Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
HÉLDER SOUSA SILVA - Eurodeputado PSD/PPE | Foto DR
Europe Direct Algarve, Opinião, Política

EDIP: uma oportunidade estratégica para Portugal | Por Hélder Sousa Silva

“É tempo de Portugal se afirmar como um parceiro ativo e ambicioso na construção da nova defesa europeia”

08:35 15 Julho, 2025 08:37 15 Julho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A guerra na Ucrânia mudou a forma como a Europa olha para a sua segurança. Desde 2022, os países europeus perceberam que precisam de reforçar as suas capacidades militares, reabastecer arsenais e estar preparados para defender os seus aliados. Ao mesmo tempo, a possibilidade de um regresso de Donald Trump à presidência dos EUA reacendeu o debate sobre a excessiva dependência europeia em matéria de defesa. Neste novo contexto, a União Europeia (UE) decidiu agir.

Nasceu assim o EDIP – Programa Europeu da Indústria de Defesa, uma iniciativa que visa transformar a defesa europeia num verdadeiro esforço conjunto. O Parlamento Europeu já aprovou a sua posição para o lançamento deste programa, que inclui 1,5 mil milhões de euros em subvenções até 2027, aos quais se podem somar até 20 mil milhões de contribuições dos Estados Membros. O objetivo é simples, mas ambicioso: criar uma base industrial e tecnológica de defesa mais forte, mais europeia, mais inovadora.

O EDIP aposta em duas frentes principais. Por um lado, financiar compras conjuntas de equipamento militar produzido na UE, evitando a tradicional fragmentação entre países. Por outro, apoiar a modernização e o aumento da capacidade produtiva das indústrias de defesa europeias. Até 2030, pretende-se que 40% das aquisições militares sejam feitas em conjunto e que pelo menos 35% do mercado europeu de defesa seja assegurado por produção interna.

Além disso, o EDIP exige equilíbrio geográfico e cooperação alargada. Projetos financiados terão de incluir pelo menos seis Estados Membros. Este critério visa garantir que os benefícios não ficam apenas nos grandes países com indústrias militares já consolidadas. Portugal, que historicamente esteve à margem dos grandes programas europeus de defesa, por falta de investimento nacional, tem agora uma janela de oportunidade para se integrar e ganhar escala.

Na verdade, o nosso país já tem bons exemplos: a Tekever, com os seus drones usados pela Frontex e pela NATO; a EID, com sistemas de comunicações navais; ou a Embraer, que em parceria com empresas nacionais produz em Évora e Alverca estruturas do avião KC-390, garantindo retorno económico de cerca de 10 milhões de euros por unidade vendida. Estes casos mostram que, com estratégia e cooperação, Portugal pode ser mais do que consumidor: pode ser produtor e inovador.

Mas é preciso agir. O Governo deve definir prioridades claras: onde é que a nossa indústria pode ser competitiva? Nas áreas do Atlântico, como sensores e drones marítimos? Na ciberdefesa? Na manutenção aeronáutica? É essencial traçar uma estratégia nacional e coordenar Ministérios da Defesa, Economia e Negócios Estrangeiros para ajudar as empresas portuguesas a entrar em consórcios europeus. Também será necessário melhorar processos internos, acelerar licenças, promover a ligação entre universidades, Forças Armadas e empresas, e investir em mão de obra qualificada.

Outro ponto central é o financiamento. A meta da NATO de investir 2% do PIB em defesa poderá subir para 3,5% nos próximos anos. Portugal terá de acompanhar esta tendência. Com previsibilidade no investimento, as empresas ganham confiança para aumentar capacidade, apostar em tecnologia e gerar emprego qualificado. É essa estabilidade que permite que o setor cresça de forma sustentável.

O momento é de decisão. Portugal tem talento, tem exemplos de sucesso, tem vontade, mas precisa de liderança e coordenação. O EDIP é uma oportunidade rara para posicionar o país num setor estratégico que gera inovação, exportações e autonomia.

É tempo de Portugal se afirmar como um parceiro ativo e ambicioso na construção da nova defesa europeia. Não por imposição externa, mas porque é do interesse nacional. O futuro da nossa segurança, e da nossa indústria, constrói-se com visão, cooperação e coragem política.

Leia também: Defesa 2030: o compromisso com a soberania europeia | Por Hélder Sousa Silva

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Nacional Vida & Lazer

Município alentejano dispensa novos mapas nas praias para definir onde se pode colocar os chapéus-de-sol: “Não acrescentam nada”

11:50 3 Julho, 2026 11:50 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Grândola contesta a criação de novos mapas para ordenar chapéus-de-sol nas praias, defendendo que os planos já existentes cumprem essa função

Algarve Cultura

Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias

10:25 3 Julho, 2026 10:26 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre 24 e 26 de julho, na Alcaidaria do Castelo, com seis espetáculos distribuídos por três dias

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Algarve Desporto

Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura

11:31 3 Julho, 2026 11:44 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Vilamoura prepara-se para receber centenas de jovens velejadores numa competição internacional de referência

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:37 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Economia Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Nacional, Vida & Lazer

Município alentejano dispensa novos mapas nas praias para definir onde se pode colocar os chapéus-de-sol: “Não acrescentam nada”

11:50 3 Julho, 2026 11:50 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Grândola contesta a criação de novos mapas para ordenar chapéus-de-sol nas praias, defendendo que os planos já existentes cumprem essa função

Algarve, Cultura

Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias

10:25 3 Julho, 2026 10:26 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre 24 e 26 de julho, na Alcaidaria do Castelo, com seis espetáculos distribuídos por três dias

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Algarve, Desporto

Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura

11:31 3 Julho, 2026 11:44 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Vilamoura prepara-se para receber centenas de jovens velejadores numa competição internacional de referência

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:37 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Economia, Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Últimas Notícias

  • Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes
    Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes
  • Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira
    Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira
  • Município alentejano dispensa novos mapas nas praias para definir onde se pode colocar os chapéus-de-sol: “Não acrescentam nada”
    Município alentejano dispensa novos mapas nas praias para definir onde se pode colocar os chapéus-de-sol: “Não acrescentam nada”
  • Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura
    Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura
  • IA no trabalho diário em destaque no próximo WordPress Meetup Faro
    IA no trabalho diário em destaque no próximo WordPress Meetup Faro

Opinião

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal