Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Opinião

O Humor é coisa séria: …mas é mesmo!

  Este texto é o primeiro de uma série. Não me pergunte o leitor quantos textos terá a série: não consigo prever. Só sei que terá o título “O humor é coisa séria”. E já não é pouco, porque me condiciona bastante na escolha dos temas. Ou não condiciona nada: não teremos humor em […]

11:16 9 Julho, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

António R. Gomes;
Professor de filosofia aposentado

Este texto é o primeiro de uma série. Não me pergunte o leitor quantos textos terá a série: não consigo prever. Só sei que terá o título “O humor é coisa séria”. E já não é pouco, porque me condiciona bastante na escolha dos temas. Ou não condiciona nada: não teremos humor em todo o lado?

O próprio título da série tem humor: a graça está no jogo entre o sério e o humor. Está na contradição, ao menos aparente, dos dois termos: poderá haver humor em algo sério? Pelos vistos e pelo que veremos proximamente, sim. E não me refiro ao mau humor – que também é humor, não? Não: refiro-me ao humor-humor, aquele que nos faz rir. Ou apenas sorrir. Procurarei conseguir um tratamento sério do humor. Procurarei também que seja um sério tratamento.

Não me parece boa ideia começar pelo início mais expectável: a resposta à questão o que é o humor? Entre outras razões, porque se adivinha ser uma tarefa arriscadamente sem humor. Prefiro plagiar a resposta de Santo Agostinho à pergunta o que é o tempo? “Se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei”. Reconheçamos que é um modo inteligente, e certamente humorístico, de iludir o problema. Até porque toda a gente sabe o que isso (o tempo e o humor) é – não sabe? (LOL).

…E o conceito tem tantos e tão diversos significados! Em estar com um péssimo humor e uma revista com muito humor, a palavra humor não tem o mesmo significado. A Antiguidade Clássica relacionava os humores com o caráter da pessoa. Humor é cada um dos líquidos de um organismo vivo; quatro, no total: sangue, bílis amarela, fleuma ou pituíta e bílis negra ou atrabílis. A personalidade humana é configurada pelos vários humores e um corpo saudável é aquele em que se verifica o equilíbrio destes humores; a doença resulta do desequilíbrio de algum deles.

…E, depois, há a distinção entre humor, riso, comicidade, sátira, sarcasmo… E a difícil definição de fronteiras entre os tipos de humor. O melhor, pressinto eu, é recorrer novamente ao tempo de Santo Agostinho.

Tenho a perceção de que o humor atravessa todas as formas do risível. Talvez seja tudo aquilo que faz rir – caracterizando uma atitude contraposta a uma atitude séria ou trágica. Atitude e não situação; porque é possível rirmos de tudo, é possível um tratamento humorístico de situações ou manifestações graves, desesperadas ou macabras, até da morte – é assim que o Dicionário Houaiss define o humor negro.

Antonio Prata, escritor, cronista e roteirista brasileiro, esclarece: Humor é a surpresa e a irrupção do inesperado. E lembra-me uma imagem que vi por aí, nas cibernuvens, e que um professor do ensino primário e amante das matemáticas colocou num teste: o conjunto era formado por um cão, a que deu o nome de “π” (isso mesmo! O pi matemático), a expressão “Au Au!” dentro de um balão de banda desenhada, e a pergunta o que é que o cachorro π faz?. Resposta de um aluno: π lates.

Num conjunto de nove significados diferentes, o Dicionário Houaiss caracteriza o cómico como o que “provoca riso pelo grotesco do seu comportamento, das suas ideias, da sua aparência, etc.”. De certo modo, é o espetáculo do ridículo, do erróneo, do incongruente – com objetivos de censurar e simultaneamente aconselhar o indivíduo ou a sociedade. Nas conhecidas comédias de Aristófanes (447-385 a. C.), por exemplo, aparecem figuras da democracia ateniense, chamadas pelos seus próprios nomes. A sua peça As Nuvens, talvez a mais popular, é dirigida contra os sofistas; nela, o filósofo Sócrates (469-399 a. C.) é comparado com aqueles mestres da retórica da altura, caracterizado como alguém… que anda nas nuvens, acusado de influência nefasta sobre a sociedade.

Transcrevo um pequeno diálogo, entre um discípulo de Sócrates e Estrepsíades:

Disc. – Ainda há coisa de pouco tempo, um lagarto pintado lhe arrebatou um pensamento de arromba.

Estr. – Como foi isso? Conta lá…

Disc.- Uma noite, estando ele a estudar a órbita da lua e as suas revoluções, assim, com o nariz espetado no ar e de boca aberta, eis que de repente um lagarto pintado cagou lá de cima do telhado.

Estr. – Que gozo, um lagarto pintado cagar em cima de Sócrates!

Garante quem tem fama de saber: a capacidade de rir e fazer rir é uma das formas mais eficazes para despertar o interesse de uma mulher. E de um homem? Que razões nos levam a apreciar tanto o humor? Porque é um antídoto contra os problemas e as desgraças do quotidiano? Permite-nos viver mais e melhor? Ultrapassar mais facilmente as nossas incongruências (entre o que dizemos e o que fazemos, por exemplo)? Tenho um amigo que se converteu ao Islão. Ao vê-lo comer presunto com muito agrado, quis meter-me com ele: “ó rapaz, então mas Alá não proíbe comer presunto?”. E ele, muito à vontade: “Alá proíbe?! Nããão, pá! Desde que o presunto seja bom…”

[Este texto será também publicado em http://omeubau.net/humor]

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve Política

Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro

22:03 18 Junho, 2026 22:04 18 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As eleições para a Comissão Política Concelhia realizam-se este sábado, entre as 15:00 e as 19:00, na sede do Partido Socialista em Faro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Algarve Cultura Vídeo

Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]

12:21 18 Junho, 2026 12:25 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cavalo-marinho da Ria Formosa protagoniza narrativa visual sobre fragilidade dos ecossistemas marinhos e conservação

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Lionel Messi. Crédito: DR
Desporto Mundo

Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

19:05 18 Junho, 2026 17:38 18 Junho, 2026 | João Luís

Teve uma exibição decisiva pela Argentina, e Ronaldo Nazário não poupou elogios ao astro argentino Lionel Messi

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 19:26 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve, Política

Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro

22:03 18 Junho, 2026 22:04 18 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As eleições para a Comissão Política Concelhia realizam-se este sábado, entre as 15:00 e as 19:00, na sede do Partido Socialista em Faro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Algarve, Cultura, Vídeo

Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]

12:21 18 Junho, 2026 12:25 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cavalo-marinho da Ria Formosa protagoniza narrativa visual sobre fragilidade dos ecossistemas marinhos e conservação

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Lionel Messi. Crédito: DR
Desporto, Mundo

Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

19:05 18 Junho, 2026 17:38 18 Junho, 2026 | João Luís

Teve uma exibição decisiva pela Argentina, e Ronaldo Nazário não poupou elogios ao astro argentino Lionel Messi

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde, Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 19:26 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Últimas Notícias

  • Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
    Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
  • Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
    Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
  • Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
    Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
  • “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
    “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
  • Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”
    Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal