Os Tesouros do Leopoldo, de Deborah Marcero, marca a estreia do catálogo de 2022 da Fábula, editora infanto-juvenil.
O Leopoldo é um coelho, mas sobretudo um inveterado colecionador. Na sua casa guarda cuidadosamente frascos. Esses frascos são repositórios das coisas de que ele não se quer esquecer. Sejam penas, folhas caídas, o som dor mar, um pôr-do-sol. Leopoldo guarda «essas coisas que não pareciam caber dentro de frascos». E nada lhe é mais importante do que a sua coleção de pequenos tesouros, até que um dia faz uma amiga e com ela começa uma nova coleção. E para tal tem de fazer novas memórias do que viram e fizeram juntos.
Este novo álbum da Fábula, escrito e ricamente ilustrado pela autora norte-americana Deborah Marcero, tem sido incluído em várias listas dos melhores livros infantojuvenis do ano. Em tempos de incerteza é bom podermos contar com os «pequenos tesouros» das memórias que nos são queridas, dos momentos partilhados e das grandes amizades, ainda que distantes.
Um livro cheio de cor e magia para miúdos e graúdos que nos lembra da beleza contida nas pequenas coisas da vida e do mundo lá fora, mas sobretudo de como é importante ter com quem as experienciar em espírito de partilha.
Deborah Marcero é autora e ilustradora. Ocupa os seus dias entre o desenho, a escrita e a leitura. Cresceu na região rural de Michigan; depois de ter ensinado em escolas públicas de Chicago como especialista em alfabetização, percebeu que escrever e criar livros para crianças era o seu objetivo de vida. O seu trabalho tem sido aclamado pela crítica.