Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

TAVIRA: A Bela Adormecida – Bilhete Postal por Ramiro Santos

Como sempre, no verão, o azul tranquilo estende-se preguiçoso nos areais quentes das suas praias: Santa Luzia, Barril ou Cabanas. Ou, mais calmo o calor, vale a pena uma visita às suas aldeias brancas: Luz, Conceição, Santo Estêvão, Santa Catarina…

11:00 20 Março, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
RAMIRO SANTOS – Jornalista
Co-fundador da TSF, RDP e Agência Lusa
[email protected]

Tem mais de dois mil anos e são precisos cinco homens para a reunirem num abraço. O tronco, todo esburacado, dá acesso a uma sala circular onde se pode entrar e sondar glórias passadas. Por séculos fora, a oliveira das Pedras d’El Rei ‘alumiou fenícios, gregos, romanos e mouriscos. Acolheu na sua sombra os cavaleiros de Santiago’. Viu passar navegadores, mercadores e aventureiros.

Plantada mesmo ao lado da romana cidade de Balsa, diz-se que foram os fenícios – os pais fundadores de Tavira – que a trouxeram da Mesopotâmia. Balsa chegou a ser a mais importante cidade do Algarve e uma das maiores da Lusitânia, com 45 hectares de superfície, o que a tornava, à data (século II), maior do que Faro (Ossonoba), Lisboa (Olissipo), Conímbriga e Huelva (Onoba).

Certo é que, Tavira, após o declínio de Balsa, foi sempre uma plataforma permanentemente disputada. Pelo seu porto de pesca e pela localização geográfica que a colocava nas rotas do comércio mediterrânico, do norte magrebino e perto de tudo.

Se os fenicíos e mais tarde os árabes, a projetaram como um grande porto e cidade de comércio, seriam, contudo, os descobrimentos portugueses que haviam de lhe dar maior notoriedade e projeção. E foi ainda o seu porto de mar, mais uma vez, que lhe deu fortuna e nobreza senhorial. Cidade cosmopolita no dealbar do século XV, tornou-se peça fundamental na política da expansão portuguesa. Uma plataforma importante na defesa do reino e de auxílio às praças do norte de África.

Épocas e sensibilidades culturais distintas, marcaram a arquitetura e a arte que ficaram escritas nas suas ruas e nas suas pedras, nas igrejas e conventos, no castelo, na ponte e outros monumentos. Nas portas e telhados. Nas casas abrasonadas. Na sua fisionomia urbana.

“Tavira é um abraço de memória onde a história se cruza muitas vezes com o imaginário fantástico, tendo o Gilão e mais o Séqua, como testemunhas vivas de um amor secreto e proibido que compõe o quadro de uma cidade que exibe o seu fascínio em cada canto”

Tavira, a bela adormecida ou a Veneza algarvia, como muitos gostam de lhe chamar, perscruta as vozes de um tempo longínquo e milenar. Os seus telhados – mouriscos ou do oriente – chamados de tesoura ou de quatro águas e as chaminés, lembram minaretes envergonhados. E, ao romper do sol, nas portas, a reixa deixa passar o ar e conserva a meia luz, em pormenores que emprestam beleza.

Aqui, dizia Raúl Brandão, “a alma do mouro está viva”!

Subjugada, mais tarde, por outras lutas e pela espada dos cavaleiros de D. Paio Peres Correia. E pela nobreza do século XV, que em Tavira estabeleceu praça e organizou conquistas.

Do seu regresso de Ceuta, aqui aportou D. João I, onde, na igreja de Santa Maria – uma das mais de vinte que por ali se contam – abençoou os seus filhos infantes. A cidade transformou-se rapidamente na mais populosa do Algarve e um porto de grande importância estratégica. E aqui esteve também por três meses, a corte de D. João II, preocupado com a defesa da Graciosa e o negócio das praças africanas.

E, já pelos nossos tempos – como conta Teresa Rita Lopes – a Tavira veio Pessoa, com Álvaro de Campos, em busca da “vila da minha infância” e das suas origens judaicas. Do seu avô general, do tio Jacques e da tia Lisbela, “que lhe cantava o romance da ‘Nau Catrineta’ para o adormecer, na sua casa ao pé do rio Gilão”.

Tavira é um abraço de memória onde a história se cruza muitas vezes com o imaginário fantástico, expresso nas inúmeras lendas de moirinhas encantadas que ainda hoje são vistas para as bandas do castelo, ou escondidas nos subterrâneos dos seus conventos. E para o lado dos rios, o Gilão e mais o Séqua, são testemunhas vivas de um amor secreto e proibido que compõe o quadro de uma cidade que exibe o seu fascínio em cada canto.

Olhar Tavira, é falar ainda dos arraiais da pesca do atum que já lá vão: o Arraial Ferreira Neto (hoje hotel), o do Barril, Livramento, Abóbora e Medo das Cascas. Era o tempo em que o atum, passava ao largo, de direito e de revez.

Como sempre, no verão, o azul tranquilo estende-se preguiçoso nos areais quentes das suas praias: Santa Luzia, Barril ou Cabanas. Ou, mais calmo o calor, vale a pena uma visita às suas aldeias brancas: Luz, Conceição, Santo Estêvão, Santa Catarina…

Para norte, lá na serra cada vez mais deserta de jovens que procuram outras paragens, fica Cachopo. E montes à volta.

Descobrir também um concelho que senta o mar à mesa e todos os aromas e os sabores com o que de melhor há para os sentidos: o peixe fresco na brasa, o polvo de Santa Luzia e os pratos de atum. Ou para quem prefere, a perna de borrego no tacho, o xarém e o cozido de grão.

E se lhe parece pouco, delicie-se com os folhados de Tavira!


Fontes: “História de Tavira”, Ofir Chagas; “Notícias Históricas de Tavira”, A. Casimiro Anica; “Balsa, Cidade Perdida”, Luís Fraga da Silva

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Algarve Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Combustíveis vão ‘disparar’ a partir desta data e estes serão os novos preços

18:00 30 Abril, 2026 16:26 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Combustíveis vão voltar a subir de preço em maio, numa altura em que o barril de petróleo atingiu valores recorde desde 2022

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Algarve Economia

Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos

18:20 30 Abril, 2026 18:14 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Moda Tavira 2026 regressa ao Mercado da Ribeira com desfile e casting para jovens talentos entre os 15 e os 26 anos

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Algarve, Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Idosa a olhar para preço dos combustíveis. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Combustíveis vão ‘disparar’ a partir desta data e estes serão os novos preços

18:00 30 Abril, 2026 16:26 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Combustíveis vão voltar a subir de preço em maio, numa altura em que o barril de petróleo atingiu valores recorde desde 2022

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Algarve, Economia

Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos

18:20 30 Abril, 2026 18:14 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Moda Tavira 2026 regressa ao Mercado da Ribeira com desfile e casting para jovens talentos entre os 15 e os 26 anos

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Últimas Notícias

  • Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
    Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
  • Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
    Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
  • Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
    Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
  • Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
    Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
  • Rua do Alentejo com trânsito interrompido em Armação de Pêra
    Rua do Alentejo com trânsito interrompido em Armação de Pêra
  • Combustíveis vão ‘disparar’ a partir desta data e estes serão os novos preços
    Combustíveis vão ‘disparar’ a partir desta data e estes serão os novos preços

Opinião

  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal