Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Périplo de um Café Filosófico

FILOSOFIA DIA-A-DIA – Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

11:14 5 Novembro, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
MARIA JOÃO NEVES Ph.D
Consultora Filosófica
[email protected]

Integrado na Festa dos Anos de Álvaro de Campos, que se continuará a celebrar até dia 30 de Novembro, o Café Filosófico de Outubro foi o primeiro presencial desde o início da pandemia. Um Café Filosófico não é uma palestra, é um encontro de saberes e reflexões, vive sobretudo das intervenções de quem nele participa. Tendo sido este um encontro tão rico, venho hoje aqui dar conta do que nele se conversou.

Foram lidos alguns excertos da obra de Pessoa onde claramente aparecem posicionamentos racistas, e lançada a dúvida de saber se esses textos seriam ou não atribuíveis ao poeta, ele próprio, ou ao quase heterónimo António Mora. Alguns especialistas afirmam que assim é e consideram-no uma antítese de Pessoa num exacerbado exercício de retórica. Encurtando razões, deixámos esse deslinde para os investigadores de pleno direito e passámos a ocupar-nos do problema em si mesmo: tentar perceber como é que pensamentos ou ideias de cariz racista podem surgir na nossa mente.

Controvérsia de Valladolid – Pretendia apurar-se se os ameríndios tinham alma

“Raça é um nãoconceito!”, exclamou um dos participantes. De facto, trata-se de um construto social. A humanidade é uma apenas… Lançou-se então o repto de tentarmos perceber se e como é que a ideia de racismo poderia estar na base do sentimento de nação. Apontou-se para o universalismo da humanidade que se opõe aos particularismos da nossa condição e nos tornam sexistas, nacionalistas, etc… “Nós para sermos Portugueses temos de não ser tudo o resto!” Ficou claro para todos que só tomando a nossa portugalidade como o topo daquilo a que se pode aspirar na condição humana, podemos considerar que temos não apenas o direito mas até o dever de nos expandirmos, de “civilizar” outros povos e de os “aportuguesar”. Em catadupa foram surgindo da boca dos vários participantes exemplos de movimentos expansionistas deste género: a reconquista cristã; o nazismo alemão; todos os colonialismos; a revolução francesa… a lista não parava de aumentar! Um dos participantes de nacionalidade francesa, questionou-se sobre como foi possível que o seu povo, em prol dos ideais tão nobres como a liberdade, a igualdade e a fraternidade andasse a decapitar cabeças e a invadir outros povos!

De onde surgiria este pensamento “civilizacional-expansionista” tão amplamente arreigado no nosso mundo ocidental? Sugeri que olhássemos para a obra de Aristóteles ― filósofo grego do sec. IV a.C., que foi aluno de Platão e preceptor de Carlos Magno. De facto, falar do pensamento do estagirita é, em grande medida, falar do nosso próprio pensamento. A linguagem científica actual e muitas das expressões da linguagem comum são, sem que nos apercebamos disso, decalcadas dos esquemas conceptuais elaborados por Aristóteles para dar forma às suas ideias. Mergulhámos então no Livro I da Políticaonde o filósofo claramente defende a escravatura. Começa por estabelecer que dos instrumentos que temos disponíveis uns são inanimados e outros animados. Por exemplo, para um comandante de navio o leme é inanimado e o vigia é um instrumento animado. Daqui para a afirmação de que “o escravo é uma posse animada” foi apenas um pequeno passo. Aristóteles define-o como aquele que sendo homem “não se pertence por natureza a si mesmo, senão a outro (…), sendo homem é posse de outrem”. O filósofo vai ainda mais longe afirmando que a escravatura é um direito natural pois, “por natureza, alguns estão destinados a obedecer e outros a mandar. De acordo como seu raciocínio, uns nascem livres e outros não e, para estes últimos, “ser escravo é conveniente e justo”. A questão racial acaba por ser também aflorada ao afirmar que “a natureza quer inclusivamente fazer diferentes os corpos dos livres e dos escravos: uns fortes para os trabalhos necessários; outros, erguidos e inúteis para tais necessidades, mas úteis para a vida política”. Contudo, o próprio filósofo reconhece que, muitas vezes, sucede o contrario: “há escravos que têm corpos de homens livres, e outros, almas”. Por último, Aristóteles defende que a arte da guerra “deve utilizar-se contra os animais selvagens e contra aqueles homens que, havendo nascido para obedecer, se negam a isso”. Sendo que este tipo de guerra se considera “justa por natureza”.

Manifestação anti-racismo Lisboa 2020

Uma das participantes recordou-nos então a Controvérsia de Valladolid (1550-51) na qual se pretendeu apurar se os índios americanos tinham alma ou se eram selvagens susceptíveis de serem domesticados. Na esteira aristotélica, Guinés de Sepúlveda foi partidário da “guerra justa” contra os indígenas, devido à sua inferioridade, defendendo a sua subjugação. Bartolomé de las Casas foi o grande defensor deste povo procurando demonstrar a sua racionalidade. Um dos participantes sugeriu que os ameríndios também eram aristotélicos sem o saber! Pois pegavam nos espanhóis e metiam-nos debaixo de água. Se eles morressem não eram veneráveis…

Chegámos à conclusão de que as sociedades humanas parecem estruturar-se com base nessa ideia de supremacia própria, da que decorrem desejos expansionistas supostamente civilizadores. Em todas as culturas parecem ter havido variações deste modo de pensar. ― Qual a ideia que lhe subjaz?

Descobrimos tratar-se da ideia do Outro como total e radicalmente diferente de mim! O Outro aparece como aquele que é perigoso, atentatório dos nossos princípios, diferente e, portanto, rejeitável. Verificámos que as sociedades se constroem precisamente com base nesta rejeição. Ficou claro que a ideia de que o nosso espaço comunitário é uma identidade que nos protege é fortíssima. Legitima rejeitar o outro, matá-lo inclusivamente, destruí-lo nas suas características culturais, políticas ou idiosincrásicas. Vivemos em sociedades que são profundamente racistas pela sua forma de organização e que rejeitam o outro por dever de nacionalismo ou auto-preservação.

Como é que podemos abandonar este modo de pensar?

Trouxe então à colação um excerto do livro Para una História de la Piedadda filósofa María Zambrano: “A ideia de que o homem é, acima de tudo, consciência e razão levou a que o homem só se considere semelhante a outro homem. Mas o processo não acaba aí, pois, como as diferenças entre os homens subsistem, há raças, nacionalidades, culturas, classes sociais e diferenças económicas, chegamos ao espectáculo bem visível da sociedade actual. Apenas sabemos lidar com aqueles que são praticamente uma reprodução de nós próprios. O homem moderno, ao assomar-se ao mundo, vai à procura de um espelho que lhe devolva a sua imagem, e, quando não a encontra, é um desconcerto! Frequentemente, quer partir o espelho! Tornamo-nos terrivelmente incapazes de suportar que existam homem diferentes de nós. Inventou-se, para encher esse vazio, a tolerância, palavra favorita do léxico do homem moderno. Mas a “tolerância” não é compreensão nem trato adequado, é simplesmente manter a distância respeitosamente, isso sim, com aquilo com o qual não se sabe tratar.” (pp. 18 e 19)

Já não chegam os caracteres para dar conta das reflexões que a partir daqui surgiram…

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected]

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de novembro)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional Tech

Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro

18:00 19 Julho, 2026 18:39 15 Julho, 2026 | João Luís

Um telemóvel roubado pode dar acesso a bancos, MB WAY, e-mail e palavras-passe. Veja o que deve bloquear nos primeiros minutos

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Desporto Mundo

Adeus, Messi: ‘nuestros hermanos’ dominam e argentino pode dizer adeus à seleção (outra vez)

06:00 20 Julho, 2026 23:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha impediu a Argentina de conquistar o segundo Mundial consecutivo numa final em que Lionel Messi voltou a estar no centro das atenções

Cultura Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Bandeira de Espanha.
Desporto Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional, Tech

Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro

18:00 19 Julho, 2026 18:39 15 Julho, 2026 | João Luís

Um telemóvel roubado pode dar acesso a bancos, MB WAY, e-mail e palavras-passe. Veja o que deve bloquear nos primeiros minutos

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Desporto, Mundo

Adeus, Messi: ‘nuestros hermanos’ dominam e argentino pode dizer adeus à seleção (outra vez)

06:00 20 Julho, 2026 23:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha impediu a Argentina de conquistar o segundo Mundial consecutivo numa final em que Lionel Messi voltou a estar no centro das atenções

Cultura, Europe Direct Algarve

Ponte Tui-Valença fecha ao trânsito para receber festival ibérico

12:12 17 Julho, 2026 12:13 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

A histórica ligação entre Tui e Valença acolhe produtores, artesãos, músicos e criadores dos dois lados da fronteira durante 12 horas

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Saúde

Estudo surpreende: beber água durante as refeições pode levá-lo a comer mais

21:40 20 Julho, 2026 21:08 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma investigação norte-americana concluiu que beber água durante as refeições poderá aumentar a quantidade de comida ingerida

Bandeira de Espanha.
Desporto, Europa

Espanha já está em casa: um milhão de pessoas esperado nas ruas para celebrar os novos campeões do Mundo

20:00 20 Julho, 2026 19:34 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de conquistar o Mundial frente à Argentina, a seleção espanhola regressou ao país e prepara uma receção histórica, com centenas de milhares de adeptos esperado

Últimas Notícias

  • Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
    Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
  • Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
    Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
    Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
  • Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304
    Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento