Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Opinião

Para além do Amor: novas formas de violência no namoro na era digital | Por Carla Fernandes

Artigo de opinião de Carla Fernandes, vogal da Direção da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos: “Estarão os nossos jovens preparados para lidar com estes novos riscos das relações amorosas mediadas pela tecnologia?”

16:31 14 Fevereiro, 2024 16:32 14 Fevereiro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Todos já ouvimos histórias dos nossos pais ou dos avós do tempo em que se namorava por carta escrita. Os casais trocavam mensagens e fotografias através do correio ou de amigos ou familiares que serviam de mensageiros entre o par amoroso. Há mesmo histórias de pessoas que se conheceram pessoalmente e se tocaram, pela primeira vez, no dia do próprio casamento. Hoje estas relações à distância também existem, mas os meios através dos quais os casais se comunicam e se relacionam são bem diferentes… Trocam-se fotografias, vídeos, mensagens escritas e de voz, fazem-se videochamadas em tempo real, através das mais variadas redes sociais e de tantas aplicações instaladas nos nossos computadores e telemóveis. Estas duas realidades são separadas por cerca de 50 anos e são já conhecidos muitos dos riscos existentes nas comunicações e nas relações à distância na era digital.

CARLA FERNANDES
Vogal da Direção da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos

A violência nas relações amorosas é um fenómeno que se caracteriza por um ciclo intergeracional que é muito difícil de quebrar e que quanto mais cedo for interrompido, melhor

Em fevereiro comemora-se o Dia de S. Valentim e, apesar de esta ser uma data de celebração do amor e do carinho, podemos aproveitá-la para refletir sobre as novas formas de relacionamento e de violência no namoro. Mudam-se os tempos, mudam-se as relações, mudam-se os riscos a elas associados. De facto, os avanços da tecnologia e das redes sociais têm trazido ao longo dos tempos inúmeras vantagens, mas também novos desafios para os relacionamentos saudáveis.

Pode falar-se em violência no namoro quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objetivo de se colocar numa posição de poder e controlo. Hoje em dia, para além das formas de violência que já conhecemos, como a violência física, verbal, psicológica, social e sexual, assistimos a um fenómeno crescente designado de violência digital. Estrangeirismos como sexting, revenge porn, cyberstalking, dick pics e outros mais são termos que estão a entrar no nosso vocabulário todos os dias. Usar a tecnologia para controlar o que o/a parceiro/a faz através das redes sociais, perseguir perfis ao entrar em contas de email, assediar ou discriminar um/a parceiro/a por meio de mensagens, divulgar informações pessoais, partilhar imagens ou vídeos íntimos de um/a parceiro/a sem o seu consentimento são exemplos de comportamentos que visam o maltrato, a intimidação, a humilhação ou a ameaça e que configuram algumas das novas formas de violência no namoro.

Estarão os nossos jovens preparados para lidar com estes novos riscos das relações amorosas mediadas pela tecnologia? É urgente pensarmos como podemos ajudar os adolescentes e os jovens a protegerem-se destes riscos, evitando a tendência para a normalização de determinados comportamentos tóxicos e, desde logo, sensibilizando-os para o facto de que nenhuma forma de violência deve ser tolerada.

Paralelamente, sabemos que por questões relacionadas com a sua privacidade, com a procura de autonomia ou até por falta de conhecimento acerca dos recursos disponíveis, a maioria dos adolescentes e jovens não procura ajuda, perante situações de violência no namoro. Quando o fazem, normalmente, recorrem à sua rede de apoio informal, nomeadamente amigos/as ou familiares, e não a profissionais.

A não procura de ajuda pode estar associada a diferentes fatores: o facto de não reconhecerem o comportamento do/a parceiro/a como abusivo ou de procurarem desculpar ou “normalizar” tais condutas, o receio de serem culpabilizados/as pela relação abusiva, o receio da perda de estatuto entre os pares, a esperança de que o comportamento do/a parceiro/a mude, o desconhecimento face aos recursos de apoio disponíveis e o sentimento de vergonha.

A violência nas relações amorosas é um fenómeno que se caracteriza por um ciclo intergeracional que é muito difícil de quebrar e que quanto mais cedo for interrompido, melhor. Prevenir a violência no namoro é também contribuir para a prevenção da violência entre casais adultos, por isso todas as iniciativas e esforços que visem reduzir o risco de ocorrência de situações de violência ou de crime, pela redução de fatores de risco e/ou pela promoção de fatores protetores, menorizando os efeitos e impactos da violência ou do crime nas pessoas e na sociedade são bem-vindos.

Mas, afinal, como explicar a um adolescente ou jovem o que é uma relação amorosa saudável? Um relacionamento saudável inclui uma comunicação aberta e respeitosa, confiança, apoio e consentimento mútuo. Este consentimento nas interações íntimas deve ser livre, informado, específico e revogável a qualquer momento.

Os adolescentes e os jovens devem ter consciência dos sinais de alerta de relacionamentos abusivos, como o controle excessivo, o ciúme doentio, a manipulação e todas as formas de violência.

É muito importante capacitar os adolescentes e jovens para expressarem os seus sentimentos, desejos e limites de uma forma clara e assertiva, e ensinar a ouvir e respeitar os sentimentos e limites dos outros. Promover competências de resolução de conflitos de forma construtiva e não violenta, incentivar o diálogo, a negociação e o compromisso como alternativas à agressão e, ao mesmo tempo, promover uma autoestima e autoimagem positivas, incentivando-os para a autonomia e independência emocional, para não dependerem de relacionamentos abusivos e se sentirem valorizados, são algumas das estratégias que pais, familiares, professores e outros adultos significativos podem tentar implementar.

Complementarmente, é importante disponibilizar informações sobre recursos de apoio, tais como linhas telefónicas de ajuda, organizações de defesa dos direitos das mulheres e serviços de apoio e aconselhamento, para que os adolescentes e jovens saibam onde procurar ajuda se estiverem perante uma situação de violência.

Para apoio ou informações úteis:

– https://encontreumasaida.pt/

– https://www.sns24.gov.pt/servico/aconselhamento-psicologico-no-sns-24/#

– Linha Internet Segura – 800 21 90 90 | chamada gratuita | dias úteis das 09h às 21h | [email protected]

– Linha de Apoio à Vítima da APAV – 116 006 | chamada gratuita | dias úteis das 09h às 21h

– Gabinete de Apoio à Vítima da APAV – 213 587 900 ou https://www.apav.pt/apav_v3/index.php/pt/

contactos

– UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta – 218 873 005

Em situações de emergência:

Deverá contactar-se o 112 – Número Nacional de Emergência (chamada gratuita, disponível 24h/dia), que desencadeará os meios de auxílio mais adequados à situação relatada.

Leia também: O caleidoscópio da(s) ansiedade(s) no início do ano letivo | Por Carla Fernandes

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Vigo, na Galiza.
Europa Nacional

Portuguesa que teve de ser operada após um acidente na praia em Espanha queria uma indemnização de 50.000€ mas não teve ‘sorte’

13:40 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mulher portuguesa que sofreu um acidente numa praia em Espanha tentou obter uma indemnização de 50.000€, mas sem sucesso

Algarve Cultura

Silves procura jovens voluntários para apoiar Feira Medieval

16:50 16 Julho, 2026 16:57 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens residentes no concelho, a partir dos 15 anos, podem candidatar-se até 26 de julho para apoiar a Feira Medieval de Silves

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Algarve Economia

Licenças aquícolas da Armona vão a leilão por 700 mil euros

12:20 16 Julho, 2026 12:12 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Leilão eletrónico decorre até 31 de julho e integra o processo de insolvência da Armona – Actividades Aquícolas e Pesca.

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto Ciência Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Praça de táxis.
Nacional

Cuidado até com os táxis oficiais: taxista foi detido 21 vezes este ano por conduzir sem carta

14:20 16 Julho, 2026 12:03 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Taxista foi novamente detido em Lisboa por conduzir sem carta válida: PSP revela que esta já era a 21.ª detenção pelo mesmo motivo este ano

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Olhão, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Vigo, na Galiza.
Europa, Nacional

Portuguesa que teve de ser operada após um acidente na praia em Espanha queria uma indemnização de 50.000€ mas não teve ‘sorte’

13:40 16 Julho, 2026 11:51 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mulher portuguesa que sofreu um acidente numa praia em Espanha tentou obter uma indemnização de 50.000€, mas sem sucesso

Algarve, Cultura

Silves procura jovens voluntários para apoiar Feira Medieval

16:50 16 Julho, 2026 16:57 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Jovens residentes no concelho, a partir dos 15 anos, podem candidatar-se até 26 de julho para apoiar a Feira Medieval de Silves

Canteiro.
Algarve

Filha que fugiu da prisão mata a mãe e enterra-a num canteiro da sua casa em Olhão

10:55 16 Julho, 2026 10:49 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Investigação ao desaparecimento de uma mulher em Olhão levou a Polícia Judiciária a descobrir um homicídio e a deter a principal suspeita

Algarve, Economia

Licenças aquícolas da Armona vão a leilão por 700 mil euros

12:20 16 Julho, 2026 12:12 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Leilão eletrónico decorre até 31 de julho e integra o processo de insolvência da Armona – Actividades Aquícolas e Pesca.

Homem a abastecer o carro com combustível. Crédito: Freepik
Auto, Ciência, Europa

Carros a combustão podem continuar? Marcas testam gasolina 100% renovável sem mexer no motor

13:20 16 Julho, 2026 11:59 16 Julho, 2026 | João Luís

Um ensaio em Espanha junta grandes nomes da indústria automóvel para testar gasolina 100% renovável em carros já em circulação

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí calor africano: termómetros vão passar dos 35 ºC já a partir desta data

10:43 16 Julho, 2026 10:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Depois de dias amenos, uma mudança no estado do tempo vai voltar a empurrar as temperaturas para valores de verão, com o regresso do calor

Depois do furto de um portátil, os primeiros minutos podem ser decisivos, Crédito: Foto AI
Tech

Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

18:20 16 Julho, 2026 14:43 16 Julho, 2026 | João Luís

Um portátil desaparecido pode abrir a porta a e-mails, documentos, dados bancários e sessões que ficaram guardadas sem proteção

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Europa, Saúde

Poeiras do deserto estão a aumentar na Europa e afetam sobretudo o sul

18:02 16 Julho, 2026 18:02 16 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Investigadores alertam para impactos na saúde pública, na eficiência dos painéis solares e na estabilidade das redes elétricas

Praça de táxis.
Nacional

Cuidado até com os táxis oficiais: taxista foi detido 21 vezes este ano por conduzir sem carta

14:20 16 Julho, 2026 12:03 16 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Taxista foi novamente detido em Lisboa por conduzir sem carta válida: PSP revela que esta já era a 21.ª detenção pelo mesmo motivo este ano

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Olhão, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Na cidade onde Gonçalo Ramos cresceu há um mercado com peixe fresco e praias à distância de uma viagem de barco: descubra Olhão

17:54 12 Julho, 2026 10:21 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Entre mercados, peixe acabado de chegar e praias acessíveis por barco, Olhão continua a revelar um dos roteiros mais autênticos do Algarve

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Últimas Notícias

  • Poupanças pagam imposto, raspadinhas até 5 mil euros não: afinal, é mesmo assim?
    Poupanças pagam imposto, raspadinhas até 5 mil euros não: afinal, é mesmo assim?
  • Faro espera 20.000 motociclistas em quatro dias de concentração
    Faro espera 20.000 motociclistas em quatro dias de concentração
  • Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
    Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
  • Leitura não tira férias com serviços digitais da Biblioteca de Tavira
    Leitura não tira férias com serviços digitais da Biblioteca de Tavira
  • Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas
    Portátil roubado? O que deve fazer antes que acedam às suas contas

Opinião

  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral

Europe Direct Algarve

  • Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
    Muito mais do que um passe ferroviário: a viagem DiscoverEU começou no Porto
  • A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    A fantástica Sinfonia Fantástica! | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal