Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Paisagens e as casas, reaprender a viver em comunidade

Artigo de Jorge Queiroz, sociólogo e sócio da AGECAL, publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de fevereiro

13:20 6 Fevereiro, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de JORGE QUEIROZ;
Sociólogo e membro da Direção da AGECAL
[email protected]

“A arquitectura algarvia, resultante de uma harmonização entre o Homem e a terra é interessante exemplo da aculturação nela se esbatendo a clássica distinção entre arte erudita e arte popular, caracteriza-se por perfeita integração paisagística, reduzida e humana escala altimétrica, extrema delicadeza e grande qualidade plástica…”
José Eduardo Horta Correia, in “ O Algarve em Património”, 4º Congresso do Algarve, 1986

“Preservar as características únicas e inconfundíveis de uma região, de uma cidade ou de um lugar, não é uma atitude passadista de quem recusa a modernidade, sucede é que esse passado constitui a base de sustentação da criatividade e da inovação, ao destrui- lo que damos inelutavelmente no vazio espiritual”
António Rosa Mendes, in “Cultura.Sul” Novembro de 2011

José Eduardo Horta Correia, natural de Vila Real de Santo António, professor de História da Arte e Urbanismo, tal como o saudoso historiador António Rosa Mendes, também algarvio e docente universitário, chamaram a atenção para a necessidade de estudar, valorizar e reabilitar o Algarve na sua dimensão cultural e patrimonial.

Um dos aspectos mais interessantes na cultura algarvia é a arquitectura, o que dela subsiste na casa urbana ou do meio rural, as diferentes características e tipologias, consequência de necessidades de adaptação ao clima, aos solos e matérias-primas, às necessidades familiares, sociais e produtivas.

O Algarve contrapõe à “civilização do granito” do norte do País, a “civilização do barro” na visão da geografia humana de Orlando Ribeiro. Praticou- se no sul a construção de casas em taipa e adobe, barro amassado, misturado com areia e matéria vegetal, secado ao sol. Era usado em casas normalmente de um só piso, uma edificação barata, que poderia ser construída por quatro homens em apenas quinze dias, adaptada às amplitudes térmicas, frescas no Verão e amenas no inverno.

Do ponto de vista do desenho há equilíbrio e harmonia, as casas “tradicionais” eram e são atraentes, bem integradas na paisagem. À sua volta nasceram pomares, hortas, vinhas, fornos de lenha, animais de criação e toda a biodiversidade que estamos a perder…

Um dos aspectos mais interessantes na cultura algarvia é a arquitectura

A evolução da arquitectura algarvia poderia ser um sucesso, com investigação aplicada, se apoiada nos estudos de arquitectura e engenharia mediterrânicas. Baseada no uso racional dos recursos e aproveitamento das águas é sabedoria milenar, permitiria a construção e urbanismo orientados para aspectos qualitativos e identitários, uma contemporaneidade personalizada e diferenciada, ambientalmente sustentável.

O Algarve tem sido dirigido, do ponto de vista do seu desenvolvimento, por interesses exteriores à região, que a transformou numa área dependente da monocultura do turismo e influenciada por fenómenos correlacionados. Estará fragilizada também pelo inadequado uso do território e agudização das alterações climáticas.

Ao contrário do que alguns pensam, a avaliação do desenvolvimento não poderá continuar a reger-se por critérios quantitativos e do volume de negócios, mas por critérios ambientais, culturais, de inclusão social e sustentabilidade.

O Algarve é, a nível europeu, um dos mais significativos casos do impacto de uma determinada perspectiva de turismo nas transformações paisagísticas, sociais e culturais, consequência da “descoberta” em meados do século XX de uma das mais belas e preservadas regiões do mundo, privilegiada pela natureza e a sua história.

Não são os mercados que definem as políticas, mas as políticas que devem orientar os mercados.

A cultura é ampla e multifacetada, as paisagens e as casas são conhecimento e património, exprimem modelos culturais, serão decisivas na adaptação às novas formas de habitar nos tempos crescentemente instáveis que já vivemos. O regresso ao equilíbrio com a natureza será possível se reaprendermos a vida em comunidade de objectivos.

É necessário redescobrir a cultura que nos construiu durante séculos.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de fevereiro)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Luís Montenegro no carro. Crédito: Vídeo Governo Portugal | DR
Economia Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 11:13 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa

09:00 19 Junho, 2026 16:40 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado de Culturas à Luz das Velas regressa a Lagoa entre 2 e 5 de julho, com entrada gratuita e tema dedicado à lusofonia

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 18:06 18 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho: veja o impacto no setor privado e na função pública

Cliente a receber copo de água. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pedir um copo de água num restaurante? E podem cobrar ou alegar que só vendem engarrafada?

18:30 18 Junho, 2026 14:48 18 Junho, 2026 | João Luís

Um pedido simples pode levantar dúvidas entre clientes e estabelecimentos: Saiba o que dizem as regras sobre o copo de água da torneira

Luís Montenegro no carro. Crédito: Vídeo Governo Portugal | DR
Economia, Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 11:13 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

08:00 19 Junho, 2026 15:15 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação “A prevenção não tira férias” pretende reforçar a deteção precoce do cancro da pele e do cancro oral

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa

09:00 19 Junho, 2026 16:40 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mercado de Culturas à Luz das Velas regressa a Lagoa entre 2 e 5 de julho, com entrada gratuita e tema dedicado à lusofonia

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher com megafone. Crédito: Freepik
Nacional

Alterações à lei laboral: setor privado deverá sentir maior impacto, mas função pública também pode ser afetada

12:06 17 Junho, 2026 18:06 18 Junho, 2026 | João Luís

Proposta de revisão das leis laborais prevê mais de 100 mudanças ao Código do Trabalho: veja o impacto no setor privado e na função pública

Cliente a receber copo de água. Crédito: Foto AI
Nacional

Pode pedir um copo de água num restaurante? E podem cobrar ou alegar que só vendem engarrafada?

18:30 18 Junho, 2026 14:48 18 Junho, 2026 | João Luís

Um pedido simples pode levantar dúvidas entre clientes e estabelecimentos: Saiba o que dizem as regras sobre o copo de água da torneira

Últimas Notícias

  • Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
    Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
  • Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme
    Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme
  • Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades
    Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades
  • Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa
    Milhares de velas voltam a iluminar o centro histórico de Lagoa
  • Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve
    Rastreios gratuitos ao cancro chegam ao Forum Algarve

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal