Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Mas afinal o que é isso da Cultura? (1)

MAS AFINAL O QUE É ISSO DA CULTURA? – Artigo de Paulo Larcher publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

12:00 6 Agosto, 2021 10:56 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO LARCHER
Jurista e escritor

– É lindíssimo o rio a esta hora – diz o Mestre Homem Cardoso, puxando uma fumaça do seu cigarro aquecido e contemplando a noite, que descia lentamente sobre as águas plácidas.

– É o rio Séqua.

– Séqua!? Não é o rio Gilão?

– Gilão ou Séqua é a mesma coisa. São duas maneiras de nomear o mesmo rio.

– Curioso. Lá para o Norte também vi vários rios com dois nomes. É um embaraço histórico e toponímico.

– Aqui não é bem o caso, porque o rio muda de nome ao atravessar a ponte romana. O Séqua termina e o Gilão começa no sítio em que a ponte atravessa o rio. É assim há séculos. É um adquirido cultural.

– Tenho uma vaga ideia disso – reflecte ele, inspirando outra fumaça. – Uma história de amores contrariados, não é?

– Sim. Amores entre uma princesa moura e um cavaleiro cristão, o que à época era crime de lesa-majestade, de modo que quando foram descobertos suicidaram-se: atiraram-se da ponte abaixo cada um para o seu lado. O Gilão para a foz e a linda moura para montante. História bela e triste e provavelmente falsa.

– Aqui no Sul há mais moiras encantadas que no resto do País. É uma questão cultural.

– Bom, isso da questão cultural dava pano para mangas. Quanto às moiras não as confundas com as mouras. Há moiras encantadas por todo o lado e são qualquer coisa entre a fada e a bruxa. Quanto à nossa princezinha moura chamada Séqua, que eu saiba, não sofreu nenhum encantamento e não anda por aí a desinquietar as gentes.

– É curioso como estas lendas marcam a memória das pessoas e se tornam parte da cultura de um Povo – observou o Mestre Homem Cardoso, enquanto se levantava da mesa com a lentidão que advém de um belo repasto.

Percorremos vagarosamente a beira-rio. Ele parava de quando em vez para fotografar. Eu olhava também na direcção apontada pela objectiva da câmara para tentar ver o que ele via, mas nada. Na verdade eu via apenas palavras e ele via imagens. Há uma diferença muito grande entre estas abordagens. Nada que seja intransponível, todavia. Há disso bons exemplos na história. Ocorreu-me agora mesmo o nome de Francisco de Holanda, mas há muitos outros.

Um pouco adiante, na outra margem, a silhueta incongruente da estação rodoviária deve ter sobressaltado o temperamento estético do meu amigo, que a contemplou longamente, até que, apontando o edifício branco, perguntou: – Sabes quem é que fez esta coisa?

Disse-lhe que sim, que tinha sido um certo arquitecto. Um bom arquitecto, aliás. Ele fitou-me, como que para avaliar da correção da minha afirmação, voltou o olhar para a estação, fez duas ou três fotografias, inspecionou o resultado no pequeno visor da câmara e rematou: – Não percebo.

– Isso é arte, António. Gostes ou não gostes, é arte, e é mais cultura do que a historinha da moura.

– Ó Zé, tem paciência! A cultura, pelo menos como eu a concebo, não é um edifício. A cultura é uma enorme realidade onde cabem os costumes, as crenças e as práticas de um Povo.

– Há outras concepções de cultura, que eu aliás partilho.

– Não me venhas agora dizer que a cultura de uma nação não é a sua essência.

– Sim e não, António. Parece-me que tens uma visão romântica da cultura e essa visão esteve muito bem no século XVIII, mas hoje está démodé.

– Zé, isso que disseste cheira-me demais a filosofias e eu gosto de coisas reais, concretas, percebes? A cultura de um povo, do nosso Povo por exemplo, é uma força espiritual partilhada por todos. É uma força que deu forma à nossa linguagem, à religião, à historia, à própria arte.

– Acho que estou a perceber a tua posição, António, e parece-me que os nossos pontos de vista não são irreconciliáveis. É que eu não associo a cultura ao crescimento natural mas ao seu cultivo. Ora nem todos têm o tempo, a capacidade ou a inclinação para aprender o que é preciso para se ter cultura. E entre as pessoas cultivadas também há diferenças. E, finalmente, a herança cultural tem que ser preservada e transmitida entre as gerações e esse não é um atributo de uma comunidade lato sensu, mas o objectivo maior de escolas e universidades.

– Pois para mim, meu querido amigo, a cultura é o fluxo de energia moral que por trancos e barrancos tem mantido intacta a sociedade em que vivemos. Sem ela estou convicto que não seríamos portugueses!

– Ok, está certo. Para evitar este tipo de confusão, é melhor então distinguir a “cultura comum”, da “alta cultura” e determinar que esta é uma forma de mestria que envolve conhecimentos muito para além do que é encontrado na cultura comum.

– Está bem, eu admito essa cultura de elites, mas para mim existe uma outra através da qual o povo exprime a sua identidade social e o seu sentido de pertença.

– Sim, de acordo, mas nota, António, eu não estou de forma alguma a menosprezar a cultura comum e reconheço que esta foi um sinal de coesão interna das diversas formas tradicionais de sociedade e das suas tribos, mas a verdade é que estas estão a desaparecer o que tem como efeito que, após sermos apanhados nas ondas da civilização global, as antigas práticas, rituais e crenças adquiram uma qualidade inconsistente que, aliás, reflecte bem a nossa existência desenraizada. Apesar disso, reconheço que os habitantes das cidades actuais são seres tão sociais quanto os homens das tribos e são incapazes de viver em paz sem uma qualquer identidade social que lhes ofereça a confiança neles próprios.

O Mestre Homem Cardoso remeteu-se ao silêncio e pareceu-me de repente que o tinha aborrecido com a minha verborreia, mas não. Afinal estava apenas absorto na sua arte e sobretudo a lutar com a falta de luz. Fomos andando assim, sincopadamente, ao ritmo das fotografias, até à Ponte Romana onde depois de inúmeras poses se sentou num dos bancos de pedra e declarou:

– Esta luz não serve. Devia ter ido buscar a outra máquina ao carro… Houve cá, Zé, pelo que vejo, nas tuas filosofias borrifam-se na cultura.

– Não pá! Claro que não. A filosofia não é unívoca, tem patamares: o primeiro é o do espanto que acompanha o homem na sua experiência de contacto com ele próprio e com o mundo que o cerca. Quando esse espanto dá origem a questões fundamentais, entre as quais a da “cultura”, subimos mais um patamar e o terceiro atinge-se quando o homem começa a reflectir sobre as questões que levantou, na procura de respostas. Este terceiro estádio é o da pura filosofia onde esta atinge o seu estatuto ontológico. Qualquer outra forma de pensar que fique pelo caminho é uma pseudo-filosofia.

O assunto da cultura, porém, estava esgotado. O Mestre deixara de me prestar atenção e revia as imagens no visor da máquina, mas parecia contrariado. Voltou o pequeno écran para mim para que eu pudesse ver também. Observei com atenção e vi a Ponte Romana, e o leito do rio banhado numa escuridão fantasmagórica, e vi o antigo mercado e a ponte nova como nunca os tinha visto. Num relance pareceu-me em várias ocasiões ver o rosto dulcíssimo da princezinha Séqua escondendo-se com o seu amado sob os arcos da velha ponte; e pareceu-me também surpreender ref lexos metálicos que seriam seguramente emitidos pela espada de aço do cavaleiro Gilão.

De repente dei por mim sobre a Ponte Romana – que não é romana, nem árabe, nem medieval, mas um somatório de destruições e reconstruções -, temendo ouvir, do fundo dos tempos, o troar dos cascos dos cavalos das hostes cristãs e sarracenas, com espadas e sabres já desembainhados, prontos a lavar com sangue um amor sacrílego.

Tive uma reacção emocionada à vista daquelas fotografias que, segundo o seu autor, estavam longe de ser perfeitas, e, de súbito, a noção de cultura dos românticos alemães, apadrinhada pelo meu amigo António, pareceu-me de repente mais pura, certa, telúrica, eterna, do que a minha construção fria, mental e académica, de modo que encarei-o e lancei-lhe o desafio:

– Ó António, porque é que um dia destes não vamos dar uma volta pelas mais lindas cidades do Algarve a fotografar e a discutir filosofias?

O Mestre Homem Cardoso ajeitou vagarosamente a corrente da máquina sobre o ombro, olhou de novo para as luzes doiradas reflectidas nas águas sombrias, sorriu enigmático e respondeu:

– Parece-me uma excelente ideia.


(1) A narrativa vai ser desenvolvida também em homenagem a Ernest Hemingway – autor muito apreciado por mim e pelo Mestre Homem Cardoso -, onde uma jantarada de amigos em Tavira à beira do rio Séqua, se irá transformar em sessão fotográfica e conversa pseudo-filosófica.
Nota: O estilo de Hemingway caracteriza-se pela utilização intensiva de diálogos com um mínimo de recurso ao discurso indirecto.

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir estas categorias

16:30 13 Setembro, 2026 17:29 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas categorias da carta de condução deixam de poder ser revalidadas aos 67 anos, enquanto noutras passam a existir limitações no peso dos veículos permitidos

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Salário. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Mercado de Olhão.
Algarve

“Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família

15:50 13 Setembro, 2026 16:09 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o padel, os passeios à Armona e novos contactos, Maya, natural de França, encontrou em Olhão uma vida diferente

Algarve Cultura Edição Papel Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Homem de 79 anos vítima de homicídio em Lagos. Foto: DR
Algarve

Prisão preventiva para caseiro de 45 anos suspeito de matar patrões em Lagos

22:21 12 Setembro, 2026 22:42 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Decisão foi tomada após interrogatório judicial em Portimão. PJ investiga os homicídios em Lagos e a eventual existência de outras pessoas envolvidas

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução: conheça a idade máxima para continuar a conduzir estas categorias

16:30 13 Setembro, 2026 17:29 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Algumas categorias da carta de condução deixam de poder ser revalidadas aos 67 anos, enquanto noutras passam a existir limitações no peso dos veículos permitidos

Algarve

Tony Carreira interrompe concerto no Algarve e ‘deixou recado’ a espetadora: “Deixe o lugar a uma pessoa que goste”

16:10 13 Setembro, 2026 17:26 13 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto feito por uma espetadora na primeira fila levou Tony Carreira a interromper o concerto e a deixar um recado diretamente do palco

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Dia nublado e com vento
Tempo

Vem aí descida das temperaturas e muito vento: mudança atmosférica chega a Portugal neste dia

17:40 13 Setembro, 2026 17:00 13 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteored, a descida das temperaturas deverá chegar acompanhada por uma mudança na circulação atmosférica e por um reforço do vento

Rolo de papel higiénico no frigorífico.
Vida & Lazer

Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque

18:40 13 Setembro, 2026 01:16 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Espanhóis recomendam colocação de um rolo de papel higiénico no frigorífico com objetivo de combater odores

Camionista em serviço.
Europa

Sheila é camionista há 23 anos e fala das dificuldades do seu trabalho: “São muitas horas e isso sente-se na família, faço 150.000 km por ano”

13:00 13 Setembro, 2026 00:29 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 47 anos e 2 filhos, a camionista espanhola relatou em entrevista as dificuldades do seu trabalho, pelo qual tem grande estima

Salário. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Aumentos do salário em Portugal devem rondar os 3,2% em 2027 mas empresas vão ser mais seletivas

08:00 13 Setembro, 2026 13:08 9 Setembro, 2026 | João Luís

Os orçamentos destinados a aumentos de salário nas empresas em Portugal deverão passar de 3% em 2026 para 3,2% em 2027

Mercado de Olhão.
Algarve

“Adaptámo-nos rapidamente”: francesa que já viveu na China elegeu esta cidade no Algarve para um novo capítulo com a família

15:50 13 Setembro, 2026 16:09 9 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre o padel, os passeios à Armona e novos contactos, Maya, natural de França, encontrou em Olhão uma vida diferente

Algarve, Cultura, Edição Papel, Gastronomia

Loulé recebe FAVA com entrada gratuita mais de 100 expositores

08:50 13 Setembro, 2026 19:03 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sétima edição da FAVA prevê servir cinco mil refeições vegetais e junta gastronomia, 100 atividades e um mercado de trocas no Parque Municipal de Loulé

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Oficina
Auto

Um carro usado para a vida: mecânico revela modelo popular em Portugal que custa 2.000€ e ‘nunca’ vai à oficina

22:59 10 Setembro, 2026 23:01 10 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com o mecânico espanhol, o motor deste carro usado só vai à oficina para a manutenção normal e "não se quer avariar"

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Homem de 79 anos vítima de homicídio em Lagos. Foto: DR
Algarve

Prisão preventiva para caseiro de 45 anos suspeito de matar patrões em Lagos

22:21 12 Setembro, 2026 22:42 12 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Decisão foi tomada após interrogatório judicial em Portimão. PJ investiga os homicídios em Lagos e a eventual existência de outras pessoas envolvidas

Últimas Notícias

  • Se o seu carro passou na inspeção, atenção: não significa que esteja tudo legal e este é o detalhe que muitos confundem
    Se o seu carro passou na inspeção, atenção: não significa que esteja tudo legal e este é o detalhe que muitos confundem
  • Tem emprego e filhos? Pode receber dinheiro da Segurança Social todos os meses mesmo trabalhando
    Tem emprego e filhos? Pode receber dinheiro da Segurança Social todos os meses mesmo trabalhando
  • Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque
    Viu um rolo de papel higiénico dentro do frigorífico? Saiba para que serve e por que se recomenda que o coloque
  • Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir
    Ajudou o vizinho durante 15 anos porque lhe prometeu as terras mas no fim recebeu apenas 5.000€: tribunal acabou por decidir
  • Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”
    Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

Opinião

  • Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
    Fernando Alexandre pode ser o ministro que a Educação esperava há décadas | Por Henrique Dias Freire
  • Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): Florbela Espanca no Algarve e as infelicidades da poetisa | Por Óscar Caeiro Pinto
  • A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas
    A Democracia que se cuide | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento