Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Opinião

O Humor é coisa séria: …com a qual ou sem a qual se fica tal e qual

  Quando se pergunta o que é a filosofia, é fácil que apareça um engraçadinho a responder “é a disciplina com a qual ou sem a qual se fica tal e qual”. Esta resposta, na verdade, não deixa de ser engraçada, ou talvez engraçadinha. E também fundamentada: assim de repente, vejo duas razões para […]

09:59 16 Julho, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

António Rodrigues Gomes;
Professor de filosofia aposentado

Quando se pergunta o que é a filosofia, é fácil que apareça um engraçadinho a responder “é a disciplina com a qual ou sem a qual se fica tal e qual”. Esta resposta, na verdade, não deixa de ser engraçada, ou talvez engraçadinha. E também fundamentada: assim de repente, vejo duas razões para essa “definição”. A primeira é que há vários filósofos (e professores de filosofia) que a gente lê ou ouve… e no fim fica como estava antes, sem ter percebido peva. Obscuros.

Esta obscuridade é velhinha, quem sabe se não tão velhinha como a filosofia. Heraclito é um exemplo. Este filósofo de Éfeso viveu, mais coisa menos coisa, entre 535 a.C. e 475 a.C. e talvez seja o autor da famosa afirmação de que não podemos entrar duas vezes no mesmo rio; é assim que ele sintetiza a sua ideia do “fluxo” de todas as coisas. Até aqui entende-se, o que não acontece com outros dos seus raciocínios.

Heraclito tem a alcunha de o obscuro. Mas pensa que essa alcunha o perturbou? Nada disso! Ele era assim intencionalmente. E porquê? Porque a natureza (a realidade), dizia ele, também gosta de se esconder. Tal como o oráculo de Delfos, que não fala nem se cala, apenas nos lança sinais. Dá vontade de rir, não dá?

Conta-se que, um dia, deram a ler a Sócrates um escrito de Heraclito, perguntando-lhe o que achava. E o filósofo do só sei que nada sei confessou que o que tinha entendido era muito bom; e que o que não tinha entendido também deveria ser bom, mas era necessário um nadador de águas profundas para lá chegar.

Entre os filósofos mais próximos de nós, Derrida é um belo exemplar dos pensadores cujo pensamento não é facilmente assimilável pelas pessoas habituadas à expressão normal do pensamento. Para Jacques Derrida (1930-2004), o que os filósofos tinham feito eram elaborados jogos de palavras; uns joguinhos que eles jogam connosco, como se joga ao gato e ao rato. Bem… isto não deixa de ser um jogo de palavras, não acha? Assim não vale, Jacques!

E o que é que Jacques propõe para substituir esses jogos? Isto: que a filosofia seja um trabalho de desmontagem (de desconstrução) de textos; que revele, através da leitura e análise destes, o que eles têm verdadeiramente no seu ventre: pressupostos ideológicos, políticos, metafísicos – e os vire contra eles (agora já sabe de onde vem a muitos intelectuais da nossa praça a inspiração para as desconstruções que muitas vezes fazem, ou prometem fazer).

Admito que esta desconstrução é urgente, em muitas situações do quotidiano: quantos discursos ocos se não escondem atrás de linguagem complexa feita de eufemismos, argumentos circulares, expressões e frases feitas, metáforas…?! Quantas ideias falsas se não disfarçam em gíria impenetrável, em circunvoluções estonteantes?! (Juro que não estou a fazer jogo de palavras). Cá por mim, são muitos e muitas. Tantos e tantas que, por isto, até compreendo as quantas e os quantos (LOL) querem mudanças na linguagem para exprimir as diferenças de género. O fenómeno está de tal modo espalhado que até o “meu” presidente da Câmara abre os seus discursos com “sejam bem vindas e bem vindos todas e todos!”

O mínimo que se pode dizer das obras de Derrida é que não são nada fáceis. E ele ainda gozava com isso, desculpando-se: “Nunca cedi à tentação de ser difícil por ser difícil”. O filósofo malaguenho Javier Muguerza (n. 1936) comentou que já não bastava saber francês para entender alguns pensadores franceses: para entender o psicanalista Lacan (1901 – 1981), era preciso saber ainda lacanês. E ironizou: “Je ne parle pas lacanois”. Parafraseando Muguerza, “Je ne parle pas derridanois”.

Alguns filósofos têm a mania de inventar palavras estranhas. Às vezes, nem eles sabem o que elas querem dizer. Derrida inventou différance, traduzida para português por diferança (sem erro tipográfico) ou por diferência. Primeira estranheza: différance pronuncia-se como différence (diferença) – mais um jogo de palavras de Derrida. As duas não se distinguem quando são ouvidas, apenas quando são lidas. E no significado? qual é a diferença entre diferença e diferança? Resposta dos discípulos de Jacques: não é fácil definir différance. Resposta do mestre: à letra, différance não é nem uma palavra nem um conceito; a diferença entre diferença e diferença “escreve-se ou lê-se, mas não se entende”. Estamos conversados!

Os jogos de palavras, os trocadilhos, os duplos sentidos de Derrida fizeram as delícias dos dadaístas – os escritores, poetas, artistas plásticos, que realçavam o non-sense ou a falta de sentido que a linguagem pode ter (consta que mesmo teriam escolhido o nome dadaísmo abrindo ao acaso uma página de um dicionário). Daí que tenha havido quem se referisse a Derrida como Derri-Dadá.

O filósofo francês Mikel Dufrenne compara a différance ao Deus dos místicos: são conceitos que escapam a todas as categorias do conhecimento. Mas há quem seja mais demolidor, como Martin Cohen: Derrida, apesar da sua reputação internacional, na realidade “não é um grande filósofo. De facto, é um filósofo péssimo”.

Concluo com uma estória, que já ouvi contada a propósito de vários filósofos:

um filósofo dita um texto à secretária; no fim pergunta: “o que lhe parece? Terei sido suficientemente claro?” Ante uma resposta afirmativa dela, ele prossegue: “Então, vamos complicar mais isso!”

…e uma extra: no final de uma conferência, um filósofo avisa: “se me entenderam bem é sinal de que me expliquei mal”.

Nb final: Não me esqueci de que falta o segundo motivo que justifica a tal definição engraçadinha de que falava no início. Mas, como este texto já vai tão longo, deixo-o para o próximo.

[Este texto será também publicado em http://omeubau.net/humor-filosofia]

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mundo Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Algarve Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Europa Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Opinião

Quando o provisório se instala: o problema das chefias em substituição na Administração Pública | Por Luís Ganhão

09:30 15 Julho, 2026 09:28 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Administração Pública moderna não deve apenas escolher bons dirigentes. Deve assegurar que os melhores têm uma oportunidade real de competir por esses lugares"

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Pode levar multa por colocar o chapéu de sol em frente à concessão na praia no Algarve? Advogada responde

14:30 13 Julho, 2026 14:01 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um chapéu de sol junto a uma concessão na praia pode gerar conflitos, mas nem sempre dá direito a multa

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto Nacional

Estaciona assim? Pode estar a cometer uma infração e arrisca coima até 150 euros

20:30 14 Julho, 2026 14:44 14 Julho, 2026 | João Luís

Há um erro comum ao estacionar que muitos condutores ignoram, mas o Código da Estrada prevê coimas que podem chegar aos 150 euros

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Mundo, Nacional

Campanha do Mundial faz disparar reclamações contra a Coca-Cola em Portugal e este é o motivo

17:00 15 Julho, 2026 15:12 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A campanha da Coca-Cola ligada ao Mundial 2026 está a gerar dezenas de reclamações em Portugal

Algarve, Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Europa, Saúde

Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido

22:25 15 Julho, 2026 19:25 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O parlamento francês aprovou uma das leis mais debatidas dos últimos anos, abrindo caminho à eutanásia e ao suicídio assistido

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Estação Ferroviária de Faro.
Algarve

Está a chegar à estação de comboios de Faro uma passagem superior pedonal

12:10 15 Julho, 2026 11:43 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Faro, a estação ferroviária vai receber uma passagem superior pedonal e obras de modernização num investimento superior a 2.000.000€

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Opinião

Quando o provisório se instala: o problema das chefias em substituição na Administração Pública | Por Luís Ganhão

09:30 15 Julho, 2026 09:28 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma Administração Pública moderna não deve apenas escolher bons dirigentes. Deve assegurar que os melhores têm uma oportunidade real de competir por esses lugares"

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Pode levar multa por colocar o chapéu de sol em frente à concessão na praia no Algarve? Advogada responde

14:30 13 Julho, 2026 14:01 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um chapéu de sol junto a uma concessão na praia pode gerar conflitos, mas nem sempre dá direito a multa

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Agentes da PSP a fiscalizar carros estacionados. Crédito: Freepik AI
Auto, Nacional

Estaciona assim? Pode estar a cometer uma infração e arrisca coima até 150 euros

20:30 14 Julho, 2026 14:44 14 Julho, 2026 | João Luís

Há um erro comum ao estacionar que muitos condutores ignoram, mas o Código da Estrada prevê coimas que podem chegar aos 150 euros

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Últimas Notícias

  • Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
    Dia histórico: França aprova lei que permite eutanásia e suicídio assistido
  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
  • Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas
    Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal