Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
PAULO FREITAS DO AMARAL, professor, historiador e autor | Foto DR
Cultura, Opinião

Cristóvão Colombo, seria português? | Paulo Freitas do Amaral

“O homem que mudou o mundo pode não ter partido de Génova. Pode ter nascido no coração do Alentejo e levado consigo a memória de Cuba para batizar a primeira ilha do Novo Mundo”

07:30 31 Agosto, 2025 08:01 22 Agosto, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Poucos episódios da História alimentaram tantas discussões como a verdadeira identidade de Cristóvão Colombo. A versão mais divulgada apresenta-o como genovês, nascido por volta de 1451, filho de um tecelão, que acabaria por singrar como navegador ao serviço dos Reis Católicos. Essa narrativa tornou-se oficial e repetida em manuais escolares de várias gerações. Porém, a História não é feita apenas de certezas. Entre lacunas, contradições e silêncios, abre-se espaço para hipóteses alternativas. Uma delas, defendida por vários investigadores e retomada por José Rodrigues dos Santos, sugere que Colombo poderia afinal ser português.

Sabe-se que o navegador casou com Filipa Moniz Perestrelo, filha do primeiro donatário da ilha de Porto Santo. Ao fixar-se na Madeira passou a ter acesso privilegiado a rotas atlânticas e aos segredos da náutica portuguesa. O sogro, ele próprio mareante, terá sido quem lhe transmitiu a arte de navegar. O casamento não é um simples episódio biográfico, mas um dado que liga Colombo ao coração da elite marítima de Portugal no momento em que o país liderava a expansão oceânica.

Quando regressou da primeira viagem à América, em 1493, Colombo não se dirigiu de imediato a Castela. A sua primeira paragem foi Lisboa, onde se apresentou perante D. João II. O encontro está documentado e continua a levantar perguntas. Porque razão um navegador ao serviço de Espanha sentiria necessidade de relatar o feito ao rei de Portugal antes de anunciar a vitória na corte castelhana? O itinerário mostra ainda outras paragens discretas em localidades a sul de Lisboa, quase como se estivesse a cumprir compromissos prévios, e só depois seguiu para os Reis Católicos.

Se fosse assumido como português, Castela corria um risco político evidente. As novas terras poderiam ser reivindicadas por Lisboa, colocando em causa o grande triunfo da monarquia espanhola. Mais seguro era fixar a versão genovesa e impô-la como verdade inquestionável. O receio espanhol explica em parte o silêncio e a construção da narrativa oficial.

Alguns detalhes parecem reforçar a hipótese portuguesa. O nome dado à primeira ilha encontrada foi Cuba. Oficialmente o batismo foi casual, mas permanece a dúvida. Existe em Portugal uma vila chamada Cuba, no Alentejo, e não é impossível que Colombo tenha escolhido esse nome em memória da sua terra natal.

As provas da origem genovesa também não são conclusivas. Nos arquivos encontram-se referências a um Cristoforo Colombo, filho de um tecelão de Génova, mas nada garante que se trate da mesma pessoa. Difícil é conciliar um artesão italiano com alguém capaz de escrever em castelhano erudito, de se exprimir em português, de dominar os segredos atlânticos e de se mover com naturalidade nas cortes europeias.

O maior enigma permanece em Sevilha, onde repousam os restos mortais do navegador. Foram já realizadas análises de ADN que confirmaram tratar-se efetivamente de Colombo. A comparação com restos de familiares diretos comprovou a identidade, mas os testes não revelaram a sua nacionalidade. Há indícios genéticos compatíveis com origens sefarditas da Europa Ocidental, embora nada de definitivo. Assim, as análises encerraram uma dúvida mas abriram outra ainda maior.

O que se seguiu ao feito de Colombo também pode ser lido sob outra luz. Portugal aceitou rapidamente negociar o Tratado de Tordesilhas que dividia o mundo em duas partes. Muitos viram nessa cedência a entrega generosa de vastas terras da América do Norte e Central a Castela. No entanto, os portugueses sabiam que essas regiões tinham menos riquezas imediatas do que o Brasil. Ao aceitarem esta partilha, evitavam um conflito direto com os espanhóis, assegurando ao mesmo tempo o território que viria a tornar-se a maior joia do império português. Essa lucidez estratégica só se explica se D. João II conhecia de antemão, talvez pelas informações de Colombo, a geografia aproximada das novas terras.

A versão genovesa continua a assentar em bases frágeis. A hipótese portuguesa responde a muitas das dúvidas que ainda persistem. Talvez nunca saibamos com absoluta certeza quem foi Cristóvão Colombo. Mas se um dia se autorizar a análise genética completa, a História poderá ter uma reviravolta tão surpreendente como a própria viagem de 1492.

O homem que mudou o mundo pode não ter partido de Génova. Pode ter nascido no coração do Alentejo e levado consigo a memória de Cuba para batizar a primeira ilha do Novo Mundo.

Leia também: O arqueólogo que sabia demais sobre o Alentejo… | Por Paulo Freitas do Amaral

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Encomendas CTT.
Algarve

Dois homens detidos por suspeita de burla com encomendas dos CTT em Silves

12:46 3 Outubro, 2026 12:46 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeitos foram intercetados com encomendas no valor de cerca de 3.500 euros. Um usava um colete dos CTT e o mais velho tinha trabalhado na empresa

Algarve Auto Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Dia de chuva, vento e trovoada em Portugal. Crédito: POSTAL AI — imagem gerada por IA
Nacional

Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h

21:00 3 Outubro, 2026 15:02 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Os avisos de trovoada do IPMA passaram a considerar não apenas as descargas elétricas, mas também a intensidade da chuva, o granizo e o vento

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Encomendas CTT.
Algarve

Dois homens detidos por suspeita de burla com encomendas dos CTT em Silves

12:46 3 Outubro, 2026 12:46 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Suspeitos foram intercetados com encomendas no valor de cerca de 3.500 euros. Um usava um colete dos CTT e o mais velho tinha trabalhado na empresa

Algarve, Auto, Desporto

Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

19:36 3 Outubro, 2026 19:42 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vitória por 2,2 segundos no Rali Casinos do Algarve aproxima Pedro Almeida do líder Rúben Rodrigues, que abandonou. Faltam duas provas para o fim

Homem a conduzir. Crédito: Freepik
Auto

Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%

21:50 3 Outubro, 2026 21:33 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Carregar um pouco mais no acelerador pode parecer uma diferença pequena, mas a partir dos 90 km/h há um efeito significativo no consumo de combustível

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Vida & Lazer

Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais

22:20 3 Outubro, 2026 21:39 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Guardar toda a fruta no frigorífico pode parecer a melhor forma de a conservar, mas nem sempre é assim

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Algarve

PJ detém idoso suspeito de disparar contra vizinho por engano em Vila Real de Santo António

17:00 2 Outubro, 2026 16:58 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima terá sido “atingida por engano” por circular numa viatura semelhante à da pessoa com quem o suspeito mantinha um conflito

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Vida & Lazer

Usa amaciador quando lava as toalhas? Pode estar a estragá-las e este é o motivo

15:00 3 Outubro, 2026 13:41 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

O amaciador deixa as toalhas mais suaves e perfumadas, mas a utilização frequente pode deixar resíduos nas fibras e reduzir a sua capacidade de absorver água

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Últimas Notícias

  • Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
    Mais chuva e trovoada em Portugal continental: gota fria ganha força e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)
  • Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
    Nem toda a fruta deve ir para o frigorífico: saiba onde guardar cada uma para durar mais
  • Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
    Quer poupar combustível? Este erro depois dos 90 km/h pode aumentar o consumo em 10%
  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal