Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura, Edição Papel, Opinião

Romance de amor e traição no reino do Al-Andaluz

FIOS DE HISTÓRIA: Artigo de Ramiro Santos publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

15:00 14 Janeiro, 2022 11:26 16 Janeiro, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ramiro Santos, jornalista [email protected]

As manhãs ali acordam perfumadas com flores de laranjeira. Daquela janela derrama-se o olhar sobre a cidade vermelha das pedras de grés do castelo e das muralhas. 

Ao Palácio das Varandas, em Silves, chega o som da nostalgia. A rima dos poemas e dos amores de Ibnamar e Almutamid. Um caso de vida com todos os ingredientes de um drama shakespeariano. Feito de glória e tragédia. Amor e traição! 

Inebriados pelo frenesim dos dias, os dois amigos beberam a festa da vida até ao último cálice. De prazer e de vibrantes arrebatamentos. Momentos celebrados em versos de saudade de Almutamid que o então rei de Sevilha e de todo o Al-Andaluz, dirigiu ao seu amigo Ibnamar: 

“Saúda, por mim, Abu Bakr/ os meus amigos de Silves/ e pergunta-lhes se ainda se lembram de mim/ saúda o Palácio das Varandas/ morada de leões e de gazelas!/ à sua sombra, quantas noites passei/ com mulheres de quadris opulentos e estreitas cinturas!/ Ai quantas noites fiquei deliciado/ numa volta do rio preso em jogos de amor/ com uma donzela cuja pulseira imitava a curva da corrente!/ e ela servia-me o vinho do seu olhar/ o vinho da sua boca./ E assim passava os dias!” 

Almutamid, nascido em Beja em 1040 onde passou a sua infância, era filho do rei da taifa de Sevilha, Abbad Al-Mutamid, que acabou por criar o mais vasto e poderoso domínio no Al-Andaluz, “o chamado reino da dinastia Abábida, que se estendia do sul de Portugal até ao estreito de Gibraltar”, incluindo a lendária cidade de Córdoba. 

Seria ainda um jovem de 11 anos quando o pai o chama para perto de si e o nomeia depois governador de Silves. Foi por essa época que se aproximou e conheceu Abu Bakr Ibnamar, tornando-se seu amigo para a vida e para a morte. 

Mas pouco tinham em comum, a não ser a genialidade poética e a atração pelos prazeres libidinosos de uma juventude à solta. Ibnamar, de origem humilde e plebeia “era ambicioso e calculista, atributos que mais tarde seriam determinantes para o trágico desfecho de ambos”. Natural de Estômbar – outros dizem de São Brás de Alportel – manterá com o seu amigo uma relação tão ambígua de cumplicidades íntimas como “apaixonada e possessiva, num ambiente de corte marcado pela luxúria e pelo prazer”. Mulheres, sexo e vinho. 

Uma vida de prazer e volúpia, plena de luxos e de escândalos, amplamente espelhada na sua poesia em linguagem de grande brilho imagístico e de uma elegância requintada, mas sobretudo marcada por uma ardente sensualidade. Como este poema de Ibnamar: 

“Minha’alma quer-te com paixão/ Ainda que haja nisso uma tortura/ E alegre vai na ânsia da procura. (…) Se o nosso reencontro acontecer/ P’ra teus lábios doces eu provar/ Folgarei no jardim da tua face/ Beberei desses olhos o langor/ E mesmo que um terno ramo imitasse/ O teu talhe grácil, sedutor/ Valerias mais que o imitador./ Não te ocultes, oh jardim secreto:/ Quero colher meu fruto predilecto!” 

Os dias decorriam neste ambiente de lassidão e promiscuidade dos costumes que corrompiam os valores do próprio islão. Não recebiam, por isso, a simpatia e o agrado do pai de Almutamid – sobretudo as cumplicidades íntimas entre os dois amigos – que chamou o filho para junto de si, em Sevilha, desterrando Ibnamar para Saragoça. 

Apesar de representar a época mais fecunda da produção poética do Garb Andaluz, este período “marcou o início da desintegração política e da dissolução do estado do reino da Abábida”. Após a morte de seu pai, Almutamid torna-se soberano e senhor do vasto território do Al-Andaluz, escolhendo para seu braço direito e primeiro-ministro, o amigo que antes havia nomeado governador de Silves. 

Maior do que o seu génio poético, só a ambição era mais forte em Ibnamar, a ponto de corromper a relação de profunda confiança existente entre os dois, acabando por afastá-los irremediavelmente de forma trágica. Num mundo árabe cada vez mais fragmentado e dividido, o confidente do soberano deixa-se manipular por redes de conspiração contra o seu amigo, traindo-o em diversas ocasiões. E várias vezes pediu perdão e foi perdoado. Tomado de ciúmes chegou mesmo a hostilizar Itimad, mulher e o grande amor da vida do amigo. 

Cego de poder, não desistiu de se envolver em sucessivas rebeliões conspirativas para derrubar Almutamid, autoproclamando-se emir de Múrcia. Acabou por ser preso e isolado em cativeiro, nada lhe valendo, desta vez, o apelo ao perdão dirigido ao amigo em nome dos bons velhos tempos: 

”Perdoa e ganhará o amor/ Um outro realce, outra beleza./ É que se punires será o rancor/ A tomar mais evidência e mais clareza (…) Perdoa! O que partilhámos me redime/ Nos espaços perfumados de Alá/ Apaga os vestígios do meu crime!/ Venha da clemência o teu olhar/ E tudo enfim desaparecerá”. 

Mas desta vez era um crime sem perdão. Almutamid encerra o amigo numa masmorra e num “excesso de raiva mata-o a golpes de machado com as suas próprias mãos”. Viria a chorar este ato de desesperada violência e a morte do amigo por toda a vida. 

Entretanto, a ofensiva cristã contra o seu reino leva-o a pedir ajuda a Yussuf Ibn Tachfin, o novo soberano de Marrocos. Enganou-se e mais uma vez foi traído. Tachfin tomou posse do reino do Al-Andaluz e eliminou todos os reis das taifas peninsulares. A excepção foi Almutamid que é conduzido com a mulher Itimad para o desterro em Aghmat, nos arredores de Marraquexe. Aqui terminará os seus dias, agrilhoado e “num miserável cativeiro”. 

Nos quatro anos que ali passou, escreveu sem parar e nem mesmo a escuridão da cela lhe retirou a inspiração. Itimad a sua musa que morreu antes dele, ficaria eternizada no poema acróstico de paixão e lágrimas que escreveu assim: 

Invisível a meus olhos, 
trago-te sempre no coração 
Te envio um adeus feito paixão 
e lágrimas de pena com insónia. 
Inventaste como possuir-me 
e eu, o indomável, submisso vou ficando! 
Meu desejo é estar contigo sempre, 
oxalá se realize tal vontade! 
Assegura-me que o juramento que nos une, 
nunca a distância o fará quebrar. 
Doce é o nome que é o teu 
e aqui fica escrito no poema: ITIMAD 

Fontes: ”O Meu Coração é Árabe”, Adalberto Alves; Al-Mu ‘Tamid: o rei-poeta de Sevilha”, Mª João Cantinho; Poesia do Gharb Al-Andalus”, Frederico Mendes Paula; outras 

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar

19:20 17 Outubro, 2026 11:45 17 Outubro, 2026

Governo anunciou o alargamento da validade do passaporte. Descubra em que ponto está a medida e com que prazo pode contar

Algarve Economia Edição Papel

Culatra vai testar hidrogénio para armazenar energia solar

10:00 18 Outubro, 2026 08:50 15 Outubro, 2026

Iniciativa internacional de nove milhões de euros inclui uma comunidade energética na Culatra e produção de hidrogénio em Sines. Projeto decorre até 2030

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Algarve Cultura Edição Papel

Águas do Algarve desafia instituições a transformar chapéus de chuva em arte

08:00 18 Outubro, 2026 08:27 15 Outubro, 2026

Instituições algarvias podem inscrever-se até 30 de novembro num concurso que junta arte, reutilização de materiais e participação de públicos diversos

Mulher idosa ao volante.
Auto

Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei

09:50 18 Outubro, 2026 15:23 12 Outubro, 2026

Ter cataratas não significa automaticamente deixar de poder conduzir, mas a lei exige mínimos de visão e pode impor restrições

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

Algarve Edição Papel Nacional Saúde

Algarve tem 24 vagas para formação de médicos de família

09:00 18 Outubro, 2026 08:38 15 Outubro, 2026

Concurso nacional abre 2.338 vagas para formação especializada, mais oito do que em 2025. Medicina Geral e Familiar reúne o maior número de lugares

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Bacalhau à Brás.
Gastronomia Nacional

Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou

20:00 17 Outubro, 2026 16:11 17 Outubro, 2026

A revista norte-americana Travel + Leisure consultou três especialistas em viagens para descobrir qual o prato que os turistas não devem perder em Portugal

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve Edição Papel Opinião

Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 18 Outubro, 2026 11:41 15 Outubro, 2026

"Há quem deixe o nome na sua terra. Arménio Aleluia Martins tem feito algo igualmente valioso: não deixar que a sua terra perca os nomes"

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Vai receber mais em novembro? Corte na retenção do IRS pode mexer no reembolso de 2027

10:00 17 Outubro, 2026 11:18 16 Outubro, 2026

Salários e pensões terão menos retenção de IRS em novembro. Saiba como funciona a redução e o que pode mudar no acerto de contas em 2027

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Passaporte com novo prazo de validade? Isto é o que precisa de saber antes de renovar

19:20 17 Outubro, 2026 11:45 17 Outubro, 2026

Governo anunciou o alargamento da validade do passaporte. Descubra em que ponto está a medida e com que prazo pode contar

Algarve, Economia, Edição Papel

Culatra vai testar hidrogénio para armazenar energia solar

10:00 18 Outubro, 2026 08:50 15 Outubro, 2026

Iniciativa internacional de nove milhões de euros inclui uma comunidade energética na Culatra e produção de hidrogénio em Sines. Projeto decorre até 2030

Idosa com frio. Crédito: Freepik
Tempo

Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

06:00 18 Outubro, 2026 11:13 17 Outubro, 2026

Manhãs mais frias aproximam-se e algumas zonas podem registar temperaturas perto de zero. Saiba quando se acentua a descida

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

Algarve, Cultura, Edição Papel

Águas do Algarve desafia instituições a transformar chapéus de chuva em arte

08:00 18 Outubro, 2026 08:27 15 Outubro, 2026

Instituições algarvias podem inscrever-se até 30 de novembro num concurso que junta arte, reutilização de materiais e participação de públicos diversos

Mulher idosa ao volante.
Auto

Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei

09:50 18 Outubro, 2026 15:23 12 Outubro, 2026

Ter cataratas não significa automaticamente deixar de poder conduzir, mas a lei exige mínimos de visão e pode impor restrições

Nacional

Maria Teresa Faleiro, 81 anos, vive há 22 na mesma casa em Lisboa e recebeu ordem de despejo: “Os velhos não têm proteção alguma. Este país não é para velhos”

20:10 17 Outubro, 2026 20:06 17 Outubro, 2026

A idosa de 81 anos, Maria Teresa Faleiro, recebeu uma ordem de despejo e tem até 6 de novembro para abandonar a casa onde vive há 22 anos, em Lisboa

Algarve, Edição Papel, Nacional, Saúde

Algarve tem 24 vagas para formação de médicos de família

09:00 18 Outubro, 2026 08:38 15 Outubro, 2026

Concurso nacional abre 2.338 vagas para formação especializada, mais oito do que em 2025. Medicina Geral e Familiar reúne o maior número de lugares

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Bacalhau à Brás.
Gastronomia, Nacional

Americanos perguntaram a 3 especialistas qual é o prato que todos devem provar em Portugal e houve um que se destacou

20:00 17 Outubro, 2026 16:11 17 Outubro, 2026

A revista norte-americana Travel + Leisure consultou três especialistas em viagens para descobrir qual o prato que os turistas não devem perder em Portugal

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve, Edição Papel, Opinião

Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 18 Outubro, 2026 11:41 15 Outubro, 2026

"Há quem deixe o nome na sua terra. Arménio Aleluia Martins tem feito algo igualmente valioso: não deixar que a sua terra perca os nomes"

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Vai receber mais em novembro? Corte na retenção do IRS pode mexer no reembolso de 2027

10:00 17 Outubro, 2026 11:18 16 Outubro, 2026

Salários e pensões terão menos retenção de IRS em novembro. Saiba como funciona a redução e o que pode mudar no acerto de contas em 2027

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto

Elétrico mais vendido do mundo já chegou a Portugal: custa menos de 22 mil euros e tem até 345 km de autonomia

15:10 17 Outubro, 2026 14:55 17 Outubro, 2026

Geely E2 é o elétrico mais vendido do mundo e já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 21.900 euros

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

Últimas Notícias

  • Culatra vai testar hidrogénio para armazenar energia solar
    Culatra vai testar hidrogénio para armazenar energia solar
  • Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei
    Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei
  • Algarve tem 24 vagas para formação de médicos de família
    Algarve tem 24 vagas para formação de médicos de família
  • Águas do Algarve desafia instituições a transformar chapéus de chuva em arte
    Águas do Algarve desafia instituições a transformar chapéus de chuva em arte
  • Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais
    Ar polar a caminho de Portugal ‘traz’ o frio: saiba quando e em que regiões as temperaturas vão descer mais

Opinião

  • Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
    Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal