Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Opinião

Desnorte, por Inês Pedrosa

  Inês Pedrosa é uma escritora ao estilo do nosso mundo, regista a homologação da nossa pós-modernidade ou modernidade líquida, tanto vale. Esta pós-modernidade, a despeito de tanto cepticismo, lá vai abatendo fronteiras e criando espaço homogéneo e tornando plausíveis todas as mestiçagens, entre o original, a cópia e a realidade virtual. É o […]

14:03 5 Janeiro, 2018 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

 

A OPINIÃO de BEJA SANTOS;
Assessor do Instituto de Defesa do Consumidor;
Consultor do POSTAL

Inês Pedrosa é uma escritora ao estilo do nosso mundo, regista a homologação da nossa pós-modernidade ou modernidade líquida, tanto vale. Esta pós-modernidade, a despeito de tanto cepticismo, lá vai abatendo fronteiras e criando espaço homogéneo e tornando plausíveis todas as mestiçagens, entre o original, a cópia e a realidade virtual. É o espelho da globalização, ou um seu modo de apresentação: quanto mais globais somos maior sucesso tem a egonomia, ou seja a ilusão da personalização dos produtos consumíveis, incluindo o entretenimento literário – lemos à procura de ali nos vermos ao espelho, mesmo estilhaçados. No seu clássico ‘A Era do Vazio’, Gilles Lipovetsky fala em dessublimação, que ele designa pela integração dos conteúdos de oposição da cultura superior no quotidiano, a assimilação e a banalização das obras por uma sociedade que difunde em grande escala as mais altas realizações na sociedade do centro comercial e da modernidade líquida, a tal modernidade de todos os vínculos provisórios.

‘Desnorte’, por Inês Pedrosa, ilustrações de Gilson Lopes, Publicações Dom Quixote, 2016, é um registo de situações de dissolução e resignação, um desfile de seres frios, distanciadores, voláteis. Textos esquemáticos de alguém que domina perfeitamente a quantidade de linhas de uma crónica, uma artesã perfeita para o modelo de prosa de uma publicação de ler e deitar fora. Se alguma dúvida subsistisse sobre esta poderosa modernidade líquida, atenda-se ao que escreve a escritora logo no seu primeiro texto: “O meu coração é uma floresta cheia de nevoeiro – guarda tudo e não encontra nada. Sou uma recordadora profissional. Vivo de recordações, mesmo daquilo que ainda não fiz. E repito obcessivamente os mesmos truques. Iludo-me. Desenvolvi um erotismo futurista: deleito-me com o puro prazer dos meus sonhos”.

Estes textos dão à palavra ficção duas acepções: fingir ou dar forma. De um modo geral, é a voz feminina que predomina, ainda que omnipresente, amarga, contrastante, quase entontecida nos labirintos da memória. Não deixa de ser curioso ler o texto que se nos oferecesse na contracapa: “Uma rapariga procura a própria voz. Um homem percorre as curvas do tempo até à pré-história do amor. Um pai cira um mar de livros para que a filha volte para ele. Uma família marca encontro com os seus mortos. Uma mulher aprisionada pelo desejo de ser águia. Um casal de jovens encontra-se para se despedir da vida. Uma obsessão erótica. O maior cantor de todos os tempos aguarda numa nuvem a chegada da maior fadista de sempre”.

A história de um casal de jovens encontra-se para se despedir da vida

A autora fez bem em titular o volume com o nome do melhor texto aqui incluído: desnorte, o tal casal de jovens que se encontra para se despedir da vida. Tenho para mim que constituirá um clássico, resistirá por muitas décadas às rugas do tempo. Ele é alemão brasileiro, vive no maior desalento, ter-se-ão conhecido numa qualquer rede de contactos, marcaram encontro na Cidade da Praia, morrerão juntos, fora decidido. Ele aceitou porque queria morrer ao sol, não tem a fotografia dela, vem acicatado pelo desejo de morrer acompanhado, e já não tem dinheiro para voltar para casa. Ela surge repentinamente, traz o factor surpresa, é lisboeta mas cabo-verdiana, embevecem-se, recapitulam o que tinham escrito por mail: “Entrarei de mãos dadas contigo na morte, sem lágrimas, de olhos abertos” escrevera ela. “Eu serei o seu salvador, e você a minha luz” escrevera ele. Falam de suas vidas, do cocktail de etnias que têm no sangue, entusiasmam-se com a conversa, decidem deixar a morte para o dia seguinte. Fazem amor, por só vão morrer amanhã. É um texto monumental, inesquecível:

“Demorara muito tempo a entrar um no outro, porque sabiam que, ao acabar o dia seguinte, estariam mortos, despedaçados contra uma falésia. Queriam morrer sem o lastro da dor que costuma arrastar os seres humanos, o lastro da vida. O desajustamento que sempre haviam experimentado em relação às coordenadas geográficas da Terra facilitava-lhes a entrada nesse não-lugar que é o amor. Natércia percorreu com a boca o corpo toda da vida, gozando a sensação de ancorar, finalmente, na Terra Prometida, no lendário Cabo Verde que a mãe lhe falara. David sentia o corpo dela como o exacto negativo do seu, a primeira matéria real da sua existência. Prolongaram a combustão dos corpos como se dançassem sobre o mar, num baile de debutantes deslumbrados. ‘Encontrei em ti o norte do meu sul’, disse a boca de um deles, em nome dos dois, antes de adormecerem.

Não há noite que dure a vida inteira, a não ser que não dure – mas isso, pensá-lo-á Natércia muitos anos depois, na hora da sua morte, olhando para a filha que o alemão do Brasil lhe deixou antes de partir para longe, em busca de outra vida “.

Tal como a World Music é o maior produto de sucesso da industrialização global da música, a literatura pós-moderna é um ambientador de histórias encantadas que dão ilusão ao leitor de que pode embarcar nesta diversão do tapete voador. E daí o desnorte, um título bem acertado para os vazios da modernidade líquida que Inês Pedrosa sabe identificar.

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Economia Nacional

Galp fez as contas: carregar o carro em casa pode custar 7,81€ e na rua chega a este valor

15:20 22 Setembro, 2026 14:35 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Diferença entre ligar um elétrico à tomada de casa e utilizar a rede pública pode ultrapassar os seis euros num carregamento de 35,5 kWh

Algarve Cultura Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Algarve Política

Autarca de Albufeira não requer instrução e vai contestar acusação em julgamento

16:50 22 Setembro, 2026 16:50 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina rejeita ter pretendido discriminar a comunidade cigana e diz que apresentará em tribunal "os factos" e "o contexto"

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Está reformado e continua a trabalhar? Pode receber mais 20 euros por mês na pensão sem fazer qualquer pedido

16:40 22 Setembro, 2026 15:27 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebe uma pensão de velhice e continua a trabalhar e a descontar para a Segurança Social pode ter direito a um acréscimo na reforma

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Ensino Europe Direct Algarve

Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos

16:00 22 Setembro, 2026 16:13 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Regional Algarve 2030 promove encontro dedicado à partilha de práticas e à reflexão sobre qualificação de adultos

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Homem a abrir a porta de casa.
Algarve Economia

Cooperativa de Albufeira regista centenas de interessados em habitação em dois dias

13:30 20 Setembro, 2026 13:30 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Albarda propõe habitação a custos controlados com recurso a terrenos municipais. Entre os inquiridos, 45% vivem em casa de familiares ou amigos

Mundo Opinião Política

Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco

17:07 22 Setembro, 2026 17:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Estamos prontos para escolher e o que escolhemos é a democracia!"

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Economia, Nacional

Galp fez as contas: carregar o carro em casa pode custar 7,81€ e na rua chega a este valor

15:20 22 Setembro, 2026 14:35 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Diferença entre ligar um elétrico à tomada de casa e utilizar a rede pública pode ultrapassar os seis euros num carregamento de 35,5 kWh

Algarve, Cultura, Economia

Olhão volta a receber a Feira de São Miguel após cerca de uma década de ausência

07:45 22 Setembro, 2026 07:35 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de cerca de 10 anos sem se realizar, a Feira de São Miguel volta a Olhão com tradição, convívio e entretenimento

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve

Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros

15:50 22 Setembro, 2026 15:19 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem compra produtos em plataformas de fora da União Europeia deve contar com uma nova mudança já em novembro

Algarve, Política

Autarca de Albufeira não requer instrução e vai contestar acusação em julgamento

16:50 22 Setembro, 2026 16:50 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Rui Cristina rejeita ter pretendido discriminar a comunidade cigana e diz que apresentará em tribunal "os factos" e "o contexto"

Anta da Masmorra, Cachopo.
Algarve

Nesta localidade no Algarve há um túmulo megalítico e quem o visitar num dia de céu limpo consegue ver Beja

12:00 22 Setembro, 2026 11:24 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

No interior do concelho de Tavira encontra-se uma freguesia onde a arqueologia, a paisagem e as antigas tradições rurais marcam o território

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Está reformado e continua a trabalhar? Pode receber mais 20 euros por mês na pensão sem fazer qualquer pedido

16:40 22 Setembro, 2026 15:27 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem recebe uma pensão de velhice e continua a trabalhar e a descontar para a Segurança Social pode ter direito a um acréscimo na reforma

Opinião

A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão

11:50 22 Setembro, 2026 11:38 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"É preciso combater quem lucra criminosamente com a dependência dos outros. É preciso impedir que redes criminosas se fortaleçam. É preciso proteger os jovens"

Ensino, Europe Direct Algarve

Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos

16:00 22 Setembro, 2026 16:13 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Programa Regional Algarve 2030 promove encontro dedicado à partilha de práticas e à reflexão sobre qualificação de adultos

Dia nublado em Portugal. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Tempo

Adeus verão, olá outono? Sol ainda resiste, mas chuva pode estar prestes a regressar a Portugal continental

11:30 22 Setembro, 2026 02:15 22 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, o outono começa com sol e calor em Portugal, mas os mapas já mostram sinais de chuva nestes dias

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Homem a abrir a porta de casa.
Algarve, Economia

Cooperativa de Albufeira regista centenas de interessados em habitação em dois dias

13:30 20 Setembro, 2026 13:30 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Albarda propõe habitação a custos controlados com recurso a terrenos municipais. Entre os inquiridos, 45% vivem em casa de familiares ou amigos

Mundo, Opinião, Política

Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco

17:07 22 Setembro, 2026 17:09 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Estamos prontos para escolher e o que escolhemos é a democracia!"

Últimas Notícias

  • Autarca de Albufeira não requer instrução e vai contestar acusação em julgamento
    Autarca de Albufeira não requer instrução e vai contestar acusação em julgamento
  • Está reformado e continua a trabalhar? Pode receber mais 20 euros por mês na pensão sem fazer qualquer pedido
    Está reformado e continua a trabalhar? Pode receber mais 20 euros por mês na pensão sem fazer qualquer pedido
  • Noite Branca anima Cabanas de Tavira este sábado com música e DJ
    Noite Branca anima Cabanas de Tavira este sábado com música e DJ
  • Já esteve nesta cidade no Algarve? Debaixo de uma casa ‘esconde-se’ um espaço que não existe em mais nenhum ponto de Portugal
    Já esteve nesta cidade no Algarve? Debaixo de uma casa ‘esconde-se’ um espaço que não existe em mais nenhum ponto de Portugal
  • Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
    Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos

Opinião

  • Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
    Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
  • A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
    A droga que entra e a sociedade que a procura | Por Luís Ganhão
  • SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo
    SOTEU para que te quero: Para onde caminha a Europa? | Por Joaquim Paulo

Europe Direct Algarve

  • Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
    Centros Qualifica do Algarve reúnem-se em Loulé para debater educação e formação de adultos
  • Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
    Compras na Temu e Shein vão ter nova taxa na UE a partir desta data além dos 3 euros
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento