Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
ANTÓNIO GALOPIM DE CARVALHO, geólogo e comunicador de ciência | Foto DR
Ciência, Opinião

Sobre o granito e a sua origem, numa conversa terra-a-terra | Por António Galopim de Carvalho

“A mais importante rocha magmática que forma a ‘ossatura’ dos continentes, sabemos que o primeiro resultou de um processo de diferenciação, lenta e complexa, de uma crosta primitiva, de natureza próxima da do basalto”

07:30 25 Outubro, 2025 15:53 21 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Já dissemos que não há um, mas sim, vários tipos de rochas a que o vulgo dá o nome de granito.

Deixando este tema para outras conversas, comecemos agora por dizer que o termo granito, em sentido restrito, designa uma rocha plutónica (gerada em profundidade, na crosta), granular, rica em sílica (mais de 70%), com quartzo essencial, expresso e abundante (20 a 40%), e feldspato alcalino (ortoclase, microclina, albite). Como mineral ferromagnesiano contém, geralmente, biotite, sendo raros os granitos com anfíbolas ou piroxenas. Entre os seus minerais acessórios, destacam-se moscovite, apatite, zircão e magnetite. Esta rocha corresponde ao que, numa linguagem mais rigorosa, se designa por “granito alcalino”. O termo granito, atribuído ao italiano Andrea Caesalpino, surgiu em 1596, e radica no latim granum, que significa grão.

Paisagem granítica na Serra da Gardunha | Foto DR

Imagine o leitor uma paisagem como a do norte de Portugal, essencialmente formada por granitos, xistos argilosos e grauvaques, na margem ocidental da placa litosférica euroasiática, à beira de um oceano (o Atlântico) que a separa de uma outra placa (a Americana).

Como é sabido, os agentes atmosféricos (a humidade, a água da chuva, o oxigénio e o dióxido de carbono do ar e as variações de temperatura) alteram (“apodrecem”) as rochas e é essa alteração, ou meteorização, que gera a capa superficial (rególito) que dá origem ao solo.

– E quais são os materiais desta capa de alteração e do respectivo solo? – Pergunta-se.

Restringindo a resposta ao local em questão, aos principais minerais destas rochas, e à situação climática que aqui exerce a sua influência, diremos que, no granito, o feldspato altera-se, transformando-se parcial e, de início, superficialmente, em argila. Alterando-se o feldspato, os restantes grãos minerais descolam-se uns dos outros e a rocha perde coesão (esboroa-se entre os dedos). Os grãos de biotite (uma mica contendo ferro) também se alteram e dessa alteração resulta o seu aspecto “enferrujado”, o que confere à rocha exposta as cores de castanho-amarelado, que contrasta com a cor da rocha sã, acabada de cortar. O quartzo não sofre qualquer alteração, o mesmo sucedendo à mica branca (moscovite) que apenas se divide em palhetas cada vez mais pequenas e delgadas. No xisto argiloso, que além de argila tem quartzo em grãos finíssimos, microscópicos (ao nível de poeiras), tem lugar a perda de coesão destes materiais. No grauvaque acontece outro tanto, com a libertação dos seus componentes arenosos (os mesmos do granito, mas muito mais finos).

Podemos agora dizer que os rególitos e os solos desta região de Portugal têm uma fracção arenosa com quartzo abundante, algum feldspato, micas e um fracção argilosa ou barrenta que faz o pó dos caminhos, em tempo seco, e a lama, em tempo de chuva. Podemos igualmente dizer que, quando chove com certa intensidade, as águas de escorrência arrastam estes materiais, com suficiente visibilidade na componente argilosa em suspensão. Isso vê-se frequentemente nas enxurradas, nas águas barrentas dos rios e, até, no mar, frente às fozes desses rios.

As pedras (cascalho) vão ficando, em parte, pelo caminho, outras atingem o litoral e não passam daí. As areias enchem as praias, as dunas e o fundo rochoso da plataforma continental. As areias mais finas e as argilas, incapazes de se depositarem em mar de pequena profundidade, constantemente agitado pela ondulação, progridem no sentido do largo, indo depositar-se na vertente continental (onde ficam em situação instável). As muitíssimo mais finas, essencialmente argilosas, vão imobilizar-se mais longe, no fundo oceânico. Sempre que, por exemplo, um sismo abala a região, os sedimentos em situação de depósito instável na vertente desprendem-se, indo decantar sobre os já acamados no dito fundo.

Imaginemos que este processo (alteração das rochas, erosão, transporte e acumulação no mar) se repete ao longo de milhões de anos e que dele resultam alguns milhares de metros de espessura deste tipo de sedimentos. Imaginemos, ainda, que o mesmo se passa do lado de lá do Atlântico.

A tectónica global ensina-nos que este oceano, como todos os outros, ao longo da história da Terra, irá fechar-se. Isso terá como resultado o encurtamento do espaço coberto pelos ditos sedimentos que, à semelhança de um papel que amarrotamos entre as mãos, sofrerão enrugamentos, com “dobras” que vêm para cima, formado novas montanhas, e outras que vão para baixo, formando as “raízes” dessas montanhas.

É sabido que a Terra conserva grandes quantidades de calor no seu interior e que a temperatura aumenta com a profundidade, o mesmo sucedendo com pressão (dita litostática). Assim, dos sedimentos envolvidos nas citadas “raízes”, os mais superficiais ficarão sujeitos a pressões e temperaturas relativamente baixas, sofrendo ligeiríssima transformação (anquimetamorfismo), dando origem a rochas na fronteira entre as sedimentares e as metamórficas, como são o xisto argiloso, o grauvaque e, um pouco mais abaixo, a ardósia. Continuando em profundidade, com o aumento da pressão e da temperatura, mas sempre com transformações no estado sólido, formar-se-ão outras rochas francamente metamórficas, de graus progressivamente mais elevados, expressas na sequência: filádios ou xistos luzentes (uma vez que a componente argilosa se transformou em minerais que têm brilhos característicos, ”luzentes”, como a sericite, a clorite ou o talco), xistos porfiroblásticos, micaxistos e, ainda mais abaixo, gnaisses (estes representando o grau mais elevado).

A profundidades na ordem dos 30 quilómetros, a temperatura pode atingir os 800oC, e a pressão ultrapassar as 4000 atmosferas. Neste ambiente e na presença de água (toda a contida na composição das argilas) terá lugar a fusão dos minerais menos refractários (quartzo e feldspatos). Entra-se aqui no domínio do chamado ultrametamorfismo e o processo toma o nome de anatexia (do grego aná, novo, e teptikós, fundido), ou palingénese (do grego pálin, de novo, e génesis, geração), dando origem a migmatitos.

Logo que a fusão seja total, entra-se no domínio do magmatismo, com a formação de um magma que, dados os materiais envolvidos, só pode ser de composição granítica, magma que, uma vez arrefecido e solidificado, gerará um novo granito.

A história acabada de descrever nesta espécie de antevisão é a que julgamos saber contar relativamente à que, há pouco mais de 300 milhões de anos, deu origem à orogenia hercínica ou varisca e ao granito, ao xisto e ao grauvaque que nela se geraram e que marcam a paisagem do norte de Portugal. Do mesmo modo, esta história conta a de todas as paisagens afins do planeta, desde as mais antigas, com mais de 4000 milhões de anos, às mais recentes com escassos milhões.

Relativamente ao granito, a mais importante rocha magmática que forma a “ossatura” dos continentes, sabemos que o primeiro resultou de um processo de diferenciação, lenta e complexa, de uma crosta primitiva, de natureza próxima da do basalto. Sabemos também que qualquer geração de granito tem, atrás de si, outro granito e que, muitos milhões e anos depois (400 a 500, em média), renascerá numa nova geração de granito.

Esta história é, afinal, a expressão (reconhecível ao nível das paisagens da Terra) do conhecido Ciclo de Wilson (do geólogo canadiano John Tuzo Wilson (1909-1993), relativo às sucessivas aberturas e fechos dos oceanos da Terra.

Notas:

Grauvaque – rocha sedimentar arenítica e coesa, gerada nos grandes fundos marinhos, a par dos xistos argilosos. Contém, sobretudo, quartzo (20 a 50%), feldspatos e micas. O termo foi introduzido na nomenclatura litológica, em 1789, por Lasius, e radica no alemão grauwacke, que significa pedra cinzenta.

Migmatito – rocha ultrametamórfica, gerada por anatexia, de que resulta uma composição granitóide, na qual uma parte foi fundida e outra, mais refractária, permaneceu no estado sólido. Situa-se na passagem das rochas metamórficas da catazona (como é o gnaisse) ao granito franco.

Leia também: Ainda as terras raras | Por António Galopim de Carvalho

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Farmácia.
Nacional

Falha nacional: farmácias não conseguem ler receitas e os portugueses terão de pagar os medicamentos na totalidade

12:18 12 Junho, 2026 12:18 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há uma falha informática no SNS está a impedir a leitura de receitas e a obrigar alguns utentes a pagar a totalidade dos medicamentos

Algarve Cultura

Fernand Viégas apresenta “A Alma” na Biblioteca Municipal de Faro

12:20 12 Junho, 2026 12:21 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Escrito em 1979 nas margens do Ganges, “A Alma” propõe uma viagem interior sobre consciência e espiritualidade

Algarve

Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira

07:45 12 Junho, 2026 07:46 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima estaria acompanhada por outro jovem britânico, de 19 anos, que conseguiu sair da água e pedir socorro

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 10:52 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve

Buscas por jovem britânico prosseguem com apoio de drones em Albufeira

10:30 12 Junho, 2026 10:32 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Estado do mar agravou-se nas últimas horas, com ondulação de sueste, dificultando as operações de busca em Albufeira

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz

12:30 12 Junho, 2026 20:10 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia

11:11 12 Junho, 2026 11:11 12 Junho, 2026 | João Luís

DECO PROteste esclarece que os banhistas podem usar áreas não concessionadas nas praias, incluindo zonas em frente às concessões

Europe Direct Algarve

Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas

09:00 12 Junho, 2026 09:08 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CEiiA e Município de Loulé destacam o papel das árvores como infraestrutura essencial para cidades mais resilientes

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido

08:30 12 Junho, 2026 20:44 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Trovoada.
Tempo

Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões

06:00 12 Junho, 2026 18:45 11 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma sexta-feira quente em Portugal continental, mas o interior Centro e Sul pode ter aguaceiros e trovoada durante a tarde

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Farmácia.
Nacional

Falha nacional: farmácias não conseguem ler receitas e os portugueses terão de pagar os medicamentos na totalidade

12:18 12 Junho, 2026 12:18 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Há uma falha informática no SNS está a impedir a leitura de receitas e a obrigar alguns utentes a pagar a totalidade dos medicamentos

Algarve, Cultura

Fernand Viégas apresenta “A Alma” na Biblioteca Municipal de Faro

12:20 12 Junho, 2026 12:21 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Escrito em 1979 nas margens do Ganges, “A Alma” propõe uma viagem interior sobre consciência e espiritualidade

Algarve

Jovem britânico de 23 anos desaparece após ir a banhos na praia do Peneco em Albufeira

07:45 12 Junho, 2026 07:46 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A vítima estaria acompanhada por outro jovem britânico, de 19 anos, que conseguiu sair da água e pedir socorro

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 10:52 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Algarve

Buscas por jovem britânico prosseguem com apoio de drones em Albufeira

10:30 12 Junho, 2026 10:32 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Estado do mar agravou-se nas últimas horas, com ondulação de sueste, dificultando as operações de busca em Albufeira

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz

12:30 12 Junho, 2026 20:10 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

OS DIAS CLAROS: Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Praia. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia

11:11 12 Junho, 2026 11:11 12 Junho, 2026 | João Luís

DECO PROteste esclarece que os banhistas podem usar áreas não concessionadas nas praias, incluindo zonas em frente às concessões

Europe Direct Algarve

Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas

09:00 12 Junho, 2026 09:08 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

CEiiA e Município de Loulé destacam o papel das árvores como infraestrutura essencial para cidades mais resilientes

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

EA 24: A pedra de Roseta | Por José Garrido

08:30 12 Junho, 2026 20:44 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

QUE FICOU DA VIAGEM?: Artigo de José Garrido publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

Trovoada.
Tempo

Calor aumenta, mas há uma ‘surpresa’ no céu: trovoada pode chegar a estas regiões

06:00 12 Junho, 2026 18:45 11 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma sexta-feira quente em Portugal continental, mas o interior Centro e Sul pode ter aguaceiros e trovoada durante a tarde

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido fazer pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

19:40 11 Junho, 2026 17:27 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho de 2027

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘a zeros’

17:30 11 Junho, 2026 17:17 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Quando recebe uma chamada telefónica suspeita, não deve dizer estas três palavras, de modo a proteger a sua conta bancária

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoadas fortes: mau tempo regressa a várias regiões a partir desta data

12:17 11 Junho, 2026 12:17 11 Junho, 2026 | João Luís

Uma gota fria poderá trazer uma mudança no estado do tempo em Portugal continental, com chuva, trovoadas fortes e rajadas de vento

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Túnel subaquático. Crédito: Foto AI
Mundo

6 horas de viagem passam a 40 minutos: vai ser construído o maior túnel subaquático do mundo e esta será a sua localização

20:40 11 Junho, 2026 17:38 11 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 123 km de extensão e 120 deles debaixo de água, o maior túnel subaquático do mundo para comboios de alta velocidade unirá duas penínsulas na China

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Últimas Notícias

  • Fernand Viégas apresenta “A Alma” na Biblioteca Municipal de Faro
    Fernand Viégas apresenta “A Alma” na Biblioteca Municipal de Faro
  • Falha nacional: farmácias não conseguem ler receitas e os portugueses terão de pagar os medicamentos na totalidade
    Falha nacional: farmácias não conseguem ler receitas e os portugueses terão de pagar os medicamentos na totalidade
  • Lisboa e Algarve recebem encontros dedicados ao International Baccalaureate
    Lisboa e Algarve recebem encontros dedicados ao International Baccalaureate
  • Autodeclaração de baixa por doença à sexta-feira: o patrão pode ‘cortar’ no salário do fim de semana?
    Autodeclaração de baixa por doença à sexta-feira: o patrão pode ‘cortar’ no salário do fim de semana?
  • Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia
    Pode pôr o chapéu de sol em frente às concessões? DECO PROteste esclarece direitos dos banhistas e multas na praia
  • Portimão reforça oferta de certificação internacional de inglês no Algarve
    Portimão reforça oferta de certificação internacional de inglês no Algarve

Opinião

  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
  • Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
    Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
  • A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
    A melhor coisa em ser eu, é ter umas óptimas mamas. A pior é só verem isso: Pornoprecariedade e feminismo em Mia Khalifa | Por Cobramor
  • Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
    Um jardim fora do tempo | Por Maria João Neves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
  • Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
    Direitos dos artistas em zonas de guerra: entrevista de Mary Ann DeVlieg na conferência Culture Next de Larnaca | Por João Palmeiro
  • Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é mesmo oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal