Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
JOSÉ FIGUEIREDO SANTOS - Sociólogo e professor universitário jubilado. Foto DR
Opinião, Política

Rugosidades da democracia  | Por José Figueiredo

“Seria desejável que a democracia reconhecesse a urgência de se deitar no catártico divã de Freud”

14:39 30 Janeiro, 2024 14:40 30 Janeiro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Juro que estou sóbrio, à hora em que escrevo estas notas, ainda não bebi nada. Mesmo quando o faço, não tenho mau vinho, nem bebo acima da conta, honrando aquela máxima da cultura simbólica portuguesa, de que “beber vinho é dar de comer a um milhão de portugueses”.

Vem o parêntesis de abertura, a propósito das notas seguintes sobre cultura política e eleições. Com calendarização definida, aproxima-se mais um período de chamamento ao voto num sugestivo conjunto de mentes esculpidas por grandíloquas ideias e convicções, oriundas de figuras de subscrição partidária.

JOSÉ FIGUEIREDO
Professor Universitário Jubilado
JOSÉ FIGUEIREDO
Professor Universitário Jubilado

Seria desejável que a democracia reconhecesse a urgência de se deitar no catártico divã de Freud

Como é do conhecimento do prezado leitor, nesse mundo comparecem vários subuniversos de filiação: de devotos partidários, a pseudoindependentes, a calculistas troca-tintas de partidos, que tumultuam os que já fizerem prova de devota dedicação às suas siglas, só instabilizados porque os dirigentes partidários recém-eleitos cismam com atribuladas renovações, favoráveis à reprodução do seu poder pessoal. Inclusões e exclusões entram na ordem do dia. Abre-se a polémica dos lugares e do esfriamento das relações entre a testosterona e o estrogénio dos que ficam por cima, por baixo e os que não ficam em parte alguma. Contrata-se quem fica e quem é despedido, sem grandes clamores nem ruidosas convulsões, nas alcovas dos órgãos partidários, parecendo não haver algo tão despótico como compor as famigeradas listas, em que são colocadas numa espécie de ordem arbitrária: autoestimas, aspirações e desejos dos candidatos. Afinal as listas parecem ser coisa nenhuma, conquanto não dizem quem são os indivíduos, qual o seu mérito, o que faziam ou porque nunca voltaram a ser nem a fazer o que eram e faziam antes de constarem nas ditas cujas.

Os deputados escolhidos, adubados e benzidos pelos líderes partidários nacionais, sentem que devem explicações aos que os selecionaram e não mais às pessoas que os elegeram. Uma prática que só pode constituir um forte estímulo dos deputados em seguir os gostos e predileções dos líderes partidários, durante o seu mandato, em vez de fazerem as escolhas que mais interessam ao seu eleitorado. O respeito quase cego pela disciplina de voto é uma consequência desse estímulo e um dos buracos negros da nossa democracia, colocando um pesado e inevitável ceticismo no livre exercício do seu mandato, face à útil vassalagem das lideranças, quando não a uma excelsa veneração.

Num clima aparentemente pacifico e explosivamente tenso, são poucos os que perdem a compostura na hora dos ajustes de contas internos. Não é conveniente expirar com força, inchando as bochechas, porque devem os seus lugares de deputados aos líderes que os colocaram nas listas e não diretamente aos eleitores. As chefias partidárias, que querem bué gente da sua confiança, são as que passam cartas de alforria àqueles que vão especializar-se na arte de bem sentar o seu singelo traseiro no parlamento, podendo ir na frente para ajustarem o arrendamento local da sua nova estada na capital.

Aos eleitores, por vezes alcunhados de cidadãos, cada vez mais entusiastas com momentos tão fascinantes e teatralmente encenados pelo marketing da política espetáculo, são dados a escolher os deputados que acompanham o carro-vassoura, essa figura móvel tão carismática da nossa prova ciclista nacional. Cultivam-se místicas salvações, embrulhadas em absurdas, exorbitantes e irresponsáveis promessas que tornam menos pesada a existência dos eleitores, quantas vezes com menosprezo pela sua inteligência, mas, que, à semelhança das protagonistas da série “Sexo e a Cidade”, ninguém “suspende os effeitos de humanidade”, cortando a pila a quem mentir. Talvez que daí decorrem irresistíveis tentações de uma pintura da realidade que, no desarrumo das ideias, denuncia que o que sobra em inteligência artificial, falta em inteligência social.

Depois, vem um estrumar e extremar de adversidades, nos temperamentais debates e nas picardias políticas com que ensaiam jogos de aproveitamento partidário e insanas guerras verbais. São mobilizadas, a gestão danosa a anatomia dos impostos, os aforros dos idosos, o desempenho das contas públicas, os rendimentos sociais de inserção, os redimensionamentos dos domínios público e privado na saúde, a insuportável carência de habitação e o recorrente imperativo dos equilíbrios curvilíneos entre oferta e procura, do velho Adam Smith. Sensibilizam-se, enfim, os gambozinos, acusando-se uns aos outros do uso indecoroso de vestuário sujo por nódoas provocadas pela indigência mental, de difícil remoção, mesmo com bendita benzina sugerida por Eça de Queiroz, no Conde d’Abranhos.

Poucos são os que se preocupam com a legitimidade e a representatividade do parlamento eleito, até porque são baixas as expetativas da opinião pública portuguesa relativamente ao Estado, bem como aos órgãos saídos das eleições. E as abstenções vão crescendo como mato grosso em jardins sujos e mal-amanhados, qual traçado de míseras paisagens, como metáforas de um cinzentismo que tolhe a vida das pessoas. E o mal-estar e a saúde da madura democracia vão-se acentuando, com os eleitores a desconhecerem os deputados que elegeram, acabando estes por não ser responsabilizados pelos concidadãos face às suas decisões.

Tivéssemos nós círculos uninominais e aumentaria a representatividade dos eleitos, ficando mais garantida a proporcionalidade da escolha dos eleitores. O aumento do interesse do eleitorado seria uma evidência, responsabilizaria os eleitos pela sua prática política e o caso mudaria de figura. 

É que, com a nostalgia sobrevinda a muito boa gente, não faltam vincadas saudades das peripécias que, na extravagante democracia do vetusto Estado Novo, marcavam a vida dos defuntos que ousavam matar a morte. Aí, todos, todos, todos se manifestavam nos fóruns eleitorais, com igual valor: vivos ou mortos. Chegava a ser milagroso como no lusitano reino de “Deus, Pátria e Família”, mortos tão vintage, sempre bem conservados, desempenhavam um papel tão notável nas eleições, conciliando o celestial descanso da vida eterna com uma política ativa tão frenética. Talvez, por isso, o exótico regime ainda hoje mantenha um extenso e profundo rasto de amores e ódios.

Com efeito, nos últimos anos, o nível de abstenção tem vindo permanentemente a aumentar, dando sinais preocupantes de que podemos estar a perder o interesse pela democracia. Presente-se no ar uma oxidante deterioração, uma displicência que não dá conta de que o regime pode estar mais animado de passado que de futuro, que começa a ver estremecida a sua festa, feita do impulso obstinado de uma liberdade imaginada por idealistas e sonhadores, porventura engajada em sentimentos tão generosos que se tornaram pouco coadunáveis com uma conceção darwinista da economia.

Queixosa e poética como é a nossa cultura, marcada na carne e na vida por umas lamentações aqui e ali, é nela que se vão soltando notas de desalento e desespero nas alas abertas pela pobreza, nas frouxas queixas de falta de proximidade da democracia, no afastamento dos políticos, na reduzida transparência do processo democrático e na decrescente legitimidade pelo crescente e permanente avolumar dos sinais abstencionistas. De tal forma, que o sistema parece mais arquitetado para enxotar que para congregar, parecendo não conseguir ver o que uma criança enxerga no conto de Hans Christian Andersen, de que o rei vai nu.

Seria desejável que a democracia reconhecesse a urgência de se deitar no catártico divã de Freud. Seria útil que fizesse a sua inevitável e urgente introspeção e inovasse na útil utilização da liberdade face à incerteza do futuro, não vá a sua cristalização despenhar-se no horror, na amargura, nas atrocidades e na bestialidade de uma amarga ditadura.

Leia também: O nosso futuro está a chegar | Por José Figueiredo

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Algarve Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Supermercado Mercadona em Portimão. Crédito: Mercadona
Algarve Economia

Mercadona estreia-se no Algarve: nova loja abriu esta quinta-feira em Portimão

11:32 15 Outubro, 2026 11:32 15 Outubro, 2026

Portimão recebeu a primeira Mercadona do Algarve, com um investimento de 6,5 milhões de euros e a criação de 100 postos de trabalho

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Algarve

Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva

20:07 15 Outubro, 2026 20:07 15 Outubro, 2026

Homem de 44 anos é suspeito de cinco crimes de abuso sexual contra a filha da namorada, de 11 anos. A medida poderá dar lugar a prisão domiciliária

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Acidente de carro. Crédito: Freepik
Nacional

Mulher morre após carro capotar em Odivelas: estaria a ter relações sexuais com condutor que “ajeitou a roupa” e fugiu

15:50 15 Outubro, 2026 15:26 15 Outubro, 2026

A vítima, uma mulher de 49 anos morreu depois de um carro ter capotado em Odivelas

Algarve

“Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação

16:10 15 Outubro, 2026 15:55 15 Outubro, 2026

A família do espanhol de 38 anos que morreu durante uma operação antidroga a sul de Faro contesta as circunstâncias do óbito e exige uma investigação independente

Homem de gorro com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Frio está a caminho de Portugal e temperaturas vão cair durante 4 dias: estas serão as regiões mais afetadas

15:30 15 Outubro, 2026 15:15 15 Outubro, 2026

O frio vai começar a fazer-se sentir com maior intensidade no início da próxima semana e a descida das temperaturas poderá prolongar-se até quinta-feira

Algarve, Cultura

Tavira recebe festa alternativa de Halloween com punk, hardcore e nu-metal

15:03 15 Outubro, 2026 15:03 15 Outubro, 2026

Quatro bandas sobem ao palco numa noite de Halloween que junta música ao vivo e um mercado de artesãos e artistas locais em Tavira

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 10:18 15 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

IRS baixa para metade em novembro: veja quanto pode receber a mais no salário e na pensão

11:00 15 Outubro, 2026 10:38 15 Outubro, 2026

A retenção de IRS será reduzida em 50% em novembro, incluindo no subsídio de Natal. Veja exemplos para salários e pensões

Supermercado Mercadona em Portimão. Crédito: Mercadona
Algarve, Economia

Mercadona estreia-se no Algarve: nova loja abriu esta quinta-feira em Portimão

11:32 15 Outubro, 2026 11:32 15 Outubro, 2026

Portimão recebeu a primeira Mercadona do Algarve, com um investimento de 6,5 milhões de euros e a criação de 100 postos de trabalho

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Algarve

Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva

20:07 15 Outubro, 2026 20:07 15 Outubro, 2026

Homem de 44 anos é suspeito de cinco crimes de abuso sexual contra a filha da namorada, de 11 anos. A medida poderá dar lugar a prisão domiciliária

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Últimas Notícias

  • Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram
    Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram
  • Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva
    Suspeito de abuso sexual de menina em Silves fica em prisão preventiva
  • Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]
    Detetive que procurou Madeleine acredita ter identificado grupo que a poderá ter raptado [vídeo]
  • Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas
    Portimão recebe maior Europeu de Veteranos de judo de sempre com 1.415 atletas
  • José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
    José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve

Opinião

  • Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
    Sociólogo radiologista do país, usa câmaras escura e clara | Por Mário Beja Santos
  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
    José Apolinário pede capítulo regional europeu para financiar política da água no Algarve
  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal