Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

FARO: “aqui respiro a claridade” – Bilhete Postal por Ramiro Santos

Foi romana e chamava-se Santa Maria de Ossónoba. Os árabes deram-lhe o nome de Santa Maria de Ibn Harum e os cristãos Santa Maria de Garbe

13:00 23 Maio, 2021 11:02 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
RAMIRO SANTOS – Jornalista
Co-fundador da TSF, RDP e Agência Lusa
[email protected]

Dentro das suas muralhas mora uma cidade meio adormecida. E, fora delas, ainda hoje se procura o nobre passado de Óssonoba.

Árabe e romana, Faro tem estas duas faces de uma moeda com o cunho de uma história que a exalta e enobrece.

Para a conhecer, havemos de seguir o voo da cegonha, do Arco da Vila à Ermida do Alto, e lá de cima olhar a cidade: as ruas estreitas e labirínticas da zona histórica, os largos abertos ao sol, as casas rasteiras, a brisa morna, as cores …os rosa e os azuis, os laranja e os violeta!

E o pôr do sol!

Também o verde-azul da Ria, os barcos, as ilhas – o Farol, a Culatra, a Deserta – e, rodando o olhar, até onde a vista pode alcançar: Estoi e o palácio, Milreu, Conceição, Bordeira e as charolas e Santa Bárbara, mais acima. Ou, no céu azul, seguindo o risco branco dos aviões que largam ou se fazem à pista, trazendo e levando o mundo com eles, num aceno a Montenegro e à ilha mesmo ao lado.

Uma cidade entre o passado e o presente, num voo do tempo. Demasiado tempo – há quem diga – à espera do futuro. Como se tivesse ficado prisioneira nas esquinas e nas pedras onde se respira a atmosfera do maravilhoso e do fantástico. Em lendas de moirinhas encantadas, ou no milagre gravado em galaico-português, nas cantigas de Santa Maria, de Afonso X, de Castela.

Também os Judeus e Samuel Gacon por cá estiveram, deixando as suas marcas registadas em letras de oiro na Bíblia hebraica do Pentateuco. O primeiro livro impresso em Portugal, e um dos 65 títulos que compunham a biblioteca do bispo do Algarve, Fernando Martins Mascarenhas, roubados num assalto do corsário inglês, Conde de Essex, à cidade.

Cidade aberta ao sol e ao mar, Faro – árabe e romana – tem estas duas faces de uma moeda e o cunho de um passado com história que a exalta e enobrece

Mas a ligação de Faro aos valores históricos e culturais do passado ficaria incompleta sem uma das suas, porventura, maiores relíquias: “O Deus Oceano”, mosaico romano do século II d.C., classificado Tesouro Nacional e que pode ser visto no Museu Arqueológico Infante D. Henrique.

Nas páginas da sua história, ficam também as aventuras do Remexido, guerrilheiro miguelista, que aqui foi julgado e fuzilado no campo da Trindade, onde hoje fica a Alameda João de Deus.

E antes que chegue o cansaço, ensaiemos um voo rasante sobre a Ria Formosa, reserva natural, única na Europa, maternidade de aves e de peixes, zona de lazer e de recreio. Onde se esconde uma riqueza inquantificável à espera de novos ventos e novas velas.

No regresso à terra firme, é hora de partir à descoberta da praça perfeita da Sé, entrando pelo Arco do Repouso e espreitar uma vez mais a Ria à janela da Porta do Mar. E se a curiosidade não cansa muito, há-de sobrar tempo para descobrir, meio escondida, o que resta da cerca seiscentista. A segunda circular amuralhada que defendia a cidade de mar a mar.

E ao entardecer, uma visita à menina bonita da cidade, tatuada de pedras artísticas e rodeada de lojas, cafés, esplanadas e casas apalaçadas. A Rua de Santo António foi durante muitas décadas – ontem mais do que hoje – uma “passerelle” a céu aberto onde desfilavam todas as novidades e vaidades desta terra. Terá perdido o “glamour” de outrora, mas conserva ainda os traços finos e a beleza eterna de quem aguarda ansiosa por um convite de compromisso e de futuro.

E, por fim, descansemos deste voo sem tempo num terraço aberto aos astros e aos ventos, evocando o grito claro do poeta:

”aqui respiro
através das flores
da chaminé
nos planos brancos
nos montes azulados
nas velas brancas
nas areias douradas

aqui respiro a claridade”


Fontes: “Voz Inicial”, António Ramos Rosa; “Olhares”, Filipe Ferrer; outras

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Opinião Saúde

A invisibilidade de uma profissão indispensável | Por Bruna Calafate

17:13 9 Julho, 2026 20:10 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal forma enfermeiros de excelência, reconhecidos internacionalmente, e depois vê-os partir porque não lhes oferece condições dignas para ficar"

Transporte TVDE. Crédito: Lusa
Economia Nacional

TVDE vão poder ter câmaras no interior e motoristas terão de saber falar português

16:50 9 Julho, 2026 16:08 9 Julho, 2026 | João Luís

Viagens TVDE poderão ser gravadas por câmaras no interior dos veículos, mas sem som. Motoristas terão ainda de dominar a língua portuguesa

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Três homens de costas no sofá a ver um jogo de futebol. Crédito: Freepik
Desporto Opinião

Treinador de bancada | Por Luís Ganhão

16:00 9 Julho, 2026 15:53 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se os clubes fossem geridos exclusivamente por treinadores de bancada, um jogador podia ser contratado ao pequeno-almoço, vendido ao almoço e readquirido antes do jantar"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Jovens num cinema ao ar livre.
Algarve Cultura

Loulé avança com sessões de cinema português ao ar livre e com entrada gratuita

17:20 8 Julho, 2026 15:44 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Concelho de Loulé volta a receber sessões gratuitas de cinema português ao ar livre entre 16 de julho e 1 de agosto

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura, Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Opinião, Saúde

A invisibilidade de uma profissão indispensável | Por Bruna Calafate

17:13 9 Julho, 2026 20:10 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal forma enfermeiros de excelência, reconhecidos internacionalmente, e depois vê-os partir porque não lhes oferece condições dignas para ficar"

Transporte TVDE. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

TVDE vão poder ter câmaras no interior e motoristas terão de saber falar português

16:50 9 Julho, 2026 16:08 9 Julho, 2026 | João Luís

Viagens TVDE poderão ser gravadas por câmaras no interior dos veículos, mas sem som. Motoristas terão ainda de dominar a língua portuguesa

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Três homens de costas no sofá a ver um jogo de futebol. Crédito: Freepik
Desporto, Opinião

Treinador de bancada | Por Luís Ganhão

16:00 9 Julho, 2026 15:53 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Se os clubes fossem geridos exclusivamente por treinadores de bancada, um jogador podia ser contratado ao pequeno-almoço, vendido ao almoço e readquirido antes do jantar"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Jovens num cinema ao ar livre.
Algarve, Cultura

Loulé avança com sessões de cinema português ao ar livre e com entrada gratuita

17:20 8 Julho, 2026 15:44 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Concelho de Loulé volta a receber sessões gratuitas de cinema português ao ar livre entre 16 de julho e 1 de agosto

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Camping-Car Park abre o primeiro parque no Algarve com capacidade para 54 autocaravanas e a apenas 750 m da Praia do Burgau
    Camping-Car Park abre o primeiro parque no Algarve com capacidade para 54 autocaravanas e a apenas 750 m da Praia do Burgau
  • Especialistas analisam “Simplex” Urbanístico de 2026 na Universidade do Algarve
    Especialistas analisam “Simplex” Urbanístico de 2026 na Universidade do Algarve
  • Trabalhar mais tempo pode dar bónus na reforma e estes são os salários que saem mais beneficiados
    Trabalhar mais tempo pode dar bónus na reforma e estes são os salários que saem mais beneficiados
  • Palácio de Tavira é hoje um boutique hotel de 5 estrelas e fica no centro histórico da cidade
    Palácio de Tavira é hoje um boutique hotel de 5 estrelas e fica no centro histórico da cidade
  • Nova loja da Interdesign em Lagos aposta em mobiliário e decoração personalizados
    Nova loja da Interdesign em Lagos aposta em mobiliário e decoração personalizados

Opinião

  • A invisibilidade de uma profissão indispensável | Por Bruna Calafate
    A invisibilidade de uma profissão indispensável | Por Bruna Calafate
  • Treinador de bancada | Por Luís Ganhão
    Treinador de bancada | Por Luís Ganhão
  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal