Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
PAULO FREITAS DO AMARAL, professor, historiador e autor | Foto DR
Opinião, Política

“Parlamento dos Jovens”: a democracia onde os alunos do privado não contam | Por Paulo Freitas do Amaral

“Se o ‘Parlamento dos Jovens’ quer realmente formar democratas, tem de começar por respeitar o princípio mais básico da democracia: a igualdade. Igualdade de voz, igualdade de voto, igualdade de oportunidades”

07:30 15 Fevereiro, 2026 08:46 12 Fevereiro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Parlamento dos Jovens apresenta-se como uma das mais emblemáticas iniciativas da Assembleia da República. Diz querer aproximar os jovens da vida cívica, ensinar democracia, estimular o pensamento crítico e dar voz às novas gerações. O discurso é bonito. O problema é que não resiste ao confronto com a prática.

Na realidade, esta iniciativa ensina uma democracia enviesada, onde nem todos contam da mesma forma. E, curiosamente — ou talvez não — quem menos conta são os alunos do ensino privado.

Por melhores que sejam as ideias apresentadas por alunos de colégios privados, o sistema está arquitetado para que dificilmente cheguem longe. Nas sessões distritais, os agrupamentos de escolas estatais valem vários votos, enquanto cada colégio privado vale apenas um. A desigualdade está inscrita no regulamento. Não é um acidente; é uma opção política.

O efeito é previsível. Alunos e professores do mesmo agrupamento estatal, que partilham o mesmo espaço, a mesma cidade, muitas vezes a mesma vila, chegam às sessões já ligados por relações prévias, por estratégias combinadas, por uma lógica de bloco. Votam entre si. Reforçam-se mutuamente. O colégio privado, isolado, com um único voto, assiste ao processo como figurante de uma democracia que o tolera, mas não o reconhece como igual.

Ensina-se assim uma lição perigosa: a de que o mérito da ideia é secundário face ao peso da estrutura. A de que pensar bem não chega — é preciso pertencer ao lado certo do sistema.

Mais grave ainda é a possibilidade, muitas vezes real, de uma ideia criada por alunos do ensino privado ser aproveitada por uma escola estatal. Reformulada, reapresentada, defendida por outros. Os autores originais ficam de fora. Pensaram, criaram, trabalharam — mas não defendem. O sistema permite que quem tem mais votos fique com a ideia de quem tem menos. Uma pedagogia que normaliza a apropriação e desvaloriza a autoria.

Que democracia é esta que se ensina aos jovens? Uma democracia onde há cidadãos cujo voto vale mais do que o de outros? Onde a igualdade é proclamada, mas negada na prática? Onde o Estado não se limita a organizar o processo, mas se sobrepõe, domina e decide quem pode avançar?

Não está aqui em causa a escola pública. Está em causa um modelo que discrimina em função da natureza da instituição de ensino. Um modelo que transmite, desde cedo, uma visão ideológica clara: o Estado como centro absoluto, o privado como exceção tolerada, mas nunca plenamente aceite.

Esta lógica lembra sistemas onde o coletivo imposto se sobrepunha sempre ao indivíduo, onde a força do número esmagava a liberdade da ideia. Não por acaso, é uma lógica que ecoa velhas tentações socialistas, onde o Estado se arroga o direito de definir o que conta, quem conta e até quem pode falar.

Se o Parlamento dos Jovens quer realmente formar democratas, tem de começar por respeitar o princípio mais básico da democracia: a igualdade. Igualdade de voz, igualdade de voto, igualdade de oportunidades. Enquanto isso não acontecer, continuará a ser uma encenação cívica — útil para o discurso político, mas profundamente injusta para muitos dos jovens que nela participam.

Ensinar democracia não é esmagar minorias. É protegê-las. Também — e sobretudo — quando estudam no ensino privado.

Leia também: O papel dos militares em estados de calamidade na nossa História | Por Paulo Freitas do Amaral

Mecânico em serviço. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Oficina com mais de 50 anos de atividade explica o que deve verificar no carro antes das primeiras chuvas do outono

08:10 20 Setembro, 2026 15:33 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há sinais no carro que não devem ser ignorados antes do outono e especialistas apontam os componentes que mais merecem uma revisão nesta fase

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa recebe Algarve Nature Fest em cinco concelhos da região

08:00 20 Setembro, 2026 07:26 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui caminhadas, bicicleta, canoagem, observação de aves e passeios de barco em diferentes pontos da Ria Formosa

Opinião

Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende

07:30 20 Setembro, 2026 07:24 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Há por aí quem se considere rei. Mude substantivos. Distribua adjetivos. Reescreva descrições. Coroa-se a si próprio. E talvez espere que, de tanto o dizer, o mundo acabe por se ajoelhar"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Homem hospitalizado
Ciência Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Jarro em barro.
Algarve Cultura

“Não sei como tivemos a ousadia de começar”: irlandês mudou-se para esta vila no Algarve e ajudou a fundar a olaria hoje gerida pelas filhas

18:10 19 Setembro, 2026 13:23 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Patrick Swift e Lima de Freitas criaram, em Porches, a olaria que recuperou uma tradição algarvia quando o ofício perdia espaço na região

Algarve Nacional Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Condução
Auto Nacional

Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações

21:00 19 Setembro, 2026 19:20 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Luz interior do carro não é proibida durante a marcha, mas os atos que possam prejudicar a condução em segurança podem dar origem a uma coima

Rolhas dentro de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas

23:00 19 Setembro, 2026 22:52 19 Setembro, 2026 | Luís Santos

As rolhas podem ter uma utilidade inesperada dentro do carro, sobretudo em dias marcados por maior humidade

Jovem camionista
Europa

Andrea, camionista, começou a conduzir aos 21 anos e fala sobre as dificuldades da profissão: “O salário devia ser melhor e 15 horas de serviço são muito exigentes”

20:20 19 Setembro, 2026 13:23 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Considerada a camionista mais jovem de Espanha, Andrea fala sobre a sua profissão, as dificuldades e diz que gosta mais de conduzir à noite

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Mecânico em serviço. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Oficina com mais de 50 anos de atividade explica o que deve verificar no carro antes das primeiras chuvas do outono

08:10 20 Setembro, 2026 15:33 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Há sinais no carro que não devem ser ignorados antes do outono e especialistas apontam os componentes que mais merecem uma revisão nesta fase

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa recebe Algarve Nature Fest em cinco concelhos da região

08:00 20 Setembro, 2026 07:26 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui caminhadas, bicicleta, canoagem, observação de aves e passeios de barco em diferentes pontos da Ria Formosa

Opinião

Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende

07:30 20 Setembro, 2026 07:24 16 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Há por aí quem se considere rei. Mude substantivos. Distribua adjetivos. Reescreva descrições. Coroa-se a si próprio. E talvez espere que, de tanto o dizer, o mundo acabe por se ajoelhar"

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Vai a Espanha de carro? Se tem matrícula portuguesa, atenção a este prazo: multa pode chegar aos 1.500€

17:30 19 Setembro, 2026 17:55 18 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viaja para Espanha com um carro de matrícula portuguesa pode continuar a utilizá-lo durante uma estadia temporária, mas há limites a ter em conta

Idoso no telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nova burla está a preocupar as autoridades: “não precisa de clicar em nada” para ser enganado

19:30 19 Setembro, 2026 18:45 19 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há uma nova burla a circular que não exige cliques nem códigos. Saiba quem está em maior risco

Homem hospitalizado
Ciência, Saúde

Homem que ‘morreu’ durante 7 minutos e voltou à vida contou aquilo que viu: “Estava tudo calmo. Sem dor, sem desconforto, sem preocupações. Não tenho medo de morrer, nem um pouco”

17:50 19 Setembro, 2026 16:45 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Astrónomo de profissão relatou o que viu durante sete minutos em paragem cardíaca e explica como a experiência mudou a sua relação com a morte

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Jovem conta a sua história. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por AI
Economia, Europa

Miguel está desempregado e depende da pensão da avó para sobreviver: “Sem ela estaria debaixo de uma ponte”

16:00 19 Setembro, 2026 12:53 17 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Sem trabalho em Espanha, Miguel revela a importância que a pensão da avó tem atualmente na sua vida e no sustento da casa

Jarro em barro.
Algarve, Cultura

“Não sei como tivemos a ousadia de começar”: irlandês mudou-se para esta vila no Algarve e ajudou a fundar a olaria hoje gerida pelas filhas

18:10 19 Setembro, 2026 13:23 15 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Patrick Swift e Lima de Freitas criaram, em Porches, a olaria que recuperou uma tradição algarvia quando o ofício perdia espaço na região

Algarve, Nacional, Saúde

Doentes urgentes esperavam quase cinco horas no Hospital de Portimão

10:40 19 Setembro, 2026 10:32 19 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do SNS apontavam esperas de quase cinco horas para doentes urgentes em Portimão e de quase seis no Amadora-Sintra, na manhã deste sábado

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em peso’ a Portugal nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

21:00 17 Setembro, 2026 15:58 17 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Nos próximos dias, os arquipélagos vão ser 'invadidos' por chuva por vezes frequente, de acordo com a previsão da Meteored

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Condução
Auto, Nacional

Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações

21:00 19 Setembro, 2026 19:20 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Luz interior do carro não é proibida durante a marcha, mas os atos que possam prejudicar a condução em segurança podem dar origem a uma coima

Rolhas dentro de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas

23:00 19 Setembro, 2026 22:52 19 Setembro, 2026 | Luís Santos

As rolhas podem ter uma utilidade inesperada dentro do carro, sobretudo em dias marcados por maior humidade

Jovem camionista
Europa

Andrea, camionista, começou a conduzir aos 21 anos e fala sobre as dificuldades da profissão: “O salário devia ser melhor e 15 horas de serviço são muito exigentes”

20:20 19 Setembro, 2026 13:23 19 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Considerada a camionista mais jovem de Espanha, Andrea fala sobre a sua profissão, as dificuldades e diz que gosta mais de conduzir à noite

Visita aos trabalhos arqueológicos: Edifício de Culto da villa romana de Milreu, Faro. Crédito: Património Cultural, I.P.
Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra o património com visitas, concertos e percursos até 27 de setembro

10:00 18 Setembro, 2026 09:56 18 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

De Sagres a Tavira, há propostas para descobrir o património algarvio, com atividades gratuitas e pagas e inscrições obrigatórias em várias sessões

Últimas Notícias

  • Oficina com mais de 50 anos de atividade explica o que deve verificar no carro antes das primeiras chuvas do outono
    Oficina com mais de 50 anos de atividade explica o que deve verificar no carro antes das primeiras chuvas do outono
  • Ria Formosa recebe Algarve Nature Fest em cinco concelhos da região
    Ria Formosa recebe Algarve Nature Fest em cinco concelhos da região
  • Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas
    Viu várias rolhas dentro de um carro? Saiba o que significam e por que ajudam a evitar problemas
  • Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações
    Condutores fazem, Código da Estrada não ‘perdoa’: conduzir com a luz interior do automóvel acesa dá multa em Portugal nestas situações
  • Andrea, camionista, começou a conduzir aos 21 anos e fala sobre as dificuldades da profissão: “O salário devia ser melhor e 15 horas de serviço são muito exigentes”
    Andrea, camionista, começou a conduzir aos 21 anos e fala sobre as dificuldades da profissão: “O salário devia ser melhor e 15 horas de serviço são muito exigentes”

Opinião

  • Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
    Se lhe serve a coroa, é rei? | Por Ana Alexandre Resende
  • Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
    Porque é que continuamos a ignorar a enxaqueca? | Por Filipe Palavra
  • Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro
    Como Roterdão está a reinventar o património religioso para a vida urbana | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
    Vai viajar? Carta de condução não serve como documento de identificação e pode precisar de levar este documento
  • Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
    Em Portugal os homens vivem mais 19,3 anos depois da idade da reforma calculada na União Europeia e mulheres mais 22,6 anos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento