Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Opinião

O Humor é coisa séria: A moral do humor

  Conhece aquela da raposa e das uvas? Bem… não é uma anedota, mas uma fábula. Bem… de certo modo, as fábulas são anedotas – ou, em linguagem modernaça, estórias. O original desta fábula é atribuído a Esopo (620 a.C. – 564 a.C.), um escritor da Grécia Antiga, autor de várias fábulas populares. Esta […]

11:41 17 Outubro, 2018 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

António Rodrigues Gomes;
Professor de filosofia aposentado

Conhece aquela da raposa e das uvas? Bem… não é uma anedota, mas uma fábula. Bem… de certo modo, as fábulas são anedotas – ou, em linguagem modernaça, estórias. O original desta fábula é atribuído a Esopo (620 a.C. – 564 a.C.), um escritor da Grécia Antiga, autor de várias fábulas populares. Esta é a estória de uma raposa que tenta insistentemente comer um cacho de uvas penduradas de uma parreira alta, mas sem conseguir; acaba por desistir, dizendo que as uvas estariam verdes. Quando já se tinha afastado um pouco, ouve o barulho de algo a cair no chão: volta atrás, pensando ser alguma uva, mas, catano!, o que tinha caído era uma folha.

Como aconteceu com outras fábulas, ao longo da História vários escritores recriaram A raposa e as uvas. É célebre a do poeta e fabulista francês La Fontaine (1621-1695):

Certa raposa matreira,
que andava à toa e faminta,
ao passar por uma quinta,
viu no alto da parreira
um cacho de uvas maduras,
sumarentas e vermelhas.
Ah, se as pudesse tragar!
Mas lá naquelas alturas
não as podia alcançar.
Então falou despeitada:
— Estão verdes essas uvas.
Verdes não servem pra nada!

As fábulas têm uma lição/moral. A desta pode ser traduzida pelo provérbio português “quem desdenha quer comprar”.

***

Há quem utilize o humor para estudos de natureza diversa. No seu livro Estar vivo aleija, Ricardo Araújo Pereira apresenta notas para, entre outros, um estudo sobre a influência do telefone no amor, concluindo que o modo como os amantes se relacionam com o telefone define a relação:

No início, como é sabido, eles dizem:
– Desliga tu.
– Não, não consigo, desliga tu.
– Ah, não. Desliga tu.

Ao fim de vinte anos de casamento, eles dizem:
– Não há luz na cozinha, liga ao eletricista.
– Porquê eu? Liga tu!
– Eu já faço tudo, liga tu!
– Ah, não. Liga tu!

***

Isso de extrair do humor lições de moral tornou-se coisa tão séria que dá origem a livros, daqueles livros à séria. A título de exemplo, é o caso de A vida é uma Anedota, dos The Javna Brothers, dois irmãos humoristas (John e Gordon Javna). Uma “combinação de anedotas e de desenvolvimento pessoal”: como o subtítulo 100 lições de vida (com moral da história) deixa adivinhar, os dois irmãos propõem 100 anedotas, “cada uma delas indicada para um conjunto de situações específico: Podemos confiar verdadeiramente nos amigos? E na nossa memória? Até onde devem ir as nossas expectativas em relação ao emprego?” (da apresentação do livro).

A estrutura de cada capítulo é esta: uma breve citação-síntese; a anedota; uma “Lição de vida”; e “Para lá da moral da história” (conselhos, regras… a propósito). Rapino o capítulo 95, escolhido ao acaso (poderá não ser o mais interessante):

A anedota:

A madre superiora de um convento trabalhava à secretária num dia de canícula, em agosto. O ar condicionado do escritório estava avariado, e ela sentia-se muito desconfortável com o hábito vestido, de maneira que resolveu tirar a roupa e trabalhar nua. Era arriscado, mas quem é que iria saber? Poucos minutos depois bateram à porta e uma das freiras anunciou: “Madre Superiora, está aqui um homem cego que precisa de ajuda.”

A freira entrou em pânico … Mas de repente lembrou-se: ah é cego não vê que estou nua. Por isso, abriu a porta e disse: “Entre. Bons olhos o vejam.”

O homem olhou para ela e respondeu: “Bons olhos a vejam também. Eu estava cego e não conseguia ver, mas de repente passou-me.”

Lição de vida

A maioria das situações embaraçosas não é assim tão extrema. Mas quando somos nós que passamos pela vergonha, é possível sentirmo-nos tão nus como a madre superiora. Infelizmente, não há maneira de voltar atrás quando se mete a pata na poça, mas se lidar com o assunto no momento, talvez consiga minimizar o impacto. O mesmo é válido para quem estiver na posição do “homem cego”. Se agir depressa (e com generosidade), pode facilitar a vida à pessoa que fica encavada. Vão agradecer-lhe, e você vai sentir-se bem por ter ajudado. Seja lá como for, lidar bem com uma situação embaraçosa é bom para a autoestima de todos.

De Para lá da moral da história, apenas a enumeração dos conselhos para sobreviver a situações embaraçosas (como “deixar escapar um pum no meio de uma multidão”): mantenha a calma; brinque com a situação; peça desculpa; mude de assunto.

Só a anedota nº 100 (E por fim) não tem lição de vida. Ou antes, a moral do humor é: “Há certas histórias que simplesmente não têm moral”.

A nº 55 tem. É uma história do grupo clássico Um homem morre…

Um homem morre e vai para o Inferno. É recebido por Satanás, que lhe explica que lhe vai mostrar três salas. “Tens de escolher em qual das salas é que vais passar a eternidade”, diz Satanás.

Na primeira sala, as pessoas estão enterradas até ao pescoço em m***a. O homem fica horrorizado e diz: “Nem pensar, deixa-me ver a sala a seguir.”

Na segunda sala, as pessoas estão enterradas em m***a até ao nariz. O homem volta a ficar horrorizado, e diz não.

Satanás abre então a porta para a terceira sala, onde as pessoas estão até aos joelhos em m***a, a beber café e a comer donuts. O homem diz imediatamente: “Fico nesta.”

Satanás diz que sim e vira costas, o homem entra na sala e serve-se de café. É então que Satanás se vira e grita: “Muito bem, a pausa para o café acabou. Toda a gente outra vez a fazer o pino!”

Faça o leitor o favor de tirar a (sua) lição de moral! Se achar que vale a pena.

[Este texto será também publicado em http://omeubau.net/a moral-do-humor]

 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Algarve Cultura Vídeo

Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]

12:21 18 Junho, 2026 12:25 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cavalo-marinho da Ria Formosa protagoniza narrativa visual sobre fragilidade dos ecossistemas marinhos e conservação

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Algarve Política

Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro

22:03 18 Junho, 2026 22:04 18 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As eleições para a Comissão Política Concelhia realizam-se este sábado, entre as 15:00 e as 19:00, na sede do Partido Socialista em Faro

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Cultura Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Algarve, Cultura, Vídeo

Filme da Universidade do Algarve vence prémio internacional de Melhor Animação [vídeo]

12:21 18 Junho, 2026 12:25 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cavalo-marinho da Ria Formosa protagoniza narrativa visual sobre fragilidade dos ecossistemas marinhos e conservação

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Algarve, Política

Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro

22:03 18 Junho, 2026 22:04 18 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As eleições para a Comissão Política Concelhia realizam-se este sábado, entre as 15:00 e as 19:00, na sede do Partido Socialista em Faro

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Cultura, Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e vento forte: mau tempo não ‘dá tréguas’ a estas regiões

14:00 16 Junho, 2026 13:50 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários distritos do interior Norte e Centro estão em destaque devido à instabilidade meteorológica e trovoadas previstas até quinta-feira

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Fronteira Portugal -Espanha.
Economia, Europa

Britânicos ‘incrédulos’ com escrutínio em Espanha: turistas só podem viajar se tiverem dinheiro “suficiente” para a estadia

20:30 16 Junho, 2026 17:02 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem viajar para Espanha pode ser chamado a provar que tem meios financeiros suficientes para a estadia

Últimas Notícias

  • Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
    Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
  • Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
    Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
  • Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
    Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
  • “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
    “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
  • Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”
    Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal