Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Da máscara ao sentir

Artigo de Maria João Neves publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de julho

11:16 9 Julho, 2020 11:11 29 Novembro, 2024
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A OPINIÃO de MARIA JOÃO NEVES Ph.D;
Consultora Filosófica;
[email protected]

Existe um novo acessório de utilização obrigatória que está a modificar tanto os nossos hábitos que talvez não tenhamos ainda a noção do seu devido alcance: a máscara. O governo decretou o seu uso obrigatório portodos aquelesquepermaneçam ou acedam a espaços interiores fechados, ou utilizem os transportes públicos. De facto, verificamos uma utilização generalizada da máscara: no queixo ou no pescoço, na testa ou em jeito de bandolete; pendurada na orelha ou no cordão dos óculos ao pescoço. Às vezes, a máscara até aparece bem colocada, sobre o nariz e a boca, protegendo as vias respiratórias.

A máscara também viaja guardada de muito diversas formas, aos tombos na carteira das senhoras misturando-se com toda a tralha que lá existe, esticadinha na carteira dos homens como se de mais uma nota se tratasse. E claro que sendo necessária, ela é colocada de modo automático, sem um pingo de reflexão sobre a legitimidade da sua função depois de se ter roçado com todos estes elementos de higiene duvidosa.

Poupa-se dinheiro na esteticista, pois já não há que realizar a depilação do buço e não fazem falta os batons na cor da moda. Porém, acresce o cuidado com os olhos e as sobrancelhas. De repente, as mulheres latinas tornam-se turcas ou marroquinas, com esta espécie de burca sanitária que só nos deixa livre o olhar. Mas agora é verão e os olhos ocultam-se debaixo dos óculos de sol… Saímos à rua e não reconhecemos ninguém, e ninguém nos reconhece a nós.

A máscara não nos deixa alternativa, a cara, o rosto todo, resume-se quase somente ao olhar

A máscara modificou também os rituais de chegada a casa. Quem vive em blocos de apartamentos coloca-a à entrada do prédio, permanece com ela posta no elevador e, conscienciosamente, não a retira ao chegar ao seu andar. Há primeiro que descalçar os sapatos e deixa-los cá fora, abrir cuidadosamente a porta tentando não tocar em nada, e realizar um passo de equilibrista do sapato da rua para o chinelo caseiro. Uma vez dentro, há que lavar muito bem as mãos, e depois, só depois, tirar a máscara. Entretanto, os filhos já se desinteressaram da chegada do progenitor/a. Não há a corrida para os receber, nem o beijo ou o abraço espontâneo.

A máscara modificou o gesto. Não se vendo se sorrimos ou se esboçamos algum esgar, as pessoas tentam comunicar da forma possível e desatam a esbracejar. Jamais vi tanto gesticular como agora! Ao aumento do volume da voz, pois há que falar através da máscara, corresponde também uma desengonçada dança dos membros superiores que tentam, em vão, suprir a falta de expressão facial.

Inevitavelmente olhamos nos olhos do outro, para compreender e tentar ser compreendidos. Antes da máscara tal não seria justificável, poderia ser tomado como um acto invasivo. O olhar directamente nos olhos do outro é algo muito íntimo e, por isso mesmo, sujeito a algum pudor entre pessoas que não se conhecem, quase um tabu. Agora, a máscara não nos deixa alternativa. A cara, o rosto todo, resume-se quase somente ao olhar.

Antes da pandemia a nossa época parecia caracterizar-se por, nas palavras do filósofo italiano Mário Perniola, vivermos num “já sentido”. No seu livro Do Sentirpublicado em 1991 o filósofo afirma: “Aos nossos avós, os objectos, as pessoas, os acontecimentos apresentavam-se como algo para ser sentido, para ser vivido como uma experiência interior, causa de alegria ou de dor, objecto de participação sensorial, emotiva, espiritual, ou, pelo contrário, algo de que não se apercebiam ou se recusavam a perceber. A nós, pelo contrário, os objectos, as pessoas, os acontecimentos apresentam-se como algo já sentido, que vem ocupar-nos com uma tonalidade sensorial, emotiva, espiritual já determinada.”

Estamos a viver algo que nunca se viveu antes

Agora estamos a viver algo que nunca se viveu antes. Após anos de sensações mastigadas, de condutas pre-estabelecidas, de sentires recalcados a cheirar a mofo, eis que nos encontramos em território desconhecido. Embora existam normas de conduta, desde a etiqueta respiratória aos novos hábitos que se requerem: lavar frequentemente as mãos, uso obrigatório de máscara e distanciamento social, não há nada sobre o sentir de tudo isto. Não existe nem um manual, nem um exemplo a seguir, que nos mostre como gerir os sentimentos que toda esta modificação de comportamentos sociais acarreta. Este estado de coisas dá-se, precisamente, a jusante de décadas que privilegiaram o agir. A actividade tem tido um estatuto preponderante, a quietude, a passividade, o sentir, foram discriminados e adquiriram um estatuto de “menoridade ontológica”. Como conciliar isto com o dever cívico de recolhimento domiciliário?

As mulheres latinas tornam-se turcas ou marroquinas com esta espécie de burca sanitária que só deixa livre o olhar

Desde os primórdios que a filosofia ocidental teve como meta a exclusão do sentir, em prol da objectividade, da imparcialidade, da independência, da universalidade, etc., etc. Este objectivo foi praticamente alcançado, contudo, os seus efeitos secundários não se fizeram esperar: Como bem aponta Mário Perniola: “a reflexão e o eco do já sentido substituiu o pensamento: tanto o agir como o pensar estão subordinados à negociação permanente das mercadorias sensológicas que pretendem esgotar todo o universo contemporâneo. Este é simultaneamente a realização e a abolição do projecto metafísico: por um lado foi de facto desprezado todo o impulso autónomo do corpo e dos afectos através da alienação do sentir, por outro tornou-se também vão todo o primado da actividade intelectual.”

Assistimos também, um pouco por todo o mundo, a uma tensão entre a racionalidade e a animalidade. Se por um lado governantes e governados parecem unir esforços para estancar esta pandemia, por outro lado, surgem irrupções poder-se-ía dizer de cariz dionisíaco: a vontade da festa, do contacto com o outro, da diversão, do extravasamento, sobrepõe-se à racionalidade. Após décadas de desprezo pelo sentir, ele surge agora como uma fera indomável, egoísta e indiferente ao contexto, ao meio, às necessidades e direitos do próximo. O respeito desvaneceu-se. A necessidade individual surge de forma tão gritante que esquece que a irracionalidade de uns afecta impreterivelmente a vida de todos. Cegos para a falsidade da existência individual e separada boicotamos a possibilidade de nos salvarmos.

Em tempo de rostos com máscara, nunca foi tão difícil evitar o face a face consigo próprio. À máscara exterior parece impreterivelmente corresponder o desmascarar interior, em camadas sucessivas. A paragem, o confinamento, obrigou-nos a isso. Não conseguimos continuar a fugir de nos sentirmos.

Inscrições para o Café Filosófico: [email protected]

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de julho)

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 18:53 14 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Algarve Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia Nacional

Salários e pensões vão chegar mais ‘recheadas’ à conta em novembro: Governo corta retenção de IRS para metade

07:00 14 Outubro, 2026 00:01 14 Outubro, 2026

O Governo vai reduzir em 50% a retenção de IRS nos salários e pensões pagos em novembro, incluindo o subsídio de Natal

Algarve Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve Ensino

Projeto reúne 30 jovens de quatro concelhos algarvios para desenvolver liderança e cidadania

10:59 14 Outubro, 2026 10:59 14 Outubro, 2026

Trinta jovens de Albufeira, Loulé, Lagoa e Silves integram formação gratuita com mentoria, voluntariado e atividades de grupo

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Ensino Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Nacional

Corte de 50% no IRS chega em novembro, mas estes trabalhadores e pensionistas ficam de fora

14:10 14 Outubro, 2026 13:05 14 Outubro, 2026

O Governo confirmou uma redução de 50% na retenção de IRS em novembro, mas nem todos vão beneficiar

Algarve

Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia

07:00 15 Outubro, 2026 06:55 15 Outubro, 2026

Nove pessoas puderam regressar às casas que não foram atingidas pelo fogo, enquanto 20 permanecem em estruturas de acolhimento

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC

06:00 15 Outubro, 2026 18:53 14 Outubro, 2026

Depois de dias de calor, Portugal continental enfrenta uma mudança acentuada do tempo, com descida das temperaturas e regresso da chuva

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa ‘em força’ a Portugal continental nesta data: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

16:30 14 Outubro, 2026 15:46 14 Outubro, 2026

As previsões de médio prazo apontam para um regresso mais generalizado da chuva na última semana de outubro

Opinião

Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende

07:30 15 Outubro, 2026 20:30 14 Outubro, 2026

"Tinha sonhado com borboletas naquela manhã. Poucas horas depois, alguém me oferecera uma borboleta de papel num encontro internacional de mulheres"

Algarve

Cana de pesca toca em cabo da linha férrea do Algarve e deixa pescador com queimaduras graves

16:51 14 Outubro, 2026 16:53 14 Outubro, 2026

Acidente ocorreu numa ponte da linha férrea do Algarve quando a cana de pesca tocou num cabo elétrico de alimentação dos comboios

Algarve, Desporto

Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

18:00 14 Outubro, 2026 18:00 14 Outubro, 2026

Pavilhão Municipal de Castro Marim recebe a 17 de outubro uma manhã dedicada ao judo adaptado e paralímpico

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia, Nacional

Salários e pensões vão chegar mais ‘recheadas’ à conta em novembro: Governo corta retenção de IRS para metade

07:00 14 Outubro, 2026 00:01 14 Outubro, 2026

O Governo vai reduzir em 50% a retenção de IRS nos salários e pensões pagos em novembro, incluindo o subsídio de Natal

Algarve, Desporto

Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa

18:23 14 Outubro, 2026 18:23 14 Outubro, 2026

Equipas de Walking Football reúnem-se em Lagoa, a 23 de outubro, numa manhã dedicada à atividade física e à participação social

Europe Direct Algarve

Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões

07:45 14 Outubro, 2026 07:22 14 Outubro, 2026

Águas do Algarve candidatou a fundos europeus grande parte dos 305 milhões necessários para duas das principais obras hídricas da região

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

IUC em 2027: quem tem este tipo de carro vai pagar um valor extra

19:30 13 Outubro, 2026 12:33 13 Outubro, 2026

Os proprietários de determinados carros vão continuar a pagar um adicional ao IUC em 2027: valor pode chegar aos 68,85 euros por ano

Algarve, Ensino

Projeto reúne 30 jovens de quatro concelhos algarvios para desenvolver liderança e cidadania

10:59 14 Outubro, 2026 10:59 14 Outubro, 2026

Trinta jovens de Albufeira, Loulé, Lagoa e Silves integram formação gratuita com mentoria, voluntariado e atividades de grupo

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Ensino, Opinião

Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos

20:38 14 Outubro, 2026 20:38 14 Outubro, 2026

"O que me inquieta não é reprovar numa discussão sobre educação. É ver uma geração inteira aprovada num sistema que talvez nunca tenha aprendido a educá-la"

Opinião

O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

19:11 14 Outubro, 2026 19:13 14 Outubro, 2026

"O Mikas teve apenas a sorte de encontrar seres humanos preocupados com o seu bem-estar. Há idosos portugueses que não podem dizer o mesmo"

Europa

Compra sapatos na Shein ou Temu? Estudo europeu encontra substâncias ilegais em mais de um terço dos produtos analisados

13:40 14 Outubro, 2026 12:53 14 Outubro, 2026

Uma investigação europeia que contou com a participação de Portugal encontrou substâncias químicas acima dos limites legais em 35,5% dos pares de sapatos analisados

Últimas Notícias

  • Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia
    Vinte pessoas continuam desalojadas após incêndio na Horta da Areia
  • Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
    Chuva regressa neste dia a Portugal Continental e temperaturas descem até 10 ºC
  • Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
    Hilton Vilamoura prepara jantar de Halloween com buffet temático e música ao vivo
  • Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
    Torneio de Walking Football promove desporto e convívio em Lagoa
  • Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim
    Torneio de judo adaptado e paralímpico leva cerca de 35 atletas a Castro Marim

Opinião

  • Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
    Uma borboleta na lapela | Por Ana Alexandra Resende
  • Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
    Salas cheias de futuros vazios? | Por José Figueiredo Santos
  • O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão
    O Mikas tem quem o socorra. E os nossos idosos? | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
    Docentes de Olhão levam projeto CLARKS a encontro internacional na Finlândia
  • Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
    Dessalinizadora em Albufeira e captação no Pomarão exigem investimento de 305 milhões
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal