Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
ANTÓNIO GALOPIM DE CARVALHO, geólogo e comunicador de ciência | Foto DR
Nacional, Opinião

O granito para lá de geologia | Por António Galopim de Carvalho

Guindado à condição de maior conjunto de menires da Península Ibérica, o Cromeleque dos Almendres é considerado um dos maiores e mais importantes monumentos deste tipo no mundo

10:33 16 Dezembro, 2024 21:14 27 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Anta grande do Zambujeiro

Entre os muitos monumentos megalíticos, de tipo dolmen, existentes em Portugal, a Anta grande do Zambujeiro, junto à Herdade da Mitra, próximo de Valverde (concelho de Évora), é uma das maiores existentes na Península Ibérica. Declarada Património de Interesse Nacional, em 1971, encontra-se actualmente em sério risco de colapso e num lamentável estado de degradação.

Datada de há 6000 a 5500 anos, é formada por uma câmara poligonal, limitada por sete grandes esteios, na ordem dos 8 metros de altura bem cravados no chão, o chapéu com cerca de 7 metros de diâmetro, está partido e jaz a poucos metros da câmara. Entra-se aqui por um corredor com 12 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e cerca de 2 de altura. À entrada um enorme esteio tombado, que não chegou a ser utilizado.

Todo o espólio reunido na escavação (por Henrique Leonor Pina) está guardado, mas não estudado, no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora.

Oportunamente, propus à autarquia que incluísse no programa de Évora capital europeia da Cultura, em 2027, a conclusão do projecto concebido para a sua conveniente utilização como monumento visitável.

Cromeleque dos Almendres

Exemplo maior do megalítico europeu, o cromeleque dos Almendres orientado segundo a direcção poente-nascente, desce do chamado Alto das Pedras Talhas (413 m de altitude) por uma encosta suave bem alentejana voltada a leste na Herdade dos Almendres, localizada na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, a cerca de 12 km a oeste da cidade de Évora, com fácil acesso a partir da estrada nacional de Évora para Lisboa, ao km 10.

Diga-se, antes de mais, que a palavra cromlech, do galês antigo, que quer dizer pedra grande arredondada, já era usada no século XVII para designar este tipo de monumento megalítico. Nela, o elemento lech significa pedra.

Muitos dos megálitos (nome de cada uma destas pedras grandes, do grego mega, grande, e lithos, pedra) ali reunidos têm a forma ovóide dos grandes recipientes de barro, as ditas talhas, em que, no Alentejo, se fermentava o mosto e guardava o vinho e, daí, o nome do sítio. São todos de granito (“lato sensum”), entre granodioritos e quartzodioritos, de vários afloramentos da região, alguns transportados de distâncias superiores a 2 km.

Guindado à condição de maior conjunto de menires da Península Ibérica, o Cromeleque dos Almendres é considerado um dos maiores e mais importantes monumentos deste tipo no mundo, bem mais antigo do que o conhecidíssimo Stonehenge, e pôs o Alentejo e Portugal na rota de especialistas neste domínio do saber.

Datado de há cerca de 7000 anos, no Neolítico, segundo alguns autores, este cromeleque, que é constituído por dois recintos geminados, um maior de forma elíptica, a poente, e um menor e circular, a nascente, edificados em épocas distintas, aponta no sentido da sedentarização do povo que aqui viveu. Estudos arqueológicos realizados no local por especialistas fazem supor que o conjunto foi edificado em diferentes etapas, durante o Neolítico, Uma no final do Neolítico antigo (fim do sexto milénio a.C.), com a reunião de um conjunto de menhires de pequeno tamanho, agrupados em três círculos concêntricos (o maior com cerca de 20 m de diâmetro). Outra com a formação de duas elipses concêntricas (a maior com cerca de 44 m por 36 m) coladas a oeste dos citados círculos de recinto mais antigo. Uma última, no Neolítico final (terceiro milénio a.C.) com modificações dos dois recintos, em particular do menor, transformado num átrio do recinto maior.

Quando completo, o conjunto dos menhires teria ultrapassado a centena, de tamanhos diversos. Destes, ainda restam noventa e dois, desde os mais pequenos, pouco ou quase nada afeiçoados, aos maiores (com 2,5 a 3 metros de altura), lembrando as ditas talhas, em muito bom estado de conservação, uns com pequenas covas centimétricas (covinhas) e outros decorados, exibindo relevos ou gravuras.

Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1974, e como Monumento Nacional, em 2015, o Cromeleque dos Almendres, descoberto em 1964 por Henrique Leonor Pina foi, desde então, objecto de várias acções de escavação e restauro. Faz parte do universo megalítico eborense e está relacionado com diversas antas, com destaque para a do Zambujeiro, bem perto dali, e dois outros monumentos próximos, os Cromeleques da Portela de Mogos, e Vale Maria do Meio.

Menhir dos Almendres

Importante megálito de granito porfiróide, menhir é o que o vulgo chamava pedra alçada ou “pera fita” de forma fálica, com cerca de 3,5 metros de altura a partir da superfície do terreno e secção, grosso modo, elíptica com 1,20 x 0,80 metros. Está localizado na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Évora, no topo de uma encosta, 1,3 km a nordeste do Cromeleque dos Almendres, supondo-se haver íntima relação, entre ambos, dado que o seu alinhamento coincide com o nascer do Sol no Solstício de Verão.

Leia também: A nova paisagem alentejana | Por António Galopim de Carvalho

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas

14:40 20 Junho, 2026 14:21 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária propõe reduzir o limite de velocidade fora das localidades, dos atuais 90 km/h para 70 km/h

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

Estádio Algarve.
Algarve Desporto

Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época

09:10 21 Junho, 2026 21:29 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que o Benfica já definiu parte da pré-temporada e volta a escolher o Algarve para preparar a nova época

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve Cultura Desporto

Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão

10:00 21 Junho, 2026 09:47 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caminhadas ao Luar regressam a Lagoa com seis percursos gratuitos, às quartas-feiras, entre 8 de julho e 12 de agosto

Opinião Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Algarve Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 17:06 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparado a uma “Mykonos portuguesa”

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Alerta laranja: verão chega a ‘escaldar’ e estas regiões podem chegar aos 40 graus

06:30 21 Junho, 2026 15:18 20 Junho, 2026 | João Luís

Verão arranca com calor intenso em Portugal continental, avisos do IPMA e temperaturas muito elevadas em várias capitais de distrito

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia Tech

Ministério Público alerta para novo esquema de burla com contas bancárias dos portugueses: saiba como se proteger

16:00 19 Junho, 2026 14:19 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Esquema usa mensagens falsas, páginas imitadas dos bancos e chamadas telefónicas para conseguir autorizar transferências avultadas

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Limites de velocidade podem baixar em Portugal: nova proposta quer reduzir de 90km/h para 70km/h nestas estradas

14:40 20 Junho, 2026 14:21 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária propõe reduzir o limite de velocidade fora das localidades, dos atuais 90 km/h para 70 km/h

Algarve

Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval

09:33 21 Junho, 2026 09:34 21 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

As autoridades detiveram seis homens por contrabando de combustível, encontrando jerricans e materiais na embarcação suspeita

Estádio Algarve.
Algarve, Desporto

Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época

09:10 21 Junho, 2026 21:29 19 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que o Benfica já definiu parte da pré-temporada e volta a escolher o Algarve para preparar a nova época

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Algarve, Cultura, Desporto

Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão

10:00 21 Junho, 2026 09:47 17 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Caminhadas ao Luar regressam a Lagoa com seis percursos gratuitos, às quartas-feiras, entre 8 de julho e 12 de agosto

Opinião, Saúde

Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho

07:30 21 Junho, 2026 20:00 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os principais sinais de alerta são os ombros a alturas diferentes, um lado da anca mais levantado do que o outro, inclinação do corpo para um dos lados e proeminência da grelha costal ao fletir a coluna para a frente"

Algarve, Vida & Lazer

“Mykonos portuguesa”: espanhóis rendidos a vila piscatória algarvia com “ruas de postal e longe do turismo massivo”

21:00 20 Junho, 2026 17:06 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vila algarvia mantém a tradição piscatória e tem sido comparado a uma “Mykonos portuguesa”

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Alerta laranja: verão chega a ‘escaldar’ e estas regiões podem chegar aos 40 graus

06:30 21 Junho, 2026 15:18 20 Junho, 2026 | João Luís

Verão arranca com calor intenso em Portugal continental, avisos do IPMA e temperaturas muito elevadas em várias capitais de distrito

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Ralo entupido. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem o ralo do duche entupido? Há um truque simples e rápido que está a surpreender muita gente

19:50 20 Junho, 2026 18:40 20 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Se a água do duche demora a desaparecer, há um truque simples que pode ajudar a desentupir o ralo em pouco tempo

Mulheres abanam leques devido ao calor. Crédito: Magnific AI
Tempo

Vem aí calor extremo: temperaturas até 44 graus em Portugal e este será o dia mais quente

06:00 20 Junho, 2026 16:00 19 Junho, 2026 | João Luís

Dias de calor intenso, com temperaturas muito acima do normal. Há um dia em particular que deverá concentrar os valores mais elevados

Burlão a cometer crime informático. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Ministério Público alerta para novo esquema de burla com contas bancárias dos portugueses: saiba como se proteger

16:00 19 Junho, 2026 14:19 19 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Esquema usa mensagens falsas, páginas imitadas dos bancos e chamadas telefónicas para conseguir autorizar transferências avultadas

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Últimas Notícias

  • Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão
    Lagoa convida população a caminhar e correr ao luar durante o verão
  • Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval
    Seis suspeitos apanhados na Fuzeta com combustível e material naval
  • Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época
    Benfica ruma ao Algarve para preparar a nova época
  • Feira da Dieta Mediterrânica distingue inovação agroalimentar no Algarve
    Feira da Dieta Mediterrânica distingue inovação agroalimentar no Algarve
  • Jazz volta a animar os finais de tarde de julho em Sagres
    Jazz volta a animar os finais de tarde de julho em Sagres

Opinião

  • Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
    Escoliose idiopática do adolescente e a importância do diagnóstico precoce | Por Nelson Carvalho
  • Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
    Cuidar da pele com dermatite atópica | Por Ana Teresa Gonçalves
  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
    Comissão Europeia avisa: fenómeno El Niño pode atingir dimensões de “cocktail explosivo” e aumentar risco de incêndios em Portugal
  • 10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
    10 anos depois: UE avança com novas regras sobre direitos dos passageiros aéreos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal