Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Opinião

O Humor é coisa séria: Humor judaico

    Em outros textos, já me referi a humores nacionais/regionais, como o alentejano ou o espanhol de Lepe ou até (incrível pareça) o alemão… Agora, será o humor judaico. Começo por aqui: há mesmo um humor judaico? No seu livro “Caros fanáticos: fé, fanatismo e convivência no século XXI” (D. Quixote), o premiado […]

13:20 1 Março, 2019 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

 

António Rodrigues Gomes;
Professor de filosofia

Em outros textos, já me referi a humores nacionais/regionais, como o alentejano ou o espanhol de Lepe ou até (incrível pareça) o alemão… Agora, será o humor judaico. Começo por aqui: há mesmo um humor judaico? No seu livro “Caros fanáticos: fé, fanatismo e convivência no século XXI” (D. Quixote), o premiado e influente escritor israelita Amos Oz, falecido no passado mês de dezembro de 2018, defende que sim.

“Caros fanáticos” é um conjunto de três ensaios (aprecio particularmente o primeiro, com o mesmo título do livro) onde Oz faz a análise do fanatismo (religioso, político, cultural) combinada com a apologia da moderação e aborda a atual situação do Médio Oriente. A páginas tantas do segundo ensaio, Oz procura responder à pergunta “O que cabe na cultura judaica?”; para tal, enumera um conjunto de traços “contraditórios e complexos” que fazem parte da cultura de Israel, incluindo “Talvez também um certo sentido de humor e de gracejo caraterístico, que eu não consigo definir mas que identifico facilmente sempre que o encontro”.

De uma sua lista de personalidades em que não é difícil “identificar uma certa sensibilidade judaica”, destaco Cristo e Karl Marx, os filósofos Espinosa e Hannah Arendt, o cientista Einstein e o escrito Kafka… e alguns humoristas de renome, como os comediantes irmãos Marx e o realizador Woody Allen.

O humor, em geral, alimenta-se de traços que ampliam características típicas de indivíduos ou coletividades (que não raras vezes são estereótipos): basta evocar as imagens do alentejano preguiçoso, da mulher loira… e do judeu. Há séculos que o judeu é considerado um bom comerciante (talvez não um comerciante bom), agiota, que nada em dinheiro e… avareza.

Muitas anedotas rodam em torno desta imagem. Esta pode encontrar-se no sítio da web da Comunidade Israelita de Lisboa:

Samuel encontra-se com o velho amigo Jacob:

– E aí, Jacob, quanto tempo! Como vai, meu amigo?

– Vou muito mal!

– Porquê, Jacob, o que foi que aconteceu?

– Minha mãe morreu na semana passada!

– Não diga! Meus sentimentos! O que é que ela tinha?

– Infelizmente, pouca coisa. Uma casa, duas lojinhas no centro da cidade e um terreninho no interior!

Dentro do mesmo espírito:

– Quanto darias pela minha mulher? – pergunta Moisés a Jacob.

– Pela tua mulher? Nada.

– É tua.

Este livro, de Abrasha Rotenberg, é uma coletânea de anedotas judaicas

A piada anterior li-a em “Anedotas de judeus que o meu pai me contou”, de Abrasha Rotenberg (edição de A Esfera dos Livros); é uma coletânea de anedotas judaicas ou antes (na distinção de Esther Mucznik, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, que escreve o prefácio) de anedotas de judeus: “porque na verdade é de si próprio que o judeu se ri”. Defende-se também no prefácio a tese de que o humor judaico reflete uma determinada filosofia, constituindo um modo de sobrevivência, na medida em que é “uma forma de conjurar a adversidade, de não se deixar destruir pelo sofrimento, de se distanciar do infortúnio. Ao rir, o judeu, indefeso perante a violência, mostra o absurdo das perseguições e afirma o seu direito a viver sem restrições”:

numa história muito conhecida e muito apreciada entre os judeus, quando os nazis perguntam a um judeu alemão quem são os responsáveis pela guerra, este responde calmamente: «Os judeus e os ciclistas.» «Porquê, os ciclistas?», questionam intrigados os nazis. «E porquê os judeus?» remata o judeu…

Uma filosofia humanista:

Durante a Grande Guerra, os soldados russos lutam ferozmente nas suas trincheiras contra o inimigo. De pé, com a espingarda sempre em atividade, procuram um alvo na trincheira que está a uma curta distância, em frente deles. O sargento passeia-se satisfeito com o patriotismo e a lealdade dos seus subordinados, até que de repente descobre que Moisés, o único soldado judeu do batalhão, aponta a espingarda para cima e dirige para lá as balas. “Imbecil! – grita-lhe –, tens de atirar em frente”. “Como em frente? – [responde o judeu] –. Não vê que em frente há homens?”.

Acrescenta Esther Mucznik: “O humor judaico ri de todos – inclusive de Deus”. Recorda que a “própria história judaica inicia-se sob o signo do riso”; refere-se ao patriarca Isaac (cujo nome vem de um verbo que significa rir): quando Deus anunciou a Sara que iria “ter” aquele filho, tanto ela como o marido desataram a rir (de Deus). E o caso não era para menos: Sara tinha noventa anos e o marido, Abraão, cem.

O humor judaico ri de Deus, da religião:

Um rabino, um pastor protestante e um padre católico reúnem-se ecumenicamente, seguindo uma tradição local. Falam de Deus, dos seus paroquianos e da difícil tarefa que se propuseram na terra. Comentam também a sua vida quotidiana: o que fazer com as contribuições dos féis?

– Eu – diz o padre – resolvi o assunto desta forma: traço um círculo no chão, pego no dinheiro das esmolas e atiro-o para o círculo. O que fica dentro do círculo é para Deus, o que fica de fora, para as minhas necessidades.

– Eu – acrescenta o pastor protestante – faço algo semelhante. Traço um risco no chão e atiro o dinheiro. O que for para além do sinal é para Deus; o que não for é para mim. E você, rabino?

– Eu? Eu resolvo diretamente com Deus. Junto todo o dinheiro e atiro-o em direção ao céu. O que Deus quer, guarda-o; o que não quer, deixa cair ao chão e fica para mim.

(Este texto está publicado também em http://omeubau.net/humor-judaico)

Nacional

“Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

08:00 23 Setembro, 2026 07:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ocultação do rosto em espaços públicos passa a estar proibida, com multas que podem atingir os três mil euros

Algarve Cultura

Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro

08:57 23 Setembro, 2026 08:57 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 8 a 11 de outubro, mais de 80 artistas ocupam ateliers, galerias, ruas, igrejas e outros espaços de Faro

Economia Opinião Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Europe Direct Algarve Gastronomia

Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve

09:30 23 Setembro, 2026 09:36 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 confrades de Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia participam no encontro marcado para 3 de outubro

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve

Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira

08:10 23 Setembro, 2026 08:09 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois dias de encontro e debate reforçaram a ligação entre profissionais e instituições ligadas à arquitetura e ao território

Algarve Cultura

Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia

10:05 23 Setembro, 2026 10:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Professor de Português e Literatura Portuguesa em Silves, Nero segue para as meias-finais com 95 pontos em 100

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está reformado e continua a trabalhar? Pode receber mais 20 euros por mês na pensão sem fazer qualquer pedido

16:40 22 Setembro, 2026 15:27 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebe uma pensão de velhice e continua a trabalhar e a descontar para a Segurança Social pode ter direito a um acréscimo na reforma

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve

Uma semana de operações da GNR no Algarve deixa 72 detidos e dois mortos na estrada

07:00 23 Setembro, 2026 18:48 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sinistralidade rodoviária deixou dois mortos, um ferido grave e 26 feridos leves em 117 acidentes registados pela GNR

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Nacional

“Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

08:00 23 Setembro, 2026 07:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ocultação do rosto em espaços públicos passa a estar proibida, com multas que podem atingir os três mil euros

Algarve, Cultura

Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro

08:57 23 Setembro, 2026 08:57 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 8 a 11 de outubro, mais de 80 artistas ocupam ateliers, galerias, ruas, igrejas e outros espaços de Faro

Economia, Opinião, Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve, Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve

09:30 23 Setembro, 2026 09:36 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 confrades de Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia participam no encontro marcado para 3 de outubro

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Algarve

Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira

08:10 23 Setembro, 2026 08:09 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois dias de encontro e debate reforçaram a ligação entre profissionais e instituições ligadas à arquitetura e ao território

Algarve, Cultura

Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia

10:05 23 Setembro, 2026 10:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Professor de Português e Literatura Portuguesa em Silves, Nero segue para as meias-finais com 95 pontos em 100

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está reformado e continua a trabalhar? Pode receber mais 20 euros por mês na pensão sem fazer qualquer pedido

16:40 22 Setembro, 2026 15:27 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebe uma pensão de velhice e continua a trabalhar e a descontar para a Segurança Social pode ter direito a um acréscimo na reforma

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve

Uma semana de operações da GNR no Algarve deixa 72 detidos e dois mortos na estrada

07:00 23 Setembro, 2026 18:48 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sinistralidade rodoviária deixou dois mortos, um ferido grave e 26 feridos leves em 117 acidentes registados pela GNR

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Passaporte em cima de uma mochila.
Vida & Lazer

Viajantes estão a embrulhar o passaporte em papel de alumínio nos aeroportos: especialistas explicam se funciona

18:00 22 Setembro, 2026 15:30 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma tendência que está a circular entre viajantes leva algumas pessoas a envolver o passaporte em papel de alumínio antes de o guardar

Últimas Notícias

  • Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia
    Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia
  • Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
    Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
  • Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro
    Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro
  • Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira
    Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira
  • “Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros
    “Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

Opinião

  • Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
    Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
  • Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
    Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
    Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
  • Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique
    Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento