Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Opinião

Tanta Gente Mariana

Artigo de opinião da autoria do professor Miguel Xavier Sequeira sobre uma obra literária de Maria Judite de Carvalho escrita em 1959

13:28 31 Dezembro, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Miguel Xavier Sequeira;
Professor do Ensino Básico e Secundário

Tanta gente Mariana é uma obra literária de Maria Judite de Carvalho escrita em 1959. As palavras deste texto correm para a homenagear.

Este conto retrata a vida e pensamento de Mariana Toledo, que aos 15 anos está no seu quarto e o seu pai ouve uns barulhos saídos de lá e vai ao seu encontro. E pergunta-lhe “Que tens Mariana?” Ela responde a choramingar “Estou só pai”. E o pai diz-lhe “Todos estamos sozinhos Mariana, sozinhos e muita gente à nossa volta, tanta gente Mariana”. Este é talvez o momento do conto que acaba por lhe dar o título. O conto acaba por ser um virtuoso ensaio sobre a solidão.

Marta Pessoa realizou um filme este ano intitulado “A donzela guerreira”, que é inspirado na vida e obra das escritoras Irene Lisboa e Maria Judite de Carvalho. Marta referiu que “quis pegar nas personagens da Irene Lisboa e nos percursos de Maria Judite”, para criar um filme que segundo Manuel Halpern “dá visibilidade a um universo feminino oculto durante o estado novo”. Estas duas autoras nas suas obras recriaram a Lisboa do estado novo e a sua escrita segundo Maria Graciete Besse “está atenta ao quotidiano feito de pequenos nadas, para transmitir a experiência da solidão e do tempo estilhaçado numa sociedade asfixiante”. O filme de Marta situa-se em 1959 e retrata a vida da personagem Emília Monforte que luta aprisionada no tempo e aos costumes da época.

O que une a personagem Emília Monforte a Mariana Toledo, assim como ao percurso de vida real das autoras Irene Lisboa e Maria Judite de Carvalho foi que todas tiveram a experiência de uma orfandade precoce, que de certa forma fez com que tivessem um confronto com a solidão.

Talvez a pessoa fique verdadeiramente só quando já não tem neste mundo o seu pai e a sua mãe e surja um pânico repentino de um ser que nunca esteve só desde o período em que está na barriga da sua mãe e sente a sua companhia.

Talvez o segredo dos bons pais seja esse, garantir que o seu filho nunca se sinta só, mas que saiba que a solidão é um mau local para se viver mas é um bom local para se visitar.

É extremamente curioso ver hoje em dia a relação que as pessoas têm com o seu telemóvel e as suas aplicações, é como se fosse um vício anti-solidão.

O desenvolvimento da tecnologia foi de tal maneira que conseguiu criar a ilusão de que não estamos sós.

As sociedades foram-se modificando ao longo do tempo e as mudanças que se registaram durante o século vinte e vinte e um criaram alterações profundas na vida dos cidadãos.

Cada vez mais as pessoas têm instrumentos à sua disposição para “fintar” a solidão.

A ocupação das pessoas ao longo da história foi-se alterando à medida que a ciência e a sociedade foram-se desenvolvendo trazendo novas formas e costumes de vida.

A invenção das ferramentas, da roda, dos sistemas de saneamento, da bússola, da pólvora, do relógio, da bateria, da fotografia, da lâmpada, do telefone, da rádio, da televisão, dos satélites ou da internet produziram alterações profundas no funcionamento das sociedades.

Em tempos não muito remotos as pessoas deslocavam-se às casas vizinhas para ocupar as noites de inverno a jogar às cartas sob a luz de um velho candeeiro.

Na década de 30 do século passado a rádio através dos seus programas de informação, de música e de radionovelas era a companhia de excelência de muitas famílias.

O aparecimento da televisão, que em Portugal se deu em 1957, veio tirar o protagonismo à rádio. Nos primeiros tempos as pessoas deslocavam-se a locais públicos para assistir à “caixinha mágica”, pois poucas pessoas tinham televisão em casa.

Nas décadas seguintes a televisão passou a ser a companhia de eleição de muitas famílias portuguesas.

A televisão perdeu protagonismo com o aparecimento da internet no século vinte e um, que passou a ser a principal ocupação das pessoas e mudou o mundo de forma radical, alterando profundamente o estilo de vida das sociedades.

A quantidade de opções que um cidadão tem hoje em dia para ocupar o seu tempo é inacreditável relativamente às opções que as pessoas que viveram nos séculos passados tinham.

No final do século vinte uma pessoa podia seguir um acontecimento desportivo, ir ao cinema, ir ao teatro, ouvir rádio, ler um livro, ver televisão, ler jornais e revistas, ir a uma exposição e toda uma panóplia de atividades extremamente interessantes e entusiasmantes.

Hoje em dia para além de se poder fazer isso, pode-se através de um pequeno aparelho seguir as peripécias desportivas, ver filmes, ler jornais e revistas, ouvir música, ler um livro, ouvir rádio, ver televisão ou contactar com um amigo que esteja do outro lado do mundo, através de uma rede social, sem sair do seu próprio quarto.

Seria seguramente assustador para alguém que tenha vivido há alguns séculos atrás perceber o que um indivíduo da sociedade atual tem à sua disposição.

A pandemia provocada pelo vírus covid19, veio colocar em causa todas as coisas que tínhamos como garantidas até então.

Foi seguramente o acontecimento que mais afetou o mundo depois da pandemia de 1918 e das duas grandes guerras do século passado.

Como se tivéssemos andado para trás no tempo, retirou-nos todas as regalias conquistadas nas sociedades modernas, e como se vivêssemos sob a alçada de um grande ditador, retirou-nos a liberdade.

Na fase da emergência inicial foi verdadeiramente assustador ouvir de um altifalante de um carro que circulava nas ruas “Fique em casa”, como de um filme de terror se tratasse.

Esta pandemia fez com que a sociedade se tivesse alterado profundamente ao ponto de as pessoas darem mais valor ao simples ato de respirar.

Talvez nos tenha tornado mais humildes, mais próximos dos nossos ancestrais dos séculos passados.

Tal como disse a personagem Mariana Toledo do conto Tanta Gente Mariana “Há tantas coisas em que nunca pensámos por falta de tempo”, talvez esta pandemia tenha permitido que pensássemos e nos tenhamos confrontado connosco próprios e percebido o que realmente interessa e àquilo a que devemos verdadeiramente dar valor. Valter Hugo Mãe escreveu que “a solidão é um espelho. Levanta diante de nós aquilo que somos porque não nos podemos evitar”.

Talvez a história da evolução humana seja, ela própria, um ensaio sobre a solidão.

Saibamos então dar valor aos pequenos nadas como souberam Irene Lisboa e Maria Judite de Carvalho na sua escrita.

Saibamos então tal como na simbologia do filme “A donzela guerreira”, de Marta Pessoa, dar valor “à luta necessária pela conquista da liberdade onde se inscreva um futuro de maior dignidade para todos”, como referiu Graciete Besse.

Saibamos então dar valor a um sorriso diante de um espelho.

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Algarve Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros

20:20 30 Abril, 2026 15:50 30 Abril, 2026 | João Luís

Quase 5.000 acidentes envolveram carros sem este documento em Portugal. Saiba o que arrisca, as multas aplicáveis e como evitar problemas

Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber

19:38 30 Abril, 2026 19:38 30 Abril, 2026 | João Luís

Trabalhador foi despedido por WhatsApp depois de sofrer um enfarte e estar de baixa médica. Tribunal espanhol considerou o despedimento discriminatório, ordenou a readmissão e condenou a empresa a pagar indemnização e os salários deixados de auferir

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Algarve, Tech

Nova aplicação permite reportar problemas em Faro

16:45 30 Abril, 2026 16:49 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Aplicação Faro Resolve permite aos cidadãos reportar problemas e acompanhar soluções, promovendo participação ativa na cidade de Faro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias

15:40 30 Abril, 2026 11:56 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Todos os anos, muitas famílias perdem dinheiro no IRS por um pormenor discreto na declaração. Em 2026, o erro repete-se e nem sempre é óbvio

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 15:57 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Hospedeira a servir bebida. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Nem café nem água: hospedeira revela qual a bebida que ‘nunca’ deve pedir a bordo de um avião

09:10 29 Abril, 2026 23:37 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Hospedeira fala acerca de uma bebida muito pedida a bordo de um avião que causa algumas dificuldades à tripulação

Algarve, Cultura

Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva

19:20 30 Abril, 2026 19:20 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Recriações históricas, cortejos e concertos levam VRSA ao século XVIII num festival que celebra identidade, cultura e turismo

Algarve

Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira

18:30 30 Abril, 2026 18:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo “Educar para o Direito” sensibiliza jovens em Albufeira para direitos, deveres e riscos, com sessões nos dias 5 e 6 de maio

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Últimas Notícias

  • Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
    Tem isto no carro? Quase 5.000 acidentes sem este documento e pode perder pontos na carta e pagar até 2.500 euros
  • Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
    Pedreiro sofre enfarte e é despedido por WhatsApp: tribunal declara despedimento nulo e condena empresa a pagar 5.000 euros e salários que deixou de receber
  • Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
    Festival Setecentista toma conta de VRSA com três dias de história viva
  • Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
    Jovens sensibilizados para direitos e deveres em Albufeira
  • Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
    Casting para ‘Moda Tavira 2026’ procura jovens talentos
  • Rua do Alentejo com trânsito interrompido em Armação de Pêra
    Rua do Alentejo com trânsito interrompido em Armação de Pêra

Opinião

  • Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
    Doadores a partidos políticos passam a ser secretos. Quem é quem? | Por Tiago Manuel
  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal