Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Opinião, Saúde

Prisão de ventre? Não decida a toma de medicamentos de ânimo leve | Por Mário Beja Santos

Artigo de opinião de Mário Beja Santos sobre um problema bastante comum que traz um grande desconforto no dia a dia

12:01 19 Janeiro, 2023 12:02 19 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Mário Beja Santos, Assessor do Instituto do Consumidor e consultor do POSTAL

Encontrei num artigo da revista Farmácia de Distribuição uma boa definição de obstipação ou prisão de ventre: problema de saúde que se manifesta pela diminuição da frequência da defecação ou pela dificuldade de evacuar devido à consistência das fezes excessivamente duras; problema de saúde que afeta um grande número de pessoas, em todas as idades, com maior relevo na gravidez e na idade avançada; entre as causas mais comuns podemos referir: hábitos e estilos de vida (diminuição da atividade física, cansaço ou viagens), doenças do tubo digestivo, doenças endócrinas e metabólicas, abuso de laxantes, miopatias – a gravidez também é uma causa de obstipação. Estamos a falar da mais comum das perturbações gastrointestinais. Convém não esquecer que dentro dos erros habituais no estilo de vida têm importância a fraca ingestão de alimentos com fibras, a insuficiente ingestão de água e o abuso de alimentos sem resíduos.

Há medicamentos que podem favorecer a obstipação: os antiácidos (cálcio e alumínio, por exemplo), medicamentos para as cólicas, anticonvulsivantes, analgésicos, diuréticos, calmantes (como benzodiazepinas), alguns anti-hipertensores e os próprios laxantes.

Falemos agora dos laxantes, destinam-se a corrigir uma situação ocasional, mas o seu uso deve ser sempre temporário (não se devem usar laxantes por muito tempo sem a recomendação do médico). Os laxantes mais agressivos atuam por irritação do intestino; há laxantes que se destinam a ser administrados por via retal (supositórios ou clisteres). O grupo de laxantes baseados nas fibras é recomendado para os tratamentos mais prolongados e poderá ser usado na grávida sob recomendação médica; os laxantes mais irritantes não devem ser usados mais de uma semana. Não se fie no conselho de familiar ou amigo; se estiver a tomar medicamentos, pergunte ao seu farmacêutico se algum deles pode ser responsável pela prisão de ventre e informe-o sobre os sintomas que acompanham a prisão de ventre (dores abdominais e vómitos podem ser motivo para uma consulta médica, consulta que é um imperativo quando persistem os sintomas, quando há alternância de episódios de prisão de ventre e diarreia ou mesmo defecação involuntária; não insista na toma de laxantes: recorde-se de que o seu abuso poderá ser responsável por uma prisão de ventre crónica.

Trate esta questão dos laxantes com o devido respeito porque a escolha não é assunto de somenos importância, há problemas sérios de segurança. Não se deve tomar leite de magnésio, supositórios de glicerina, Microlax ou Dulcolax, por exemplo, só porque resultou bem no amigo ou vizinho. A escolha passa pela forma farmacêutica, pela composição, pelas características da prisão de ventre. Os laxantes não são todos iguais, a sua potência é variável e variáveis são os seus efeitos secundários. Uma grávida, um idoso, um doente desidratado ou uma criança não podem tomar laxantes potentes porque ocasionam perda de água e sais minerais, provocando um desequilíbrio eletrolítico que pode ser grave, com perda de sódio, potássio e de água. Os laxantes em supositórios ou clisteres, se usados dias a fio ou repetidamente, são irritantes para o ânus e não devem ser usados pelas pessoas com doença intestinal ou hemorroidal, porque agravam as situações. As crianças não devem usar qualquer tipo de laxante, assim como os idosos, porque são mais sensíveis à eliminação de água e sais minerais. E há laxantes que pela sua composição possuem substâncias que se podem acumular nos doentes com insuficiência renal e que podem ser tóxicos para o coração e sistema nervoso.

Não peça laxantes sem primeiramente pedir conselho farmacêutico ou seguir a prescrição do seu médico.

Zurzir nas trafulhices das crendices: Uma viagem no mundo do imaginário religioso dos portugueses | Por Mário Beja Santos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Família debaixo do guarda-sol na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Pode pôr o guarda-sol em qualquer lugar na praia? Ministra do Ambiente quer ‘desenho’ à entrada das praias para sinalizar de forma clara

15:00 5 Junho, 2026 12:14 5 Junho, 2026 | João Luís

Polémica sobre concessões nas praias levou ministra do Ambiente a defender sinalética mais clara para explicar onde pode colocar o guarda-sol

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Desporto Ensino

Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE

10:46 5 Junho, 2026 10:49 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agrupamento Pinheiro e Rosa apoia atletas de alto rendimento, conciliando sucesso escolar e exigência competitiva

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Algarve Cultura

Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas

14:47 5 Junho, 2026 15:11 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival das Escadinhas volta a transformar Ferragudo num palco ao ar livre, unindo arte, património e comunidade

Família debaixo do guarda-sol na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Pode pôr o guarda-sol em qualquer lugar na praia? Ministra do Ambiente quer ‘desenho’ à entrada das praias para sinalizar de forma clara

15:00 5 Junho, 2026 12:14 5 Junho, 2026 | João Luís

Polémica sobre concessões nas praias levou ministra do Ambiente a defender sinalética mais clara para explicar onde pode colocar o guarda-sol

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Desporto, Ensino

Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE

10:46 5 Junho, 2026 10:49 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agrupamento Pinheiro e Rosa apoia atletas de alto rendimento, conciliando sucesso escolar e exigência competitiva

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo, Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Agente da Guardia Civil no terreno. Crédito: Foto DR
Europa, Nacional

Jovem de 17 anos e bebé entre os 3 portugueses mortos em colisão violenta em Espanha

14:50 4 Junho, 2026 14:45 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre as vítimas estão um homem de 47 anos, um jovem de 17 e um bebé de quatro meses, todos portugueses

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Cortes de luz em casa. Crédito: Foto AI
Nacional

Milhares vão ficar sem luz: vai haver cortes de luz prolongados nesta data e estas serão as regiões afetadas

14:30 4 Junho, 2026 14:03 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

E-REDES tem previstas interrupções programadas e cortes de luz em vários concelhos no início de junho

Algarve, Cultura

Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas

14:47 5 Junho, 2026 15:11 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival das Escadinhas volta a transformar Ferragudo num palco ao ar livre, unindo arte, património e comunidade

Últimas Notícias

  • É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data
    É oficial: novas regras para a carta de condução entram em vigor já nesta data
  • Pode pôr o guarda-sol em qualquer lugar na praia? Ministra do Ambiente quer ‘desenho’ à entrada das praias para sinalizar de forma clara
    Pode pôr o guarda-sol em qualquer lugar na praia? Ministra do Ambiente quer ‘desenho’ à entrada das praias para sinalizar de forma clara
  • Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas
    Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas
  • Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa
    Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa
  • Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
    Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
  • Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda
    Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda

Opinião

  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal