Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Opinião, Saúde

Envelhecimento Saudável

Artigo de opinião de Gabriel Soares, vogal da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos: “Não pare de conhecer e aprender, estimulando o cérebro, independentemente da idade, conheça sítios novos, aprenda línguas, adquira novos conhecimentos e competências”.

18:30 31 Maio, 2022 18:30 31 Maio, 2022 | POSTAL
Gabriel Soares*

O envelhecimento, ao longo da história, tem sido alvo de grande debate e investigação, geralmente associado à velhice e à doença. Este paradigma tem evoluído e temos assistido, ultimamente, ao surgimento de iniciativas e projetos no âmbito do envelhecimento saudável e a importância que a atitude e comportamento de cada individuo tem na sua saúde, dignidade e bem-estar.

Nos últimos tempos, infelizmente, nas sociedades contemporâneas, regista-se a consolidação do idadismo, ou seja, o preconceito e discriminação de pessoas com base na sua idade, que persistem em ver os idosos como “incompetentes” e “doentes”, tornando-os invisíveis aos olhos da sociedade, originando um sentimento de exclusão nestas pessoas em diferentes áreas, tanto na vida profissional como nas próprias relações sociais, com graves prejuízos para a sua saúde psicológica e física.

Torna-se imperioso e urgente combater este terrível preconceito, consciencializando a opinião pública para o idadismo, no sentido que este representa uma afronta aos direitos humanos mais significativos, à semelhança de outros mais presentes e falados, como o racismo e o sexismo.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2031 como a década do envelhecimento saudável, tendo como objetivos “mudar a forma como as pessoas pensam, sentem e agem em relação à idade e ao envelhecimento; facilitar a capacidade dos idosos de participar e contribuir com suas comunidades e sociedade; prestar atenção integrada e serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo; e prover acesso a cuidados de longa duração para pessoas idosas que deles necessitem”.

Ao longo dos anos, e cada vez mais, as pessoas terão necessidades psicológicas e físicas que exigirão cuidados especializados. Será necessário melhorar a sua qualidade de vida para que permaneçam ativos e socialmente conectados. É premente a presença da Psicologia e da Psicogerontologia no processo de envelhecimento, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos e dos seus cuidadores, contribuindo para a inclusão e diminuição dos problemas de saúde físicos e psicológicos.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, entre 2018 e 2080, o índice de envelhecimento (IE) em Portugal quase duplicará, passando de 159 para 300 idosos por cada 100 jovens, em resultado do decréscimo da população jovem e do aumento da população idosa. Em 2021, de acordo com o registado no site da Pordata, o IE encontrava-se em 182 (valor provisório).

Os/as Psicólogos/as são profissionais qualificados para ajudar numa melhor qualidade de vida dos idosos, e estimular mudanças de comportamento da população geral ao longo do seu ciclo de vida, permitindo um envelhecimento mais saudável.

A Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou em 2019 a campanha “Comunidades Pró-Envelhecimento”, com o objetivo de reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas, cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstravam um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida, sendo atribuído um “selo” Comunidade Pró-Envelhecimento. A abertura das inscrições para a edição 2021/2022 será anunciada brevemente. https://www.comunidadesproenvelhecimento.org/

O envelhecimento é inevitável! Aliás, ele começa logo à nascença. Importa, pois, preparar e sensibilizar a sociedade e as pessoas para a necessidade de uma vivência positiva e preventiva, sabendo-se que a nossa atitude e comportamento ao longo da vida influencia a qualidade da nossa vida numa idade mais avançada.

É importante fomentar e estimular as nossas relações sociais, elas são muito importantes para a nossa estabilidade emocional, satisfação com a vida e protege-nos de problemáticas de saúde física e psicológica. Tome a iniciativa, no sentido de estar conectado com os seus familiares e amigos.

Se tiver disponibilidade, ligue-se à sua comunidade, fazendo parte de organizações com objetivos bem definidos ou instituições políticas, desportivas, culturais ou outras. O sentimento de integração e de pertença a um grupo e de conexão com o mundo ao seu redor aumenta a sua auto-estima, segurança e bem-estar.

Não descure o seu autocuidado, descanse, efetue pausas no trabalho e realize atividades prazerosas que o deixem satisfeito e relaxado. Esteja atento ao seu corpo e à sua mente, estes transmitem-lhe sinais de quando deve mudar ou parar a sua rotina.

Não pare de conhecer e aprender, estimulando o cérebro, independentemente da idade, conheça sítios novos, aprenda línguas, adquira novos conhecimentos e competências. De certeza que já pensou que devia conhecer este ou aquele país ou região, ou que gostava de aprender algo. Está na hora de passar do pensamento à ação.

Adote um estilo de vida saudável, escolha alimentos saudáveis, modere o consumo de bebidas alcoólicas, faça desporto regularmente, crie e mantenha bons hábitos de sono e não se esqueça de realizar a vigilância da sua saúde, efetuando análises e exames periódicos.

A partir de um certo momento das nossas vidas, é normal começarmos a confrontar-nos com o nosso processo de envelhecimento e com o fim da nossa vida e sentimos necessidade de falar sobre essas questões. Como será a minha reforma? E se eu adoecer? Vou ficar dependente e incapacitado? Como vou lidar com a morte de familiares? São questões que nos levam ao significado da nossa vivência enquanto seres humanos e que nos podem trazer tristeza, medos, preocupações e ansiedade. Se necessário peça ajuda. https://eusinto.me/problemas-de-saude-psicologica/encontre-uma-saida/

Apesar do nosso comportamento ter um papel preponderante na qualidade do nosso envelhecimento, existem variáveis que vão surgindo com o avançar da idade das quais não temos controlo. Nesse caso, é importante trabalharmos a aceitação da realidade, numa perspetiva real que só podemos mudar o que depende de nós e focarmos a nossa energia naquilo que podemos fazer para melhorar o nosso envelhecimento. Ter uma atitude positiva é a base e a alavanca para um maior investimento nas relações sociais, incremento da resiliência, mais satisfação e diminuição dos fatores de risco associado às doenças.

No mundo do trabalho, existe a tendência para surgirem conflitos inter-geracionais. Muitas vezes, os mais jovens, com a sua energia e vitalidade, pensam que os trabalhadores de mais idade são lentos a efetuar as tarefas e fazem tudo à maneira antiga; por outro lado, os mais antigos, acham que estes só querem fazer as coisas depressa e não respeitam a sua idade e experiência.

Nestes casos, os psicólogos são chamados a potenciar este trabalho em equipa e as suas mais valias, procurando um equilíbrio entre a energia e espírito inovador dos jovens, com a experiência, sabedoria e bom senso dos mais velhos na função, criando um bom ambiente de trabalho e contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

Os cidadãos seniores, podem manter a sua saúde psicológica, vivenciando a vida com significado e realização, contribuindo imenso para a sociedade, com a sua experiência e sabedoria, enquanto trabalhadores ativos, membros de uma família ou de uma comunidade.

Um envelhecimento saudável, passa por temos a noção da nossa responsabilidade individual, começando desde cedo a tomar as melhores decisões e ações quotidianas para uma boa saúde psicológica e física.

* Vogal da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Jovens podem ser novamente “Astronautas por um Dia” em voo de gravidade zero
    Jovens podem ser novamente “Astronautas por um Dia” em voo de gravidade zero
  • CEO da TAP pode receber dois milhões de euros de bónus, se cumprir o plano de reestruturação
    CEO da TAP pode receber dois milhões de euros de bónus, se cumprir o plano de reestruturação
  • 50 anos em exposição: hip-hop nasceu no sótão de uma casa no Bronx e tornou-se numa indústria milionária
    50 anos em exposição: hip-hop nasceu no sótão de uma casa no Bronx e tornou-se numa indústria milionária
  • Camionista morre em despiste no IC1. Corpo da vítima foi transportado para o Hospital de Beja
    Camionista morre em despiste no IC1. Corpo da vítima foi transportado para o Hospital de Beja
  • Burlões detidos por roubos a idosos no Alentejo. Diziam-se funcionários de instituições ou entidades públicas
    Burlões detidos por roubos a idosos no Alentejo. Diziam-se funcionários de instituições ou entidades públicas

Opinião

  • Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
    Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve