Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Opinião

Tavira de Atalaia 2

Após assistir à extraordinária conferência comemorativa dos 30 anos da “Casa das Artes”, realizada no passado sábado, 15 de Agosto, em que muito oportuna e apropriadamente se falou e debateu a temática da “Programação cultural em cidade de pequena dimensão”, apraz-me vir reiterar a justeza de se dar ao Quartel da Atalaia o destino […]

14:42 17 Agosto, 2015 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Rui Cabrita
Tavira

Após assistir à extraordinária conferência comemorativa dos 30 anos da “Casa das Artes”, realizada no passado sábado, 15 de Agosto, em que muito oportuna e apropriadamente se falou e debateu a temática da “Programação cultural em cidade de pequena dimensão”, apraz-me vir reiterar a justeza de se dar ao Quartel da Atalaia o destino público que Delgado Martins e outras Forças e Pessoas desta cidade defendem.

Para além da sua grande oportunidade, vejo na reversão do QA em favor da Cidade um passo de gigante para uma abordagem dum problema que vem constituindo preocupação cada vez mais notória dos Tavirenses, que passa pela falta de espaços apropriados e com condições para o desenvolvimento das actividades culturais. Pese embora tenham sido facultadas pela Câmara Municipal algumas instalações para funcionamento de clubes, grupos e associações culturais constata-se que em parte dos casos são inapropriadas e lhes limitam até a acção.

Ao longo de todo o ano a “agenda cultural de Tavira” é abundantemente preenchida com as mais diversas actividades. À programação “oficial” desenvolvida pela Câmara Municipal, com grande incidência no período estival/turístico acrescem diversas iniciativas de associações/clubes ou grupos que com grande dinamismo e voluntarismo preenchem ao longo do ano um importante espaço cultural e constituem uma elevada mais-valia da nossa cidade. E é desses que pretendo falar.

A não existência de espaços vocacionados para os agrupamentos e associações funcionarem acarreta como natural consequência, e à partida, para além dum improviso na acção, uma expedita e desconjugada estruturação na programação cultural – (saudável pelo empenhamento, motivação e entusiasmo dos agentes envolvidos, mas falho em aspectos tão básicos como a divulgação, a credibilidade e a estruturação profissional dos meios envolvidos). É afinal um “safe-se como se puder”, fazendo o melhor com todos os condicionalismos. Improvisa-se e desenrasca-se com a melhor das boas vontades, arrastando as frustrações e a falta de suporte financeiro ou a sua aleatoriedade.

Também os chamados “agentes culturais” – empresariais, lamentam amiúde a falta de coordenação, de apoios/incentivos.

Actividades culturais são igualmente desenvolvidas, com benefícios para a comunidade, por acções individuais, fruto dos conhecimentos/influências e do prestígio local dos promotores. Normalmente tais iniciativas abrangem somente o núcleo restrito de amizades/conhecimentos do organizador do evento embora assumam na maior parte das vezes elevados padrões de qualidade. Merecem bem ser apoiadas e adequadamente divulgadas.

Como resultante destas situações, temos em primeira instância uma limitação de públicos e, não raras vezes, acontecem sobreposições de actividades do mesmo domínio (concertos no mesmo dia e à mesma hora, apresentação de livros em locais diferentes, sobreposição horária de eventos, divulgação deficiente etc…).

Esta, chamemos-lhe, ausência de coordenação, geradora de deficiente divulgação, induz frustração nos públicos e acarreta também desmotivação dos promotores e incompreensões várias que vão desde críticas aos apoios concedidos à diferenciação entre os diversos agentes.

Só quem objectivamente se envolve em tais projectos pode avaliar o quanto é custosa a superação das limitações. Navega-se no improviso, na influência e na boa vontade. Obviamente que isto, sendo alguma coisa, não é nada! (Parece estar em curso uma acção de auscultação visando a coordenação, o que é um importante passo).

Amiúde se ouvem, desabafos ou queixas, umas fundamentadas, outras de maledicência, mas que na generalidade reflectem que algo necessita ser mudado.

Havemos que reconhecer que se tem desenvolvido na nossa cidade muito, e por vezes intensivo trabalho no campo das actividades culturais e na realização das mais diversos eventos de lazer ou de entretenimento.

É voz corrente que Tavira possui grande dinamismo nesta área não sendo despiciendo afirmar que o programa “Verão em Tavira” já se afirmou como cartaz turístico pela qualidade, intensidade e diversidade da oferta. Obviamente que tal deverá ser acarinhado por se adequar às necessidades da industria turística de que tanto dependemos e que tanta importância tem para a cidade. Este desempenho situa-se na linha de similares realizações autárquicas que decorrem por todo o país tendo a sua expressão máxima nos dois meses de grande afluência turística.

As nossas privilegiadas condições climáticas permitem que tais realizações decorram ao ar livre, em espaços que se adequam minimamente aos eventos e à massificação das assistências, mas que não satisfarão critérios de qualidade e comodidade.

Terá que ser referida a distinção conquistada pela nossa cidade ao coordenar a candidatura de inclusão de três países no grupo original dos integrantes na classificação da Dieta Mediterrânica como Património Imaterial da Unesco. Tal confere-nos a singularidade de poder desenvolver actividades consonantes sendo que aqui os aspectos culturais são da maior relevância.

Outra vertente em que Tavira poderá beneficiar de evolução é na área museológica. Pese embora a excelência do nosso Museu, de criteriosa embora reduzida programação é sentida a carência de outros espaços.

Com a proposta de adequação do Quartel da Atalaia a Centro de Artes Cultura e Espectáculo, contemplando diversas valências – Museológica, Auditório, Escola de Teatro, de Dança, e outras e para albergar a “memória de Tavira” – Arquivo Municipal – poderá vir a constituir-se uma singularidade que distinga e em muito valorize a nossa cidade.

Caberá chamar aqui à colação a sugestão/ideia/proposta, em tempos expendida pela edilidade, e que agora ganha toda a oportunidade, de deslocar para este espaço alguns dos serviços de Estado dispersos pela cidade. As vantagens, sendo evidentes, constituiriam um reforço da ideia subjacente que é a de transformar o QA num espaço público de pluri-vivências/valências.

Voltamos, assim, de novo à ideia já expendida em anterior opinião, que Tavira é de todo merecedora que as instalações (parte delas) do QA revertam para o seu desenvolvimento.

Esta reflexão vem, na sequência de anterior opinião que aqui expusemos a propósito das abordagens à temática da “Programação cultural em cidade de pequena dimensão” que lançou à discussão pública a real possibilidade de Tavira vir a usufruir dum espaço nobre e qualificado que possibilite uma largueza de horizontes, até onde a imaginação possa alcançar, para ”viver cultura”, integrando-se nas urbes com personalidade cultural reconhecida.

Pois não é este o slogan da nossa cidade? – TAVIRA VIVE CULTURA.

Declaração de interesses: Sou apoiante incondicional de tudo quanto valorize a minha cidade.

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve Europa Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a íltima palavra

19:30 9 Maio, 2026 13:07 9 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora,, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem carta de condução mas pode estar em infração sem saber: veja o que deve confirmar

20:30 9 Maio, 2026 15:33 6 Maio, 2026 | João Luís

Pode estar em infração sem saber: há detalhes na carta de condução que podem dar coima e, nalguns casos, ter consequências mais graves

Mulher numa secretária surpreendida ao receber um papel. Crédito: Freepik
Economia Mundo

Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?

11:00 9 Maio, 2026 11:04 9 Maio, 2026 | João Luís

Este banco transferiu por engano 81 biliões de dólares para conta de cliente. Saiba se, de acordo com a lei, o dinheiro tem de ser devolvido

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso

11:10 9 Maio, 2026 23:29 8 Maio, 2026 | João Luís

Chuva forte a caminho: saiba as horas com maior probabilidade de precipitação e quando pode escapar aos aguaceiros

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Algarve Edição Papel

É falso que o Algarve vai ser ligado a Marrocos por um túnel submarino

09:00 9 Maio, 2026 09:28 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a Lusa Verifica, alegado túnel entre Algarve e Marrocos é falso e terá sido criado com recurso a IA

Algarve Desporto Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

mv hondius. Crédito: lusa
Europa Saúde

“Dão-me pena mas tenho medo”: navio associado ao hantavírus chega hoje a este porto espanhol e causa preocupação

15:40 9 Maio, 2026 15:23 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio MV Hondius, associado a um surto de hantavírus, deverá chegar a Tenerife este domingo

Casamento. Crédito: Magnific
Economia Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Praia da Falésia, Algarve Crédito: Magnific
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Britânicos elegem praia do Algarve com 5 km de extensão e água quente como a melhor da Europa

09:50 9 Maio, 2026 20:18 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Esta praia do Algarve foi distinguida como a melhor da Europa, desta vez num ranking elaborado pelos britânicos

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a íltima palavra

19:30 9 Maio, 2026 13:07 9 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora,, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem carta de condução mas pode estar em infração sem saber: veja o que deve confirmar

20:30 9 Maio, 2026 15:33 6 Maio, 2026 | João Luís

Pode estar em infração sem saber: há detalhes na carta de condução que podem dar coima e, nalguns casos, ter consequências mais graves

Mulher numa secretária surpreendida ao receber um papel. Crédito: Freepik
Economia, Mundo

Banco transfere por engano 81 biliões de dólares na conta de um cliente: há obrigação legal de devolver o dinheiro?

11:00 9 Maio, 2026 11:04 9 Maio, 2026 | João Luís

Este banco transferiu por engano 81 biliões de dólares para conta de cliente. Saiba se, de acordo com a lei, o dinheiro tem de ser devolvido

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vêm aí dias com chuva ‘a potes’: depressão fria traz mau tempo a esta região e este será o período mais chuvoso

11:10 9 Maio, 2026 23:29 8 Maio, 2026 | João Luís

Chuva forte a caminho: saiba as horas com maior probabilidade de precipitação e quando pode escapar aos aguaceiros

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Algarve, Edição Papel

É falso que o Algarve vai ser ligado a Marrocos por um túnel submarino

09:00 9 Maio, 2026 09:28 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Segundo a Lusa Verifica, alegado túnel entre Algarve e Marrocos é falso e terá sido criado com recurso a IA

Algarve, Desporto, Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

mv hondius. Crédito: lusa
Europa, Saúde

“Dão-me pena mas tenho medo”: navio associado ao hantavírus chega hoje a este porto espanhol e causa preocupação

15:40 9 Maio, 2026 15:23 9 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio MV Hondius, associado a um surto de hantavírus, deverá chegar a Tenerife este domingo

Casamento. Crédito: Magnific
Economia, Nacional

Prepare-se para abrir os ‘cordões à bolsa’: este é o preço médio de um casamento em Portugal

15:00 8 Maio, 2026 13:49 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Preço médio do casamento voltou a subir em 2026 e estes são os serviços que mais aumentaram de custo, de acordo com os especialistas

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, vento forte e frio ‘de rachar’ a caminho de Portugal: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:30 8 Maio, 2026 11:47 7 Maio, 2026 | João Luís

O tempo em Portugal vai mudar nos próximos dias e há uma data que traz chuva, vento e frio: veja quando chega o agravamento

Últimas Notícias

  • Tem carta de condução mas pode estar em infração sem saber: veja o que deve confirmar
    Tem carta de condução mas pode estar em infração sem saber: veja o que deve confirmar
  • Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a íltima palavra
    Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a íltima palavra
  • Espanha ‘apertou’ validade da carta de condução: e em Portugal, como ficou o prazo?
    Espanha ‘apertou’ validade da carta de condução: e em Portugal, como ficou o prazo?
  • “Sinto-me muito mais feliz aqui”: emigrante regressa a Portugal ao fim de 18 anos e o Estado pagou-lhe 9.000€
    “Sinto-me muito mais feliz aqui”: emigrante regressa a Portugal ao fim de 18 anos e o Estado pagou-lhe 9.000€
  • Tem uma carreira contributiva muito longa? Saiba como antecipar a reforma sem penalizações
    Tem uma carreira contributiva muito longa? Saiba como antecipar a reforma sem penalizações
  • Para breve em Portugal? Pensionistas neste país da UE em ‘alarme’ com pressão futura sobre as pensões
    Para breve em Portugal? Pensionistas neste país da UE em ‘alarme’ com pressão futura sobre as pensões

Opinião

  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal