Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Opinião

O Humor é coisa séria: Diógenes, o cínico

  O meu leitor sabe o que é um cínico. Isso: uma pessoa sem pudor, desavergonhada. E sabe qual o significado etimológico da palavra cínico? Isto: cínico deriva da palavra grega kynikós, cujo significado é “do cão, relativo ao cão ou que se assemelha a um cão”. Por isso, pode também considerar-se cínica uma […]

11:41 14 Dezembro, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

António Rodrigues Gomes;
Professor de filosofia

O meu leitor sabe o que é um cínico. Isso: uma pessoa sem pudor, desavergonhada. E sabe qual o significado etimológico da palavra cínico? Isto: cínico deriva da palavra grega kynikós, cujo significado é “do cão, relativo ao cão ou que se assemelha a um cão”. Por isso, pode também considerar-se cínica uma pessoa que leva “vida de cão”, obscena, impudica. É o caso dos filósofos cínicos.

Os gregos antigos chamavam cínicos a um grupo de filósofos… cínicos. Os cínicos desprezavam as conveniências/convenções sociais. O mais conhecido é Diógenes (o cínico, nascido a 413 a.C.: há outro Diógenes). Era um provocador extremado: dormia num tonel usado frequentemente para abrigo dos cães, defecava e mijava e masturbava-se na praça pública… era, digamos, um cão de rua.

Diógenes assumia e valorizava essa vida de cão. Mas considerava que havia outra vida de cão-cão.

Um dia, andava a comer pela praça, quando alguns gregos se acercaram dele, gritando-lhe “cãããão!”, em altos gritos e repetidamente. Imperturbável, ele perguntou-lhes: “afinal quem é mais cão? Eu, que estou aqui a comer descansadamente, ou vocês, que estão p’raí a girar à minha volta enquanto eu como?”.

O alvo da crítica cínica eram os valores socialmente dominantes, os valores que reprimem a natureza íntima do Homem.

Num banquete, atiraram uns ossos a Diógenes, como se ele fosse um cão. O filósofo foi a eles, aos ossos, não para os comer mas para lhes urinar, levantando a perna como se fosse… um cão.

Como disse, masturbava-se em público. E justificava-se assim:

se temos fome, comemos; temos sede, bebemos; por que havemos de nos esconder, quando se trata de desejos sexuais? “Ai! se matar a fome fosse tão fácil como masturbar-nos: se pudéssemos acabar com a fome apenas esfregando a barriga!…”

Diógenes não aguentava bajuladores, não temia nem receava dizer a verdade aos poderosos. Uma das estórias mais conhecidas é esta:

O rei Alexandre, o Grande, visitou-o, atraído pelo seu prestígio; apresentou-se e prometeu-lhe satisfazer um seu desejo, fosse ele qual fosse. Diógenes pediu-lhe apenas: “Só quero que não me faças sombra. Sai da frente do sol!”.

São lendárias as suas tiradas, as suas respostas a algumas perguntas ou a reprovações alheias:

Um oleiro perguntou-lhe, um dia, se deveria casar-se ou ficar solteiro. Resposta do filósofo cínico: “Faças o que fizeres, vais arrepender-te”.

E, quando alguém lhe atirou em cara o ele beber na taberna, respondeu: “Onde é que está o mal? Estranho seria ir beber na barbearia e cortar o cabelo na taberna”.

Diógenes dormia num tonel usado frequentemente para abrigo dos cães, defecava e mijava e masturbava-se na praça pública (Foto: D.R.)

Como já escrevi acima, a excentricidade de Diógenes não é gratuita. As frases e as gracinhas acutilantes que lhe são atribuídas (digo atribuídas, porque Diógenes não escreveu nada – o que está de acordo com o seu perfil) – essas gracinhas, digo, são crítica social ou proposta de outro modo de viver. Por exemplo, que a caridade é movida por uma espécie de egoísmo e até pelo medo:

Impressionado com a pobreza de Diógenes, alguém lhe perguntou por que razão as pessoas dão dinheiro aos mendigos e não aos filósofos; justificação dele: “porque temem que, um dia, possam tornar-se inválidos ou cegos, mas nunca filósofos”.

Segundo a teoria de Platão (o conhecido filósofo grego nascido no século V a.C.), as coisas que captamos pelos sentidos são cópias, imitações que participam de algum modo do mundo das Ideias, mas que não devem confundir-se nunca com estas Ideias. Assim, um corpo belo participa da Ideia de Beleza, mas não é a Ideia de beleza. Para parodiar esta teoria…

…um dia, Diógenes pôs-se a comer figos secos na frente de Platão e disse-lhe: “Platão, podes participar deles”. Platão não se fez rogado e começou a comer dos figos. Diógenes mandou-o parar: “Platão, eu disse-te que podias participar deles, não que os comesses”.

A acreditarmos no que deles se conta, estes dois filósofos não iam à bola um com o outro. Umas vezes é Diógenes que goza com Platão; em outras, os papéis invertem-se.

O cínico provocador, em dia de chuva intensa e aproveitando o chão estar bem enlameado, entrou na casa do outro e pisou-lhe os tapetes, dizendo: “É assim que piso o orgulho de Platão”. Ao que o outro retorquiu: “Pois pisas!… Pisas o meu orgulho com o teu”.

Há quem diga que o grego Antístenes (nascido por volta de 345 a.C.) foi o fundador da escola cínica. As relações entre ele e Diógenes também não terão sido (sempre) de respeitinho.

Em final de vida, doente e cheio de dores, Antístenes lamentava-se na frente de Diógenes: “Aaaaai! Quem me tirará de tanto sofrimento?”. Diógenes mostrou-lhe um punhal: “Este, mestre, tirar-te-á desse sofrimento todo”. E o mestre corrigiu: “És mesmo estúpido! Eu disse do sofrimento, não da vida”.

[Este texto está também publicado em http://omeubau.net/diogenes-cinico]

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Algarve Cultura

Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel

14:50 30 Abril, 2026 14:58 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário da Cruz Vermelha em Tavira junta música e apoio social, apelando à participação da comunidade local

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve Economia Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Obras num condomínio. Crédito: Foto AI
Europa

Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

15:00 30 Abril, 2026 13:07 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal espanhol deu razão ao proprietário por realizar obras no pátio interior, contrariando assim as queixas elaboradas pelos restantes condóminos

Algarve Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 16:53 29 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Algarve Cultura

Olhão celebra tradição dos Maios com exposições e criatividade

14:20 30 Abril, 2026 14:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição dos Maios regressa a Olhão com bonecos ao ar livre, exposições e envolvimento de escolas e comércio local durante todo o mês

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 14:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas

14:30 30 Abril, 2026 11:47 30 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo no primeiro fim‑de‑semana de maio. A chuva regressa e o impacto não será igual em todo o país

Algarve, Cultura

Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel

14:50 30 Abril, 2026 14:58 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Concerto solidário da Cruz Vermelha em Tavira junta música e apoio social, apelando à participação da comunidade local

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Algarve, Economia, Opinião

O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves

15:30 30 Abril, 2026 15:34 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Com os que cá estão muito pode ser feito. Basta que haja vontade política, alguma imaginação e coordenação de recursos. De todos"

Obras num condomínio. Crédito: Foto AI
Europa

Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’

15:00 30 Abril, 2026 13:07 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal espanhol deu razão ao proprietário por realizar obras no pátio interior, contrariando assim as queixas elaboradas pelos restantes condóminos

Algarve, Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Arranha-ceús. Crédito: Freepik
Nacional

Nem Lisboa nem Porto: vão ser construídos dois dos maiores arranha-céus do país nesta cidade e estes serão os preços das casas

17:10 29 Abril, 2026 16:53 29 Abril, 2026 | Luís Santos

A construção de novos arranha-céus nesta cidade promete mudar o panorama urbano e já há preços definidos para os apartamentos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Algarve, Cultura

Olhão celebra tradição dos Maios com exposições e criatividade

14:20 30 Abril, 2026 14:30 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição dos Maios regressa a Olhão com bonecos ao ar livre, exposições e envolvimento de escolas e comércio local durante todo o mês

Últimas Notícias

  • IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias
    IRS 2026: o pormenor esquecido que está a ‘cortar’ o reembolso a muitas famílias
  • Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’
    Condóminos denunciaram proprietário por realizar obras num pátio interior sem permissão: caso foi a tribunal que ‘discordou’
  • Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel
    Tavira recebe concerto solidário da Cruz Vermelha com Fernando Pereira e Patrycja Gabrel
  • Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas
    Vem aí chuva ‘em peso’: depressão e trovoadas chegam neste dia e estas serão as regiões mais castigadas
  • Olhão celebra tradição dos Maios com exposições e criatividade
    Olhão celebra tradição dos Maios com exposições e criatividade
  • Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo
    Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo

Opinião

  • O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
    O desafio da falta de mão de obra no Algarve | Por João Arroja Neves
  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal