Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Opinião

O Humor é coisa séria: Diógenes, o cínico

  O meu leitor sabe o que é um cínico. Isso: uma pessoa sem pudor, desavergonhada. E sabe qual o significado etimológico da palavra cínico? Isto: cínico deriva da palavra grega kynikós, cujo significado é “do cão, relativo ao cão ou que se assemelha a um cão”. Por isso, pode também considerar-se cínica uma […]

11:41 14 Dezembro, 2018 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

António Rodrigues Gomes;
Professor de filosofia

O meu leitor sabe o que é um cínico. Isso: uma pessoa sem pudor, desavergonhada. E sabe qual o significado etimológico da palavra cínico? Isto: cínico deriva da palavra grega kynikós, cujo significado é “do cão, relativo ao cão ou que se assemelha a um cão”. Por isso, pode também considerar-se cínica uma pessoa que leva “vida de cão”, obscena, impudica. É o caso dos filósofos cínicos.

Os gregos antigos chamavam cínicos a um grupo de filósofos… cínicos. Os cínicos desprezavam as conveniências/convenções sociais. O mais conhecido é Diógenes (o cínico, nascido a 413 a.C.: há outro Diógenes). Era um provocador extremado: dormia num tonel usado frequentemente para abrigo dos cães, defecava e mijava e masturbava-se na praça pública… era, digamos, um cão de rua.

Diógenes assumia e valorizava essa vida de cão. Mas considerava que havia outra vida de cão-cão.

Um dia, andava a comer pela praça, quando alguns gregos se acercaram dele, gritando-lhe “cãããão!”, em altos gritos e repetidamente. Imperturbável, ele perguntou-lhes: “afinal quem é mais cão? Eu, que estou aqui a comer descansadamente, ou vocês, que estão p’raí a girar à minha volta enquanto eu como?”.

O alvo da crítica cínica eram os valores socialmente dominantes, os valores que reprimem a natureza íntima do Homem.

Num banquete, atiraram uns ossos a Diógenes, como se ele fosse um cão. O filósofo foi a eles, aos ossos, não para os comer mas para lhes urinar, levantando a perna como se fosse… um cão.

Como disse, masturbava-se em público. E justificava-se assim:

se temos fome, comemos; temos sede, bebemos; por que havemos de nos esconder, quando se trata de desejos sexuais? “Ai! se matar a fome fosse tão fácil como masturbar-nos: se pudéssemos acabar com a fome apenas esfregando a barriga!…”

Diógenes não aguentava bajuladores, não temia nem receava dizer a verdade aos poderosos. Uma das estórias mais conhecidas é esta:

O rei Alexandre, o Grande, visitou-o, atraído pelo seu prestígio; apresentou-se e prometeu-lhe satisfazer um seu desejo, fosse ele qual fosse. Diógenes pediu-lhe apenas: “Só quero que não me faças sombra. Sai da frente do sol!”.

São lendárias as suas tiradas, as suas respostas a algumas perguntas ou a reprovações alheias:

Um oleiro perguntou-lhe, um dia, se deveria casar-se ou ficar solteiro. Resposta do filósofo cínico: “Faças o que fizeres, vais arrepender-te”.

E, quando alguém lhe atirou em cara o ele beber na taberna, respondeu: “Onde é que está o mal? Estranho seria ir beber na barbearia e cortar o cabelo na taberna”.

Diógenes dormia num tonel usado frequentemente para abrigo dos cães, defecava e mijava e masturbava-se na praça pública (Foto: D.R.)

Como já escrevi acima, a excentricidade de Diógenes não é gratuita. As frases e as gracinhas acutilantes que lhe são atribuídas (digo atribuídas, porque Diógenes não escreveu nada – o que está de acordo com o seu perfil) – essas gracinhas, digo, são crítica social ou proposta de outro modo de viver. Por exemplo, que a caridade é movida por uma espécie de egoísmo e até pelo medo:

Impressionado com a pobreza de Diógenes, alguém lhe perguntou por que razão as pessoas dão dinheiro aos mendigos e não aos filósofos; justificação dele: “porque temem que, um dia, possam tornar-se inválidos ou cegos, mas nunca filósofos”.

Segundo a teoria de Platão (o conhecido filósofo grego nascido no século V a.C.), as coisas que captamos pelos sentidos são cópias, imitações que participam de algum modo do mundo das Ideias, mas que não devem confundir-se nunca com estas Ideias. Assim, um corpo belo participa da Ideia de Beleza, mas não é a Ideia de beleza. Para parodiar esta teoria…

…um dia, Diógenes pôs-se a comer figos secos na frente de Platão e disse-lhe: “Platão, podes participar deles”. Platão não se fez rogado e começou a comer dos figos. Diógenes mandou-o parar: “Platão, eu disse-te que podias participar deles, não que os comesses”.

A acreditarmos no que deles se conta, estes dois filósofos não iam à bola um com o outro. Umas vezes é Diógenes que goza com Platão; em outras, os papéis invertem-se.

O cínico provocador, em dia de chuva intensa e aproveitando o chão estar bem enlameado, entrou na casa do outro e pisou-lhe os tapetes, dizendo: “É assim que piso o orgulho de Platão”. Ao que o outro retorquiu: “Pois pisas!… Pisas o meu orgulho com o teu”.

Há quem diga que o grego Antístenes (nascido por volta de 345 a.C.) foi o fundador da escola cínica. As relações entre ele e Diógenes também não terão sido (sempre) de respeitinho.

Em final de vida, doente e cheio de dores, Antístenes lamentava-se na frente de Diógenes: “Aaaaai! Quem me tirará de tanto sofrimento?”. Diógenes mostrou-lhe um punhal: “Este, mestre, tirar-te-á desse sofrimento todo”. E o mestre corrigiu: “És mesmo estúpido! Eu disse do sofrimento, não da vida”.

[Este texto está também publicado em http://omeubau.net/diogenes-cinico]

Campainha com câmara.
Nacional

Vizinho instalou uma campainha com câmara à porta de casa? Há imagens que não pode captar no condomínio

19:10 8 Outubro, 2026 15:06 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Campainhas inteligentes podem gravar quem passa à porta, mas a sua utilização num prédio está sujeita a limites quando abrange zonas comuns

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Algarve

Vitorino Vieira Cavaco, primeiro presidente eleito da Junta de Messines, morre aos 94 anos

18:00 8 Outubro, 2026 17:54 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia assinala o falecimento de Vitorino Vieira Cavaco, aos 94 anos, e da mulher, Inácia Cavaco, aos 90, destacando o percurso cívico do antigo autarca

Algarve

34 bombeiros entregam capacetes em protesto à porta do quartel de Vila Real de Santo António

08:09 8 Outubro, 2026 08:17 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Ação de protesto juntou 34 bombeiros, que exigem respostas a 17 reivindicações e garantem que o socorro em VRSA e Castro Marim continua assegurado

Conquilhas.
Nacional

As conquilhas parecem frescas e cheiram bem? Há um perigo que não se consegue identificar pelo aspeto

14:30 8 Outubro, 2026 12:37 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Certas biotoxinas podem acumular-se em moluscos bivalves sem alterar a cor, o cheiro ou o sabor e nem a fervura consegue eliminá-las

Quarto de hotel.
Vida & Lazer

Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração

15:50 8 Outubro, 2026 13:48 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

A faixa que aparece aos pés de muitas camas de hotel pode ajudar a proteger a roupa de cama do contacto com objetos e calçado

Economia Europa

Morreu Maricarmen aos 87 anos, a idosa que se tornou símbolo da luta pela habitação em Espanha após ser despejada

08:43 8 Outubro, 2026 08:53 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maricarmen Abascal viveu mais de 70 anos na mesma casa, mas acabou despejada em setembro. O caso desencadeou protestos em Espanha

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Ensino Europe Direct Algarve

Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva

10:35 8 Outubro, 2026 10:38 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto-piloto pretende ligar escolas de diferentes países para partilhar práticas, reforçar competências e preparar melhor os jovens para o trabalho

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Algarve Nacional

Megaoperação contra fraude de 150 milhões passa por Loulé e faz 39 detidos no país

18:50 7 Outubro, 2026 07:24 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades fizeram buscas em Loulé no âmbito de uma megaoperação nacional que levou à detenção de 39 suspeitos de fraude fiscal e branqueamento

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte em Portugal continental: estas regiões não vão ‘escapar’ ao mau tempo

06:00 7 Outubro, 2026 15:30 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A chuva deverá perder intensidade durante a tarde, mas algumas regiões continuarão expostas ao vento forte

Christa Pike. Crédito: DR
Mundo

Mulher condenada à morte sobrevive a duas doses de injeção letal e já está consciente: recuperação é considerada “sem precedentes”

11:45 7 Outubro, 2026 11:55 7 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Deveria ter sido executada , mas sobreviveu após receber duas doses de pentobarbital. Agora está consciente e consegue falar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Depois da chuva e das trovoadas, o tempo vai mudar: eis a mudança inesperada que está prevista para os próximos dias

14:00 6 Outubro, 2026 14:24 6 Outubro, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva e as trovoadas continuam esta terça-feira, mas o regresso do anticiclone já tem data marcada

Gastronomia Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Campainha com câmara.
Nacional

Vizinho instalou uma campainha com câmara à porta de casa? Há imagens que não pode captar no condomínio

19:10 8 Outubro, 2026 15:06 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Campainhas inteligentes podem gravar quem passa à porta, mas a sua utilização num prédio está sujeita a limites quando abrange zonas comuns

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, conduz, faz aqua yoga e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

08:20 8 Outubro, 2026 11:06 7 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Algarve

Vitorino Vieira Cavaco, primeiro presidente eleito da Junta de Messines, morre aos 94 anos

18:00 8 Outubro, 2026 17:54 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autarquia assinala o falecimento de Vitorino Vieira Cavaco, aos 94 anos, e da mulher, Inácia Cavaco, aos 90, destacando o percurso cívico do antigo autarca

Algarve

34 bombeiros entregam capacetes em protesto à porta do quartel de Vila Real de Santo António

08:09 8 Outubro, 2026 08:17 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Ação de protesto juntou 34 bombeiros, que exigem respostas a 17 reivindicações e garantem que o socorro em VRSA e Castro Marim continua assegurado

Conquilhas.
Nacional

As conquilhas parecem frescas e cheiram bem? Há um perigo que não se consegue identificar pelo aspeto

14:30 8 Outubro, 2026 12:37 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Certas biotoxinas podem acumular-se em moluscos bivalves sem alterar a cor, o cheiro ou o sabor e nem a fervura consegue eliminá-las

Quarto de hotel.
Vida & Lazer

Há uma razão para os hotéis colocarem esta faixa de tecido aos pés da cama e não é apenas decoração

15:50 8 Outubro, 2026 13:48 8 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

A faixa que aparece aos pés de muitas camas de hotel pode ajudar a proteger a roupa de cama do contacto com objetos e calçado

Economia, Europa

Morreu Maricarmen aos 87 anos, a idosa que se tornou símbolo da luta pela habitação em Espanha após ser despejada

08:43 8 Outubro, 2026 08:53 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Maricarmen Abascal viveu mais de 70 anos na mesma casa, mas acabou despejada em setembro. O caso desencadeou protestos em Espanha

Casa com painéis solares. Crédito: Freepik
Economia

Painéis solares compensam? Há famílias que podem poupar mais de 800 euros por ano, mas este erro pode sair caro

13:10 8 Outubro, 2026 10:51 8 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A poupança com painéis solares depende dos hábitos de consumo, da localização e da dimensão da instalação: veja as contas

Ensino, Europe Direct Algarve

Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva

10:35 8 Outubro, 2026 10:38 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto-piloto pretende ligar escolas de diferentes países para partilhar práticas, reforçar competências e preparar melhor os jovens para o trabalho

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo anuncia aumento de 50 euros neste apoio da Segurança Social: veja quem pode beneficiar em 2027

13:00 6 Outubro, 2026 12:11 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Há um apoio que vai ter um novo valor de referência a partir de janeiro. A atualização pretende reforçar os rendimentos dos beneficiários

Algarve, Nacional

Megaoperação contra fraude de 150 milhões passa por Loulé e faz 39 detidos no país

18:50 7 Outubro, 2026 07:24 8 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridades fizeram buscas em Loulé no âmbito de uma megaoperação nacional que levou à detenção de 39 suspeitos de fraude fiscal e branqueamento

Médico sentado com ar descontraído. Crédito: Foto AI
Saúde

Alerta de oncologista: estes são os 3 sintomas de cancro que muitos portugueses podem ignorar

15:00 6 Outubro, 2026 12:44 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um especialista em oncologia identifica três sinais que muitas pessoas desvalorizam: a persistência dos sintomas merece avaliação médica

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte em Portugal continental: estas regiões não vão ‘escapar’ ao mau tempo

06:00 7 Outubro, 2026 15:30 6 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A chuva deverá perder intensidade durante a tarde, mas algumas regiões continuarão expostas ao vento forte

Christa Pike. Crédito: DR
Mundo

Mulher condenada à morte sobrevive a duas doses de injeção letal e já está consciente: recuperação é considerada “sem precedentes”

11:45 7 Outubro, 2026 11:55 7 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Deveria ter sido executada , mas sobreviveu após receber duas doses de pentobarbital. Agora está consciente e consegue falar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Depois da chuva e das trovoadas, o tempo vai mudar: eis a mudança inesperada que está prevista para os próximos dias

14:00 6 Outubro, 2026 14:24 6 Outubro, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva e as trovoadas continuam esta terça-feira, mas o regresso do anticiclone já tem data marcada

Gastronomia, Saúde

Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

16:30 5 Outubro, 2026 13:22 4 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A lista inclui bebidas açucaradas, fritos e carnes processadas. O problema está sobretudo no consumo frequente e excessivo

Últimas Notícias

  • Atenção, condutores: este erro comum ao estacionar pode dar multa até 150 euros
    Atenção, condutores: este erro comum ao estacionar pode dar multa até 150 euros
  • Vizinho instalou uma campainha com câmara à porta de casa? Há imagens que não pode captar no condomínio
    Vizinho instalou uma campainha com câmara à porta de casa? Há imagens que não pode captar no condomínio
  • Estado prevê arrecadar 3.796 milhões de euros com imposto sobre combustíveis
    Estado prevê arrecadar 3.796 milhões de euros com imposto sobre combustíveis
  • Martim Oliveira leva Ferragudo ao 8.º lugar no Mundial de pesca
    Martim Oliveira leva Ferragudo ao 8.º lugar no Mundial de pesca
  • Vitorino Vieira Cavaco, primeiro presidente eleito da Junta de Messines, morre aos 94 anos
    Vitorino Vieira Cavaco, primeiro presidente eleito da Junta de Messines, morre aos 94 anos

Opinião

  • Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa
    Conselho Regional de Juventude: dar voz aos jovens do Algarve | Por Joel Sousa
  • O país do mal menor | Por Luís Ganhão
    O país do mal menor | Por Luís Ganhão
  • União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
    União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas

Europe Direct Algarve

  • Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva
    Alianças de Escolas Europeias podem reforçar competências dos jovens, defende eurodeputado Hélder Sousa Silva
  • União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
    União Europeia, o quadro de programação 2028-2034 – A relegitimação política do espaço peninsular como macrorregião europeia | Por António Covas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal