Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Opinião

Parabéns, Sr. Empresário!

Artigo de opinião de Luís Horta, professor de Informática do Agrupamento de Escolas João de Deus e sócio-gerente da Webfarus: “Aceite o meu agradecimento por incentivar o empreendedorismo! Aceite a minha homenagem neste 25 de novembro, Dia Nacional do Empresário!”

16:07 25 Novembro, 2021 12:22 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Luís Horta
Professor no Agrupamento de Escolas João de Deus
Sócio-Gerente da Webfarus

O seu papel económico é crucial para a produção e circulação de bens e serviços no mercado e para o aumento da riqueza numa determinada região. Mas, mais do que isso, vergo-me é ao seu papel social na percussão da melhoria da qualidade de vida das pessoas: satisfazendo as necessidades e desejos dos consumidores; gerando postos de emprego; zelando pelas boas condições de trabalho dos colaboradores e bem-estar das famílias; pagando impostos e contribuições e preservando o meio ambiente. No fundo, permitindo o desenvolvimento social e económico sem perseguir a ideia de lucro de forma irresponsável. Ainda assim, folgo em saber que recebe um bom lucro pela sua atividade. É justo. Mais do que justo, porque esse lucro foi conseguido com muito trabalho e perseguido com muita perseverança e está a ser, atualmente, bem aplicado… possivelmente em novos investimentos que vão alavancar o desenvolvimento económico do país.


Características dos empresários de sucesso


Por detrás de um negócio rentável está sempre um empresário de sucesso! Um homem ou uma mulher que a dada altura percebeu que não tinha necessariamente de trabalhar por conta de outrem, que podia ser o mentor do seu próprio negócio. E é essa a mensagem que pretendo passar aos jovens estudantes, independentemente do nível de ensino em que se encontram. Todos os postos de trabalham são válidos e igualmente importantes (do empregado ao patrão), por isso tanto se podem esforçar para trabalhar numa empresa forte e credível, como gerar uma atividade própria, que contribua para o bem-estar da comunidade de forma ampla e responsável. Mas para tal, convém irem desenvolvendo algumas características comuns aos empresários de sucesso… Como é que essas pessoas são?

• São autoconfiantes. Acreditam nas suas opiniões e decisões.

• São eficientes. Independentemente dos recursos, conseguem aproveitar o que têm à disposição e iniciar atividade, nem que seja trabalhando sozinhos!

• São capazes de correr riscos. Não se atiram para o escuro, mas sabem que isso de investir de forma calculada é um mito.

• São corajosos. Informam-se, planeiam, calculam riscos, mas não deixam de arriscar com soluções e produtos inovadores.

• São persistentes. Não desistem perante a primeira contrariedade ou erro.

• São exigentes. O que fizeram está muito bem, mas o que vão fazer amanhã, ficará melhor ainda!

• São pelo espírito de iniciativa. Procuram constantemente por novas oportunidades de negócios e têm a capacidade de tirar uma ideia do papel.

• São perseverantes. Aceitam e superam as dificuldades.

• São pessoas que se rodeiam de talentos. Recrutam para as suas equipas, colaboradores competentes e aptos a dar resposta aos desafios do mercado.

• São incapazes de criticar abertamente. Preferem lidar com os problemas de forma construtiva.

• São criadores de espaços de trabalho produtivos e criativos, para que as suas equipas se sintam confortáveis e motivadas para atingir os objetivos.

• São trabalhadores. Mas muito embora focados no trabalho, conseguem equilibrar a vida profissional, com a vida pessoa, familiar e social.

• São claros e objetivos. Estabelecem metas, regras e assumem compromissos.

• São capazes de delegar. Atribuem as tarefas que podem e devem a quem de direito, mas não passam o controlo e responsabilidade pelo trabalho!

• São líderes. Não são patrões nem chefes! São pessoas que gerem equipas pelo exemplo.

• São pelo trabalho em equipa. Sabem que os bons resultados nascem do trabalho conjunto e fomentam o orgulho no compromisso selado entre todos.

• São inspiradores e motivadores. Incentivam os colaboradores a pensar fora da caixa e reconhecem o valor e contributo de cada um, na senda dos melhores resultados para a empresa.

• São empreendedores que dão e recebem feedback. Através de comentários e avaliações, percebem o que estão a fazer de forma correta e o que precisam de alterar.

• São promotores da cultura organizacional. Perseguem um conjunto de valores que elevam o trabalho de uma empresa, nomeadamente transparência e responsabilidade.

São, em suma, um grupo de profissionais que escolheu o caminho mais trabalhoso, mas também o mais desafiante e compensador.

Feliz Dia Nacional do Empresário e parabéns a todos quantos lá chegaram… e almejam lá chegar!

Sobre o autor:

• Luís Horta, professor de Informática no Agrupamento de Escolas João de Deus

• Autor do website institucional www.aejdfaro.pt e responsável pela comunicação externa do Agrupamento.

• 27 anos de experiência como docente no Ensino Secundário

• 5 anos de experiência como docente no Ensino Superior

• Mais de 1000 horas de formação de adultos

• Sócio-gerente da Webfarus Marketing Digital (www.webfarus.com)

• Ex-aluno da UAlg (Licenciatura e Mestrado).

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve

Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna

12:30 26 Junho, 2026 12:30 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segurança, proteção civil e reforço de efetivos estiveram no centro da reunião entre Governo e Município de Loulé

Algarve Política

João Alexandre Gago Viegas eleito coordenador da Iniciativa Liberal Faro

11:20 26 Junho, 2026 11:16 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa Liberal Faro renova a liderança e reforça a aposta na participação política e no desenvolvimento do Algarve

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Bar da Praia do Ourigo, no Porto.
Nacional

Lembra-se deste bar de praia? APA começou a demolir o “pequeno monstro” que estava há anos em ruinas

12:20 26 Junho, 2026 18:25 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Agência Portuguesa do Ambiente iniciou a demolição da antiga estrutura do bar da Praia do Ourigo, no Porto

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Comunidade cigana. Crédito: Lusa
Nacional

Casa, contas pagas, 500€ por criança e scooters para a comunidade cigana? Eis o que se sabe sobre este caso

11:40 26 Junho, 2026 11:37 26 Junho, 2026 | João Luís

Publicação nas redes sociais acusa Câmara da Marinha Grande de dar casa, contas pagas, scooters e 500€ por criança à comunidade cigana

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve

Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna

12:30 26 Junho, 2026 12:30 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Segurança, proteção civil e reforço de efetivos estiveram no centro da reunião entre Governo e Município de Loulé

Algarve, Política

João Alexandre Gago Viegas eleito coordenador da Iniciativa Liberal Faro

11:20 26 Junho, 2026 11:16 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa Liberal Faro renova a liderança e reforça a aposta na participação política e no desenvolvimento do Algarve

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Bar da Praia do Ourigo, no Porto.
Nacional

Lembra-se deste bar de praia? APA começou a demolir o “pequeno monstro” que estava há anos em ruinas

12:20 26 Junho, 2026 18:25 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Agência Portuguesa do Ambiente iniciou a demolição da antiga estrutura do bar da Praia do Ourigo, no Porto

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Dolores Aveiro e a filha, Katia Aveiro.
Nacional, Vida & Lazer

Família de Cristiano Ronaldo está a acompanhar o Mundial ao vivo e alugou um apartamento onde cada noite pode custar 4.500€

11:34 25 Junho, 2026 11:13 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Katia Aveiro, Dolores Aveiro e o restante núcleo familiar de Cristiano Ronaldo viajaram para os Estados Unidos para acompanhar o Mundial

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Mulher com frigorífico aberto. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura

21:40 23 Junho, 2026 19:18 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Há alimentos que muitos portugueses guardam no frigorífico sem pensar duas vezes, mas o frio pode prejudicar sabor, textura e qualidade

Últimas Notícias

  • Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets
    Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets
  • Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna
    Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna
  • Lembra-se deste bar de praia? APA começou a demolir o “pequeno monstro” que estava há anos em ruinas
    Lembra-se deste bar de praia? APA começou a demolir o “pequeno monstro” que estava há anos em ruinas
  • Gastronomia de rua volta a tomar conta de Lagos durante quatro dias
    Gastronomia de rua volta a tomar conta de Lagos durante quatro dias
  • Cenas na Rua celebra 20 anos e leva teatro e artes ao centro histórico de Tavira
    Cenas na Rua celebra 20 anos e leva teatro e artes ao centro histórico de Tavira

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal