Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Cultura portuguesa, o passado e o presente… (1)

Artigo de Jorge Queiroz publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

14:37 7 Maio, 2020 11:11 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Jorge Queiroz,
Sociólogo e gestor cultural,
Sócio da AGECAL – Associação de Gestores Culturais do Algarve

“Quando a tempestade acabar não recordarás como conseguiste, como sobreviveste. Nem sequer estarás seguro que a tempestade realmente acabou. Mas uma coisa é certa, quando saíres da tormenta não serás a mesma pessoa que nela entrou. Disso trata a tormenta.”
Haruki Murakami, escritor japonês
in “Kafka à beira mar

Se desejarmos avaliar o momento actual, objectiva e projectivamente, teremos de partir da análise do processo de desenvolvimento cultural do País, tarefa fundamental não só pelos elementos ideológicos de várias épocas e interpretações que subsistem, mas igualmente pelos patrimónios e infraestruturas que nos chegaram.

A cultura em sentido amplo e as artes, funcionaram desde sempre intimamente ligadas aos poderes e aos mecenas, mas foram em muitos momentos consciência crítica da sociedade e contrapoder. A cultura como função do Estado é recente, foi sobretudo no século XIX que, resultado das ideias iluministas e democratizadoras, a educação e cultura transitaram para a esfera pública.

Durante o Estado Novo, não recuando aos movimentos culturais do período da 1ª República (1910-1926), o organismo estruturante de toda a política cultural em Portugal foi o Secretariado Nacional da Propaganda criado a 27 de outubro de 1933, cujo objectivo era divulgar a ideologia da “Revolução Nacional ”, suportada numa mitologia étnica, de desígnios e heróis, transformada em doutrina do Estado e suporte da ditadura.

O SNP dotado de poderosos meios num País com escassas capacidades internas, dirigido por António Ferro, intelectual prestigiado pela estreita relação com o movimento modernista português, admirador dos regimes autoritários. Como jornalista entrevistou Mussolini, Hitler, Primo de Rivera, escreveu também um livro apologético sobre Salazar. Ferro seguiu como linhas estratégicas, a sedução dos intelectuais e artistas de qualidades reconhecidas, propondo-lhes encomendas orientadas para temas previamente escolhidos, também desenvolveu um programa de cultura popular encenada ligada à doutrinação.

O legado dessas décadas foram de diversos géneros, o folclore como encenação das danças do mundo rural e as “marchas populares”, a Exposição Colonial de 1934, a promoção do cinema de pendor nacionalista, os bailados “Verde Gaio” e o “Teatro do Povo”, prémios nacionais de história, ensaio, poesia,… contudo a grande realização desse período de forte exaltação nacionalista foi a “Exposição do Mundo Português”, realizada em Lisboa entre Junho e Dezembro de 1940, assinalando a Fundação da Nacionalidade em 1140, a restauração de 1640 e a celebração das obras do Estado Novo em 1940, logo no inicio da II Guerra Mundial.

Desta exposição, a mais importante realização cultural de meio século de regime, persistem marcas na área entre os Jerónimos e o rio Tejo, o “monumento aos descobrimentos” da autoria do arquitecto Cotinelli Telmo e do escultor Leopoldo de Almeida, o jardim da Praça do Império e o Museu de Arte Popular. Nos diversos projectos trabalharam os arquitectos Pardal Monteiro, Carlos Ramos, Jorge Segurado, Raul Lino, entre outros e dezenas de pintores reconhecidos como Bernardo Marques, Carlos Botelho, Almada Negreiros, Jorge Barradas, Sarah Afonso,… Portugal só voltaria a organizar uma exposição de maior grande envergadura em 1998, com a EXPO de Lisboa também ligada aos oceanos , que transformou a zona oriental de Lisboa.

Mas nem tudo foram adesões e seduções do regime corporativo, muitos cientistas, escritores e artistas ligados às correntes democráticas da oposição, eram vigiados e tiveram de se exilar, vários foram presos, as suas obras banidas ou censuradas. A lista é vasta, com referência para figuras centrais da cultura portuguesa como Jaime Cortesão, Borges Coelho, Júlio Pomar, Jorge de Sena, Miguel Torga, Abel Salazar, António José Saraiva, Costa Pinheiro, José Cardoso Pires, e tantos outros, incluindo intelectuais ligados as lutas pela independência das colónias.

Uma conflitualidade dialéctica percorre a história da cultura portuguesa no século XX, em apenas 100 anos o País conheceu quatro regimes político-constitucionais: monarquia, 1ª Republica, Estado Novo e a Democracia Democrática Parlamentar. Nessa vivência de antagonismos dialécticos, coexistem cosmopolitismos e cultura popular, nacionalismo e universalismo, o que originou alterações de discursos sobre a identidade nacional.

Após o 25 de abril de 1974 e o fim de 500 anos de “Portugal Ultramarino” surgiu uma nova realidade económica, social e cultural, um novo discurso sobre a cultura portuguesa como parte integrante da “cultura europeia”.

(Artigo publicado no Caderno Cultura.Sul de maio)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Algarve Cultura Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 13:03 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Avião a descolar. Crédito: Freepik
Nacional

Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo

12:36 19 Junho, 2026 12:36 19 Junho, 2026 | João Luís

Mulher de 23 anos foi detida no Aeroporto de Lisboa após chegar num voo proveniente do Brasil acompanhada do companheiro e do filho bebé

Henrique André. Crédito: DR
Algarve

Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro

12:48 19 Junho, 2026 12:49 19 Junho, 2026 | João Luís

Henrique José Agostinho Martins André, antigo combatente em Angola e presidente do Núcleo de Faro da Liga dos Combatentes, morreu esta quinta-feira

Algarve, Cultura, Nacional

Portimão recebe Feira do Livro com dezenas de autores e programação para todas as idades

10:00 19 Junho, 2026 15:13 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Literatura contemporânea, escrita criativa e jornalismo de investigação marcam a Feira do Livro de Portimão

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Algarve, Saúde

Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências

12:17 19 Junho, 2026 12:19 19 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

O novo Hospital Central do Algarve terá 742 camas, 18 salas de bloco operatório e 10 salas de partos

Luís Montenegro. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

11:13 19 Junho, 2026 13:03 19 Junho, 2026 | João Luís

Executivo prepara uma reforma na área fiscal e promete avançar em breve com mudanças na justiça tributária, num pacote que também mira a burocracia do Estado

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Mulher com calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor ‘infernal’ a caminho de Portugal: saiba que zonas podem chegar aos 44 graus

06:30 19 Junho, 2026 18:29 18 Junho, 2026 | João Luís

Vêm aí vários dias de calor intenso em Portugal, com temperaturas muito acima do normal e noites difíceis em várias regiões do país

Bola de Berlim com creme.
Gastronomia

Bola de Berlim na praia: já se sabe qual a diferença de calorias entre a opção sem creme e com creme

10:30 19 Junho, 2026 12:49 18 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a versão simples e a recheada, a diferença vai além do sabor e pode pesar mais do que muitos imaginam nos dias de verão

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro

07:30 19 Junho, 2026 09:07 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, o Plano Nacional das Artes (PNA) e a Rede de Bibliotecas Escolares têm vindo a debater o papel da IA na educação"

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Polícia manda parar em carro descaractererizado. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Carro descaracterizado mandou-o parar? Saiba como confirmar se é mesmo da polícia

13:46 16 Junho, 2026 14:03 16 Junho, 2026 | João Luís

GNR esclareceu como pode confirmar se um carro descaracterizado pertence realmente à polícia e o que fazer em caso de dúvida

Últimas Notícias

  • Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques
    Morreu o carvalho lendário que terá abrigado Robin dos Bosques
  • Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro
    Faleceu Henrique André, antigo combatente e presidente da Liga dos Combatentes em Faro
  • Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo
    Mãe viajou e amamentou bebé de oito meses e autoridades encontraram cocaína escondida no corpo
  • Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências
    Hospital Central do Algarve avança no papel com nova delegação de competências
  • Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia
    Governo prepara mexida na justiça tributária e promete ‘atacar’ taxas e burocracia

Opinião

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
    Mudar a agulha na Europa, da reação à visão no debate sobre Inteligência Artificial e Cultura | Por João Palmeiro
  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal