Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Mas afinal o que é isso da Cultura? (1)

MAS AFINAL O QUE É ISSO DA CULTURA? – Artigo de Paulo Larcher publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

12:00 6 Agosto, 2021 10:56 29 Novembro, 2024
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO LARCHER
Jurista e escritor

– É lindíssimo o rio a esta hora – diz o Mestre Homem Cardoso, puxando uma fumaça do seu cigarro aquecido e contemplando a noite, que descia lentamente sobre as águas plácidas.

– É o rio Séqua.

– Séqua!? Não é o rio Gilão?

– Gilão ou Séqua é a mesma coisa. São duas maneiras de nomear o mesmo rio.

– Curioso. Lá para o Norte também vi vários rios com dois nomes. É um embaraço histórico e toponímico.

– Aqui não é bem o caso, porque o rio muda de nome ao atravessar a ponte romana. O Séqua termina e o Gilão começa no sítio em que a ponte atravessa o rio. É assim há séculos. É um adquirido cultural.

– Tenho uma vaga ideia disso – reflecte ele, inspirando outra fumaça. – Uma história de amores contrariados, não é?

– Sim. Amores entre uma princesa moura e um cavaleiro cristão, o que à época era crime de lesa-majestade, de modo que quando foram descobertos suicidaram-se: atiraram-se da ponte abaixo cada um para o seu lado. O Gilão para a foz e a linda moura para montante. História bela e triste e provavelmente falsa.

– Aqui no Sul há mais moiras encantadas que no resto do País. É uma questão cultural.

– Bom, isso da questão cultural dava pano para mangas. Quanto às moiras não as confundas com as mouras. Há moiras encantadas por todo o lado e são qualquer coisa entre a fada e a bruxa. Quanto à nossa princezinha moura chamada Séqua, que eu saiba, não sofreu nenhum encantamento e não anda por aí a desinquietar as gentes.

– É curioso como estas lendas marcam a memória das pessoas e se tornam parte da cultura de um Povo – observou o Mestre Homem Cardoso, enquanto se levantava da mesa com a lentidão que advém de um belo repasto.

Percorremos vagarosamente a beira-rio. Ele parava de quando em vez para fotografar. Eu olhava também na direcção apontada pela objectiva da câmara para tentar ver o que ele via, mas nada. Na verdade eu via apenas palavras e ele via imagens. Há uma diferença muito grande entre estas abordagens. Nada que seja intransponível, todavia. Há disso bons exemplos na história. Ocorreu-me agora mesmo o nome de Francisco de Holanda, mas há muitos outros.

Um pouco adiante, na outra margem, a silhueta incongruente da estação rodoviária deve ter sobressaltado o temperamento estético do meu amigo, que a contemplou longamente, até que, apontando o edifício branco, perguntou: – Sabes quem é que fez esta coisa?

Disse-lhe que sim, que tinha sido um certo arquitecto. Um bom arquitecto, aliás. Ele fitou-me, como que para avaliar da correção da minha afirmação, voltou o olhar para a estação, fez duas ou três fotografias, inspecionou o resultado no pequeno visor da câmara e rematou: – Não percebo.

– Isso é arte, António. Gostes ou não gostes, é arte, e é mais cultura do que a historinha da moura.

– Ó Zé, tem paciência! A cultura, pelo menos como eu a concebo, não é um edifício. A cultura é uma enorme realidade onde cabem os costumes, as crenças e as práticas de um Povo.

– Há outras concepções de cultura, que eu aliás partilho.

– Não me venhas agora dizer que a cultura de uma nação não é a sua essência.

– Sim e não, António. Parece-me que tens uma visão romântica da cultura e essa visão esteve muito bem no século XVIII, mas hoje está démodé.

– Zé, isso que disseste cheira-me demais a filosofias e eu gosto de coisas reais, concretas, percebes? A cultura de um povo, do nosso Povo por exemplo, é uma força espiritual partilhada por todos. É uma força que deu forma à nossa linguagem, à religião, à historia, à própria arte.

– Acho que estou a perceber a tua posição, António, e parece-me que os nossos pontos de vista não são irreconciliáveis. É que eu não associo a cultura ao crescimento natural mas ao seu cultivo. Ora nem todos têm o tempo, a capacidade ou a inclinação para aprender o que é preciso para se ter cultura. E entre as pessoas cultivadas também há diferenças. E, finalmente, a herança cultural tem que ser preservada e transmitida entre as gerações e esse não é um atributo de uma comunidade lato sensu, mas o objectivo maior de escolas e universidades.

– Pois para mim, meu querido amigo, a cultura é o fluxo de energia moral que por trancos e barrancos tem mantido intacta a sociedade em que vivemos. Sem ela estou convicto que não seríamos portugueses!

– Ok, está certo. Para evitar este tipo de confusão, é melhor então distinguir a “cultura comum”, da “alta cultura” e determinar que esta é uma forma de mestria que envolve conhecimentos muito para além do que é encontrado na cultura comum.

– Está bem, eu admito essa cultura de elites, mas para mim existe uma outra através da qual o povo exprime a sua identidade social e o seu sentido de pertença.

– Sim, de acordo, mas nota, António, eu não estou de forma alguma a menosprezar a cultura comum e reconheço que esta foi um sinal de coesão interna das diversas formas tradicionais de sociedade e das suas tribos, mas a verdade é que estas estão a desaparecer o que tem como efeito que, após sermos apanhados nas ondas da civilização global, as antigas práticas, rituais e crenças adquiram uma qualidade inconsistente que, aliás, reflecte bem a nossa existência desenraizada. Apesar disso, reconheço que os habitantes das cidades actuais são seres tão sociais quanto os homens das tribos e são incapazes de viver em paz sem uma qualquer identidade social que lhes ofereça a confiança neles próprios.

O Mestre Homem Cardoso remeteu-se ao silêncio e pareceu-me de repente que o tinha aborrecido com a minha verborreia, mas não. Afinal estava apenas absorto na sua arte e sobretudo a lutar com a falta de luz. Fomos andando assim, sincopadamente, ao ritmo das fotografias, até à Ponte Romana onde depois de inúmeras poses se sentou num dos bancos de pedra e declarou:

– Esta luz não serve. Devia ter ido buscar a outra máquina ao carro… Houve cá, Zé, pelo que vejo, nas tuas filosofias borrifam-se na cultura.

– Não pá! Claro que não. A filosofia não é unívoca, tem patamares: o primeiro é o do espanto que acompanha o homem na sua experiência de contacto com ele próprio e com o mundo que o cerca. Quando esse espanto dá origem a questões fundamentais, entre as quais a da “cultura”, subimos mais um patamar e o terceiro atinge-se quando o homem começa a reflectir sobre as questões que levantou, na procura de respostas. Este terceiro estádio é o da pura filosofia onde esta atinge o seu estatuto ontológico. Qualquer outra forma de pensar que fique pelo caminho é uma pseudo-filosofia.

O assunto da cultura, porém, estava esgotado. O Mestre deixara de me prestar atenção e revia as imagens no visor da máquina, mas parecia contrariado. Voltou o pequeno écran para mim para que eu pudesse ver também. Observei com atenção e vi a Ponte Romana, e o leito do rio banhado numa escuridão fantasmagórica, e vi o antigo mercado e a ponte nova como nunca os tinha visto. Num relance pareceu-me em várias ocasiões ver o rosto dulcíssimo da princezinha Séqua escondendo-se com o seu amado sob os arcos da velha ponte; e pareceu-me também surpreender ref lexos metálicos que seriam seguramente emitidos pela espada de aço do cavaleiro Gilão.

De repente dei por mim sobre a Ponte Romana – que não é romana, nem árabe, nem medieval, mas um somatório de destruições e reconstruções -, temendo ouvir, do fundo dos tempos, o troar dos cascos dos cavalos das hostes cristãs e sarracenas, com espadas e sabres já desembainhados, prontos a lavar com sangue um amor sacrílego.

Tive uma reacção emocionada à vista daquelas fotografias que, segundo o seu autor, estavam longe de ser perfeitas, e, de súbito, a noção de cultura dos românticos alemães, apadrinhada pelo meu amigo António, pareceu-me de repente mais pura, certa, telúrica, eterna, do que a minha construção fria, mental e académica, de modo que encarei-o e lancei-lhe o desafio:

– Ó António, porque é que um dia destes não vamos dar uma volta pelas mais lindas cidades do Algarve a fotografar e a discutir filosofias?

O Mestre Homem Cardoso ajeitou vagarosamente a corrente da máquina sobre o ombro, olhou de novo para as luzes doiradas reflectidas nas águas sombrias, sorriu enigmático e respondeu:

– Parece-me uma excelente ideia.


(1) A narrativa vai ser desenvolvida também em homenagem a Ernest Hemingway – autor muito apreciado por mim e pelo Mestre Homem Cardoso -, onde uma jantarada de amigos em Tavira à beira do rio Séqua, se irá transformar em sessão fotográfica e conversa pseudo-filosófica.
Nota: O estilo de Hemingway caracteriza-se pela utilização intensiva de diálogos com um mínimo de recurso ao discurso indirecto.

Tendas no Rossio. Crédito: Lusa
Nacional

Renata Cambra pode continuar com a tenda no Rossio? Recurso do Ministério Público abre nova disputa

06:30 4 Novembro, 2026 09:28 4 Novembro, 2026

Ministério Público recorreu da decisão sobre a tenda no Rossio: advogada contesta suspensão e pede que sentença mantenha efeitos

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Europa Nacional

Tavirense João Neves partilha o seu único objetivo após vitória do PSG: “É estar bem com a minha vida”

11:10 4 Novembro, 2026 10:53 4 Novembro, 2026

O médio algarvio marcou na goleada do PSG frente ao Villarreal e revelou onde pretende continuar a sua carreira

Algarve Economia Nacional

Albufeira reúne 700 profissionais do turismo em evento com Félix da Costa e Magnus Lindkvist

07:45 4 Novembro, 2026 07:23 4 Novembro, 2026

Encontro dedicado ao turismo reúne em Albufeira cerca de 700 profissionais para debater inovação, tecnologia e os desafios do futuro das viagens

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Algarve Cultura

Tavira recebe oito sessões de cinema em novembro com filmes de Tom Cruise e clássicos da literatura

10:44 4 Novembro, 2026 10:45 4 Novembro, 2026

Programação de cinema no Teatro António Pinheiro reúne oito sessões em novembro, com filmes de Tom Cruise, adaptações literárias e obras internacionais

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Economia Opinião

O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

07:30 4 Novembro, 2026 18:29 3 Novembro, 2026

"O mais importante de tudo, é que o foco esteja no cliente e no encontro de soluções para as suas necessidades!"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Algarve Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 11:45 3 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Opinião Política

Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos

17:30 3 Novembro, 2026 17:17 3 Novembro, 2026

"Um país não é propriedade de quem o governa, dos partidos ou das elites instaladas que fingem mudar para manter o privilégio"

Economia Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Tendas no Rossio. Crédito: Lusa
Nacional

Renata Cambra pode continuar com a tenda no Rossio? Recurso do Ministério Público abre nova disputa

06:30 4 Novembro, 2026 09:28 4 Novembro, 2026

Ministério Público recorreu da decisão sobre a tenda no Rossio: advogada contesta suspensão e pede que sentença mantenha efeitos

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Europa, Nacional

Tavirense João Neves partilha o seu único objetivo após vitória do PSG: “É estar bem com a minha vida”

11:10 4 Novembro, 2026 10:53 4 Novembro, 2026

O médio algarvio marcou na goleada do PSG frente ao Villarreal e revelou onde pretende continuar a sua carreira

Algarve, Economia, Nacional

Albufeira reúne 700 profissionais do turismo em evento com Félix da Costa e Magnus Lindkvist

07:45 4 Novembro, 2026 07:23 4 Novembro, 2026

Encontro dedicado ao turismo reúne em Albufeira cerca de 700 profissionais para debater inovação, tecnologia e os desafios do futuro das viagens

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Algarve, Cultura

Tavira recebe oito sessões de cinema em novembro com filmes de Tom Cruise e clássicos da literatura

10:44 4 Novembro, 2026 10:45 4 Novembro, 2026

Programação de cinema no Teatro António Pinheiro reúne oito sessões em novembro, com filmes de Tom Cruise, adaptações literárias e obras internacionais

Barcelona. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Rendas baixaram em Barcelona, mas há menos casas? Afinal, o que está a acontecer?

09:50 4 Novembro, 2026 11:25 4 Novembro, 2026

As rendas baixaram em Barcelona, mas a oferta caiu? Saiba o que revelam os dados oficiais e os estudos sobre os efeitos dos limites ao arrendamento

Economia, Opinião

O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves

07:30 4 Novembro, 2026 18:29 3 Novembro, 2026

"O mais importante de tudo, é que o foco esteja no cliente e no encontro de soluções para as suas necessidades!"

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Algarve, Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 11:45 3 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Europe Direct Algarve

Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens

17:00 3 Novembro, 2026 17:00 3 Novembro, 2026

Projeto Balcão Europa, dinamizado em parceria com a CCDR Algarve, informa os jovens de Faro sobre programas de mobilidade, emprego e formação

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Opinião, Política

Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos

17:30 3 Novembro, 2026 17:17 3 Novembro, 2026

"Um país não é propriedade de quem o governa, dos partidos ou das elites instaladas que fingem mudar para manter o privilégio"

Economia, Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Últimas Notícias

  • Tavirense João Neves partilha o seu único objetivo após vitória do PSG: “É estar bem com a minha vida”
    Tavirense João Neves partilha o seu único objetivo após vitória do PSG: “É estar bem com a minha vida”
  • Tavira recebe oito sessões de cinema em novembro com filmes de Tom Cruise e clássicos da literatura
    Tavira recebe oito sessões de cinema em novembro com filmes de Tom Cruise e clássicos da literatura
  • Museu de Portimão celebra 100 anos dos Bombeiros Voluntários com exposição histórica
    Museu de Portimão celebra 100 anos dos Bombeiros Voluntários com exposição histórica
  • Oficina de costura transforma fardas antigas em camas para animais na Luz de Tavira
    Oficina de costura transforma fardas antigas em camas para animais na Luz de Tavira
  • Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês
    Almoçar a 230 metros de profundidade: Mina de Loulé abre nova experiência ao público já este mês

Opinião

  • O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Atendimento de excelência | Por Helder Gonçalves
  • A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão
    A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão
  • Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos
    Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens
    Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens
  • Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
    Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal