Outubro, 2026

A proposta do Orçamento do Estado aumenta o mínimo de existência e atualiza em 3,88% os limites dos nove escalões de IRS

Algarve, Cultura

Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com ciclo sobre livro antigo

08:00 11 Outubro, 2026 19:01 9 Outubro, 2026

Dois dias de programação aproximam o público do livro antigo e dos critérios usados para determinar a sua raridade e valor

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia

06:00 11 Outubro, 2026 13:21 10 Outubro, 2026

Portugal deverá continuar com temperaturas acima da média nos próximos dias, mas os modelos já sinalizam uma mudança com o regresso da chuva

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Algarve

“Caminharam sempre lado a lado”: Casal de 90 e 94 anos morre com um dia de diferença no Algarve

09:30 10 Outubro, 2026 22:57 9 Outubro, 2026

Depois de uma vida inteira lado a lado e da perda de quatro filhos, o casal faleceu com poucas horas de diferença em São Bartolomeu de Messines

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve, Nacional, Opinião, Política

Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire

13:50 10 Outubro, 2026 13:42 10 Outubro, 2026

"É necessário exigir a governos e autarquias objetivos verificáveis, prazos, explicações para os atrasos e avaliação dos resultados", relembra Henrique Dias Freire

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS muda em 2027: estes são os novos escalões e o limite que pode fazer diferença no que paga

13:40 10 Outubro, 2026 13:00 10 Outubro, 2026

Escalões de IRS deverão subir 3,88% em 2027 e o mínimo de existência também será atualizado. Veja os novos limites previstos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve, Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem carta de condução? Governo atualizou guia oficial e esclarece regras que muitos condutores desconhecem

17:10 9 Outubro, 2026 13:56 10 Outubro, 2026

O portal do Governo atualizou, a 8 de outubro, as informações sobre a carta de condução, documentos obrigatórios e outras regras que todos os automobilistas devem conhecer

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

O seu carro pode estar a partilhar dados sem perceber: estudo revela o que está a ser enviado a terceiros

12:30 10 Outubro, 2026 12:58 9 Outubro, 2026

Um estudo analisou 21 automóveis e 30 aplicações associadas e encontrou ligações a empresas externas de publicidade e análise

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Últimas Notícias

  • Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com ciclo sobre livro antigo
    Tavira celebra 20 anos da Biblioteca Álvaro de Campos com ciclo sobre livro antigo
  • Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia
    Calor acima dos 30 ºC mantém-se em Portugal, mas há uma mudança à vista: chuva pode regressar neste dia
  • Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite
    Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite
  • Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir
    Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir
  • Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
    Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

Opinião

  • A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 
    A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 
  • Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
    Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira
    Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
    Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
  • Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
    Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal