Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Opinião

Pacto Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem

Artigo de opinião de Bruno António, presidente DYPALL Network, sobre a adesão dos municípios ao Pacto, comprometendo-se a apoiar a implementação de medidas e ações de apoio à empregabilidade e empreendedorismo jovem e a adotar uma abordagem conjunta para a mitigação e a adaptação às alterações económicas e sociais pós Covid-19.

16:09 19 Março, 2021 12:25 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Bruno António, presidente DYPALL Network

D​e momento o país enfrenta uma das mais difíceis situações sócio-económicas dos últimos anos, sendo que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) já veio classificar publicamente a crise mundial de 2020 devido à COVID-19 como uma crise sem precedentes no mercado laboral. Esta crise terá consequências no futuro próximo e prevê-se uma recuperação «lenta, desigual e incerta». A problemática do desemprego afeta ainda mais a população jovem, pois vários estudos demonstram que a empregabilidade dos jovens é afetada de forma desigual e desproporcional. Já em anteriores crises, como a de 2008, todos os grupos sociais conseguiram recuperar para níveis de empregabilidade anteriores, exceto os jovens. Este impacto vai além dos números de desemprego, pois cada crise cria situações de precariedade laboral com entrada adiada no mercado de trabalho e remunerações indignas num primeiro emprego. Sabe-se também, segundo os dados da OIT, que os jovens sofrem, por conseguinte, de diminuição da sua autoestima, saúde mental, confiança e motivação.

Uma perspectiva inovadora

Enquanto DYPALL Network queremos olhar para esta situação atual de duas perspectivas complementares. Enquanto promotora de um envolvimento efetivo e sustentável da juventude nos processos de tomada de decisões e de cooperação efetiva entre autoridades locais e organizações que trabalham com um enfoque na juventude, entendemos que o debate sobre o impacto da crise de 2020 sobre a empregabilidade e empreendedorismo jovem e a sua dimensão sócio-económica junto dos jovens é importante, permitindo sensibilizar e alertar os diferentes atores para esta realidade existente, para que não sejam esquecidos.

Mas a outra perspectiva prende-se com aquilo que podemos fazer ao olhar para a questão do empreendedorismo e da empregabilidade e a sua entrada no mercado de trabalho dos jovens. E, enquanto DYPALL Network, esta é a abordagem que nos motiva. Somos uma rede com mais de 60 organizações, presente já em 30 países, incluindo cooperação com vários municípios em Portugal. Pretendemos partir desta situação de crise para desenvolver uma nova forma de entender, trabalhar e desenvolver novas metodologias para superar os desafios que os jovens enfrentam na nossa sociedade.

O PACTO Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem

Queremos transformar esta problemática numa oportunidade e lançámos uma iniciativa, o PACTO Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem, para trazer uma nova perspectiva e abordagem. É necessário abordar a situação não apenas numa perspectiva de política nacional, mas principalmente trabalhando junto dos ecossistemas locais. Estes podem realmente fazer a diferença no apoio, desenvolvimento e capacitação do jovem, para se tornar num empreendedor ou aumentar as suas possibilidades de entrar com sucesso no mercado de trabalho.

Este olhar para o contexto local através de uma abordagem de ecossistema, incluindo todos os atores, como as escolas, o ensino profissional e regular, as empresas locais e o poder local e as instâncias públicas com responsabilidades na área do empreendedorismo e empregabilidade, trará novas metodologias de trabalho e planeamento estratégico aos municípios para apoiar consistentemente e numa abordagem de proximidade com o jovem do seu município.

Os principais objetivos do PACTO Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem são:

● Reduzir o desemprego jovem

● Promover a qualificação dos jovens

● Facilitar o acesso à informação

● Reforçar a cooperação dos municípios

● Capacitar técnicos municipais

Esta iniciativa PACTO Local para a Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem pretende também trazer outra dimensão de atuação, pois é claro que é insuficiente restringir a ajuda à população jovem através dos programas e medidas nacionais de apoio ao desemprego e à juventude, especialmente naquilo que é o desenvolvimento de competências necessárias para que entrem e vinguem no mercado de trabalho.

Uma intervenção de proximidade

Queremos ver acontecer uma intervenção de proximidade, com os territórios locais desenvolvendo uma abordagem mais estratégica de intervenção no empreendedorismo e empregabilidade jovem. Que os municípios possam tornar-se uma referência, canalizando os seus esforços na área de formação, nos seus apoios à constituição de empresas, no fomento do empreendedorismo em determinados sectores locais estratégicos, e principalmente construírem um ecossistema local de acompanhamento do jovem desde a sua fase de criança à fase adulta; desde a escolaridade básica à entrada no mercado de trabalho e também nos primeiros anos de integração no tecido empresarial ou no seu emprego.

Acreditamos que um apoio técnico especializado, contínuo e de proximidade com o jovem em diversas áreas essenciais do seu desenvolvimento são a chave para que possa vingar enquanto membro ativo do mercado de trabalho.

Uma dinâmica de partilha e cooperação

Esta abordagem do PACTO Local permitirá também reunir e mapear aquilo que são os conhecimentos e experiências de vários atores locais, com maior incidência nos municípios, onde há evidente conhecimento acumulado e criar uma plataforma de partilha de boas práticas para a intervenção junto dos jovens.

Com a adesão ao Pacto, os municípios comprometem-se a apoiar a implementação de medidas e ações de apoio à empregabilidade e empreendedorismo jovem e a adotar uma abordagem conjunta para a mitigação e a adaptação às alterações económicas e sociais pós COVID-19. Esta é a nova abordagem que pretendemos ajudar a desenvolver em colaboração com o poder local, aqueles que estão mais próximos dos jovens.

Uma iniciativa de âmbito local para chegar a todo o país

A iniciativa congrega já nesta fase inicial 10 municípios comprometidos com o Pacto, e mais de 20 municípios em fase de adesão, distribuídos em todo o país, disponíveis para a partilha das suas boas práticas e programas e comprometidos em trabalhar estrategicamente e de uma forma mais inovadora.

No dia 24 de fevereiro, aconteceu já o primeiro encontro online de técnicos municipais, abordando o tema «Construindo Ecossistemas Locais para a Empregabilidade Jovem», contando com a participação de 25 municípios.

Para mais informações sobre o PACTO contactar: [email protected]

https://www.facebook.com/pactoempregojovem/

https://www.instagram.com/pactoempregojovem/

https://twitter.com/JovemPacto

https://www.linkedin.com/in/pacto-empregojovem-4a5370200/

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Reformado com calculadora.
Economia Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Sofia Barillà.
Europa Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Algarve Economia

Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol

07:58 3 Junho, 2026 07:59 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

AISCOMA contesta posição da APA e alerta que colocar chapéus-de-sol em frente às concessões pode comprometer a segurança

Algarve Desporto

Algarvio Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

07:35 3 Junho, 2026 12:02 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta do Judo Clube de Lagos venceu a categoria Cadetes -66 kg no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

Cultura Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Opinião Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Cristiano Ronaldo.
Desporto Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Reformado com calculadora.
Economia, Nacional

Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026

20:20 3 Junho, 2026 19:52 3 Junho, 2026 | João Luís

Idade da reforma em Portugal depende da carreira contributiva e pode mudar quando há mais de 40 anos de descontos

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e muito frio: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:30 3 Junho, 2026 09:13 3 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Após vários dias com características típicas do início de verão, o estado do tempo prepara-se para uma nova mudança, com impacto nas temperaturas, na nebulosidade e na sensação térmica

Sofia Barillà.
Europa, Nacional

Italiana de 20 anos a fazer Erasmus em Portugal morre a falar ao telemóvel com a tia

10:32 3 Junho, 2026 10:32 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sofia Barillà, estudante de 20 anos em Erasmus nas Caldas da Rainha, foi encontrada sem vida após uma chamada telefónica interrompida

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

19:00 3 Junho, 2026 17:10 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos, há soluções naturais que podem ajudar a afastar baratas de casa e reduzir o risco de uma infestação

Algarve, Economia

Concessionários do Algarve contestam esclarecimento da APA sobre chapéus-de-sol

07:58 3 Junho, 2026 07:59 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

AISCOMA contesta posição da APA e alerta que colocar chapéus-de-sol em frente às concessões pode comprometer a segurança

Algarve, Desporto

Algarvio Flávio Pello conquista ouro no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

07:35 3 Junho, 2026 12:02 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Atleta do Judo Clube de Lagos venceu a categoria Cadetes -66 kg no Open de Juvenis e Cadetes de Palmela

Cultura, Europe Direct Algarve

Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030

17:50 3 Junho, 2026 17:53 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Intervenção converteu uma área degradada num espaço moderno, acessível e pensado para o convívio de residentes e visitantes.

Pessoas com máscara. Crédito: Magnific AI
Mundo, Saúde

Novo balanço aponta para 344 casos confirmados de Ébola: número de mortos sobe para 60

16:41 3 Junho, 2026 16:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Balanço do surto de Ébola na República Democrática do Congo e no Uganda revela mais mortes e infeções na última semana

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona anuncia abertura da loja número 73 em Portugal: esta é a localização

14:29 2 Junho, 2026 14:26 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Este mês, a Mercadona prepara uma nova abertura ainda e reforça a sua presença na Grande Lisboa ainda antes de rumar ao Algarve

Opinião, Política

A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos

09:03 1 Junho, 2026 09:06 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os partidos já não moldam as identidades dos seus eleitores como outrora, as lealdades enfraquecem e os votos de protesto multiplicam-se"

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Mundo

Portugal vai ganhar o Mundial? Economista que acertou os últimos três campeões já fez a previsão e há surpresa

09:30 30 Maio, 2026 16:23 28 Maio, 2026 | João Luís

Um economista que acertou os últimos três campeões do Mundo já fez a previsão para 2026, e o resultado traz uma surpresa

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Praia da Rocha, Portimão.
Algarve

Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?

19:35 3 Junho, 2026 19:36 3 Junho, 2026 | João Luís

Praia muito conhecida do Algarve tem obra suspensa no arranque da época balnear, depois de não ter ficado concluída dentro do prazo previsto

Últimas Notícias

  • Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
    Tem 40 anos de descontos? Saiba com que idade pode pedir a reforma sem cortes por antecipação em Portugal em 2026
  • Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
    Esta praia é uma das mais famosas do Algarve chega ao verão com obra não terminada e suspensa: pode ir ‘a banhos’?
  • Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
    Adeus baratas: estas soluções naturais podem ajudar a prevenir e a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos
  • São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
    São Brás recebe programação de cinema com estreias e filmes premiados
  • Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
    Portugália abre no Tavira Plaza e reforça oferta gastronómica
  • Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez
    Restaurante histórico em Lisboa está a angariar fundos para não fechar de vez

Opinião

  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
    Praça 1914 inaugurada em São Brás de Alportel com apoio do Algarve 2030
  • Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
    Alunos de Albufeira participaram em projeto internacional de conservação marinha
  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal