Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Economia, Opinião

Dia do Pescador | Por Rui Cabrita

“Entendemos que haverá que salvaguardar a memória histórico-cultural das tradições marítimas e náuticas e dos saberes das gentes de Santa Luzia” | Opinião de Rui Cabrita

08:51 31 Maio, 2024 11:47 14 Agosto, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

«A magnífica localização geográfica desta cidade, já fora descoberta e reconhecida pelos Antigos, como provam os vestígios da cidade de Balsa e a sua ocupação pelos muçulmanos que aqui criaram um importante núcleo de pescadores, marítimos e piratas nos Séculos XI e XIII.»                                                                                                 IN Catálogo do Museu de Tavira

A COMUNIDADE PISCATÓRIA

Enviando um abraço de fraternidade aos nossos irmãos do mar, recordamos, nesta data, o quanto lhes somos devedores.

Grande parte das nossas tradições, dos nossos costumes e do nosso relacionamento enquanto comunidade, tem as suas origens nas gentes do mar.

Aqui lhes deixamos a nossa homenageam, assinalando o DIA DO PESCADOR.

Tavira foi berço de navegadores e de homens do mar, comerciantes e mercadores, que traçaram com o seu labor páginas de glória que ecoam nas nossas tradições e nos registos históricos, de que tanto nos orgulhamos.

RUI CABRITA
Tavira

A grandeza de Tavira foi conquistada pelos seus filhos, muito especialmente no século XV nas campanhas de conquista do Norte de África e sequentes navegações “por mares nunca dantes navegados”, trilhando ao longo dos séculos, a via do labor e da defesa de causas que considerou justas, conforme regista a história.

Os seus pescadores, desde tempos ancestrais, afirmaram-se como um dos mais fortes baluartes desta nossa comunidade.

 Do período da ocupação romana, chegam-nos hoje conhecimentos do intensivo fabrico do “garun” (óleo de peixe) e da seca de peixe em Balsa, cidade portuária situada nas cercanias de Tavira.

A pesca da baleia, nos séculos primeiros da nossa nacionalidade, as sequentes campanhas na Terra Nova e Groenlândia na captura do bacalhau, as almadravas dispostas frente à nossa costa, para captura do atum, tudo complementado pela prática contínua da pesca artesanal, da arte de mariscar, do desenvolvimento da indústria do sal, talharam nas nossas gentes características que perdurarão para sempre e que urge preservar.

Recentemente, em meados do século passado, a emigração em massa da classe piscatória, que a terras de África foi buscar o sustento que por cá escasseava e faltava, constitui uma marca indelével da indómita força deste povo de pescadores. Em sequência da Revolução de 25 de Abril, deu-se o seu regresso, vindo então retomar a sua actividade, em Santa Luzia, Cabanas e Tavira, contribuindo decisivamente para o progresso destas terras.

Se existe uma característica marcante e que perdura nas nossas gentes, ela é certamente a sua ligação ao mar, geradora dum sentimento de orgulho na nossa história e na memória social coletiva, que temos obrigação e dever de legar aos nossos vindouros.

Entendemos que haverá que salvaguardar a memória histórico-cultural das tradições marítimas e náuticas e dos saberes das gentes de Santa Luzia. E tal começa por considerar e dignificar o pescador, neste dia que lhe é consagrado.

E, pese embora o declínio em que se encontra o sector das pescas, tal memória coletiva encontra-se ainda bem vincada na comunidade que hoje aqui homenageamos. Terão sempre um lugar especial na nossa afetividade os “Lobos do Bacalhau”, pescadores de muitos mares, que lavraram os nevoeiros da Terra Nova, o Mestre Jorge, o João Mangas, o Gorgulho e tantos outros  

Lembramos hoje e sempre, com saudade, o Zeca “Leitinho”, o Zé “Minhoca” e todos os que a lei da vida já afastou do nosso convívio. Serão sempre alimento do nosso orgulho de “homens do mar”.

Neles homenageamos toda a classe piscatória Santaluziense.

Leia também: Uma das melhores piscinas oceânicas do mundo é portuguesa. Saiba onde fica

Uma das melhores piscinas oceânicas do mundo é portuguesa. Saiba onde fica

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Algarve Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Algarve Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve Cultura

Gruta da Companheira em Portimão revela vestígios de neandertais com mais de 45 mil anos

09:00 11 Outubro, 2026 16:04 7 Outubro, 2026

Dias Abertos a 17 e 24 de outubro dão a conhecer vestígios de neandertais com mais de 45 mil anos encontrados em Portimão

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Ensino Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia Opinião Política

Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

07:30 14 Outubro, 2026 19:09 13 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal depois dos 30 ºC: estas são as datas apontadas

08:00 14 Outubro, 2026 15:16 12 Outubro, 2026

Portugal ainda poderá registar máximas de 30 ºC nos próximos dias, mas o cenário deverá mudar na segunda metade do mês

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Estes pensionistas vão receber até 200 euros extra em dezembro e não precisam de fazer qualquer pedido

14:30 14 Outubro, 2026 12:58 14 Outubro, 2026

O suplemento extraordinário será pago em dezembro aos pensionistas que recebem até 1.611,39 euros por mês

Algarve, Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Algarve, Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve, Cultura

Gruta da Companheira em Portimão revela vestígios de neandertais com mais de 45 mil anos

09:00 11 Outubro, 2026 16:04 7 Outubro, 2026

Dias Abertos a 17 e 24 de outubro dão a conhecer vestígios de neandertais com mais de 45 mil anos encontrados em Portimão

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Ensino, Europe Direct Algarve

Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia

08:40 14 Outubro, 2026 08:19 14 Outubro, 2026

Encontro do projeto CLARKS reuniu parceiros europeus na Finlândia para avaliar atividades e preparar a fase final da iniciativa

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Várias notas de euro. Crédito: Freepik
Economia, Opinião, Política

Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

07:30 14 Outubro, 2026 19:09 13 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Opinião, Política

Sonhos agridoces (ou a pátria como lugar que só se lembra de nós quando nos convém) | Por José Figueiredo Santos

17:54 13 Outubro, 2026 18:01 13 Outubro, 2026

"Eu não espero que o país fracasse. Limito-me a reconhecer que, caso fracasse, poderá precisar de mim"

Últimas Notícias

  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
  • Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
    Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
  • Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
    Águas do Algarve lança 5.ª edição do concurso que transforma chapéus de chuva em obras de arte [vídeo]
  • Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves
    Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

Opinião

  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
  • Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir
    Investimento público: uma década de orçamentos por cumprir

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal