Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Dar vida ao Sal: potencialidades turísticas

Artigo de Maria Luísa Francisco publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de janeiro

13:45 16 Janeiro, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA LUÍSA FRANCISCO;
Investigadora na área da Sociologia;
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
[email protected]

Dez toneladas de sal serviram de suporte ao Presépio de Sal exposto na Casa do Sal. Os 110m2 de sal ganharam vida com mais de 4500 figuras alusivas à história do nascimento de Jesus e à cultura e ofícios tradicionais de Castro Marim.

Durante a visita ocorreu-me que poderia existir no Algarve uma Capital do Sal. Pelo menos três localidades da Região têm ligação ao Sal: Castro Marim, Tavira e Loulé.

Criar uma Rota do Sal com um percurso pelas localidades com ligação ao Sal, tornando o Algarve num destino dos três S’s: um destino turístico de Sol, Sal e Serra. Talvez até mais um quarto S, acrescentando assim a Simpatia!

O Algarve tem imensas potencialidades, o Sol tem estado garantido, a Serra tem estado a ser cada vez mais valorizada e o Sal, esse “ouro branco”, que para além de ser exportado e levar o nome do Algarve e de Portugal até outros países, poderá estar cada vez mais ligado ao turismo.

O sal é a única “rocha” comestível pelo ser humano e faz parte da nossa cultura e da Dieta Mediterrânica

Em Castro Marim, para além da produção de sal, existe um SPA salino em que a terapia passa pelo envolvimento do corpo em sal e argila salgada e ainda um banho flutuante em águas ricas em sais minerais, o que constitui uma oferta turística diferenciada.

Em Tavira existe sal com Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido com recurso a técnicas ancestrais. O sal marinho colhido manualmente nas salinas de Tavira é obtido a partir de água do Oceano Atlântico. Após a conquista do sotavento algarvio, D. Afonso III reservou para a Coroa Portuguesa, no Foral de 1266 a Tavira, “todas as salinas cheias e por encher em Tavira e seu termo”, acabando estas por desempenhar um papel importante na Expansão Portuguesa.

Em Loulé existem as minas de Sal-Gema que já foram usadas para fins culturais, tendo sido apresenta a exposição “Timeless Territories” e realizado um concerto de Mário Laginha. É a única mina portuguesa visitável que se localiza abaixo do nível do mar. Trata-se de um espaço localizado a 230 metros de profundidade e permite observar formações geológicas com milhões de anos. Para além da extração de sal tem presentemente actividade turística com visitas guiadas diárias.

O Sal da Vida

O sal faz parte da nossa vida diária, se não ingerirmos sal perecemos e se ingerirmos sal a mais também perecemos. O sal é a única “rocha” comestível pelo ser humano e faz parte da nossa cultura e da Dieta Mediterrânica.

Os Romanos usavam o sal não só para conservar os alimentos, mas também como forma de pagamento, usando o termo salarium argentum, que significa “pagamento em sal”. Daí a palavra salário ter origem na palavra sal. No Império Romano, os soldados eram pagos com sal. Naquela época, o sal era uma iguaria muito valiosa e podia ser trocada por outros alimentos, vestimentas, armas, etc.

Há uma expressão latina ligada ao sal: Cum grano salis que por vezes, em certos casos, ainda se usa. Literalmente significa “com um grão de sal” e quer dizer que um assunto deve ser tratado com ponderação, com uma pitada de bom senso.

O sal também dá vida à poesia! Temos na nossa memória colectiva estas palavras de intensa carga histórico-poética: “Ó mar salgado quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal…” com as quais Fernando Pessoa inicia o seu poema Mar Português.

Lugares de Sal

Fazendo uma pesquisa sobre lugares ligados ao sal, encontram-se belas imagens do maior Salar do mundo. Fica no sudoeste da Bolívia e são 10.000 Km de puro sal, conhecido por Salar de Uyuni, a particularidade é ter um hotel de sal.

Na Europa existe um hotel e um SPA dentro das minas de Wieliczka, na Polónia, inclusivamente existem capelas dentro das minas.

Em Loulé, em 2009, esteve equacionada a hipótese da abertura de um hotel na mina, mas o projecto está em stand-by.

E muito mais haveria a dizer sobre o sal, mas fica esta pitada para despertar o interesse sobre tão importante produto natural, que faz parte de nós. Fisicamente também somos sal, aliás “somos o sal da terra” como se pode ler na Bíblia.

Que este novo ano seja temperado Cum grano salis, com a pitada de sal que, sem excesso, nem omissão, faz de nós o sal da terra dando ponderação e equilíbrio às nossas decisões de 2020.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de janeiro)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Aldeia do Pisão, Alentejo.
Economia Nacional

Alentejo vai ter uma nova aldeia que começará a ser construída de raiz já em 2027

19:40 21 Julho, 2026 12:47 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Atual aldeia do Pisão vai ficar submersa devido à construção da Barragem do Pisão: projeto prevê uma nova aldeia, com mais de 100 habitações

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve

Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal

06:50 22 Julho, 2026 06:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Candidaturas às 14 vagas devem ser apresentadas através da plataforma de recrutamento do Município até 3 de agosto

Temperaturas elevadas. Crédito: Freepik AI
Tempo

El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC

06:00 22 Julho, 2026 09:09 21 Julho, 2026 | João Luís

Novas projeções internacionais reforçam um cenário de forte aquecimento no Pacífico Equatorial, com possíveis efeitos no clima global nos próximos meses

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Aldeia do Pisão, Alentejo.
Economia, Nacional

Alentejo vai ter uma nova aldeia que começará a ser construída de raiz já em 2027

19:40 21 Julho, 2026 12:47 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Atual aldeia do Pisão vai ficar submersa devido à construção da Barragem do Pisão: projeto prevê uma nova aldeia, com mais de 100 habitações

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários

21:50 21 Julho, 2026 20:45 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Fisco reconheceu erros na cobrança do IMI a senhorios com contratos de rendas antigas

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Últimas Notícias

  • Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação
    Visita temática em Quarteira percorre 6.000 anos de história através da alimentação
  • Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país
    Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país
  • Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal
    Lagoa abre concurso para contratar 14 agentes da Polícia Municipal
  • El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC
    El Niño pode atingir força histórica: modelos apontam para aquecimento acima dos 3 ºC
  • Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
    Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento