Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Opinião

IMPORTÂNCIA E PRESERVAÇÃO DA CULTURA MEDITERRÂNICA: Tendo por base a conjugação da dialéctica histórica, Passado-Presente-Futuro

“Portugal, sendo efectivamente, um desses povos pertencentes à cultura Mediterrânica, tem inscrito na sua paisagem rural e urbana muitos dos elementos das culturas greco-latina e árabe – um espaço geográfico, vincadamente marcado, durante séculos”

15:28 6 Abril, 2021
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Ludgero Faleiro
Licenciatura em História e Ciências Sociais;
Pós-graduado e técnico superior em SHST;
Professor e cidadão pró-activo

1 – A Cultura Mediterrânica

Desde tempos longínquos que os povos Mediterrânicos criaram uma cultura adaptada às suas condições culturais, sobretudo, histórico-geográficas e ambientais.

Desse modo, foi evoluindo no tempo e no espaço geográfico localizado, uma paisagem rural e urbana, adaptada às mencionadas condições.

Entre a importância dos diversos povos que habitaram na “bacia mediterrânica” a mesma foi, sem dúvida, acentuadamente, marcada pela presença dos romanos (cultura greco-romana no período do Império: 27a C.-395 d.C.) e pelos árabes

Dos vários elementos culturais e históricos por eles legados a língua, a filosofia, a ética, a moral, os valores, a democracia, as artes plásticas e decorativas, os desportos, o teatro, a mitologia, a música, as construção de estradas, de pontes, o direito romano, as técnicas náuticas de construção e navegação, as técnicas agrícolas e de pesca, etc, etc, foram de suma importância para aquilo que hoje somos, como povo do Sul da Europa.

Portugal, sendo efectivamente, um desses povos pertencentes à cultura Mediterrânica, tem inscrito na sua paisagem rural e urbana muitos dos elementos das culturas greco-latina e árabe – um espaço geográfico, vincadamente marcado, durante séculos.

Além dos diversos elementos atrás referidos é, também, de relevante significado, a nossa gastronomia, com base na produção Mediterrânica.

Depois do Fado, a Dieta Mediterrânica foi o segundo elemento português a fazer parte da lista de património imaterial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 4 de dezembro de 2013.

2 – As influências externas e as susceptíveis alterações

O aumento exponencial do turismo, sobretudo, a partir da década de 60, do século passado, no sul da Europa, nomeadamente, no nosso país, veio alterar o que era natural, adaptado às suas condições e experimentado, ao longo de séculos.

Alterar, repentinamente, a nossa diversidade cultural, a favor de algo externo de concepção interesseira e momentânea é o arrasar de todo um passado histórico-geográfico-cultural e ambiental, ou mesmo, subvertê-la.

Os nossos organismos do Estado, desde o poder Central ao Autárquico, relacionados especificamente com a História, a Educação Cultura e Ensino, Património, Ambiente, Agricultura, Pescas, Construção civil, Arquitectura, entre outros sectores, deverão procurar ter como decisores responsáveis, gente com qualificação e competência acrescida, nestas matérias, além figuras de nome reconhecido, socialmente, e não apenas, com um mero cunho Político.

3 – O primado do mérito, dos valores, da ética e da moral.

O Mérito, a Ética e os Valores, sendo, também, eles elementos a nós transmitidos, sobretudo, pela cultura greco-latina, devem constituir a regra do primado, a fim de serem evitadas práticas destruidoras de toda a nossa riqueza acumulada, desde gerações, advindas de tempos remotos.

As mexidas, porventura a serem feitas, materialmente, na nossa paisagem mediterrânica, não podem ser tomadas por orientação de práticas políticas mal pensadas e aplicadas de forma empirista, mas sim, através das boas práticas de Cidadania, baseadas em fundamentos da Ciência histórica e outras, da Tecnologia, da Arte, do Património e, também, do sentimento, em prol da dedicação à causa pública.

A dialéctica da História, como Ciência Humana e Social, deverá estar sempre presente e cumprida na correlação Passado-Presente-Futuro, senão como povo do Sul da Europa, seremos semelhantes a um jardim sem flores ou seja, sem algo de belo e substancial para apresentar aos vindouros!

Tendas no Rossio. Crédito: Lusa
Nacional

Renata Cambra pode continuar com a tenda no Rossio? Recurso do Ministério Público abre nova disputa

06:30 4 Novembro, 2026 16:00 3 Novembro, 2026

Ministério Público recorreu da decisão sobre a tenda no Rossio: advogada contesta suspensão e pede que sentença mantenha efeitos

Algarve Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 11:45 3 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Idosos. Crédito: DR
Economia Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Algarve Desporto

Academia de Judo de Faro conquista seis medalhas no Open do Algarve em Portimão

18:10 3 Novembro, 2026 18:14 3 Novembro, 2026

Três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze marcam a participação dos judocas de Faro no torneio de juvenis e cadetes em Portimão

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Algarve Cultura

Gala Prometo Viver esgota lugares em cinco dias e terá transmissão online em Faro

10:25 3 Novembro, 2026 10:24 3 Novembro, 2026

Espetáculo Prometo Viver reúne vários artistas no Teatro das Figuras, em Faro, a 5 de novembro, para apoiar crianças e famílias através da AIPAR

Economia Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vales de até 1.599 euros para janelas e aquecimento avançam em novembro: veja como pode receber o apoio

12:20 3 Novembro, 2026 10:37 3 Novembro, 2026

Famílias que aguardavam o Vale Eficiência estão a ser contactadas. A adesão ao mecanismo simplificado está prevista a partir de 23 de novembro

Viatura do INEM.
Algarve Saúde

IGAS conclui que transporte de bebé em estado crítico de Faro para Lisboa teve meios adequados

16:00 3 Novembro, 2026 16:00 3 Novembro, 2026

Inspeção concluiu que o transporte do recém-nascido em estado crítico foi realizado numa ambulância especializada, com acompanhamento médico adequado

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Opinião

A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão

18:00 3 Novembro, 2026 17:31 3 Novembro, 2026

"Vivemos tempos difíceis para o bom senso. Perseguido por regulamentos, cercado por advertências e ameaçado por especialistas de toda a espécie, terá talvez decidido emigrar"

Opinião Política

Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos

17:30 3 Novembro, 2026 17:17 3 Novembro, 2026

"Um país não é propriedade de quem o governa, dos partidos ou das elites instaladas que fingem mudar para manter o privilégio"

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Tendas no Rossio. Crédito: Lusa
Nacional

Renata Cambra pode continuar com a tenda no Rossio? Recurso do Ministério Público abre nova disputa

06:30 4 Novembro, 2026 16:00 3 Novembro, 2026

Ministério Público recorreu da decisão sobre a tenda no Rossio: advogada contesta suspensão e pede que sentença mantenha efeitos

Algarve, Saúde

Olhão recebe tertúlia sobre autismo e TDAH para esclarecer dúvidas e combater preconceitos

12:00 3 Novembro, 2026 11:45 3 Novembro, 2026

Especialistas em saúde, psicologia e educação reúnem-se em Olhão para debater o autismo e o TDAH, numa sessão gratuita e aberta à comunidade

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Idosos. Crédito: DR
Economia, Nacional

Bónus das pensões de até 200 euros: conheça as datas previstas para o pagamento em dezembro

11:30 3 Novembro, 2026 11:15 3 Novembro, 2026

Suplemento extraordinário será pago com as pensões de dezembro. Saiba as datas previstas, quem tem direito e quanto pode receber

Dia chuvoso em Portugal. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva a potes e vento forte a caminho de Portugal: depressão de 988 hPa pode trazer vários dias de mau tempo

18:30 3 Novembro, 2026 15:31 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva persistente, vento forte e agitação marítima durante vários dias

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Algarve, Desporto

Academia de Judo de Faro conquista seis medalhas no Open do Algarve em Portimão

18:10 3 Novembro, 2026 18:14 3 Novembro, 2026

Três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze marcam a participação dos judocas de Faro no torneio de juvenis e cadetes em Portimão

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Algarve, Cultura

Gala Prometo Viver esgota lugares em cinco dias e terá transmissão online em Faro

10:25 3 Novembro, 2026 10:24 3 Novembro, 2026

Espetáculo Prometo Viver reúne vários artistas no Teatro das Figuras, em Faro, a 5 de novembro, para apoiar crianças e famílias através da AIPAR

Economia, Tech

Foi vítima de uma burla? Saiba quando o banco é obrigado a devolver-lhe o dinheiro

19:50 3 Novembro, 2026 18:49 3 Novembro, 2026

Perdeu dinheiro numa burla online? A DECO PROteste explica em que situações os bancos têm de reembolsar os clientes e qual o prazo para reclamar

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vales de até 1.599 euros para janelas e aquecimento avançam em novembro: veja como pode receber o apoio

12:20 3 Novembro, 2026 10:37 3 Novembro, 2026

Famílias que aguardavam o Vale Eficiência estão a ser contactadas. A adesão ao mecanismo simplificado está prevista a partir de 23 de novembro

Viatura do INEM.
Algarve, Saúde

IGAS conclui que transporte de bebé em estado crítico de Faro para Lisboa teve meios adequados

16:00 3 Novembro, 2026 16:00 3 Novembro, 2026

Inspeção concluiu que o transporte do recém-nascido em estado crítico foi realizado numa ambulância especializada, com acompanhamento médico adequado

Várias latas de refrigerante. Crédito: Freepik
Saúde

Oncologistas alertam para bebida comum que pode aumentar o risco de cancro do pâncreas: há estudos que apontam para uma ligação

20:20 2 Novembro, 2026 14:30 2 Novembro, 2026

Estudos associam o consumo regular de refrigerantes a um maior risco de cancro do pâncreas

Opinião

A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão

18:00 3 Novembro, 2026 17:31 3 Novembro, 2026

"Vivemos tempos difíceis para o bom senso. Perseguido por regulamentos, cercado por advertências e ameaçado por especialistas de toda a espécie, terá talvez decidido emigrar"

Opinião, Política

Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos

17:30 3 Novembro, 2026 17:17 3 Novembro, 2026

"Um país não é propriedade de quem o governa, dos partidos ou das elites instaladas que fingem mudar para manter o privilégio"

Sala com uma salamandra.
Vida & Lazer

Usa uma salamandra para aquecer a casa? Há um gás que não tem cheiro e pode acumular-se sem ninguém perceber

17:20 3 Novembro, 2026 12:44 3 Novembro, 2026

Proteção Civil alerta para os riscos associados ao uso de salamandras em espaços mal ventilados e recomenda cuidados para evitar intoxicações

Últimas Notícias

  • Portimão inicia obra para levar água da rede pública a 222 habitantes da Mexilhoeira Grande
    Portimão inicia obra para levar água da rede pública a 222 habitantes da Mexilhoeira Grande
  • Renata Cambra pode continuar com a tenda no Rossio? Recurso do Ministério Público abre nova disputa
    Renata Cambra pode continuar com a tenda no Rossio? Recurso do Ministério Público abre nova disputa
  • Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro
    Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro
  • Acampada recusa abandonar o Rossio para dar lugar ao Mercado de Natal: comerciantes exigem manutenção do evento
    Acampada recusa abandonar o Rossio para dar lugar ao Mercado de Natal: comerciantes exigem manutenção do evento
  • Autoridades apreendem 7.600 litros de combustível em menos de 24 horas no Algarve
    Autoridades apreendem 7.600 litros de combustível em menos de 24 horas no Algarve

Opinião

  • A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão
    A tenda, a praça e o falecimento do bom senso | Por Luís Ganhão
  • Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos
    Contributos para uma democracia de faz de conta | Por José Figueiredo Santos
  • O turismo funciona aos fins de semana. E a vida de quem nele trabalha? | Por Luís Filipe
    O turismo funciona aos fins de semana. E a vida de quem nele trabalha? | Por Luís Filipe

Europe Direct Algarve

  • Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens
    Faro cria Balcão Europa para divulgar oportunidades de emprego, formação e voluntariado aos jovens
  • Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
    Quarteirense João Santos apresenta na ONU Estatuto do Jovem Pescador após mais de uma década de luta
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal