Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Opinião

Espaços públicos para gestão privada | Por Ludgero Faleiro

Artigo de opinião da autoria do professor Ludgero Faleiro: “A ‘loucura’ é de tal ordem pelas privatizações de gestão, que as cidades e vilas dos nossos municípios vão-se despindo dos seus espaços públicos em prol do ‘negócio e do encaixe de verbas apetecíveis'”

09:07 20 Outubro, 2023 08:06 23 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Tem vindo a aumentar cada vez mais no nosso país, a alienação de espaços públicos e serviços para que determinadas empresas privadas, assim os possam vir a explorar, nomeadamente, através de parquímetros “moedeiros”, entregas incompreendidas ao Grupo Águas de Portugal (AdP) numa uma privatização com 49%, outras parcerias PP, etc.

LUDGERO FALEIRO
Pós-graduado em SHST; Técnico Superior nível 6 em SHST com CAP; Licenciado em História e Ciências Sociais; Gestão e Administração de Escolas (curso no Instituto Superior de Educação e Trabalho (ex-ISET); Outras; Pedagogo; Historiador; Cidadão pró-activo; “Animal Político” naturalmente, como dizia Aristóteles

Este tipo de serviços acima mencionados deveriam permanecer municipais, por exemplo no que respeita à água, resíduos sólidos e saneamento básico para termos algum usufruto dos nossos impostos, taxas, licenças e coimas, pagas ao Estado.

Outros espaços públicos para gestão privada, tais como ruas com parquímetros, Parques de Campismo Municipais, concessões de praia, esplanadas, etc são, uma prática cada vez mais notada…

Tudo isto com o agravo de poderem vir a ficar sujeitos a contratos estabelecidos entre as partes e com uma grande duração no tempo, até ultrapassando em certos casos, os respectivos mandatos autárquicos que são de 4 anos.

Ora como é possível comprometer-se desta forma os municípios, relativos a períodos de 20 e 25 anos de contrato, tendo em conta que os elencos autárquicos contratantes possam vir a mudar, por perda de eleições autárquicas.

Por outro lado, alguns destes espaços a alienar, já nem lhes chega a sua efectivação, por efeito de aberturas de Concursos nacionais, pois já extravasam para o âmbito Internacional.

Passaremos cada vez mais a ficar nas mãos, porventura, do capital “ganancioso” estrangeiro ou mesmo nacional.

Fotos DR

Depois os elencos governativos que vierem a seguir irão ficar com “esses meninos nos colos” e só
com dificuldade poderão reverter para a respectiva Autarquia, o que já fora antes alienado de forma até quiçá “danosa”, por uma determinada gestão privada.

Por exemplo nos concelhos da Amadora, Arruda dos Vinhos, Loures, Odivelas, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira, abre-se caminho à «gestão puramente mercantil da água, negócio que há muito o grande capital ambiciona, procurando sujeitar este bem essencial às regras do mercado, à custa das populações e do bem público».

A “loucura” é de tal ordem pelas privatizações de gestão, que as cidades e vilas dos nossos municípios vão-se despindo dos seus espaços públicos em prol do “negócio e do encaixe de verbas apetecíveis”.

Contudo, vão-se perdendo de vista algumas das primordiais funções político-administrativas das Autarquias, no que respeita por exemplo, à necessidade de construção de espaços verdes e de lazer, terrenos para a construção de habitação social e a custos controlados, creches, lares, escolas, unidades de Saúde Pública, etc, etc.

Por outro lado, há, também, posições contrárias e controversas de pessoas, com responsabilidades públicas acrescidas, a dizer por exemplo que se os de domínio privado, não tiverem o devido e necessário cuidado com os seus espaços rurais, por forma a que não se tornem pasto de chamas, poderão os mesmos ser “nacionalizados”.

Isto é, também, no mínimo inconsequente, ou de quem de facto até deveria ter ficar “bem calado ou mudo se possível”, uma vez que os espaços públicos, também, poderão vir a arder!

Será que tais espaços rurais a nacionalizar, ficarão mais bem protegido, de fogos?

Como todos de antemão já sabemos, a resposta, é: não!

Será que o País em que vivemos vai em tudo ser muito diferente e para melhor? Pois bem gostaríamos.

Depois de tais terrenos rurais nacionalizados poderão “vendê-los”, novamente, a privados?
Grande “negociata” e visão de eficácia!…

Quer isto dizer que é uma espécie de ciclo quase “vicioso do negócio” de acordo com os diversos interesses neles envolvidos…

Leia também: Existencial e transcendental | Por Ludgero Faleiro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional Vida & Lazer

Quer viajar de ‘borla’? Estes vouchers oferecem viagens e dormidas mas nem todos têm direito

09:30 2 Junho, 2026 09:08 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há nova vaga de vouchers para viajar e ter dormidas grátis em Portugal, mas nem todos podem candidatar-se e esgotam rapidamente

Algarve

António Nóbrega promove conferência em Albufeira sobre as novas regras do urbanismo

12:35 2 Junho, 2026 12:35 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência pretende esclarecer as principais alterações ao Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 12:20 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

O caso aconteceu na praia de Santa Eulália, em Albufeira, foi confirmado pela AMN e tornou-se viral em agosto de 2024. Agora volta a ser recordado. Veja o vídeo

Algarve Economia

Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve

08:15 2 Junho, 2026 08:15 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação continua a valorizar no Algarve, onde apenas um concelho registou uma descida dos preços no último ano

Homem a correr.
Algarve Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Autódromo de Portimão.
Algarve Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Nacional

Primeiro mês da época balnear termina com duas vítimas mortais e 108 salvamentos

10:32 2 Junho, 2026 10:24 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridade Marítima registou 108 salvamentos, 67 ações de primeiros socorros e duas mortes durante o mês de maio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Algarve

Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

17:08 1 Junho, 2026 17:12 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aumento do número de agentes está entre as prioridades da autarquia, que pretende duplicar ou triplicar o efetivo da Polícia Municipal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Nacional, Vida & Lazer

Quer viajar de ‘borla’? Estes vouchers oferecem viagens e dormidas mas nem todos têm direito

09:30 2 Junho, 2026 09:08 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há nova vaga de vouchers para viajar e ter dormidas grátis em Portugal, mas nem todos podem candidatar-se e esgotam rapidamente

Algarve

António Nóbrega promove conferência em Albufeira sobre as novas regras do urbanismo

12:35 2 Junho, 2026 12:35 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Conferência pretende esclarecer as principais alterações ao Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação

Europe Direct Algarve

Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social

07:54 2 Junho, 2026 07:55 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Reunião abordou ordenamento do território, execução do PRR, Algarve 2030 e representação regional no Conselho Económico e Social

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Nacional, Vida & Lazer

‘Maldivas portuguesas’: espanhóis rendidos ao parque de campismo desta ilha algarvia

17:00 31 Maio, 2026 15:10 23 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Esta ilha algarvia, muitas vezes apelidada de “Maldivas portuguesas”, está a conquistar os espanhóis graças às suas praias de águas cristalinas

Praia de Santa Eulália, Albufeira. Crédito: Reprodução Facebook
Algarve

Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]

12:21 2 Junho, 2026 12:20 2 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

O caso aconteceu na praia de Santa Eulália, em Albufeira, foi confirmado pela AMN e tornou-se viral em agosto de 2024. Agora volta a ser recordado. Veja o vídeo

Algarve, Economia

Monchique regista a maior subida dos preços da habitação no Algarve

08:15 2 Junho, 2026 08:15 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Habitação continua a valorizar no Algarve, onde apenas um concelho registou uma descida dos preços no último ano

Homem a correr.
Algarve, Desporto

Vem aí a primeira maratona de sempre do Algarve: evento vai realizar-se nesta data e este será o ponto de partida

12:12 1 Junho, 2026 12:04 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a sua primeira maratona em dezembro com partida em Vilamoura e várias distâncias para atletas e amadores

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Opinião, Política

Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado

10:40 2 Junho, 2026 10:41 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Impõe-se uma justiça célere, firme e eficaz, capaz de responder à crescente sofisticação do narcotráfico e do narcoterrorismo"

Autódromo de Portimão.
Algarve, Desporto

Autódromo de Portimão vai encher: F4 regressa ao Algarve com um português na luta pelo título

13:04 1 Junho, 2026 10:55 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Algarve vai receber a F4 Spanish Championship e a Eurocup-3 no Autódromo de Portimão, com entrada a 10€ e presença de Noah Monteiro

Nacional

Primeiro mês da época balnear termina com duas vítimas mortais e 108 salvamentos

10:32 2 Junho, 2026 10:24 2 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Autoridade Marítima registou 108 salvamentos, 67 ações de primeiros socorros e duas mortes durante o mês de maio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um ‘vendaval’: jato polar deverá atingir os 250 km/h sobre Portugal a partir deste dia

15:30 1 Junho, 2026 15:12 1 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A corrente de jato polar deverá intensificar-se sobre a Península Ibérica entre quarta e quinta-feira, trazendo mais vento, nebulosidade e uma descida das temperaturas

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 12:28 30 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Algarve

Fábio Coelho assume comando da Polícia Municipal de Lagos

17:08 1 Junho, 2026 17:12 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aumento do número de agentes está entre as prioridades da autarquia, que pretende duplicar ou triplicar o efetivo da Polícia Municipal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

Operação da GNR resulta em 74 detenções no Algarve

10:55 1 Junho, 2026 10:46 1 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Condução sob efeito do álcool motivou 42 das 74 detenções efetuadas pela GNR durante uma semana de operações no distrito de Faro

Últimas Notícias

  • Festival de Bandas Civis reúne três filarmónicas em Lagos
    Festival de Bandas Civis reúne três filarmónicas em Lagos
  • António Nóbrega promove conferência em Albufeira sobre as novas regras do urbanismo
    António Nóbrega promove conferência em Albufeira sobre as novas regras do urbanismo
  • Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]
    Lembra-se disto? Carro ‘estacionou’ em pleno areal de praia de Albufeira: “Tenho sempre lugar na areia” [vídeo]
  • Pedro Abrunhosa leva música portuguesa à Europa após passagem pelo Algarve
    Pedro Abrunhosa leva música portuguesa à Europa após passagem pelo Algarve
  • Alexandra Teodósio homenageada em Olhão pelo percurso dedicado à investigação marinha
    Alexandra Teodósio homenageada em Olhão pelo percurso dedicado à investigação marinha
  • Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem
    Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

Opinião

  • Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
    Narcoterrorismo | Por Guilherme Rosado
  • Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
    Politicamente (In)correto: A Democracia por adjudicação. Quem não tem ajustes diretos?
  • Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
    Ensinar as crianças a cuidar da saúde da coluna desde cedo | Por Jorge Alves
  • A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
    A agonia da democracia | Por José Figueiredo Santos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
    Hugo Pereira e Filomena Sintra eleitos para representar o Algarve no Conselho Económico e Social
  • Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
    Castro Marim assinala 40 anos da adesão à União Europeia com homenagem a José Saramago
  • Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
    Vila do Bispo recebe primeiro dos 66 veículos apoiados pelo Algarve 2030
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal