Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Edição Papel, Opinião, Pub

INDIGNAÇÃO DE UM PROPRIETÁRIO (Circular Norte de Loulé) | Por Manuel Martins

“O Executivo Camarário teima em levar a cabo a construção de uma obra pública por cima de uma linha de água que alimenta 5 furos, a cortar dezenas de árvores centenárias e retirar privacidade a um casal de idosos”

08:00 19 Novembro, 2023 13:42 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Tanto que se fala nos dias de hoje na falta de água, gostaria de trazer ao conhecimento dos leitores uma situação gritante que ocorre no concelho de Loulé, quando o Executivo Camarário teima em levar a cabo a construção de uma obra pública por cima de uma linha de água que alimenta 5 furos, a cortar dezenas de árvores centenárias e retirar privacidade a um casal de idosos, quando há alternativa, bastando para o efeito afastar alguns metros o traçado inicial.

A construção desta circular Norte tem algumas contradições que não conseguimos entender.

Como é que se fazem acessos sem sentido, expropriam-se terrenos aos proprietários, como é o caso da parcela 18 da referida Circular Norte, que nem se encontra na zona de passagem da circular, para construir acessos completamente desnecessários (basta verificar o desenho do traçado), onde existem 3 estradas paralelas num espaço de 2 mil e tal metros quadrados. Havia alternativa? Claro que sim… bastava ouvir os proprietários e perceber as soluções que são tão mais pragmáticas do que os desenhos dos senhores de gabinete que praticamente nem ao local de deslocam…

Por outro lado, o arraso ambiental é também gritante!

Destrói-se uma quantidade de árvores, entre elas 17 azinheiras (grandes, médias, pequenas) árvores protegidas por lei, e ao que parece com parecer favorável da APA. Será?

Então a nossa indignação ainda é maior!

Bastava alterar simplesmente a rotunda alguns metros para sul no cruzamento das estradas atuais e com uma pequena ligação entre a rotunda e a estrada paralela e obviava-se a expropriação da parcela 18 e não haveria necessidade das ditas 3 estradas.

Falando da parcela 19 aqui é muito mais grave porque a estrada passa por cima de um furo que alimenta uma horta e uma vivenda e onde entre o furo e o limite da propriedade estão 80 metros de um vazio com poucas árvores. Não seria óbvio, alterar ligeiramente o traçado para sul e evitar este massacre ambiental?

Está igualmente prevista a destruição de 110 árvores, entre elas alfarrobeiras, algumas delas com 400 anos, oliveiras, figueiras, limoeiros, para além das referidas azinheiras.

A APA, será que é mesmo uma agência do ambiente?

Será que se preocupa verdadeiramente com o ambiente? Se sim, como pode ter dado parecer favorável à eliminação de uma linha de água para a construção de uma rotunda, onde é uma passagem da água da chuva vinda dos serros e das terras altas vizinhas, sendo uma das duas zonas onde as águas se podem infiltrar para alimentar uma linha de água subterrânea que alimenta 5 furos?

Com as secas contínuas no Algarve é gravíssima a decisão. E não se fala nas águas correntes sobre a terra, porque essas já estão quase todas canalizadas, mas sim, da infiltração da via subterrânea.

Por outro lado, a indignação deste proprietário é tanto maior quando existe área de terreno do mesmo proprietário, a sul, completamente limpa, ou quase limpa e disponível que não querem aproveitar e teima-se em fazer o traçado da dita

circular no logradouro da casa, a escassos metros da habitação, eliminando totalmente a privacidade do proprietário. Como se pode explicar este facto?

Com apenas uma pequena alteração na execução da obra, poder-se-ia eliminar este problema, até porque o proprietário se disponibilizou para ceder o remanescente do terreno a sul.

Não se trata de não aceitar a passagem!

Não se trata de não querer ceder terreno!

Não se trata de querer inviabilizar uma obra necessária ao concelho! Trata-se de querer explicar e fazer ver aos Srs do executivo que disponibilizando o seu tempo para conversar “in loco” com os proprietários e perceber as suas “dores” e até sugestões, tudo poderia ser mais fácil.

Trata-se de fazer ver os Srs do executivo que por vezes o conforto do gabinete e a facilidade informática e tecnológica tem que ser ajustada e nem sempre o que parece mais evidente nos computadores é o melhor na realidade.

Apenas se pede um pouco de compreensão!

O dito terreno vai ser dividido no sentido do comprimento de quase meio quilómetro sem ligação direta entre as duas metades. Atualmente com um simples carro de mão circula-se em toda a propriedade transportando o necessário, depois de dividida como será? Com um helicóptero?

Outra pergunta que se pode fazer é: uma estrada com 2 vias sem necessidade de caminhos paralelos para outras propriedades. Para quê uma largura enorme, parece uns 30 metros. Assim como rotundas com diâmetro como se fosse para 4 vias.

Esta circular será unicamente para trânsito local porque se olharmos ao mapa todas as cidades do Algarve na ligação com o resto do país ou estrangeiro não passam com ligações com Loulé muito menos pela Circular, e no Norte de Loulé não existem nem cidades nem vilas, e quem trabalha na cidade ou descarregamentos de camiões têm que entrar dentro da cidade não é a Circular que vai alterar a poluição (como dizem). Não se vê desde já, a urgência, nem mesmo a grande utilidade da obra, mas isto é a minha opinião, que tenho direito expressar, não obstante haver entendimento contrário e eu aceitar a sua realização, opondo-me veementemente à catástrofe ambiental que ela provoca. O mais curioso em tudo isto é que a própria A.P.A. (Protetora do Ambiente) encontre este traçado normal?

Como pode um Presidente de Câmara, que tem sido tão eficaz na gerência do Concelho de Loulé, obtendo várias melhorias importantes, não reparar que aqui qualquer coisa está errada no traçado da estrada?

Possivelmente mal aconselhado e com uma solução tão simples para a solução deste problema. Além de tudo isto informa-se que a propriedade abrangida pela parcela 19 são terrenos de barro de onde antigamente existiu uma exploração de milhões de metros cúbicos de barro e que ainda seria possível explorar, com charcas e daí o nome do Sítio dos Barreiros. Nesta propriedade existem centenas de figueiras, árvores em vias de extinção, amendoeiras, também em vias de extinção, bastantes oliveiras, e sobretudo dezenas de azinheiras, uma dela possivelmente uma das maiores do Algarve, tudo isto é raro nos arredores de Loulé. Lamentavelmente para a A.P.A. tudo isto não é importante. Apela-se à contenção de água e no final é o próprio executivo que não tem isso em consideração.

Se repararmos nas fotografias nota-se a contradição entre o pedido à população para contenção das águas e a eliminação da alimentação da linha de água subterrânea que lembramos alimenta 5 furos. Esta é bem a realidade.

A cada dia que passa o braço de ferro com executivo é maior, que teima em não tentar resolver a situação, preferindo os meios judiciais e pretendendo comprar uma batalha jurídica e não perde alguns minutos para “in loco” verificar a situação, que segundo informações obtidas de técnicos entendidos tem solução à vista. Mantemo-nos indignados!

Um proprietário
Manuel Martins

Leia também: Segunda fase da circular norte de Loulé fica completa em 2024, prevê o presidente da autarquia

Nacional

GNR inicia formação prática de 776 futuros guardas em todo o país

07:58 3 Agosto, 2026 08:01 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 3 e 28 de agosto, 776 guardas-provisórios integram missões operacionais nos comandos territoriais da GNR no continente

Algarve Cultura

Festival de Folclore reúne grupos de norte a sul do país em Vila Real de Santo António

07:15 3 Agosto, 2026 07:08 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco grupos de diferentes regiões do país atuam a 15 de agosto, pelas 21:00, na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António

Algarve Economia Nacional

Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado

10:15 3 Agosto, 2026 10:18 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve manteve-se como a segunda região mais cara do país, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Piscinas Municipais de Silves encerram área de utilização livre para manutenção

08:37 3 Agosto, 2026 08:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Natação livre, sauna, banho turco e jacuzzi estão indisponíveis até 6 de setembro devido a trabalhos de manutenção

Opinião

Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura

08:21 3 Agosto, 2026 08:21 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos queremos ser felizes e saudáveis, e 'o mundo das emoções' tem um papel importantíssimo nestes estados de alegria, saúde e bem-estar"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos

17:30 2 Agosto, 2026 15:47 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Melancias e meloas são escolhas populares nos dias quentes, mas quando são vendidas já cortadas há cuidados essenciais que não devem ser ignorados

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Ruben Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Gastronomia Nacional

Nem Belcanto nem Bairro do Avillez: José Avillez revela os 5 restaurantes de Lisboa onde vale mesmo a pena comer

18:30 2 Agosto, 2026 16:10 2 Agosto, 2026 | Ruben Gonçalves

O chef José Avillez revelou os restaurantes de Lisboa onde recomenda provar marisco, bacalhau, cozinha alentejana e outros sabores tradicionais portugueses

Nacional

GNR inicia formação prática de 776 futuros guardas em todo o país

07:58 3 Agosto, 2026 08:01 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Entre 3 e 28 de agosto, 776 guardas-provisórios integram missões operacionais nos comandos territoriais da GNR no continente

Algarve, Cultura

Festival de Folclore reúne grupos de norte a sul do país em Vila Real de Santo António

07:15 3 Agosto, 2026 07:08 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cinco grupos de diferentes regiões do país atuam a 15 de agosto, pelas 21:00, na Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António

Algarve, Economia, Nacional

Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado

10:15 3 Agosto, 2026 10:18 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O Algarve manteve-se como a segunda região mais cara do país, apenas atrás da Área Metropolitana de Lisboa

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Piscinas Municipais de Silves encerram área de utilização livre para manutenção

08:37 3 Agosto, 2026 08:40 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Natação livre, sauna, banho turco e jacuzzi estão indisponíveis até 6 de setembro devido a trabalhos de manutenção

Opinião

Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura

08:21 3 Agosto, 2026 08:21 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Todos queremos ser felizes e saudáveis, e 'o mundo das emoções' tem um papel importantíssimo nestes estados de alegria, saúde e bem-estar"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva regressa a Portugal já esta segunda-feira e estas são as regiões onde será mais provável

19:30 2 Agosto, 2026 16:17 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A chuva deverá regressar a Portugal continental esta segunda-feira, acompanhada por uma descida das temperaturas e vento mais intenso em algumas regiões

Notas de 50 euros na mão. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data

18:10 2 Agosto, 2026 18:15 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor vão ser proibidos pela União Europeia em todos os Estados-membros a partir de 10 de julho de 2027

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

16:10 2 Agosto, 2026 16:04 2 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Segundo o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio em diversas situações

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos

17:30 2 Agosto, 2026 15:47 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Melancias e meloas são escolhas populares nos dias quentes, mas quando são vendidas já cortadas há cuidados essenciais que não devem ser ignorados

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas

16:30 2 Agosto, 2026 15:27 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Várias localidades vão enfrentar cortes de água ao longo desta semana devido a trabalhos programados nas redes de abastecimento

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Gastronomia, Nacional

Nem Belcanto nem Bairro do Avillez: José Avillez revela os 5 restaurantes de Lisboa onde vale mesmo a pena comer

18:30 2 Agosto, 2026 16:10 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

O chef José Avillez revelou os restaurantes de Lisboa onde recomenda provar marisco, bacalhau, cozinha alentejana e outros sabores tradicionais portugueses

Últimas Notícias

  • Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
    Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
  • Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado
    Preço das casas no Algarve sobe 8,3% e atinge 4.165 euros por metro quadrado
  • Old Course Vilamoura recebe ciclo de jantares com chefs distinguidos pelo Guia Michelin
    Old Course Vilamoura recebe ciclo de jantares com chefs distinguidos pelo Guia Michelin
  • Tomas Contte lidera ambições da Aviludo-Louletano-Loulé na Volta a Portugal
    Tomas Contte lidera ambições da Aviludo-Louletano-Loulé na Volta a Portugal
  • Volta a Portugal: Tavira-Crédito Agrícola vai lutar pelo “top 5” com Afonso Silva
    Volta a Portugal: Tavira-Crédito Agrícola vai lutar pelo “top 5” com Afonso Silva

Opinião

  • Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura
    Emoções como sinal, não como problema | Por Andrea Moura
  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
    Novas regras obrigam sistemas de IA a identificar conteúdos gerados ou alterados
  • É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
    É oficial: União Europeia ‘aperta’ e vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor a partir desta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento