Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Imagem da exposição “EDP Art Reef”, na costa de Albufeira
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Pode uma exposição ser feita no fundo do mar? | Por Saúl Neves de Jesus

ARTES VISUAIS: Artigo de Saúl Neves de Jesus publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

09:00 3 Novembro, 2023 10:01 2 Novembro, 2023
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
SAÚL NEVES DE JESUS
Professor Catedrático da Universidade do Algarve;
Pós-doutorado em Artes Visuais

No passado, as exposições de obras de arte eram feitas em locais para o efeito, galerias ou museus. Inclusivamente, o caráter artístico atribuído a uma peça tinha a ver com o facto de estar exposta nesse tipo de local. Foi o caso da peça “A fonte” exposta por Duchamp (1917), a qual era um urinol que adquiriu um outro significado a partir do momento em que foi exposto noutra perspetiva. Este readymade teve uma grande influência sobre o desenvolvimento da arte contemporânea, nomeadamente no que diz respeito à arte conceptual.

Com a arte urbana ou street art as manifestações artísticas começaram a ser desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, permitindo uma maior aproximação das artes visuais às pessoas. Têm sido várias as expressões artísticas incluídas neste tipo de arte, desde o graffiti e o estêncil até projeções de vídeo ou vídeo mapping.

Com a pandemia da COVID-19 começaram a ser promovidas exposições online de arte visual, podendo ser visitados de forma virtual alguns dos principais museus do mundo.

Assim, o conceito de espaço e local para expor obras de arte visual tem vindo a alargar-se ao longo dos tempos, tornando a arte cada vez mais acessível ao público.

Imagem da exposição “EDP Art Reef”, em Lisboa (2023) | Fotos DR

Tendo Portugal uma grande extensão do seu território junto ao mar, torna-se compreensível que também o mar comece a ser visto como um local onde podem ocorrer exposições.

Nessa perspetiva, Vhils realizou a primeira exposição subaquática em Portugal. Uma dezena de peças compõem a primeira mostra abaixo da linha de água da costa portuguesa, ao largo de Albufeira, no Algarve, no âmbito de um projeto inaugurado a 19 de setembro, a “EDP Art Reef”.

A EDP juntou-se ao artista Vhils para uma intervenção artística sobre peças de centrais a carvão e fuel que a energética desativou para dar lugar a projetos renováveis.

As peças de antigas centrais termoelétricas da EDP terão agora uma nova vida no fundo do oceano, de acordo com o compromisso da EDP em ser 100% verde até 2030 e de deixar de produzir energia a partir de combustíveis fósseis.

Imagem da exposição “EDP Art Reef”, na costa de Albufeira (2023)

Ao longo dos últimos seis meses, várias obras do artista plástico Vhils foram submersas a cerca de duas milhas da costa de Albufeira, numa área de 150 metros, com uma área da exposição de 1.250m2, sendo que a peça mais alta mede 5,3m por 4,8m de diâmetro e intitula-se Periscópio. Esta representa a entrada na exposição, tendo um simbolismo acentuado por via do seu posicionamento. O visitante, ao passar no centro do moinho, poderá observar através das suas aberturas uma composição referente aos três continentes atlânticos. Esta obra representa o período em que o mar constitui um mero ponto de observação para a humanidade, uma fronteira intransponível que desperta curiosidade e, simultaneamente, receio do desconhecido. Esta escultura foi trabalhada pelo artista e irá apresentar três olhares talhados em ferro.

A submersão das obras tem como intuito gerar um novo recife artificial a 12 metros de profundidade na costa de Albufeira, podendo ser visitáveis através da prática de mergulho qualificado.

Antes de serem submersas, as obras que Vhils criou a partir de peças de antigas centrais termoelétricas a carvão e fuel, entretanto desativadas, estiveram expostas na sede da EDP, em Lisboa.

As obras foram concebidas tendo em conta a promoção de um ecossistema favorável ao crescimento de recifes de coral e ao aparecimento de formas de fauna e flora marítimas, pensadas de forma a gerar um novo recife artificial na costa de Albufeira. Para garantir rigor científico e sustentabilidade ambiental, a concretização do projeto contou com o apoio do CCMar, da UAlg, tendo sido validado pela Direção Geral de Recursos Naturais e pela Agência Portuguesa do Ambiente. Trata-se, assim, de combinar o poder criativo de Vhils com o poder criativo da natureza, num exemplo que procura conciliar ciência, arte, turismo e sustentabilidade.

Imagem da exposição “EDP Art Reef”, na costa de Albufeira (2023)

De acordo com Vhils, “a ideia de submergir instalações compostas por peças de centrais termoelétricas desmanteladas no oceano carrega um forte peso metafórico, tanto no que diz respeito à consciencialização sobre a necessidade do uso responsável de recursos, como no sublinhar de questões ambientais que necessitam de respostas urgentes, e que advêm da atividade humana no planeta”, afirma Vhils. Segundo o artista, “a intervenção artística EDP Art Reef é um percurso ao longo das várias peças instaladas naquele espaço, que conta uma história que se vai desenrolando com vários elementos e profundidades, havendo até peças com as quais se pode interagir”. Complementa, afirmando que quase todo o seu trabalho é efémero, mas “no caso deste projeto, a intenção é mesmo que o mar tome conta das peças”.

Para já, as peças podem ser vistas no miradouro Pau da Bandeira, até final de 2023, numa exposição das imagens das peças submersas fotografadas pelo fotógrafo subaquático Nuno Sá.

A exposição subaquática está assinalada por uma boia (coordenadas: N 37.06922391, W -8.20990784) e pode ser visitada por qualquer mergulhador, devendo ser acompanhados por um técnico, após um seguro e um termo de responsabilidade, a firmar com empresas associadas ao projeto, as quais podem ser consultadas através do website da EDP (https://www.edp.com/pt-pt/edp-art-reef).

Leia também: Porquê escrever 100 artigos com perguntas sobre artes visuais? | Por Saúl Neves de Jesus

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Segurança Social tem nova funcionalidade: cidadãos já podem autorizar terceiros a consultar estes documentos

12:50 10 Outubro, 2026 12:20 10 Outubro, 2026

A Segurança Social lançou uma nova funcionalidade que permite autorizar terceiros a consultar diretamente determinadas declarações

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve Cultura

Já ouviu a expressão “Passar as passas do Algarve”? Conheça o significado e a origem que remete para o sul do país

09:20 10 Outubro, 2026 13:45 6 Outubro, 2026

A conhecida expressão portuguesa é usada para descrever momentos de grande dificuldade e tem uma explicação tradicional associada ao Algarve

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Algarve

“Caminharam sempre lado a lado”: Casal de 90 e 94 anos morre com um dia de diferença no Algarve

09:30 10 Outubro, 2026 22:57 9 Outubro, 2026

Depois de uma vida inteira lado a lado e da perda de quatro filhos, o casal faleceu com poucas horas de diferença em São Bartolomeu de Messines

Homem com dinheiro na mão.
Economia Nacional

Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite

21:40 10 Outubro, 2026 16:20 10 Outubro, 2026

A proposta do Orçamento do Estado aumenta o mínimo de existência e atualiza em 3,88% os limites dos nove escalões de IRS

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Gastronomia Saúde

O ovo flutua no copo? Pode não estar estragado e muita gente deita-o fora por engano

10:20 10 Outubro, 2026 13:13 9 Outubro, 2026

O teste do copo com água é usado por muitas pessoas para perceber se um ovo ainda está bom: mas será que é mesmo assim?

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Obras no condomínio.
Economia Nacional

Condomínio sabia da infiltração mas não fez a obra? Proprietário pode exigir mais do que a reparação dos danos

17:10 7 Outubro, 2026 13:50 7 Outubro, 2026

Quando uma infiltração tem origem numa parte comum e o condomínio não atua, a indemnização pode abranger outros prejuízos

Christa Pike. Crédito: DR
Mundo

Mulher condenada à morte sobrevive a duas doses de injeção letal e já está consciente: recuperação é considerada “sem precedentes”

11:45 7 Outubro, 2026 11:55 7 Outubro, 2026

Deveria ter sido executada , mas sobreviveu após receber duas doses de pentobarbital. Agora está consciente e consegue falar

Europa Vida & Lazer

Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

18:20 10 Outubro, 2026 13:18 9 Outubro, 2026

Um novo índice analisou 20 das maiores companhias aéreas europeias e colocou uma transportadora grega no primeiro lugar

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Vida & Lazer

Costuma descascar a maçã antes de a comer? Especialistas explicam por que não deve fazê-lo

15:40 10 Outubro, 2026 22:42 9 Outubro, 2026

A preocupação com os pesticidas leva muitas pessoas a retirar a casca da maçã, mas é precisamente aí que se encontra uma parte importante dos seus nutrientes

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Segurança Social tem nova funcionalidade: cidadãos já podem autorizar terceiros a consultar estes documentos

12:50 10 Outubro, 2026 12:20 10 Outubro, 2026

A Segurança Social lançou uma nova funcionalidade que permite autorizar terceiros a consultar diretamente determinadas declarações

Vista aérea da Ria Formosa.
Algarve, Cultura

Já ouviu a expressão “Passar as passas do Algarve”? Conheça o significado e a origem que remete para o sul do país

09:20 10 Outubro, 2026 13:45 6 Outubro, 2026

A conhecida expressão portuguesa é usada para descrever momentos de grande dificuldade e tem uma explicação tradicional associada ao Algarve

Tiago Grila. Crédito: DR
Vida & Lazer

“Fui buscar cocaína e a minha filha foi comigo”: Tiago Grila revela episódio que ainda o atormenta

12:13 10 Outubro, 2026 13:15 10 Outubro, 2026

Tiago Grila falou abertamente sobre a dependência de drogas e jogo e recordou um dos episódios que mais lamenta

Algarve

“Caminharam sempre lado a lado”: Casal de 90 e 94 anos morre com um dia de diferença no Algarve

09:30 10 Outubro, 2026 22:57 9 Outubro, 2026

Depois de uma vida inteira lado a lado e da perda de quatro filhos, o casal faleceu com poucas horas de diferença em São Bartolomeu de Messines

Homem com dinheiro na mão.
Economia, Nacional

Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite

21:40 10 Outubro, 2026 16:20 10 Outubro, 2026

A proposta do Orçamento do Estado aumenta o mínimo de existência e atualiza em 3,88% os limites dos nove escalões de IRS

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Gastronomia, Saúde

O ovo flutua no copo? Pode não estar estragado e muita gente deita-o fora por engano

10:20 10 Outubro, 2026 13:13 9 Outubro, 2026

O teste do copo com água é usado por muitas pessoas para perceber se um ovo ainda está bom: mas será que é mesmo assim?

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Vila Real de Santo António.
Algarve

Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer

18:40 10 Outubro, 2026 16:15 8 Outubro, 2026

Tapa algarvia, uma viagem internacional de barco e um passeio pelo centro histórico cabem num orçamento inferior a 10 euros

Vida & Lazer

Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir

20:30 10 Outubro, 2026 16:30 10 Outubro, 2026

Temperar o tomate e servi-lo imediatamente pode não ser a melhor opção. Cozinheiros recomendam deixá-lo repousar entre cinco e dez minutos

Poço-Cisterna Almóada, Silves.
Algarve, Cultura

Durante séculos esteve escondida: esta estrutura com 18 metros de profundidade é única em Portugal e fica no Algarve

11:50 9 Outubro, 2026 10:53 9 Outubro, 2026

Em Silves, uma construção islâmica ficou entulhada durante séculos até ser redescoberta e revelar uma característica única no país

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Frente fria a caminho de Portugal e traz chuva forte e rajadas até 80 km/h: mau tempo chega neste dia a esta região

11:30 9 Outubro, 2026 11:32 8 Outubro, 2026

Segundo a previsão da Meteored, uma frente fria deverá atingir os Açores, trazendo chuva, vento forte e agitação marítima

Obras no condomínio.
Economia, Nacional

Condomínio sabia da infiltração mas não fez a obra? Proprietário pode exigir mais do que a reparação dos danos

17:10 7 Outubro, 2026 13:50 7 Outubro, 2026

Quando uma infiltração tem origem numa parte comum e o condomínio não atua, a indemnização pode abranger outros prejuízos

Christa Pike. Crédito: DR
Mundo

Mulher condenada à morte sobrevive a duas doses de injeção letal e já está consciente: recuperação é considerada “sem precedentes”

11:45 7 Outubro, 2026 11:55 7 Outubro, 2026

Deveria ter sido executada , mas sobreviveu após receber duas doses de pentobarbital. Agora está consciente e consegue falar

Europa, Vida & Lazer

Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

18:20 10 Outubro, 2026 13:18 9 Outubro, 2026

Um novo índice analisou 20 das maiores companhias aéreas europeias e colocou uma transportadora grega no primeiro lugar

Animais

Tem a cama do cão neste lugar? Veterinários dizem que pode estar a prejudicar o descanso do animal

17:20 10 Outubro, 2026 22:52 9 Outubro, 2026

Uma cama confortável não garante, por si só, uma boa noite de descanso ao seu cão. Veterinários explicam quais são os locais da casa que deve evitar

Vida & Lazer

Costuma descascar a maçã antes de a comer? Especialistas explicam por que não deve fazê-lo

15:40 10 Outubro, 2026 22:42 9 Outubro, 2026

A preocupação com os pesticidas leva muitas pessoas a retirar a casca da maçã, mas é precisamente aí que se encontra uma parte importante dos seus nutrientes

Últimas Notícias

  • Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite
    Quem ganha até este valor por mês não vai pagar IRS em 2027: Governo aumenta limite
  • Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir
    Tempera o tomate e come logo a seguir? Cozinheiros recomendam esperar estes minutos antes de o servir
  • Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
    Vila Real de Santo António com 10€ no ‘bolso’: veja o que pode fazer
  • Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”
    Milhares saem à rua em Lisboa contra o custo de vida: “Não dá mais para viver assim”
  • Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)
    Vai viajar? Esta é a companhia aérea mais segura da Europa (há três low-cost entre as cinco primeiras)

Opinião

  • Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
    Podemos perder a Constituição sem rasgar uma página | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira
    Doença hepática: porquê referenciar para cuidados paliativos? | Por Hugo Oliveira
  • Porca miséria | Por José Figueiredo Santos
    Porca miséria | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
    Eurocidade do Guadiana leva projeto desportivo a encontro internacional em Itália
  • Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
    Cidades europeias apoiam Plano de Habitação Acessível, mas exigem mais poderes para proteger os bairros | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal