Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O novo normal

MARCA D’ÁGUA – Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de junho

12:00 18 Junho, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
MARIA LUÍSA FRANCISCO
Investigadora na área da Sociologia
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
[email protected]

“Ninguém sabe se sabe
Nem que acaso ou que destino nos cabe
O novo normal
É terreno minado
De acasos”

Excerto da letra O novo normal de Sérgio Godinho

Mais de um ano depois do início da pandemia, ainda não voltamos ao normal! Será que queremos mesmo voltar ao normal?

A expressão “novo normal” tem em si a expectativa de voltar a uma estabilidade em que seja possível prever o que possa acontecer, mas o mundo actual está cada vez mais imprevisível!

Não sei se este “novo normal” conseguirá expressar a forma como passamos a lidar com estas alternâncias entre estado de emergência, de alerta, de contingência e situação de calamidade. Vivemos entre ciclos, vivemos numa guerra de informação e estamos a viver uma experiência sem precedentes.

Ainda que seja um novo normal temos velhos desafios, tal como o de aprender com o que está a acontecer com coragem de olhar para a realidade com olhos de ver, porque esse é o primeiro passo para algo diferente.

Ou será que não voltaremos ao normal e teremos uma nova relação com o dito normal?

Durante este tempo que já é superior a um ano, tanto mudou, mas será que foi o mundo que mudou ou fomos nós que mudámos?

“Novo normal” – composição visual de Maria Luísa Francisco

Voltámos a valorizar mais o genuíno, a ter mais contacto com a natureza, a ter horários de trabalho mais flexíveis e mais tempo para a família. Voltámos a valorizar mais a comunicação com os outros, a conhecer melhor os nossos direitos. No tempo dos direitos, temos direito ao tempo, ao nosso tempo e a apreciar e usufruir com mais qualidade do tempo de lazer.

Deixamos de medir a distância e a proximidade em metros e quilómetros e passamos a medir em minutos e horas.

O Zoom tornou-se uma ferramenta de comunicação profissional e pessoal. Embora só mais recentemente seja conhecida em massa, esta plataforma foi criada em 2011 por um informático chinês, chamado Eric Yuan. Em 2020, em plena pandemia, chegou aos 300 milhões de reuniões diárias.

A pandemia tirou-nos da zona de conforto

Tolentino de Mendonça disse, quando este ano foi distinguido com o Prémio Universidade de Coimbra, que “apandemia deve ser interpretada como uma encruzilhada civilizacional”.

O cardeal, que dirige a Biblioteca do Vaticano, acrescentou ainda que “a normalidade, pela qual tanto ansiamos, não é um lugar já conhecido a que se volta, mas uma construção nova onde nos temos de empenhar. Por distópica que possa ser, a pandemia empurra-nos para o futuro”.

Temos todos mais em comum do que possamos pensar, todos queremos ter mais qualidade de vida, um presente e um futuro com esperança. Numa perspectiva optimista, podemos ver algumas melhorias práticas deste tempo, como por exemplo, a melhoria de hábitos de higiene, a melhoria das relações interpessoais, também porque tivemos oportunidade para repensar essas relações.

A pandemia permitiu sentir como estamos todos juntos, porque foi e está a ser um momento vivido em simultâneo por toda humanidade. Passamos a compreender o sofrimento e as perdas de outra forma.

Este tempo também tem permitido olhar para dentro, não no sentido egocêntrico, mas no sentido da introspecção, da escuta interior e do desenvolvimento da inteligência emocional. Por sua vez, esse estar bem connosco próprios tem toda a influência na forma de estar com os outros.

Mudaram entre tantos aspectos as protocolares saudações que, de alguma forma, já nos cansavam, mas que tínhamos receio de recusar para não melindrar ninguém. Aqueles dois beijinhos automáticos que dávamos quando nos apresentavam a alguém ou que dávamos de forma rotineira.

Com esse cumprimento nem olhávamos nos olhos. Agora com o rosto semi tapado, os olhos tornaram-se a nossa imagem de marca. Passamos a apreciar mais a perspicácia do olhar e a inteligência do que outros atributos.

Recebam um abraço em jeito de olhar afectuoso.

P.S. – Seria bom que daqui a uns tempos, quando ouvíssemos a canção “o novo normal” de Sérgio Godinho, achássemos que essa música é uma recordação do passado…

* A autora não escreve segundo o acordo ortográfico

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Mundo Nacional

Boa notícia para quem anda de carro? Preço dos combustíveis pode descer e este é o motivo

15:30 17 Junho, 2026 14:36 17 Junho, 2026 | João Luís

Queda do preço do petróleo pode aliviar o preço dos combustíveis em Portugal, embora a descida não seja garantida

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Algarve

Henrique nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Lagos

14:40 17 Junho, 2026 15:09 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caso terminou com final feliz para a família, após intervenção dos Bombeiros Voluntários de Lagos durante a madrugada desta quarta-feira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Com que idade pode pedir a pensão de velhice em 2026 com 20 anos de descontos? Saiba o que diz a lei

19:30 16 Junho, 2026 15:53 16 Junho, 2026 | João Luís

Quem tem 20 anos de descontos pode cumprir o prazo mínimo para pedir a pensão de velhice, mas a idade de acesso tem regras próprias

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Algarve Cultura Economia

Prémio Cinco Estrelas Regiões distingue FATACIL em 2026

15:18 17 Junho, 2026 15:27 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feira de Lagoa volta a ser reconhecida como um dos eventos de maior relevância do Algarve e de Portugal

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Xpeng. Crédito: DR
Auto Mundo

Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços

14:50 17 Junho, 2026 14:18 17 Junho, 2026 | João Luís

O novo Xpeng P7+ já foi apresentado em Portugal: o carro elétrico chinês chega com três versões e inteligência artificial integrada

Economia Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve Europa Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Mundo, Nacional

Boa notícia para quem anda de carro? Preço dos combustíveis pode descer e este é o motivo

15:30 17 Junho, 2026 14:36 17 Junho, 2026 | João Luís

Queda do preço do petróleo pode aliviar o preço dos combustíveis em Portugal, embora a descida não seja garantida

Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Algarve, Vida & Lazer

Há novas piscinas naturais no Algarve onde vai poder mergulhar sem pagar bilhete e a ‘culpa’ foi da chuva

09:10 17 Junho, 2026 11:04 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Depois de anos marcados pela seca, um espaço natural no Algarve voltou a encher-se de água e já atrai quem procura mergulhos gratuitos

Algarve

Henrique nasceu numa ambulância dos Bombeiros de Lagos

14:40 17 Junho, 2026 15:09 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caso terminou com final feliz para a família, após intervenção dos Bombeiros Voluntários de Lagos durante a madrugada desta quarta-feira

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Com que idade pode pedir a pensão de velhice em 2026 com 20 anos de descontos? Saiba o que diz a lei

19:30 16 Junho, 2026 15:53 16 Junho, 2026 | João Luís

Quem tem 20 anos de descontos pode cumprir o prazo mínimo para pedir a pensão de velhice, mas a idade de acesso tem regras próprias

Praia com lixo.
Nacional

Portugal tem 12 praias com água de “má” qualidade

09:42 17 Junho, 2026 09:42 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Dados recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram que aumentou o número de praias portuguesas classificadas com água de má qualidade

Algarve, Cultura, Economia

Prémio Cinco Estrelas Regiões distingue FATACIL em 2026

15:18 17 Junho, 2026 15:27 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Feira de Lagoa volta a ser reconhecida como um dos eventos de maior relevância do Algarve e de Portugal

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Mulher chateada. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal

15:10 17 Junho, 2026 14:37 17 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Gestos subtis, respostas vagas e detalhes que parecem inocentes podem revelar mais do que imagina quando alguém não está a dizer a verdade

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Xpeng. Crédito: DR
Auto, Mundo

Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços

14:50 17 Junho, 2026 14:18 17 Junho, 2026 | João Luís

O novo Xpeng P7+ já foi apresentado em Portugal: o carro elétrico chinês chega com três versões e inteligência artificial integrada

Economia, Europe Direct Algarve

Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva

12:18 17 Junho, 2026 12:18 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Micro, pequenas e médias empresas podem candidatar investimentos inovadores até 30 de setembro, pelo Balcão dos Fundos

Cabine de avião da Ryanair.
Algarve, Europa, Vídeo

Ryanair desvia voo para o Algarve devido ao mau comportamento de um passageiro [vídeo]

19:10 16 Junho, 2026 10:58 15 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Voo da Ryanair com destino a Tenerife foi obrigado a aterrar em Faro depois de episódios de comportamento perturbador a bordo

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

19:00 13 Junho, 2026 11:51 13 Junho, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Últimas Notícias

  • Rastreios gratuitos chegam a Almancil através de Unidade Móvel de Saúde
    Rastreios gratuitos chegam a Almancil através de Unidade Móvel de Saúde
  • Boa notícia para quem anda de carro? Preço dos combustíveis pode descer e este é o motivo
    Boa notícia para quem anda de carro? Preço dos combustíveis pode descer e este é o motivo
  • Prémio Cinco Estrelas Regiões distingue FATACIL em 2026
    Prémio Cinco Estrelas Regiões distingue FATACIL em 2026
  • Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal
    Quem mente faz ‘sempre’ isto: conheça os sinais discretos que denunciam uma mentira mesmo quando tudo parece normal
  • Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços
    Novo carro elétrico chinês chega a Portugal com mais de 600 km de autonomia e inteligência artificial: veja os preços

Opinião

  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal