Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Edição Papel, Opinião, Pub

INDIGNAÇÃO DE UM PROPRIETÁRIO (Circular Norte de Loulé) | Por Manuel Martins

“O Executivo Camarário teima em levar a cabo a construção de uma obra pública por cima de uma linha de água que alimenta 5 furos, a cortar dezenas de árvores centenárias e retirar privacidade a um casal de idosos”

08:00 19 Novembro, 2023 13:42 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Tanto que se fala nos dias de hoje na falta de água, gostaria de trazer ao conhecimento dos leitores uma situação gritante que ocorre no concelho de Loulé, quando o Executivo Camarário teima em levar a cabo a construção de uma obra pública por cima de uma linha de água que alimenta 5 furos, a cortar dezenas de árvores centenárias e retirar privacidade a um casal de idosos, quando há alternativa, bastando para o efeito afastar alguns metros o traçado inicial.

A construção desta circular Norte tem algumas contradições que não conseguimos entender.

Como é que se fazem acessos sem sentido, expropriam-se terrenos aos proprietários, como é o caso da parcela 18 da referida Circular Norte, que nem se encontra na zona de passagem da circular, para construir acessos completamente desnecessários (basta verificar o desenho do traçado), onde existem 3 estradas paralelas num espaço de 2 mil e tal metros quadrados. Havia alternativa? Claro que sim… bastava ouvir os proprietários e perceber as soluções que são tão mais pragmáticas do que os desenhos dos senhores de gabinete que praticamente nem ao local de deslocam…

Por outro lado, o arraso ambiental é também gritante!

Destrói-se uma quantidade de árvores, entre elas 17 azinheiras (grandes, médias, pequenas) árvores protegidas por lei, e ao que parece com parecer favorável da APA. Será?

Então a nossa indignação ainda é maior!

Bastava alterar simplesmente a rotunda alguns metros para sul no cruzamento das estradas atuais e com uma pequena ligação entre a rotunda e a estrada paralela e obviava-se a expropriação da parcela 18 e não haveria necessidade das ditas 3 estradas.

Falando da parcela 19 aqui é muito mais grave porque a estrada passa por cima de um furo que alimenta uma horta e uma vivenda e onde entre o furo e o limite da propriedade estão 80 metros de um vazio com poucas árvores. Não seria óbvio, alterar ligeiramente o traçado para sul e evitar este massacre ambiental?

Está igualmente prevista a destruição de 110 árvores, entre elas alfarrobeiras, algumas delas com 400 anos, oliveiras, figueiras, limoeiros, para além das referidas azinheiras.

A APA, será que é mesmo uma agência do ambiente?

Será que se preocupa verdadeiramente com o ambiente? Se sim, como pode ter dado parecer favorável à eliminação de uma linha de água para a construção de uma rotunda, onde é uma passagem da água da chuva vinda dos serros e das terras altas vizinhas, sendo uma das duas zonas onde as águas se podem infiltrar para alimentar uma linha de água subterrânea que alimenta 5 furos?

Com as secas contínuas no Algarve é gravíssima a decisão. E não se fala nas águas correntes sobre a terra, porque essas já estão quase todas canalizadas, mas sim, da infiltração da via subterrânea.

Por outro lado, a indignação deste proprietário é tanto maior quando existe área de terreno do mesmo proprietário, a sul, completamente limpa, ou quase limpa e disponível que não querem aproveitar e teima-se em fazer o traçado da dita

circular no logradouro da casa, a escassos metros da habitação, eliminando totalmente a privacidade do proprietário. Como se pode explicar este facto?

Com apenas uma pequena alteração na execução da obra, poder-se-ia eliminar este problema, até porque o proprietário se disponibilizou para ceder o remanescente do terreno a sul.

Não se trata de não aceitar a passagem!

Não se trata de não querer ceder terreno!

Não se trata de querer inviabilizar uma obra necessária ao concelho! Trata-se de querer explicar e fazer ver aos Srs do executivo que disponibilizando o seu tempo para conversar “in loco” com os proprietários e perceber as suas “dores” e até sugestões, tudo poderia ser mais fácil.

Trata-se de fazer ver os Srs do executivo que por vezes o conforto do gabinete e a facilidade informática e tecnológica tem que ser ajustada e nem sempre o que parece mais evidente nos computadores é o melhor na realidade.

Apenas se pede um pouco de compreensão!

O dito terreno vai ser dividido no sentido do comprimento de quase meio quilómetro sem ligação direta entre as duas metades. Atualmente com um simples carro de mão circula-se em toda a propriedade transportando o necessário, depois de dividida como será? Com um helicóptero?

Outra pergunta que se pode fazer é: uma estrada com 2 vias sem necessidade de caminhos paralelos para outras propriedades. Para quê uma largura enorme, parece uns 30 metros. Assim como rotundas com diâmetro como se fosse para 4 vias.

Esta circular será unicamente para trânsito local porque se olharmos ao mapa todas as cidades do Algarve na ligação com o resto do país ou estrangeiro não passam com ligações com Loulé muito menos pela Circular, e no Norte de Loulé não existem nem cidades nem vilas, e quem trabalha na cidade ou descarregamentos de camiões têm que entrar dentro da cidade não é a Circular que vai alterar a poluição (como dizem). Não se vê desde já, a urgência, nem mesmo a grande utilidade da obra, mas isto é a minha opinião, que tenho direito expressar, não obstante haver entendimento contrário e eu aceitar a sua realização, opondo-me veementemente à catástrofe ambiental que ela provoca. O mais curioso em tudo isto é que a própria A.P.A. (Protetora do Ambiente) encontre este traçado normal?

Como pode um Presidente de Câmara, que tem sido tão eficaz na gerência do Concelho de Loulé, obtendo várias melhorias importantes, não reparar que aqui qualquer coisa está errada no traçado da estrada?

Possivelmente mal aconselhado e com uma solução tão simples para a solução deste problema. Além de tudo isto informa-se que a propriedade abrangida pela parcela 19 são terrenos de barro de onde antigamente existiu uma exploração de milhões de metros cúbicos de barro e que ainda seria possível explorar, com charcas e daí o nome do Sítio dos Barreiros. Nesta propriedade existem centenas de figueiras, árvores em vias de extinção, amendoeiras, também em vias de extinção, bastantes oliveiras, e sobretudo dezenas de azinheiras, uma dela possivelmente uma das maiores do Algarve, tudo isto é raro nos arredores de Loulé. Lamentavelmente para a A.P.A. tudo isto não é importante. Apela-se à contenção de água e no final é o próprio executivo que não tem isso em consideração.

Se repararmos nas fotografias nota-se a contradição entre o pedido à população para contenção das águas e a eliminação da alimentação da linha de água subterrânea que lembramos alimenta 5 furos. Esta é bem a realidade.

A cada dia que passa o braço de ferro com executivo é maior, que teima em não tentar resolver a situação, preferindo os meios judiciais e pretendendo comprar uma batalha jurídica e não perde alguns minutos para “in loco” verificar a situação, que segundo informações obtidas de técnicos entendidos tem solução à vista. Mantemo-nos indignados!

Um proprietário
Manuel Martins

Leia também: Segunda fase da circular norte de Loulé fica completa em 2024, prevê o presidente da autarquia

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Challenge Cup Paredes 2026.
Algarve Desporto

Milhares de jovens de 10 países rumam ao Algarve para disputar torneio internacional de futebol

15:20 23 Junho, 2026 14:53 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Challenge Cup Algarve reúne 4.000 atletas de 10 países em torneio internacional de futebol jovem no sul de Portugal

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

09:09 23 Junho, 2026 09:12 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Pensar António Ferro setenta anos depois é penetrar nos labirintos da complexa 'Política do Espírito', um conceito que fundiu a urgência da modernidade artística com os imperativos ideológicos e propagandísticos de um regime autoritário"

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Algarve Cultura

Tavira presta homenagem a Virgílio Lança pelo contributo à cultura e ao fado

11:13 23 Junho, 2026 11:47 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

União das Freguesias de Tavira aprovou voto de pesar por Virgílio Lança, figura ligada ao ensino, cultura e fado

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Europe Direct Algarve Opinião

Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa

08:22 23 Junho, 2026 08:22 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Europa investe (e vai investir) muito mais em defesa, mas sem coordenação arrisca-se a continuar a investir de forma redundante"

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Prémio Europeu de Literatura 2026: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 19:14 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Challenge Cup Paredes 2026.
Algarve, Desporto

Milhares de jovens de 10 países rumam ao Algarve para disputar torneio internacional de futebol

15:20 23 Junho, 2026 14:53 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Challenge Cup Algarve reúne 4.000 atletas de 10 países em torneio internacional de futebol jovem no sul de Portugal

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

09:09 23 Junho, 2026 09:12 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Pensar António Ferro setenta anos depois é penetrar nos labirintos da complexa 'Política do Espírito', um conceito que fundiu a urgência da modernidade artística com os imperativos ideológicos e propagandísticos de um regime autoritário"

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Algarve, Cultura

Tavira presta homenagem a Virgílio Lança pelo contributo à cultura e ao fado

11:13 23 Junho, 2026 11:47 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

União das Freguesias de Tavira aprovou voto de pesar por Virgílio Lança, figura ligada ao ensino, cultura e fado

Algarve

Voto de pesar em Tavira homenageia o sargento-chefe Mário Teixeira

17:40 23 Junho, 2026 17:34 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Teixeira é lembrado como filho de Tavira e figura ligada ao Exército Português e aos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve, Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Europe Direct Algarve, Opinião

Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa

08:22 23 Junho, 2026 08:22 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Europa investe (e vai investir) muito mais em defesa, mas sem coordenação arrisca-se a continuar a investir de forma redundante"

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Prémio Europeu de Literatura 2026: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 19:14 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Últimas Notícias

  • Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura
    Guarda estes alimentos no frigorífico? Pode estar a estragar sabor e textura
  • “Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro
    “Sexista”: discussão acaba em agressões na praia que separa homens e mulheres por um muro
  • Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal
    Tempo muda no início de julho? Saiba o que indicam os modelos meteorológicos para Portugal
  • Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo
    Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo
  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]

Opinião

  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
  • Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa
    Chegou a hora do Mercado Único Europeu de Defesa (Parte II) | Por Hélder Sousa

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal