Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

Romance de amor e traição no reino do Al-Andaluz

FIOS DE HISTÓRIA: Artigo de Ramiro Santos publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

15:00 14 Janeiro, 2022 11:26 16 Janeiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ramiro Santos, jornalista [email protected]

As manhãs ali acordam perfumadas com flores de laranjeira. Daquela janela derrama-se o olhar sobre a cidade vermelha das pedras de grés do castelo e das muralhas. 

Ao Palácio das Varandas, em Silves, chega o som da nostalgia. A rima dos poemas e dos amores de Ibnamar e Almutamid. Um caso de vida com todos os ingredientes de um drama shakespeariano. Feito de glória e tragédia. Amor e traição! 

Inebriados pelo frenesim dos dias, os dois amigos beberam a festa da vida até ao último cálice. De prazer e de vibrantes arrebatamentos. Momentos celebrados em versos de saudade de Almutamid que o então rei de Sevilha e de todo o Al-Andaluz, dirigiu ao seu amigo Ibnamar: 

“Saúda, por mim, Abu Bakr/ os meus amigos de Silves/ e pergunta-lhes se ainda se lembram de mim/ saúda o Palácio das Varandas/ morada de leões e de gazelas!/ à sua sombra, quantas noites passei/ com mulheres de quadris opulentos e estreitas cinturas!/ Ai quantas noites fiquei deliciado/ numa volta do rio preso em jogos de amor/ com uma donzela cuja pulseira imitava a curva da corrente!/ e ela servia-me o vinho do seu olhar/ o vinho da sua boca./ E assim passava os dias!” 

Almutamid, nascido em Beja em 1040 onde passou a sua infância, era filho do rei da taifa de Sevilha, Abbad Al-Mutamid, que acabou por criar o mais vasto e poderoso domínio no Al-Andaluz, “o chamado reino da dinastia Abábida, que se estendia do sul de Portugal até ao estreito de Gibraltar”, incluindo a lendária cidade de Córdoba. 

Seria ainda um jovem de 11 anos quando o pai o chama para perto de si e o nomeia depois governador de Silves. Foi por essa época que se aproximou e conheceu Abu Bakr Ibnamar, tornando-se seu amigo para a vida e para a morte. 

Mas pouco tinham em comum, a não ser a genialidade poética e a atração pelos prazeres libidinosos de uma juventude à solta. Ibnamar, de origem humilde e plebeia “era ambicioso e calculista, atributos que mais tarde seriam determinantes para o trágico desfecho de ambos”. Natural de Estômbar – outros dizem de São Brás de Alportel – manterá com o seu amigo uma relação tão ambígua de cumplicidades íntimas como “apaixonada e possessiva, num ambiente de corte marcado pela luxúria e pelo prazer”. Mulheres, sexo e vinho. 

Uma vida de prazer e volúpia, plena de luxos e de escândalos, amplamente espelhada na sua poesia em linguagem de grande brilho imagístico e de uma elegância requintada, mas sobretudo marcada por uma ardente sensualidade. Como este poema de Ibnamar: 

“Minha’alma quer-te com paixão/ Ainda que haja nisso uma tortura/ E alegre vai na ânsia da procura. (…) Se o nosso reencontro acontecer/ P’ra teus lábios doces eu provar/ Folgarei no jardim da tua face/ Beberei desses olhos o langor/ E mesmo que um terno ramo imitasse/ O teu talhe grácil, sedutor/ Valerias mais que o imitador./ Não te ocultes, oh jardim secreto:/ Quero colher meu fruto predilecto!” 

Os dias decorriam neste ambiente de lassidão e promiscuidade dos costumes que corrompiam os valores do próprio islão. Não recebiam, por isso, a simpatia e o agrado do pai de Almutamid – sobretudo as cumplicidades íntimas entre os dois amigos – que chamou o filho para junto de si, em Sevilha, desterrando Ibnamar para Saragoça. 

Apesar de representar a época mais fecunda da produção poética do Garb Andaluz, este período “marcou o início da desintegração política e da dissolução do estado do reino da Abábida”. Após a morte de seu pai, Almutamid torna-se soberano e senhor do vasto território do Al-Andaluz, escolhendo para seu braço direito e primeiro-ministro, o amigo que antes havia nomeado governador de Silves. 

Maior do que o seu génio poético, só a ambição era mais forte em Ibnamar, a ponto de corromper a relação de profunda confiança existente entre os dois, acabando por afastá-los irremediavelmente de forma trágica. Num mundo árabe cada vez mais fragmentado e dividido, o confidente do soberano deixa-se manipular por redes de conspiração contra o seu amigo, traindo-o em diversas ocasiões. E várias vezes pediu perdão e foi perdoado. Tomado de ciúmes chegou mesmo a hostilizar Itimad, mulher e o grande amor da vida do amigo. 

Cego de poder, não desistiu de se envolver em sucessivas rebeliões conspirativas para derrubar Almutamid, autoproclamando-se emir de Múrcia. Acabou por ser preso e isolado em cativeiro, nada lhe valendo, desta vez, o apelo ao perdão dirigido ao amigo em nome dos bons velhos tempos: 

”Perdoa e ganhará o amor/ Um outro realce, outra beleza./ É que se punires será o rancor/ A tomar mais evidência e mais clareza (…) Perdoa! O que partilhámos me redime/ Nos espaços perfumados de Alá/ Apaga os vestígios do meu crime!/ Venha da clemência o teu olhar/ E tudo enfim desaparecerá”. 

Mas desta vez era um crime sem perdão. Almutamid encerra o amigo numa masmorra e num “excesso de raiva mata-o a golpes de machado com as suas próprias mãos”. Viria a chorar este ato de desesperada violência e a morte do amigo por toda a vida. 

Entretanto, a ofensiva cristã contra o seu reino leva-o a pedir ajuda a Yussuf Ibn Tachfin, o novo soberano de Marrocos. Enganou-se e mais uma vez foi traído. Tachfin tomou posse do reino do Al-Andaluz e eliminou todos os reis das taifas peninsulares. A excepção foi Almutamid que é conduzido com a mulher Itimad para o desterro em Aghmat, nos arredores de Marraquexe. Aqui terminará os seus dias, agrilhoado e “num miserável cativeiro”. 

Nos quatro anos que ali passou, escreveu sem parar e nem mesmo a escuridão da cela lhe retirou a inspiração. Itimad a sua musa que morreu antes dele, ficaria eternizada no poema acróstico de paixão e lágrimas que escreveu assim: 

Invisível a meus olhos, 
trago-te sempre no coração 
Te envio um adeus feito paixão 
e lágrimas de pena com insónia. 
Inventaste como possuir-me 
e eu, o indomável, submisso vou ficando! 
Meu desejo é estar contigo sempre, 
oxalá se realize tal vontade! 
Assegura-me que o juramento que nos une, 
nunca a distância o fará quebrar. 
Doce é o nome que é o teu 
e aqui fica escrito no poema: ITIMAD 

Fontes: ”O Meu Coração é Árabe”, Adalberto Alves; Al-Mu ‘Tamid: o rei-poeta de Sevilha”, Mª João Cantinho; Poesia do Gharb Al-Andalus”, Frederico Mendes Paula; outras 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Menina de 18 meses morre esquecida em carro que pertencerá a creche em Almada

17:54 23 Julho, 2026 17:54 23 Julho, 2026 | João Luís

A menina terá sido transportada de manhã e encontrada várias horas depois dentro do carro, numa tarde em que a temperatura rondava os 30 ºC

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Algarve

Detidos dois homens após roubos violentos e perseguições em Faro

16:49 23 Julho, 2026 16:50 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Um roubo que deixou a vítima com graves lesões faciais esteve na origem de uma investigação que conduziu a duas detenções em Faro

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Santamaria.
Cultura Nacional

Conhece os Santamaria? Estavam impedidos de cantar o êxito “Eu Sei, Tu És” mas já podem outra vez

11:40 23 Julho, 2026 11:19 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial pôs fim ao impedimento que impedia os Santamaria de interpretarem ao vivo dois dos seus temas mais conhecidos

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Economia Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Ensino Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Economia Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 19:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

PSP. Crédito: Lusa
Nacional

Menina de 18 meses morre esquecida em carro que pertencerá a creche em Almada

17:54 23 Julho, 2026 17:54 23 Julho, 2026 | João Luís

A menina terá sido transportada de manhã e encontrada várias horas depois dentro do carro, numa tarde em que a temperatura rondava os 30 ºC

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

Algarve

Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim

22:41 23 Julho, 2026 22:43 23 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima foi retirada da água por populares, com o auxílio dos nadadores-salvadores da concessão balnear mais próxima

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Algarve

Detidos dois homens após roubos violentos e perseguições em Faro

16:49 23 Julho, 2026 16:50 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Um roubo que deixou a vítima com graves lesões faciais esteve na origem de uma investigação que conduziu a duas detenções em Faro

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo: chuva pode chegar a seis distritos já esta semana

06:00 23 Julho, 2026 14:25 22 Julho, 2026 | João Luís

Uma alteração temporária no estado do tempo deverá trazer ar mais fresco e alguma chuva a parte de Portugal continental

Santamaria.
Cultura, Nacional

Conhece os Santamaria? Estavam impedidos de cantar o êxito “Eu Sei, Tu És” mas já podem outra vez

11:40 23 Julho, 2026 11:19 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial pôs fim ao impedimento que impedia os Santamaria de interpretarem ao vivo dois dos seus temas mais conhecidos

Avião da Iberia.
Europa

Alarme impediu possível colisão entre dois aviões com 472 passageiros em Espanha

11:10 23 Julho, 2026 10:56 23 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Sistema automático de prevenção de colisões evitou que duas aeronaves em rotas opostas chocassem sobre o espaço aéreo das Canárias

Economia, Opinião

Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão

16:59 23 Julho, 2026 17:03 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se a dívida pública nos coloca entre os primeiros da Europa e a dívida incobrável ultrapassa já os dez mil milhões de euros, é evidente que Portugal continua a destacar-se em alguma coisa"

Ensino, Opinião

Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral

09:54 23 Julho, 2026 09:56 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Estou convencido de que existem práticas relativamente simples capazes de produzir resultados muito significativos. Algumas delas fazem já parte do meu trabalho diário em sala de aula"

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Economia, Nacional

Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal

13:20 22 Julho, 2026 19:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Comprar um imóvel antes de a obra estar concluída exige cuidados diferentes dos de uma casa pronta: veja o que deve ter em atenção

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Últimas Notícias

  • Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
    Jovem morre numa zona não vigiada da Praia do Cabeço em Castro Marim
  • Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
    Governo prepara nova estratégia para comunidades ciganas sob tutela da Igualdade
  • Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
    Governo garante financiamento da rede de apoio às vítimas no OE 2027
  • Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
    Dois homens detidos por roubos violentos em Faro
  • Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional
    Governo cria duas carreiras de reintegração social e extingue a de administrador prisional

Opinião

  • Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
    Portugal: a República das Dívidas | Por Luís Ganhão
  • Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
    Práticas para travar a descida das notas a Português em Portugal | Por Paulo Freitas do Amaral
  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento